Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Importância da Higiene dos Alimentos

 

06/07/2011

Autor e Coautor(es)
Leyla Maria da Mota Feitosa
imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CE CASTELO BRANCO

Eloiza Jorge de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Compreender a importância de ter bons hábitos de higiene ao alimentar-se;

  • Promover a higienização dos alimentos e a pessoal;

  • Melhorar a qualidade alimentar e a higiene;

  • Valorizar o consumo de alimentos saudáveis;

  • Contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo;

  • Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, preservação ambiental e higiene.

     

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos e atividades extras em casa
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento sobre higienização dos alimentos e pessoal;

  • Importância de uma dieta alimentar saudável;

  • Qualidade de vida (  necessidades da água, ar e terra "natureza" e cuidados com os mesmo para se manter uma vida saudável)

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 01  

  • Em sala de aula fazer uma sondagem do que os alunos entendem sobre o assunto.

  • Após sondagem eles farão pesquisa na internet em sites sugeridos e navegação livre no Google onde terão o contato com diversos tipos de hipertextos referentes ao tema, abaixo relacionados:

               http://www.google.com.br/#hl=ptBR&source=hp&biw=1276&bih=625&q=higiene+de+alimentos&aq=f&aqi=&aql=&oq=&fp=1

 

            <http://www.portalnatural.com.br/vida-saudavel/saude-e-bem-estar/a-importancia-da-higiene

              http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3732&ReturnCatID=1800

        

- Ainda no Laboratório de Informática, os alunos irão interagir com a animação Tamagotchi do Iguinho, contida no Portal do Professor, como recurso de aprendizagem para fixação das informações obtidas seguindo o link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12361/open/file/TamagotchiDoIguinho.swf?sequence=1, onde poderão cuidar do cachorrinho tornando-se conscientes sobre a importância da higiene e da boa alimentação para a saúde.   

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12361/open/file/TamagotchiDoIguinho.swf?sequence=1

 

AULA 2

  • Confeccionar álbum dos alimentos: usando recortes de jornais, revistas, fotos e figuras impressas da internet dos alimentos que constituem uma dieta saudável como verduras, frutas, legumes, leite e seus derivados anexando a cada figura as respectivas informações acerca daquele alimento.

  • Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais à saúde: os alunos farão uma seleção dos alimentos que consomem diariamente e confeccionaram cartazes contendo a classificação daqueles que são saudáveis e os que não são.

  • Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de limpeza e de higiene: através desta atividade os alunos poderão classificar os produtos consumidos no cotidiano familiar como sendo de uso necessário ou dispensável no dia- a- dia.

 

AULA 3

  • Socialização do projeto em sala de aula onde serão feitas as apresentações das pesquisas, dos álbuns , trabalhos produzidos,todas as atividades feitas durante o projeto inclusive os relatórios oral e escrito  sobre as visitas feitas nas áreas ribeirinhas

ATIVIDADES EXTRACLASSE: Atividades orientadas para serem  feitas pelos alunos em casa.

  • Leitura de textos informativos, jornais, revistas etc para fundamentar a aprendizagem.

  • Fazer pesquisas sobre os hábitos alimentares da família para posterior contraste em sala de aula.

  • Pesquisas de imagens relacionadas ao tema.

  • Passeio ao mercado/sacolão local: visita ao mercado municipal para que os alunos tenham a oportunidade de relacionar o conhecimento adquirido sobre higienização dos alimentos e alimentação saudável.

  

Recursos Complementares
  • Computador;

  • Internet;

  • Pendrive;

  • Câmera digital;+

  • Fones de ouvido;

  • Revistas, jornais;

  • Papel madeira, cartolina, cola, pincéis, tesoura. 

Avaliação

     A avaliação será contínua em todas as etapas do projeto, onde serão observados a participação e a desenvoltura tanto nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como nos processos trabalhados em classe e extraclasse e principalmente a sua conscientização no sentido de introduzir mais frutas e verduras na alimentação, desmistificando assim o mau hábito de não comer o que não se conhece, buscando a experimentar primeiro os alimentos, e ter o hábito de estar higienizando as mãos sempre que necessário, principalmente antes das refeições, tanto na escola como no ambiente familiar.

  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.