Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: Diagnosticando o conhecimento inicial

 

28/07/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Os alunos da Educação Infantil na faixa etária de 5 anos, poderão expressar o que sabem e interagir com os saberes dos colegas, percebendo as idéias semelhantes e as idéias diferentes.

Duração das atividades
Cada momento que dura aproximadamente 20 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter vivência com relógios e ter noção de sua utilidade para o ser humano.

Estratégias e recursos da aula
  

ATIVIDADE 1 - Expressar os conhecimentos iniciais sobre relógio.

O professor deverá reunir o grupo de crianças  e realizar alguns questionamentos:
  • O que as crianças sabem sobre os relógios?
  • Qual o sentido que tem esse instrumento para elas?
Podem ser feitas algumas questões de acordo com a linguagem e nível de desenvolvimento, tais questões são elaboradas de acordo com o contexto dos alunos.

1º MOMENTO - A estratégia utilizada pode ser uma chuva de palavras ou chuva de idéias associadas à representação do relógio. Como por exemplo, a partir do recurso didático apresentado, o professor instiga as crianças para falar o nome de algo que se relacione com a figura ou tudo que lhes vêm na lembrança

Figura 1 – Recurso didático, representação de um relógio de pulso.

2 º MOMENTO - O professor pode trazer um relógio que possibilite a turma visualizar os ponteiros e os números que marcam as horas e os minutos e investigar o sentido dado pelas crianças a esses elementos que compõem o relógio.

Avaliação

O professor deverá observar qual o nível de conhecimento que cada criança tem acerca do instrumento relógio, realizando assim uma avaliação inicial.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.