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O diálogo nas relações escolares-UCA

 

24/03/2011

Autor e Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elisabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-explorar o tema diálogo e comunicação e suas implicações no cotidiano escolar;

-contribuir para melhorar a comunicação interpessoal dos alunos;

-oferecer subsídios para os alunos lidarem com conflitos interpessoais que ocorrem tanto no espaço escolar como nos demais contextos de sua vida.

-incentivar os alunos a utilizarem os recursos disponíveis no laptop para construírem seus conhecimentos sobre o diálogo nas relações escolares. 

Duração das atividades
2 a 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noções básicas sobre a utilização da WxCam Mozilla Firefox  e Kword do UCA 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Professor, uma comunicação adequada entre as pessoas gera um clima de bem-estar na escola. Entre os alunos, facilita a cooperação nas atividades de ensino-aprendizagem, sobretudo nos trabalhos em grupo. Da mesma forma, a falta de clareza na comunicação ou a ausência de diálogo podem ocasionar até mesmo conflitos emocionais. Nesse sentido, ajudar os alunos a tornarem-se mais conscientes do processo de comunicação e propor algumas estratégias para que as mesmas aprimorem a própria comunicação, pode prevenir conflitos desnecessários ou mesmo contribuir para resolver aqueles que surgem no cotidiano escolar, e que fazem parte do desenvolvimento humano.

 1º momento : colocar os alunos em círculo e  explicar os objetivos da aula. Solicitar que que abram seus laptops e entrem no sitio:

 http://briguebeagle.blogspot.com/2010/08/7-forum-das-coisas-do-arco-da-velha-do.html

No sitio, os alunos encontrarão a imagem abaixo, que deverá ser analisada por todos. O professor poderá fazer as seguintes perguntas: o que vocês acham desta imagem? Que tipo de diálogo está acontecendo? As pessoas estão se comunicando bem? Por quê? 

 

Diálogo

 Disponível em:http://briguebeagle.blogspot.com/2010/08/7-forum-das-coisas-do-arco-da-velha-do.html

 

2º momento: após a atividade com a imagem, professor deverá orientar os alunos a entrarem no seguinte sitio:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:hSo6Sgxp_C8J:www.citador.pt/poemas.php%3Fop%3D10%26refid%3D200904270007+poesia+sobre+o+dialogo&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br[ver referência (1)].

Ler em voz alta e pedir aos alunos que acompanhem a leitura do poema.

 

O Constante Diálogo

Há tantos diálogos

Diálogo com o ser amado
                   o semelhante
                   o diferente
                   o indiferente
                   o oposto
                   o adversário
                   o surdo-mudo
                   o possesso
                   o irracional
                   o vegetal
                   o mineral
                   o inominado

Diálogo consigo mesmo
                   com a noite
                   os astros
                   os mortos
                   as ideias
                   o sonho
                   o passado
                   o mais que futuro

Escolhe teu diálogo
                           e
tua melhor palavra
                         ou
teu melhor silêncio.
Mesmo no silêncio e com o silêncio
dialogamos.

Carlos Drummond de Andrade, in 'Discurso da Primavera'

3º momento: solicitar aos alunos que utilizem o aplicativo KWord, onde eles deverão registrar trechos do poema e/ou palavras que representem sentimentos e emoções despertadas pela leitura do poema. Finda a atividade, o professor poderá solicitar aos alunos que digam em voz alta o que registraram no laptop e iniciar um debate, fazendo uma análise do poema e ampliando a sua percepção para outros âmbitos da vida. Perguntar aos alunos: o que entenderam do poema, o que sentiram, o que mais chamou a atenção deles, dentre outras questões. Explorar a compreensão do poema pelo grupo e introduzir o tema da comunicação interpessoal, ou seja, os diálogos que estabelecemos uns com os outros no cotidiano. Ressaltar o último verso: “Mesmo no silêncio e com o silêncio dialogamos”, buscando esclarecer que, mesmo sem utilizar palavras, estamos nos comunicando uns com os outros, seja pelo olhar, seja pelos gestos, postura, dentre outros elementos. Professor/a é fundamental incentivar os alunos para que eles participem com suas opiniões e lembranças de fatos relacionados ao tema. Perguntar: com quem costumam dialogar? O diálogo é feito só por meio das palavras?  Quais são as outras  possíveis formas de diálogo?

