Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Publicidade: Sedução & Conquista (UCA)

 

05/04/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
imagem do usuário

CONTAGEM - MG CESEC CLEMENTE DE FARIA

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·                    Conhecer estratégias de leitura do texto publicitário audiovisual;

·                    Notar a importância da imagem e do som em propagandas;

·                    Perceber os níveis de interpretação do texto;

·                    Interpretar a ideologia veiculada pelo discurso publicitário;

·                    Comentar criticamente textos audiovisuais.

Duração das atividades
6 aulas 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As mensagens publicitárias são muito frequentes no cotidiano. Entretanto, muitas vezes, o aluno não se dá conta das ideologias que veiculam e de como é atingido por elas. Nesse sentido, é essencial que o professor inicie a abordagem do tema, ativando os conhecimentos prévios dos alunos em relação às propagandas. Em outras palavras, ele deve sondar quais publicidades eles conhecem, quais são as de maior interesse dos alunos e porque eles se interessaram por elas. Assim, o professor perceberá não só o nível de interpretação dos alunos bem como as suas escolhas e preferências em relação aos textos publicitários.

Estratégias e recursos da aula

cannes

 

 

Atividade 01

 

            O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre propagandas audiovisuais. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre propagandas que sejam do interesse deles. Algumas delas, desde que interessem grande parte da turma, podem ser mostradas nesse momento da aula. Para isso, basta acessar o link das propagandas no próprio Youtube: <http//: www.youtube.com>.

 

 

Atividade 02

            Em seguida, o professor deve exibir para a turma o seguinte vídeo:

 

Propaganda da Coca-Cola: Abra a Felicidade!

 

01

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_iYV3wGPwAI>.

Acesso em: 15 mar. 2011

           

            Logo depois da exibição da publicidade, o professor conduzirá uma discussão entre os alunos sobre as impressões que tiveram do vídeo. É importante que o professor, nesse momento, não se manifeste explicitamente e não ofereça nenhuma interpretação a respeito da propaganda. Com essa postura, ele trará à tona o conhecimento da realidade e da vida de seus alunos, bem como valorizará a participação deles durante a aula.

           

            Após assistir à propaganda, o professor deve ler com os alunos os comentários que foram feitos sobre o vídeo e perceber como aquele comercial afetou a vida dos outros usuários da rede social.  Para isso, ele deve perguntar oralmente:

 

  • O que vocês acharam sobre o vídeo? Interessante? Por quê?
  • O que as pessoas estão dizendo sobre o vídeo?
  • Elas gostaram? Como dizem isso?
  • Qual a importância do que elas dizem?
  • Com elas escrevem seus comentários?
  • Elas utilizam o português padrão ou o informal?
  • Por que utilizam um português informal?
  • Como vocês podem confirmar isso?
  • Os textos têm gírias? Quais? O texto utiliza o “internetês”?
  • Quais expressões confirmam isso?

 

            Nesse momento, é importante ressaltar a multiplicidade de opiniões sobre o vídeo e, até mesmo, verificar se estão pertinentes com o que foi exibido. Os alunos perceberão que, na maioria das vezes, os comentaristas, utilizando o registro informal da língua se limitam apenas a dizer se gostam ou não do vídeo. Eles não aprofundam suas análises e, portanto, não ajudam significativamente os espectadores na crítica à propaganda. É importante que os alunos notem isso, porque, posteriormente, após uma análise conjunta ao professor, será proposta uma atividade em que eles terão de escrever o próprio comentário crítico sobre as impressões do vídeo.  

