Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DE GÍRIAS

 

28/03/2011

Autor e Coautor(es)
Cleide Alves da Silva
imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA

Cristiane Dutra Gonzaga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a presença acentuada das gírias nos diversos gêneros textuais.

Identificar a gíria como dialeto usado por determinados grupos.

 Empregar a gíria adequando-a ao contexto, explorando sua expressividade nas línguas em estudo.

Identificar a  gíria como principal marca da língua oral , usando expressões comuns a língua Inglesa e Portuguesa.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimentos de linguagem formal e informal

Estratégias e recursos da aula

Aula 01

       Iniciar com uma atividade oral sobre o assunto. Após falar sobre dialetos e gírias. Pedir aos alunos que citem gírias de grupos sociais da comunidade: pescadores, caminhoneiros, capoeiristas, feirantes, pagodeiros, sambistas, etc. Em seguida solicitar que os alunos leiam os trechos do livro "A bolsa amarela", de Lygia Bojunga Nunes, em que a menina Raquel usa muitas gírias: “Levei uns cascudos que vou te contar. (...) fui cedo pra cama porque vi logo que ia dar galho. (...) Fui dormir na maior fossa de ser criança podendo tão bem ser gente grande.” (p.14)

     “Mas não era música antiga: era uma música tão quente que todo o mundo ficou ligado e deixou que tava fazendo pra ir pro meio da casa dançar. Faziam uns passos bacanas, riam, cantavam, um curtindo a farra mais que o outro.”(p.9)

                  Nunes, Lygia Bojunga. A bolsa amarela .32 ed., Rio de Janeiro: Agir, 2000. 

Atividade

1. Grife os termos de gíria.

2. Você considera que esses termos são adequados à fala da menina? Por quê?

3.  Leia o texto:

“Aqui no grupo a gente só quer turbinado. Roda-presa e Zé-sujinho não têm vez. No tapetão preto, o negócio é manter o bruto na mão certa e ser amigo do João-de-barro. E na hora de fazer apanha, saber muito bem se é coisa honesta, que não vai dar bode. E tem que ser companheiro: na hora de parar pra comer um produto, se o irmão caminhoneiro não tem pra inteirar a conta, tem que ajudar ele.

 

1. A que grupo profissional pertence o autor do texto?

2. Qual é o assunto do texto?

3.  Que dialeto é usado?

4. Talvez você não entenda todas as gírias do texto. No entanto, reescreva-o “traduzindo” os termos que conseguir e usando o dialeto formal. No momento dos comentários, você terá a oportunidade de conferir a resposta com o professor.

 

 Para finalizar pedir para os alunos fazerem a tradução para a Língua Inglesa.

 Aula 02

Navegar livremente em sites para identificar as gírias nos diversos gêneros textuais: história em quadrinhos, poesia, música, propaganda. Em seguida visitar os seguintes sites e analisar a letra.

http://letras.terra.com.br/bezerra-da-silva/430884/

musicas

http://letras.terra.com.br/lady-gaga/born-this-way/

musicas

http://www.youtube.com/watch?v=14PgWitIbSkAula

 Aula 03

Navegar em sites que tenham gírias em ambas as línguas e analisar as diferentes formas de falar de algumas regiões e retirar as gírias dos textos. Depois de identificar as gírias, dividir a sala em 5 grupos para  criarem  um jogo do  dominó com gírias em Português e traduzida em Inglês, logo em seguida compartilhar com o grupo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%ADria

Recursos Complementares
Avaliação

                  A avaliação será realizada no decorrer do desenvolvimento das atividades, através de pesquisas, dramatização, atividades propostas, integração com o grupo, organização e socialização do assunto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Clelia, DHC , Ceará - disse:
    clelia.green@gmail.com

    17/05/2011

    Quatro estrelas

    Gostei da estrategia das aulas e principalmente dos recursos utilizados.


  • MARCOS ANTONIO DE PAULA, ESC EST ENS FUND SOUZA LOBO , Rio Grande do Sul - disse:
    depaulacontabilidade@ibest.com.br

    17/05/2011

    Cinco estrelas

    MUITO LEGAL CLEIDE VOU APLICAR SUA SUGESTÃO...OBRIGADO!


  • TEODOLINA BEZERRA, CENTRO DE ENSINO DORGIVAL PINHEIRO DE SOUSA , Maranhão - disse:
    teodolinazerra@hotmail.com

    14/04/2011

    Cinco estrelas

    Um tema bem atual e juvenil, a garotada vai gostar .Parabéns Cleide!!


  • Cida Marconcine, NTE - IMPERATRIZ , Maranhão - disse:
    marconcine.cida@gmail.com

    07/04/2011

    Cinco estrelas

    Cleide minha linda... que maravilha mais uma aula sua publicada aqui no Portal do Professor... com vários vídeos e outros recursos educacionais... parabéns e continue assim, socializando seus saberes com outro e oportunizando aulas motivadoras a seus alunos... bjs meus


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.