25/03/2011
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Globalização e as novas hierarquias urbanas |
O aluno deverá ser capaz de posicionar criticamente em relação ao problema do consumismo exacerbado no contexto do processo de globalização.
- Espaço geográfico/espaço globalizado - compreensão do processo de globalização a partir das transformações políticas e econômicas, com destaque para o mundo nas últimas décadas do século XX;
- Terceira Revolução Industrial ou Revolução Tecnocientífica.
1º. Passo:
Professor (a), inicie a aula com uma música para facilitar o tema proposto.
Texto 01 - Áudio e Letra da Música 3º. Do Plural
Fonte: http://www.vagalume.com.br/engenheiros-do-hawaii/3-do-plural.html#ixzz1Dt2617rS, em 16/03/2011
2º. Passo:
Professor (a), após os alunos ouvirem a música 3ª. Do Plural, do grupo Engenheiros do Hawaii, inicie uma discussão em sala de aula acerca da mensagem contida na letra da música.
3º. Passo:
Professor (a), com o auxílio do texto 02, discuta com seus alunos sobre os problemas do consumismo e alienação, de forma que eles sejam capazes de relacionar esses problemas com as disparidades socioeconômicas que caracterizam as sociedade.
Fonte: http://textosfilo.blogspot.com/2008/09/o-consumo-alienado.html, em 16/03/2011.
4º. Passo:
Figura 01
Fonte: http://passapalavra.info/?p=8561, em 16/03/2011
Figura 02
Fonte:https://ricardocampos.wordpress.com/2008/03/14/o-poder-de-um-personagem-chamado-%E2%80%9Cconsumidor%E2%80%9D/, em 16/03/2011
5º. Passo:
Texto sobre a 3a. revolução Industrial, http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm, em 16/03/2011.
Texto Milton Santos, Por uma outra globalização, http://www.uniabc.br/site/downloads/avaliacao/semana1.pdf, em 16/03/2011.
Texto Alienação em Consumo, http://brasildeluta.blogspot.com/2009/12/alienacao-na-sociedade-de-consumo.html, em 16/03/2011.
Texto Consumo e Lazer Alienado, http://quintiliano.segundoa.zip.net/, em 16/03/2011.
Professor (a), avalie a participação dos alunos durante as discussões e o envolvimento/interação dos grupos formados na atividade proposta do 4º Passo.
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/11/2015
Quatro estrelasValeu professor! A aula está muito boa.
16/02/2014
Cinco estrelasMuito bem preparada a aula, Conteúdo muito bom. Parabéns
23/05/2013
Cinco estrelasAchei muito boa esta forma de abordar este tema, uniu a parte do conhecimento, reflexão e a prática, numa atividade dinâmica. Vou me basear nela para criar a minha.
19/05/2013
Quatro estrelasAdorei as dicas.
24/03/2013
Cinco estrelasBelíssimo roteiro de aula.
29/08/2012
Cinco estrelasótimo
08/07/2011
Cinco estrelasMuito bom o plano, é muito importante construir com os alunos um pensamento crítico diante da realidade apresentada, de um consumismo exagerado e desigual.
31/03/2011
Uma estrelaaaaaah gostei (: but nao achei o que procurava taais de congratulations mr.