 

Atividade 03

           

            Depois dessas primeiras impressões sobre o vídeo, o professor começa a trabalhar com uma interpretação mais profunda do texto, abordando aspectos que ainda não foram apresentados na discussão anterior. Para isso, o professor convidará seus alunos para fazerem uma análise junto a ele, dizendo que a propaganda “guarda” muito mais “coisa” do que foi apresentado pelos comentaristas em geral. Para motivar a discussão, o professor deve re-exibir o vídeo, pausando-o e fazendo oralmente as seguintes perguntas:

 

  • Onde os personagens se encontram?
  • Por que se trata de uma biblioteca? O que tem nesse local?
  • Como a biblioteca é caracterizada inicialmente no vídeo? Por quê? E depois? É encarada com um lugar divertido? Por quê?
  • Os personagens estão conversando? Por quê?
  • Mas a propaganda não é silenciosa, é? Como vocês caracterizam a música de fundo? É romântica? Agitada? A música se adequa à propaganda?
  • Como eles chamam a atenção um do outro? É uma forma criativa de abordagem?
  • O garoto consegue chamar a atenção da garota dessa forma? O que confirma isso? Como a garota corresponde o gesto do garoto? Ela entra no jogo dele?
  • O que mais ele faz para conquistar a garota? O que ele utiliza? A garota continua no jogo dele? O que ela faz para confirmar isso?
  • Como a ação dos personagens termina? O jogo de sedução se completa? Como comprovar isso? Que gesto confirma isso?
  • Os personagens estão felizes? Eles têm a “felicidade”?
  • Como a propaganda termina? Qual o mensagem presente no vídeo?
  • A propaganda é sobre o quê?
  • A propaganda é feita por quem?
  • A propaganda se dirige a quem?
  • O que tem na propaganda que pode ser aberto? A mensagem final ordena que se abra o quê? Então, o que quer dizer “Abra a felicidade”? Podemos concluir então que a felicidade na propaganda está na Coca-Cola?
  • Será que está mesmo? A felicidade pode estar em uma bebida ou em um produto comercial qualquer? Bens materiais trazem felicidade? Em que medida? Por quê?
  • Vamos concluir? A propaganda quer vender não apenas um produto, mas uma ideia? Que ideia é essa? Devemos comprá-la? Por quê?

 

            Ao longo da abordagem dessas questões, alguns pontos devem ser destacados. Então, durante o processo, o professor deve pontuar:

 

·        A importância da linguagem não-verbal, que permite transmitir um maior número de informações em um menor tempo;

Observação:

o       Característica essencial em textos publicitários, a junção entre linguagem verbal e não-verbal, consegue um maior efeito persuasivo, uma vez que a imagem suplanta o texto verbal na velocidade e quantidade de transmissão das informações no texto publicitário em geral, no qual há um tempo relativamente curto para transmitir um grande número de informações. É graças à utilização da linguagem mista que a propaganda conquista o leitor com mais rapidez e eficiência;

 

·        A caracterização dos personagens que são adolescentes, considerados “deslocados” pela sociedade por se encontrarem dentro de uma biblioteca;

Observação:

o       É importante destacar a ideologia por trás desses personagens porque, ao contrário do objetivo da escola de proporcionar o convívio com a diversidade, a publicidade ratifica o estereótipo de beleza. Os personagens apresentam feições tidas como atrativas pela sociedade (traços finos, aparência bem cuidada, cabelos bem tratados e pele branca) e trajam roupas e cabelos “alternativos”, características que possibilitam a identificação, ou, pelo menos, a aproximação do público alvo;

 

·        A utilização de uma música como pano de fundo, que não apenas prende a atenção do leitor ao longo da execução do vídeo, como também, devido ao caráter romântico da melodia, dialoga com a cena de sedução entre os personagens ao longo do vídeo;

 

·        A falta de comunicação explicitamente verbal entre eles, que se justifica por estarem em um local em que o silêncio é privilegiado, para não interromper o estudo alheio, fato que leva a linguagem não verbal a ser mais criativa para atingir o público e mantê-lo atento à mensagem da propaganda;

 

·        A possibilidade de perceber o jogo de sedução que ocorre entre os dois adolescentes, que não só acontece entre eles, mas que também, inevitavelmente, seduz, pela beleza, sutileza e suposta simplicidade, o próprio interlocutor;

 

·        As ideologias materialistas apresentadas pelo discurso publicitário, sobretudo, com o slogan “Abra a Felicidade!”, que vincula a compra/obtenção do produto à felicidade;

Observação:

o       Segundo a propaganda, a biblioteca, um ambiente considerado monótono, que remete à vida pacata de qualquer cidadão comum, torna-se extremamente prazeroso a partir do sucesso, propiciado pelo refrigerante apresentado, da conquista entre os personagens. Ao assistir à publicidade, o interlocutor é levado a entender, portanto, que a sua vida monótona pode ser transformada a partir do consumo do produto veiculado, tanto pelo prazer de tomar o refrigerante, quanto pelo sucesso da conquista.

