28/03/2011
Cristiane Dutra Gonzaga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Reconhecer a presença acentuada das gírias nos diversos gêneros textuais.
Identificar a gíria como dialeto usado por determinados grupos.
Empregar a gíria adequando-a ao contexto, explorando sua expressividade nas línguas em estudo.
Identificar a gíria como principal marca da língua oral , usando expressões comuns a língua Inglesa e Portuguesa.
O aluno deverá ter conhecimentos de linguagem formal e informal
Aula 01
Iniciar com uma atividade oral sobre o assunto. Após falar sobre dialetos e gírias. Pedir aos alunos que citem gírias de grupos sociais da comunidade: pescadores, caminhoneiros, capoeiristas, feirantes, pagodeiros, sambistas, etc. Em seguida solicitar que os alunos leiam os trechos do livro "A bolsa amarela", de Lygia Bojunga Nunes, em que a menina Raquel usa muitas gírias: “Levei uns cascudos que vou te contar. (...) fui cedo pra cama porque vi logo que ia dar galho. (...) Fui dormir na maior fossa de ser criança podendo tão bem ser gente grande.” (p.14)
“Mas não era música antiga: era uma música tão quente que todo o mundo ficou ligado e deixou que tava fazendo pra ir pro meio da casa dançar. Faziam uns passos bacanas, riam, cantavam, um curtindo a farra mais que o outro.”(p.9)
Nunes, Lygia Bojunga. A bolsa amarela .32 ed., Rio de Janeiro: Agir, 2000.
Atividade
1. Grife os termos de gíria.
2. Você considera que esses termos são adequados à fala da menina? Por quê?
3. Leia o texto:
“Aqui no grupo a gente só quer turbinado. Roda-presa e Zé-sujinho não têm vez. No tapetão preto, o negócio é manter o bruto na mão certa e ser amigo do João-de-barro. E na hora de fazer apanha, saber muito bem se é coisa honesta, que não vai dar bode. E tem que ser companheiro: na hora de parar pra comer um produto, se o irmão caminhoneiro não tem pra inteirar a conta, tem que ajudar ele.
1. A que grupo profissional pertence o autor do texto?
2. Qual é o assunto do texto?
3. Que dialeto é usado?
4. Talvez você não entenda todas as gírias do texto. No entanto, reescreva-o “traduzindo” os termos que conseguir e usando o dialeto formal. No momento dos comentários, você terá a oportunidade de conferir a resposta com o professor.
Para finalizar pedir para os alunos fazerem a tradução para a Língua Inglesa.
Aula 02
Navegar livremente em sites para identificar as gírias nos diversos gêneros textuais: história em quadrinhos, poesia, música, propaganda. Em seguida visitar os seguintes sites e analisar a letra.
http://letras.terra.com.br/bezerra-da-silva/430884/
http://letras.terra.com.br/lady-gaga/born-this-way/
http://www.youtube.com/watch?v=14PgWitIbSkAula
Aula 03
Navegar em sites que tenham gírias em ambas as línguas e analisar as diferentes formas de falar de algumas regiões e retirar as gírias dos textos. Depois de identificar as gírias, dividir a sala em 5 grupos para criarem um jogo do dominó com gírias em Português e traduzida em Inglês, logo em seguida compartilhar com o grupo.
http://www.jorwiki.usp.br/gdnot07/index.php/Lista_de_girias_regionais#G.C3.ADrias_Maranhenses
http://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/girias_antigas.php
http://anyzamaro.blogspot.com/2009/07/40-girias-antigas-que-cairam-em-desuso.html
A avaliação será realizada no decorrer do desenvolvimento das atividades, através de pesquisas, dramatização, atividades propostas, integração com o grupo, organização e socialização do assunto.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/05/2011
Quatro estrelasGostei da estrategia das aulas e principalmente dos recursos utilizados.
17/05/2011
Cinco estrelasMUITO LEGAL CLEIDE VOU APLICAR SUA SUGESTÃO...OBRIGADO!
14/04/2011
Cinco estrelasUm tema bem atual e juvenil, a garotada vai gostar .Parabéns Cleide!!
07/04/2011
Cinco estrelasCleide minha linda... que maravilha mais uma aula sua publicada aqui no Portal do Professor... com vários vídeos e outros recursos educacionais... parabéns e continue assim, socializando seus saberes com outro e oportunizando aulas motivadoras a seus alunos... bjs meus