Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo contos a partir de Histórias Fantásticas

 

09/05/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luzia Michelle Nunes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O gênero conto e suas especificidades

Produzir textos escritos a partir deste gênero textual

Construir contos mesclando mais de um elemento verbal (imagem e escrita)

Leitura de contos

Elaborar contos com suporte digital

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas em leitura e escrita

Conhecer os elementos da narrativa e as funções desse tipo textual

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1 / ATIVIDADE 1: Sala de aula

 

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Os recursos a serem utilizados nessa atividade são: texto impresso, lousa e pincel.

É importante que o professor converse com os alunos sobre o tema da aula e estabeleça com eles algumas regras para o desenvolvimento do trabalho.

Regra sugerida: participação ativa.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

O professor pode começar a aula lendo um conto divertido em voz alta para chamar a atenção dos alunos. Sugerimos o seguinte conto “O padre, o estudante e o caboclo” de Luís da Câmara Cascudo:

 

Há muitos anos, o acaso uniu, na rabeira de uma tropa de mulas que percorria o interior de Minas Gerais, um padre, um estudante e, a transportar as malas e os livros dos dois, um caboclo observador. No lento trotar das mulas, sob o sol do sertão, padre e estudante debatiam sem chegar a qualquer conclusão.                   

No fim da tarde, estacionaram ao lado de um casebre e pediram licença à mulher que os atendeu para pernoitar ali, oferecendo poucas moedas em troca de água, lugar para pendurar as redes e algum alimento. A pobre mulher concordou, enfiou as moedas rapidamente no bolso da saia e, um minuto depois, trazia aos hóspedes uma jarra de água e, que não dava para alimentar um quarto de homem.

Sem saber como dividir o queijo entre os três, o padre, certo de que, com sua oratória, poderia enganar os outros dois, propôs o seguinte: que dormissem e, ao amanhecer, aquele que contasse o sonho mais bonito, certamente inspirado por Deus, ganharia o direito de comer o queijo. Todos concordaram e, cobertos pela poeira da estrada, foram dormir. 

No meio da noite, contudo, ouvindo o padre e o estudante roncarem, o caboclo levantou da rede, aproximou-se do armarinho em que a mulher guardara o queijo e o engoliu.

Quando amanheceu, enquanto tomavam o café ralo que a mulher lhes ofereceu, o padre, que sonhara a noite toda com o queijo, foi o primeiro a relatar seu sonho. Disse que, auxiliado por anjos, subira por uma escada cheia de enfeites dourados até o céu. O estudante, por sua vez, contou que, mal havia dormido, já se encontrou em pleno Paraíso, aguardando pelo padre que, tinha certeza, chegaria em poucos minutos.

Era a vez do caboclo falar. Com os olhos presos ao chão, numa voz mansa, ele disse: “Sonhei que via o senhor padre e o moço lá no céu, rodeados dos anjos e dos santos. E que eu tinha ficado aqui, sozinho e morto de fome. Então, subi no telhado e gritei com toda força pra vosmecês: ‘E o queijo?! Não vão comer o queijo pra mó da gente seguir viagem?!’. E vosmecês responderam, felizes da vida: ‘Pode comê o queijo, caboclo! É todo seu! Aqui no céu não precisamos de queijo!’. Fiquei tão feliz, e tudo pareceu tão de verdade, que levantei da rede e comi o queijo...”.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/cultura-brasileira/padre-estudante-caboclo.jhtm

Acesso em 25/10/2010

 

Após a leitura, sugerimos que o professor proponha perguntas para uma maior compreensão do conto lido, como por exemplo: Quem são os personagens da história? Quando tudo aconteceu? Onde se passa a história contada? Perguntas que facilitam a interpretação e ajudam a entender a estrutura da narrativa.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos irão responder as perguntas que foram realizadas pelo professor. Sugere-se que o docente solicite a um dos alunos que anote no quadro as contribuições dos colegas. Os alunos poderão ter dificuldades para responder as perguntas, não recordando, ou modificando alguma parte da história. Recomenda-se que o professor proponha questionamentos que os ajudem a lembrar do texto, por exemplo: Quem eram os viajantes da história? Onde eles pararam para passar a noite? O que tinha para comer? Quem foi o mais esperto dos três?

 

DISCUSSÃO:

Os alunos deverão apresentar para o restante da turma as soluções obtidas para os questionamentos propostos. Recomenda-se que o professor pergunte sobre as palavras desconhecidas no texto: Vocês desconhecem o significado de alguma palavra do texto? Existe algum trecho do texto que ficou confuso? Orienta-se ao professor discutir a história com a turma aproveitando as respostas dos alunos.

 

SISTEMATIZAÇÃO:                                                                  

O professor deverá sistematizar os assuntos abordados nesta atividade, desse modo segue abaixo uma sugestão para essa sistematização:

Sugere-se que o professor faça uma breve explanação de alguns aspectos referente ao conto de um modo geral e ao que foi utilizado nessa atividade, assim como exponha as respostas para os questionamentos propostos.

  • O que é um conto?

O conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u25.jhtm

 

  • Tipos de contos, tais como: fada, maravilhoso, fantástico e realista.