 

Atividade 04

 

            Depois dessa discussão, o professor incentivará os alunos a produzirem os próprios comentários em relação à publicidade. Para tanto, eles devem levar em consideração todo o leque de informações apresentados anteriormente, pois nesse ponto, o aluno já terá possibilidade de tecer comentários mais significativos em relação à propaganda.

           

            Os comentários deverão ser postados tanto no link do vídeo, quanto, junto ao vídeo, no blog da turma, onde o professor fará as devidas apreciações e avaliações. Entretanto, se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos.

 

Observação:

o       Nesse blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

 

 

 

 

 

 

 

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

passo

 

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube.

 

blog

 

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

 

            O professor deve alertar os alunos de que comentários devem ser claros, objetivos e devem ser escritos no registro informal da língua. Isso por dois motivos: o primeiro, por se tratar de um site cujos vídeos apresentam comentários despreocupados com a norma; e, o segundo, por os alunos terem a oportunidade de praticar um registro muitas vezes desprezado pela escola tradicional. Assim, o professor não apenas respeita o suporte dos comentários, como cativa seus alunos pelas inúmeras possibilidades da linguagem.

 

Atividade 05

 

            Ao término da discussão detalhada sobre o vídeo, o professor passará um trabalho individual a ser realizado em sala de aula pelos alunos (caso haja necessidade, os alunos podem terminar em casa e entregar na próxima aula). Essa atividade, que contempla algumas questões já discutidas, tem por objetivo reforçar o conteúdo abordado e auxiliar a o aprendizado alunos.

 

atividade 01

 

            A atividade deverá ser postada no blog para que eles tenham livre acesso a ela, mas os alunos devem fazê-la no caderno, pois, apesar de interagirmos constantemente com as mídias virtuais, ele também deve estar em contato com diversos suportes, entre eles o caderno e o livro, por exemplo.

 

            O professor deve estipular um tempo, de acordo com o andamento da turma, para que os alunos façam as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir às carteiras não só para auxiliá-los no que for possível como também para verificar o desempenho individual na execução da tarefa.

 

            Quando todos terminarem, o professor fará uma correção coletiva à frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respectivas respostas para encontrar as possibilidades de responder corretamente cada questão. É muito importante que o professor atente-se à desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa é uma grande oportunidade de avaliar os alunos neste quesito.

 

Atividade 06

 

            Em seguida às atividades sobre a propaganda, o professor deve continuar o trabalho crítico relacionado às publicidades. Para tanto, ele deve postar no blog e apresentar à turma o poema “Beba Coca Cola” (1957), de autoria do poeta concretista Décio Pignatari:

 

Decio Pignatari

Disponível em: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/10/fim-da-literatura-com-decio-pignatari/. Acesso em: 17 mar. 2011.

Beba Coca Cola

Disponível em: <http://acasadevidro.files.wordpress.com/2010/06/decio.png>.

Acesso em: 17 mar. 2011.

           

            Inicialmente o texto deve ser lido pelos alunos e o professor precisa estar atento às primeiras impressões deles sobre o texto. Provavelmente, terão um estranhamento, uma vez que o poema, por se “enquadrar” em uma tendência concretista, não apresenta linearidade em sua leitura. Dessa forma, além de ser observado como o poema concretista é construído, o professor abordará as inúmeras possibilidades e direções de leitura do poema. E, por fim, ainda deve se atentar à crítica sarcástica direcionada à Coca Cola e à publicidade em geral, apresentada pelo poeta em seu texto.

