12/04/2011
SAO LUIS - MA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Esta proposta de trabalho foi realizada com 43 alunos de uma turma de alfabetização. No início do projeto constatei : 5 alunos no nível alfabético, 15 alunos no nível silábico-alfabético, 19 no nível silábico, e 4 no nível pré-silábico. Ao final do projeto, que durou em torno de três meses, 30 alunos estavam no nível alfabético ,10 alunos estavam no nível silábico – alfabético e 3 deles ainda continuavam no nível pré-silábico.
Etapa 1 - Primeiramente faça uma avaliação diagnóstica para identificar as hipóteses de leitura e escrita em que seus alunos se encontram: hipótese pré-silábica, silábica, silábica alfabética e alfabética. Para ajudá-lo nessa etapa consulte a fonte : http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/teste-hipoteses-de-escrita-dos-alunos.shtml.
Sugestão de avaliação diagnóstica (ditado) :
"O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba - sem que o professor, ao ditar, marque a separação das sílabas. Após a lista, é preciso ditar uma frase que envolva pelo menos uma das palavras já mencionadas, para poder observar se o aluno volta a escrevê-la de forma semelhante, ou seja, se a escrita da palavra permanece estável mesmo num contexto diferente. Terminado o ditado, é imprescindível pedir que a criança leia o que escreveu. Por meio da interpretação dela sobre a própria escrita, durante a leitura, é que se pode observar se ela estabelece ou não relações entre o que escreveu e o que lê em voz alta - ou seja, entre o falado e o escrito - ou se lê aleatoriamente. O melhor é que a atividade seja feita individualmente, com o professor chamando um aluno por vez, que deve tentar escrever algumas palavras e uma frase ditada. Enquanto isso, o resto da turma precisa estar envolvido em uma atividade diversificada em que não seja necessária a ajuda do professor (a produção de um desenho, um jogo etc.)". (Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/conhecer-nova-turma-431205.shtml).
Professor , algumas atividades previstas nas etapas abaixo, propõe que os alunos trabalhem em duplas, onde terão oportunidade de interagir com o colega possibilitando, assim, trocas de experiências e avanços no processo de alfabetização . Cada dupla deverá ser agrupada considerando não apenas o que sabem sobre o domínio do código escrito, mas também suas diferenças individuais.
Etapa 2 - Trabalhando com listas e alfabeto móvel:
Inicie o trabalho fazendo um levantamento sobre os personagens da Turma da Mônica que eles já conhecem, para em seguida elaborar, coletivamente, uma lista com seus nomes no quadro. Após a reflexão coletiva sobre como escrever cada nome, que letras colocar, posição das letras na palavra, etc, divida a turma em duplas para serem trabalhadas outras palavras com o alfabeto móvel. Circulando ao redor da sala, faça interferências que favoreçam uma melhor reflexão por parte dos alunos, especialmente aqueles que se encontram nos níveis pré-silábico e silábico. Depois, os alunos deverão utilizar o caderno para registrar por escrito a atividade.
Proponha a escrita de outras listas como : comidas que a Magali adora , animais que vivem no sítio do Chico Bento,etc .
Utilize o alfabeto móvel gigante : Escreva uma letra do alfabeto (caixa alta) em cada papel chamex . Dê uma letra para cada criança (não importa se algumas crianças ficarem com letras repetidas). Ao falar uma palavra os alunos deverão montá-la na frente da sala de aula. Cada aluno, segurando uma letra, se posiciona no lugar correto. Nesse momento os questionamentos do professor tornam-se importantes para que todos possam refletir acerca da escrita correta das palavras. Peça que anotem , no caderno, todas as palavras trabalhadas.
Etapa 3 - Trabalhando com propagandas nas revistas:
Etapa 4 - Escrevendo para a seção de cartas:
Etapa 5 - Rodas de leitura:
Sugestão 1 (Tapete da leitura): Improvise alguns tapetes feitos de TNT e cubra o chão da sala para que os alunos possam fazer a leitura dos gibis à vontade (deitados no chão ou sentados).
