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Vamos organizar o trânsito da cidade?

 

30/03/2011

Autor e Coautor(es)
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Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita, relativas à interpretação de códigos verbais e não-verbais;
  • Identificar algumas placas de sinalização;
  • Conscientizar sobre a importância de respeitar as leis de trânsito.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento dos elementos da comunicação (emissor ou remetente, receptor ou destinatário, mensagem, canal de comunicação, código e contexto);
  • Conhecimento básico dos tipos de linguagem (verbal e não-verbal);
  • Conhecimento do gênero textual reportagem.
Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Jornais impressos sobre problemas relacionados às leis de trânsito;
  • Tesouras, colas, canetinhas e cartolina.

Para que esta aula seja bem desenvolvida, é necessário o cumprimento de alguns acordos:

  • Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;
  • Estímulo à socialização dos recursos;
  • Participação ativa na aula.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Sugere-se que o professor explique aos alunos que nesta aula será abordado o assunto trânsito, onde eles deverão responder em grupo a seguinte questão: “O trânsito na cidade é um problema?” Para isso, deve-se solicitar que a turma se divida em grupos com quatro integrantes, deixando a escolha de formação à critério do professor. Primeiro eles devem socializar com o restante da turma o que compreenderam sobre essa questão. Em seguida, podem procurar reportagens que os ajudem a responder e justificar a questão proposta. As respostas serão apresentadas em um cartaz para serem socializadas e discutidas.

MOMENTO DO ALUNO: No momento em que os alunos estiverem conversando e procurando reportagens, é importante que o professor circule pela sala, permanecendo um tempo em cada grupo, para observar o andamento da discussão e a produção que está sendo realizada. Sugere-se que o professor proponha alguns questionamentos para estimular um debate, tais como: “O que é trânsito?” “O que é necessário para se organizar um trânsito?” “O que são as leis de trânsito?”

DISCUSSÃO: Durante a apresentação dos cartazes, é importante que o professor promova o debate entre os grupos, pois esse assunto pode ser explicado a partir das reportagens que os seus alunos escolheram. Os alunos podem cometer o engano de crer que os problemas de trânsito são mais comuns nas cidades da área urbana. Deste modo, sugere-se que o professor esclareça que por muito tempo houve essa realidade, porém, com o crescimento das cidades e a incorporação de motocicletas como transporte na área rural, a situação mudou, atingindo todas as cidades.

SISTEMATIZAÇÃO: Neste momento, propõe-se ao professor mostrar que o trânsito torna-se um problema somente quando ele não for respeitado pelos motoristas, pedestres e usuários de transporte coletivos, e, por isso, foram criadas as leis de trânsito para melhorar a convivência entre os cidadãos. O professor deverá focalizar a estrutura, a localização das informações centrais e a linguagem adequada, utilizando os cartazes apresentados. Desta forma, sugere-se os questionamentos a seguir: “Como é a estrutura de uma reportagem?” (O titulo serve para mostrar o conteúdo da reportagem; o parágrafo inicial deve ter um caráter introdutório, para permitir que o leitor possa compreender sobre o tema abordado, como também, sobre o contexto que a reportagem está inserida); “Como deve ser a linguagem?” (A linguagem deve estar adequada à norma culta, necessitando também de um grau de formalidade)

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 1: Laboratório de Informática Educativa

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos:

  • Lousa;

Obs.: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.

  • O computador com a simulação Trânsito Legal.

Para que esta aula seja bem desenvolvida é necessário o cumprimento de alguns acordos:

  • Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;
  • Atenção à programação estabelecida;
  • Participação ativa na aula.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DA SIMULAÇÃO: O professor pode ter acesso à simulação através do link: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/jogos/jogo_transito_legal/transito_legal.swf  ou então acessar diretamente o site: http://www.plenarinho.gov.br/, onde deve seguir o seguinte percurso (Diversão – Jogos – Trânsito Legal). Esta simulação apresenta uma cidade chamada Plenarópolis que possui vários problemas relacionados ao trânsito, onde os alunos terão que colocar as dez placas de sinalização apresentadas no lado esquerdo, nos locais certos, para modificar a desordem em que a cidade se encontra.

Imagem do software

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Recomenda-se ao professor que inicie a atividade convidando os alunos a ler as instruções da simulação para organizar o trânsito na cidade Plenarópolis. Esta atividade será desenvolvida em duplas, a formação das mesmas ficará a critério dos alunos. A seguir, o professor poderá perguntar aos alunos se eles conhecem alguma placa de sinalização e o seu significado. Na medida em que os alunos responderem, o professor deverá registrar as respostas na lousa, ou na cartolina. No momento seguinte, os alunos deverão organizar a cidade utilizando os instrumentos disponíveis na simulação. Para isso, eles deverão ler primeiro as instruções que a simulação apresenta com atenção, para depois começar a jogar. Caso no LIE tenha projetor, o professor pode projetar a simulação “Trânsito Legal” lendo para a turma as instruções e mostrando a imagem da cidade Plenarópolis. Após o término da tarefa, as observações sobre o antes e o depois da cidade devem ser anotadas individualmente.

MOMENTO DO ALUNO: Propõe-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos podem ter, como em relação à colocação das placas nos locais certos. Recomenda-se que o professor estimule a conversa sobre a simulação entre as duplas, como também, anotações em relação à cidade Plenarópolis nas duas situações (com e sem placas de sinalização). O professor pode utilizar perguntas referentes às placas de sinalização para que os alunos possam compreender a utilidade das placas em uma cidade, como também, o tipo de linguagem que elas apresentam. Para isso, pode estar utilizando tais perguntas: “Qual o propósito da existência de tantas placas de sinalização em uma cidade?”, “Como faço para classificar as placas de sinalização?”, “É necessário algum conhecimento para se compreender o significado de uma placa?”, “Quais são os elementos que formam uma placa?”.