Contos de fada: Os contos de fadas emocionam, divertem, criam suspense, mexem com os sentimentos mais primitivos do indivíduo. Neles, o bem e o mal aparecem claramente esboçados, possibilitando perceber que a luta contra os problemas faz parte da existência humana. Por ter suas origens na tradição oral, muitos contos foram recebendo novos elementos, fazendo surgir muitas variações sobre o mesmo enredo (diferentes versões).

http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/2009/03/o-que-sao-contos-de-fadas-mitos-lendas.html

 

Conto maravilhoso: Os contos maravilhosos são aqueles em que os personagens, lugares e tempos não são determinados historicamente e em que as coisas acontecem como deveriam acontecer, contrariando o universo real, no qual as coisas nem sempre são da maneira como gostaríamos. http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1703u41.jhtm

 

Conto fantástico: Um conto fantástico baseia-se no irreal e causa um efeito de realidade, pelo que o leitor encontra uma lógica ao que está a ler. A personagem não distingue o que é real do que é irreal. Dentro deste gênero o impossível é possível. O espaço no que vivem as personagens é ilógico e segue normas irracionais, como em "Alicianopaísdasmaravilhas". Pela soma de elementos reais e de elementos estranhos e inexplicáveis, faz vacilar entre uma explicação natural ou uma sobrenatural e deixa ao leitor sumido na incerteza.http://pt.wikilingue.com/es/Conto_fant%C3%A1stico

 

Conto realista: Nos contos realistas, os acontecimentos se organizam numa ordem lógica de causa e consequência, sem grandes rupturas, no máximo uma volta ao passado, e estão vazados, quase sempre, numa linguagem padrão ou coloquial, com alguns regionalismos: alpercata de rabicho, caviloso, lamparina, boquinha da noite, a caneca de alumínio no beiço do pote. http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=291052

 

No decorrer da explanação sobre os tipos de contos, sugere-se ao professor perguntar aos alunos quais das histórias que eles conhecem coincidem com os contos apresentados. Caso os alunos não recordem de nenhuma, o professor poderá citar algumas.

Obs.: Ao falar sobre o conto realista, recomenda-se exemplificar com o conto de Camara Cascudo.

 

Respostas dos questionamentos propostos para a exploração do texto:

·Quem são os personagens principais da história? “... um padre, um estudante e, a transportar as malas e os livros dos dois, um caboclo observador...”

·Quando tudo aconteceu? “Há muitos anos...”

·Onde se passa a história contada? “... o interior de Minas Gerais...”

·Quem eram os viajantes da história? “... um padre, um estudante e... um caboclo...”

·Onde eles pararam para passar a noite? “...ao lado de um casebre...”

·O que tinha para comer? “... o único alimento existente no casebre: um miserável pedaço de queijo...”

·Quem foi o mais esperto dos três? O caboclo.

 

AMBIENTE 1 / ATIVIDADE 2: Sala de aula

 

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Os recursos a serem utilizados nessa atividade são: lousa e pincel.

É importante que o professor converse com os alunos sobre o tema da aula e estabeleça com eles algumas regras para o desenvolvimento da atividade.

Regras sugeridas: participação ativa e atividades em dupla.

 Obs.: A formação dessas duplas ficará a critério do professor.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugere-se que o professor solicite aos alunos (organizados em duplas) a elaboração de um texto nos moldes de um conto com os mesmos personagens do conto lido no início da aula - o padre, o estudante e o caboclo.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos trocarão ideias para a construção da história. É importante lembrar que eles poderão ter dificuldades na produção da narrativa, por isso faz-se necessário que o professor intervenha junto às duplas realizando perguntas que ajudarão na elaboração do novo conto, como por exemplo: Quando? Como? Onde? Quem? O quê?

 

DISCUSSÃO:

Recomenda-se que o professor solicite a leitura de algumas histórias para toda a sala e juntos - professor e alunos - discutam as características do gênero conto, descritas na atividade 1, em cada texto.

 

SISTEMATIZAÇÃO:                                                                  

Após a leitura dos textos, recomenda-se que o professor aborde a estrutura do conto, conforme exemplos abaixo:

           

Espaço: O espaço deve ser reduzido, no geral, uma sala, ou mesmo um quarto de dormir, basta para que se organize o enredo. No máximo, uma casa, uma rua. Um deslocamento maior, o que seria muito raro, de duas uma: ou a narrativa procura abandonar sua condição de conto, ou advém da necessidade imposta pelo conflito que lhe serve de base.

Tempo: O tempo fica restrito a um pequeno lapso; horas e, quando muito, dias. Não interessa ao conto o passado ou o futuro das personagens.

Foco Narrativo: O conto é essencialmente objetivo e, por isso, costuma ser narrado na terceira pessoa. Todavia, a primeira pessoa também pode ser empregada da seguinte maneira: A personagem principal conta a história; ou uma personagem secundária conta a história da personagem central.

Personagens: Levando em consideração, as características de tempo e lugar, o conto só pode estabelecer-se com um reduzido número de personagens, normalmente duas ou três. Quaisquer outras irão desempenhar funções secundárias (de ambiente ou cenário social).