Sugestão 2 (Maleta da leitura) : Compre uma pasta escolar de plástico, decore-a com EVA e coloque dentro dela alguns gibis. Todos os dias faça um sorteio para ver quem levará a maleta da leitura para casa.
Etapa 6 - Características dos personagens:
Etapa 7 - Trabalho com receitas:
Receita:
INGREDIENTES:
1 kg de açúcar
500 g de chocolate em pó
1 garrafa pequena de leite de coco
1 lata de leite em pó
MODO DE FAZER:
Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar as balinhas e embrulhar no papel alumínio.
Etapa 8 - Assistindo a filmes da Turma da Mônica :
Etapa 9 - Produzindo suas próprias histórias em quadrinhos:
Etapa 10 - Criação de fantoches:
Reescrita de texto : Professor, todas as vezes que os alunos produzirem um texto escrito faça a correção coletiva para fazê-los refletir sobre como se escreve. Utilize o quadro, o retroprojetor ou o data show para que todos possam visualizar o texto do colega (que não precisará ser identificado) e analisar , juntos, o que será melhorado : letra maiúscula no início da frase, parágrafo, ausência de título, palavras grafadas incorretamente, frases longas sem sentido, troca de fonemas, omissão de letras, etc. A correção coletiva permitirá ao aluno refletir sobre a escrita, desenvolvendo assim sua competência leitora e escritora. Com a repetição desse tipo de atividade, os alunos acabarão desenvolvendo a autonomia para fazerem a reescrita dos seus textos sozinhos.
No laboratório de informática
Vídeos Turma da Mônica:
Quatro estrelas 12 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/06/2014
Cinco estrelasSou aluno do segundo semestre de Pedagogia,(já fui para o terceiro) não tenho experiência em sala de aula, por isso estou organizando um arquivo de sugestões de boas práticas para usar como reflexão nas minhas futuras aulas, sua aula é ótima, vou arquivar com seus créditos merecidos,obrigado ,um abraço..
03/02/2014
Cinco estrelasMuito bommm! Estava pesquisando projetos da turma da mônica para elaborar um para a minha escola, certamente esse será muito útil.
28/11/2013
Cinco estrelasEu acho muito bom e criativo este trabalho de vocês, porquê isso além de incentivar as crianças a lerem as educa ao mesmo tempo. E também a melhorarem sua aprendizagem cada vez mais. Ótimo trabalho este. Parabéns e boa sorte.
23/10/2013
Cinco estrelasMuito boa a aula, trabalha diversos gêneros textuais
13/08/2013
Cinco estrelasAula muito produtiva, já trabalhei com gibis e os alunos escreveram cartinhas para a Turma da Mônica e receberam depois encartes com as atividades,foi um sucesso!
25/07/2013
Cinco estrelasSempre gostei de ler gibis...acho que é um método de ensino para a formação de textos e leitura também...
17/12/2012
Cinco estrelasExcelente. Muito interessante e faz com que os alunos se interessem pela leitura de maneira prazerosa e natural.
18/09/2012
Quatro estrelasAmei sua sugestão, gosto muito de trabalhar com gibis e estas sugestões vieram enriquecer ainda mais minhas aulas.
29/03/2012
Cinco estrelasGostei muito dessa aula ,pois a história em quadrinhos é genêro textual bastante atrativo para as criança.Adorei a sugestão!!
15/05/2011
Quatro estrelasadorei sua dica, em trabalhar com gibis da turma da mônica para alfabetizar. Vou adotar essa dica!!! bjussssssss Parabéns pelom seu sucesso...
13/05/2011
Cinco estrelasExcelente trabalho para alfabetizar letrando e para despetar a oralidade e o gosto pela leitura nos alunos.
10/05/2011
Quatro estrelasAchei maravilhoso este projeto para trabalhar a leitura em sala de aula e ao mesmo tempo envolver a família.