4º momento: Solicitar aos alunos que encontrem no site de busca Google, duas imagens que representem diálogos. Os alunos deverão colar as imagens no Kword e escrever, abaixo das imagens, um pequeno texto contando uma história, que será criada a partir das imagens escolhidas. Esta atividade poderá ser finalizada em casa, uma vez que os alunos poderão levar os computadores para casa. Em sala, os alunos sentarão em duplas e cada um lerá a história do colega, fazendo sugestões e correções necessárias.

5º momento: Formar grupos de alunos com cinco componentes, onde eles deverão ler as histórias uns dos outros. Após a leitura, cada grupo escolherá uma história e montará uma encenação de 2 a 5 min.

6º momento: apresentação das encenações. No intervalo das apresentações, o professor fará apontamentos e questionamentos aos alunos, a partir das situações apresentadas nas histórias, de modo a ampliar a percepção dos mesmos sobre o diálogo. É importante conduzir as observações de maneira que os alunos possam refletir sobre os vários tipos de diálogos, as diferentes formas de se conduzir uma conversa, levando-os a reflexões acerca da importância de diálogos construtivos.

 

Atividade 2:

1º momento: dinâmica. Colocar os alunos em círculo e propor a atividade do “telefone sem fio”. O/a professor/a deverá escolher uma frase (de preferência uma frase mais complexa) e assoprá-la no ouvido do aluno que estiver à sua direita (tomando-se o cuidado de que ninguém mais a ouça) e este fará a mesma coisa com o colega da direita e, assim, sucessivamente, até chegar à professora. A última criança que ouviu a frase deverá dizê-la em voz alta para que todos ouçam (se a frase for a mesma, repetir o processo até que surja uma frase bem diferente da original). Caso o professor queira desenvolver outra dinâmica, ver sugestão nos recursos complementares (3).

2º momento: desenvolvimento do tema a ser trabalhado. O/a professor/a deverá anotar a frase original no quadro e a frase final e perguntar aos alunos quais as diferenças entre elas. Em seguida, agregará às observações dos alunos, as suas próprias comparações acerca das diferenças entre a frase original/inicial e a frase final. Questionar aos alunos, por que a frase se modificou e incentivá-las a exporem suas opiniões. Explicar o conceito de comunicação, utilizando-se da metáfora do telefone sem fio, mostrando que toda comunicação envolve elementos como um emissor, um receptor e uma mensagem. Muitas vezes, esta mensagem é distorcida por algum motivo e, por isso, quem a recebe não a compreende conforme a intenção do emissor [ver texto de referência (2) sobre linguagem e comunicação].

3º momento: depoimentos. Formar grupos de quatro alunos e solicitar que cada aluno exponha em seu grupo alguma situação vivida na escola, na qual houve alguma falha na comunicação. Citar exemplos para auxiliar os alunos a se lembrarem de fatos: quando algum colega disse algo para outro e este não compreendeu a mensagem intencional e, por isso, ficou chateado. Solicitar que cada grupo eleja uma das situações apresentadas por cada colega e orientar aos alunos que gravem o depoimento, utilizando a WxCam.

4º momento: formar um círculo novamente e iniciar as apresentações, via computador. Nesta etapa, é importante que, ao final de cada apresentação, o/a professor/a discuta com os alunos:

  1. Qual é o conteúdo do diálogo? E a mensagem inicial?
  2. Como a mensagem foi compreendida pelo receptor?
  3. Por que houve o problema na comunicação?
  4. Poderia ter sido diferente? Como? (estimular os alunos a pensarem em formas mais adequadas de se comunicar umas com as outras).