Diálogo: A linguagem também deve ser objetiva e utilizar metáforas simples e de imediata compreensão para o leitor. Deve-se evitar uma quantidade excessiva de palavras e fluências, principalmente, para dizer coisas de pouca importância, ou de pouco conteúdo. O conto prefere a concisão na linguagem.

Epílogo: O epílogo corresponde, geralmente, ao clímax da história que, via de regra, deve ser enigmático, imprevisível e abruptamente revelado para surpreender o leitor.

Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/383103.

 

Recomenda-se ao professor, exemplificar essa estrutura utilizando o conto realista apresentado no texto de Luís Câmara Cascudo.

 

AMBIENTE 2 / ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática

 

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta atividade, o professor utilizará o computador e o recurso “Histórias Fantásticas” disponível no seguinte endereço http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11271

Este software funciona online, mas caso os computadores não tenham acesso à internet, o professor pode fazer o download da ferramenta em outro local e instalar nas máquinas através de um pendrive ou cd.

 

Para instalação:

1.Fazer o download no seguinte endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11271

2.Descompactar o arquivo. É necessário ter instalado no computador o puglin Adobe Flash Player, disponível no link http://get.adobe.com/br/flashplayer/

3.Abra a pasta descompactada e clique no arquivo hf.swf  com o botão direito, depois clique na opção abrir com e escolha um browser disponível (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e etc)

 

Faz-se necessário que as regras acordadas no início da aula anterior com os alunos sejam reforçadas para esta aula, uma vez que será dado continuidade ao trabalho em equipe.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

Inicialmente, o professor deverá apresentar o software aos alunos, explicando que será realizada somente a primeira atividade.

Historias Fantasticas

Depois, pedir para escolherem o cenário da sua história.

Histórias Fantásticas

Em seguida, deverão escolher os personagens, objetos e animais clicando sobre eles com o botão esquerdo do mouse.

Histórias Fantásticas

Após a montagem do cenário, é o momento de escrever a história.

Histórias Fantásticas

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Na atividade 1 do software, a partir do cenário, personagens e objetos escolhidos, o aluno, em dupla (propõe-se trabalhar com as mesmas duplas da atividade 2), construirá sua história. Com a introdução dessa atividade, espera-se que os discentes se familiarizem com o recurso, produzindo um novo conto baseado no ambiente criado.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos irão construir um conto através de um novo ambiente. É importante lembrar que os alunos poderão ter dificuldades em apresentar no texto partes da estrutura do conto definidas na aula anterior, por isso faz-se necessário que o professor intervenha junto às equipes, realizando perguntas do tipo: Quando? Como? Onde? Quem? O quê? O seu texto tem começo, meio e fim?  Quem é o narrador do conto? Qual o clímax da história?

 

DISCUSSÃO:

Sugere-se que o professor solicite às duplas que apresentem a atividade. No decorrer das apresentações é importante que os alunos discutam as características básicas que permitem ser um conto o texto criado e apresentado ao restante da turma. Em seguida, o professor deverá discutir com os alunos as respostas apresentadas.

 

SISTEMATIZAÇÃO:                                                                  

Recomenda-se ao professor organizar uma votação com os alunos a partir da produção dos contos que não foram lidos no momento anterior, objetivando escolher dois textos para serem lidos ao restante da turma. Nesse momento, o professor irá identificar os seguintes aspectos de um conto: espaço, tempo, foco narrativo, personagens, diálogo e epílogo.

Recursos Complementares

http://www.google.com/url?q=http://educacao.uol.com.br/cultura-brasileira/camara-cascudo.jhtm&sa=D&sntz=1&usg=AFQjCNFapsXveUnCchz3c2gWVHrm-ArxgQ– Outros contos de Camara Cascudo (neste link, o professor encontrará a biografia de Luís Camara Cascudo, bem como mais contos do mesmo).                                  

                                  

http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf//index.php?option=com_content&task=view&id=936&Itemid=60  - Coerência e Coesão: uma questão de Gênero.

           

 http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/382403- Tipos de Contos.

Avaliação

Nas atividades realizadas em sala de aula, sugere-se ao professor identificar a compreensão dos alunos acerca do conceito de conto, suas características e estrutura. Na atividade realizada no laboratório de informática, propõe-se averiguar as relações da ilustração com o texto escrito, buscando verificar se as características do conto foram ressaltadas nessa atividade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • suzy Davila, CEI HEITOR DE ALENCAR FURTADO , Paraná - disse:
    suzydavila@gmail.com

    19/06/2012

    Quatro estrelas

    CAMARA CASCUDO É UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA,CURIOSO COM REALIDADE.E OPORTUNIZA OS ALUNOS A TEREM ACESSO A OUTRAS CULTURAS.


  • EDILANE LANDIM MACEDO GUERRERO, SENADOR MARTINIANO DE ALENCAR EEF , Ceará - disse:
    edilanelandim@hotmail.com

    10/05/2011

    Quatro estrelas

    Gostei... Muito dinâmica. Vou aperfeiçoar a metodologia no meu projeto.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.