 

            Para auxiliar os alunos na interpretação e compreensão do poema, o professor fará algumas perguntas que poderão norteá-los ao longo do processo:

 

  • Que tipo de texto é esse? Uma narração? Um poema? Vocês já viram textos desse tipo? Vocês se lembram de algum deles?
  • Ele é composto por versos? É fácil saber por quantos?
  • Vocês leram o texto em qual direção? Como o texto pode ser lido? Há mais de uma possibilidade de direção de leitura?
  • Cada leitura apresenta um mesmo sentido? Qual ou Quais?
  • Qual o assunto principal do texto? Sobre o que ele fala? É sobre um produto?
  • O texto apresenta algum slogan? Qual?
  • O que ele diz em relação ao produto? Ele faz uma crítica? O texto faz uma imagem positiva ou negativa do produto apresentado?
  • Como podemos perceber essa imagem? Quais palavras comprovam essa imagem?
  • O texto apresenta palavras ou expressões utilizadas com frequência em textos publicitários? Quais?
  • Qual o tempo e o modo dos verbos presentes no texto? Por que o modo imperativo foi utilizado?
  • O texto só faz referência à Coca-cola ou podemos expandir sua crítica a outros textos? Como podemos confirmar isso?  

 

            Depois dessas discussões sobre o poema, o professor deve apresentar a seguinte versão do mesmo texto na qual um coro interpreta ao vivo o poema e utiliza da linguagem corporal para uma maior expressão poética. A interpretação do poema cantado é do Coro da 28ª Oficina de Música de Curitiba, sob a regência da maestrina Mara Campos.

coral

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qpSV_BoJtRk.

Acesso em: 17 mar. 2011.

 

            Para contrastar os vídeos, o professor deve apresentar outra versão produzida pelo usuário da rede social Youtube lurofi. O poema foi musicado por Gilberto Mendes, interpretado pelo Coro da OSESP, regido por Naomi Munakata.

coração

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=j3Q5sXcb7y4.

Acesso em: 17 mar. 2011.

 

            O objetivo da apresentação desses vídeos é possibilitar comparações entre as diversas versões do poema, seja ele apresentado no papel seja ele postado em vídeo. O aluno perceberá, por exemplo, que um elemento comum a todas essas versões, é a crítica à Coca-cola pretendida pelo autor. Nesse sentido, as versões sonoras e imagéticas podem auxiliar uma interpretação mais clara dos alunos em relação à contextualização do poema. A fim de se confirmar isso, é salutar que o professor analise, sobretudo, as imagens chocantes presentes no segundo vídeo, exibindo-o uma segunda vez pausadamente para demonstrar e explicar a crítica pretendida pelas imagens, que, por denunciar grandes problemas sociais e apresentar figuras expoentes da contemporaneidade, causam um grande impacto ao interlocutor.

           

            Após assistir à propaganda, o professor deve ler com os alunos os comentários que foram feitos sobre o vídeo para não apenas ressaltar a multiplicidade de opiniões sobre ele como, até mesmo, verificar se estão condizentes com a opinião de cada um dos alunos. Eles perceberão que, devido à liberdade oferecida pelo suporte, os comentaristas geralmente opinam dizendo qualquer coisa ou apenas se gostaram ou não do vídeo, e não expressam uma profundidade ou crítica sobre o tema. É válido lembrar a importância dessa análise, uma vez que os alunos produzirão o próprio comentário crítico sobre as impressões causadas pelo vídeo.

 

            Para esse comentário, o professor deve seguir as mesmas orientações dadas para os textos sobre a propaganda “Abra a Felicidade”. Os comentários deverão ser críticos, claros, objetivos e escritos no registro informal da língua, fazendo jus ao suporte utilizado. Considerando esses parâmetros, os comentários serão postados tanto nos links dos vídeos, quanto, junto aos mesmos vídeos, no blog da turma, onde o professor fará a apreciação e a avaliação do trabalho desempenhado pelos alunos.

 

            Atividade 07

 

Logo depois da discussão detalhada sobre o poema e os vídeos apresentados nesta etapa, o professor passará um trabalho individual a ser realizado em sala de aula pelos alunos (caso haja necessidade, os alunos podem terminar em casa e entregar na próxima aula). Essa atividade, que contempla algumas questões discutidas em sala, tem por objetivo reforçar o conteúdo aprendido e auxiliar a fixação do conhecimento pelos alunos.