DISCUSSÃO: Propõe-se que, terminada a atividade com a simulação, como também, as anotações e conversas entre a dupla, o professor promova um debate entre os alunos, onde estes estarão colocando as suas observações, as dificuldades e soluções.

SISTEMATIZAÇÃO: Apresentar que, na organização de uma cidade, deve-se levar em conta as placas de sinalização, pois elas possuem a finalidade de informar, alertar e orientar os cidadãos. Lembrar aos alunos que na simulação no primeiro momento havia uma desordem que era causada por não haver regras e, que estas podem ser representadas pelas placas de sinalização, pelos semáforos, pelos guardas de trânsito. Já no momento em que foram colocadas as placas nos locais certos, houve uma melhora significativa na cidade. O professor deve falar também sobre os tipos de placas de sinalização existentes (placas de regulamentação, advertência, indicação) e fazer junto com os alunos a classificação das placas que apareceram na simulação. Neste momento, utilizando também as placas que os alunos disseram que conheciam, explicar que as placas são um exemplo de linguagem não-verbal devido não necessitarem de um texto para serem compreendidas.

AMBIENTE 3/ATIVIDADE 1: Bairro

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos:

  • Caderno, lápis ou caneta;
  • Lousa para ajudar na explicação;
  • Cartazes produzidos pelos alunos em sala de aula.

Para que esta aula seja bem desenvolvida é necessário o cumprimento de alguns acordos:

  • Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;
  • Atenção e observação dos alunos;
  • A turma deve se manter sempre junta;
  • Participação ativa na aula.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Professor, convide os alunos para um passeio nas ruas que ficam perto da escola e diga que nesta saída eles terão que exercer o papel de repórteres, onde deverão buscar informações sobre os problemas existentes em relação ao trânsito (falta de placas de sinalização). Necessitando, dessa forma, serem observadores e anotarem tudo. Na volta à escola, eles produzirão uma reportagem com as informações obtidas, que deverá ser colocada em um jornal (escola, bairro ou da cidade), ou no blog da escola. A reportagem primeiramente será lida e corrigida por outro grupo, para posteriormente ser analisada pelo professor.

MOMENTO DO ALUNO: Professor, durante o passeio pelas ruas que ficam próximas a escola, esteja indagando os seus alunos sobre a localização das placas de sinalização, assim como se há necessidade de algum tipo de sinalização, deixando-os observar e anotar as devidas informações necessárias para a elaboração da reportagem. Ao terminar a coleta de informações, a turma volta para a sala de aula, onde o professor divide a turma em cinco grupos para elaborar a reportagem com os dados coletados. Recomenda-se que o professor vá aos grupos para observar e questionar como está acontecendo o processo de elaboração da reportagem considerando a sua estrutura. Concluída a produção das reportagens, o professor solicita que os grupos troquem de reportagem entre si, e cada grupo ficará responsável por ler e destacar as mudanças necessárias. Terminado esse momento, cada grupo recebe sua reportagem e faz uma análise das verificações feitas pelos seus colegas.

DISCUSSÃO: Propõe-se que o professor promova um debate entre os grupos, para que estes venham expor suas observações durante a coleta de informações para produzir a reportagem, como também, sobre o processo de correção da reportagem entre os grupos. Com a exposição dos grupos sobre o processo de correção das reportagens, o professor pode estar utilizando a lousa para fazer a explicação sobre os erros mais recorrentes entre os grupos.

SISTEMATIZAÇÃO: Recomenda-se que o professor explique sobre uma reportagem a partir dos cartazes feitos pelos grupos, como também, conforme as reportagens produzidas. O professor deve expor que uma reportagem é feita, a partir de pesquisas, levantamento de dados, citações, onde se deve levar em conta o destinatário; que na criação da reportagem primeiro eles obtiveram contato com reportagens de jornais, depois com uma simulação de uma cidade com problemas a respeito do trânsito e como poderia ser feito para melhorá-lo, e por último saíram em busca de informações para produzirem uma reportagem.

Recursos Complementares

A turma pode assistir ao vídeo “O combate [Detran na escola]” onde é exposto que deve existir respeito no trânsito, além de dar dicas sobre como se comportar no trânsito. O vídeo tem duração de 6 min, e pode servir como complemento para aula feita no Laboratório de Informática Educativa (LIE). O professor pode ter acesso a este vídeo, a partir do link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14259.  O professor pode está exibindo o filme depois dos grupos apresentarem suas anotações. 

Através do link: http://www.detran.ba.gov.br/educacao/index.php, o professor tem acesso aos tipos de placas de sinalização que serão utilizadas no Laboratório de Informática Educativa (placas de regulamentação e placas de advertência). 

Já através do link: http://www.perkons.com/educacao/interna.php?codpagina=142&codidioma=8&codpai=86, o professor pode ter um aprofundamento sobre as placas de sinalização, como também um auxílio para as possíveis perguntas dos seus alunos.

Avaliação

Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos conseguiram perceber que o trânsito nem sempre é um problema, como também, entender o conceito de trânsito e a importância das leis de trânsito. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos compreenderam a utilidade das placas de sinalização, os tipos de placas existentes (regulamentação, advertência e indicação) e a presença da linguagem não-verbal. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se a compreensão dos alunos sobre a estrutura da reportagem, o destinatário e a linguagem adequada.

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