 

Atividade 3

1º momento: dando continuidade aos mesmos grupos, o professor poderá propor que as crianças façam uma pesquisa (no espaço da escola e em casa) a ser orientada pelo/a professor/a, na qual poderão ser abordados os seguintes  subtemas:

  1. As diferentes formas de se comunicar;
  2. Como estabelecer uma comunicação adequada nas relações humanas;
  3. Os problemas da comunicação interpessoal;

A realização da pesquisa deve privilegiar uma metodologia que incentive a interação dos alunos com o objeto da pesquisa e o uso do laptop. Nesse sentido, uma pesquisa que aborde o tema comunicação pode agregar como procedimento metodológico, entrevistas junto aos próprios colegas, professores e familiares. Nesse sentido, o professor pode solicitar aos alunos que  façam entrevistas com a WxCam do UCA.

2º momento: os alunos criarão um blog (sob a orientação do professor), onde serão registrados os passos e os resultados da pesquisa. A cada nova etapa os alunos registrarão no blog as atividades realizadas, as idéias surgidas, as pesquisas e links relacionados ao tema. Além das entrevistas, os registros devem ser feitos em forma de textos (utilizando o Kword), fotografias e vídeos. Ressaltamos que a construção do blog poderá adquirir um caráter interdisciplinar, na medida em que que envolva outros educadores que apresentem interesse em desenvolver a atividade junto aos alunos e abarque outros componentes curriculares afins tais como meio ambiente, saúde e pluralidade cultural . Para a aprendizagem do processo de criação de blogs, sugerimos que alunos e professores visitem o site http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/ (item 5). Por fim, destacamos que o blog poderá ser divulgado para toda a escola, ampliando a interatividade entre os alunos e professores.

Recursos Complementares

1- Poema “O constante diálogo”

 

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:hSo6Sgxp_C8J:www.citador.pt/poemas.php%3Fop%3D10%26refid%3D200904270007+poesia+sobre+o+dialogo&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

 

2- Linguagem e Educação

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:2hOPcdCJcoEJ:rosabe.sites.uol.com.br/linguagemcom.htm+elementos+da+comunica%C3%A7%C3%A3o+para+crian%C3%A7as&cd=60&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

 

3- Sítio com dinâmicas- caso o/a professor/a opte por fazer outra(s) dinâmica(s) sobre comunicação interpessoal, poderá encontrar modelos no seguinte site:

 

http://www.dinamicas.chittoni.com.br/?p=623

 

4- O/a professor/a poderá desenvolver outras aulas a partir do tema comunicação. Como sugestão para o subtema: conflitos nas relações interpessoais, poderá utilizar a história: O coelhinho branco que queria viver em paz, encontrada no sítio:

 

http://sitiodacamila.files.wordpress.com/2010/01/actividade-o-coelhinho-branco-que-queria-viver-em-paz.pdf

 

5- Criação de blogs:

http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/

 

6- Imagem "diálogo":

 

http://briguebeagle.blogspot.com/2010/08/7-forum-das-coisas-do-arco-da-velha-do.html

 

 

 

 

 

  

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo.

 

Junto aos alunos: A avaliação se dará por meio da observação atenta acerca do envolvimento dos alunos nas atividades. Ao final do trabalho, o/a professor/a fará uma roda de compartilhamento, na qual perguntará aos alunos em que sentido o estudo sobre a comunicação os ajudou para aprimorar seus relacionamentos, tanto na escola como nos demais espaços em que vive. Investigar, junto aos alunos, de que maneira a utilização dos recursos disponíveis no laptop contribuiu para construírem seus conhecimentos sobre o diálogo nas relações escolares.

 

 

O/a professor/a fará uma auto-avaliação sobre os resultados alcançados durante o processo e ao final das atividades, buscando analisar em que termos a sua atuação promoveu a participação e o desenvolvimento dos alunos diante dos objetivos propostos.  

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