 

atividade 02

           

            A atividade deverá ser postada no blog para que eles tenham livre acesso a ela, mas os alunos devem fazê-la no caderno. O professor deve estipular um tempo, de acordo com o andamento da turma, para que os alunos façam as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir às carteiras não só para auxiliá-los no que for possível como também para verificar o desempenho na execução da tarefa.

 

            Quando todos terminarem, o professor fará uma correção coletiva à frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respectivas respostas para encontrar as possibilidades de resposta a cada questão. É muito importante atentar-se à desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa é uma grande oportunidade de avaliar os alunos neste quesito.

 

Atividade 08

 

            Para finalizar o trabalho com textos publicitários audiovisuais, os alunos realizarão uma atividade em grupo a ser apresentada à turma, afim de que, juntos, percebam se de fato o objetivo de desenvolver a autonomia crítica dos alunos em relação aos textos publicitários foi alcançado.

           

 

atividade 03

O grupo deverá apresentar suas considerações finais sobre o trabalho, considerando a contribuição da pesquisa e do estudo para uma interpretação mais atenta de textos publicitários.

 

Cada apresentação deve ser filmada pelos alunos como forma de documentar a realização da atividade. Isso pode ser feito tanto por meio de uma máquina filmadora que tanto pode ser trazida pelo professor quanto fornecida pela escola. Há também a possibilidade de os alunos filmarem suas apresentações com seus celulares ou outros meios digitais que possibilitem essa produção.

           

            O trabalho deverá ser postado por completo no blog da turma e o professor terá de ajudar os alunos nessa tarefa bem como na revisão dos textos e vídeos que eles produzirem. Todo material produzido, sobretudo o vídeo, poderá ser postado no Youtube, junto aos vídeos relacionados às propagandas escolhidas. Caso haja dúvidas nesse processo, basta recorrer ao seguinte vídeo tutorial:

 

youtube

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qIcxypFG0w4.

Acesso em: 24/03/2010.

 

Recursos Complementares

Recursos complementares:

 

            Nos links a seguir, os alunos poderão interar-se mais sobre propagandas, inclusive, exercitar análises e comentários a respeito:

 

·        Comunidades de Orkut

Propagandas Inesquecíveis:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=157611

Eu Analiso Propagandas:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=16030074

Melhores Propagandas:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=7286922

Eu Acredito em Propagandas:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=397057 79

Propagandas bem Boladas:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=6485979

Propagandas Criativas:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3649490

Eu Amo Propagandas da Coca:

 http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=23074230

 

·        Blogs

Propagando a Propaganda:

http://www.propagandopropaganda.com/

Dez Propagandas:

http://www.dezpropaganda.com.br/blog/

G&G Comunicação Interativa:

http://propaganda-e-marketing.blogspot.com/

Brainstorm9:

http://www.brainstorm9.com.br/

Midiáticos:

http://midiaticos.blogspot.com/

Propaganda Sustentável:

http://www.propagandasustentavel.com.br/site/

 

·        Sitesdo Cannes

Sobre o Festival de Cannes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Cannes

Sobre a Cidade de Cannes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cannes

 

            Nas referências a seguir, o professor encontrará uma base teórica para auxiliá-lo no desenvolvimento do tema:

 

AGUIAR, Vera Teixeira de. O verbal e o não-verbal. São Paulo: UNESP, 2004.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Editora Ática, 2001.

MACHADO, Ida L. et alli (Org). As emoções no discurso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

BRAIT, Beth. Poesia e Publicidade. In: Revista Língua portuguesa. São Paulo: Editora Segmento. Ano 5. n° 6. Out. de 2010.

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.

           

            Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

 

            As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

 

·  O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·  Os processos de coesão e coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico do texto;

·  O registro da língua utilizado, visto que esta sequência apresenta atividades que ora se pautam na variante padrão ora se valem da variante coloquial.

           

            O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e audiência da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e as capacidades de falar e ouvir dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da oralidade de cada um deles, lembrando que, diferentemente das ocasiões anteriores, nesta, eles tiveram tempo de preparar suas próprias falas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.