06/07/2011
Eloiza Jorge de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Compreender a importância de ter bons hábitos de higiene ao alimentar-se;
Promover a higienização dos alimentos e a pessoal;
Melhorar a qualidade alimentar e a higiene;
Valorizar o consumo de alimentos saudáveis;
Contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo;
Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, preservação ambiental e higiene.
Conhecimento sobre higienização dos alimentos e pessoal;
Importância de uma dieta alimentar saudável;
Qualidade de vida ( necessidades da água, ar e terra "natureza" e cuidados com os mesmo para se manter uma vida saudável)
AULA 01
Em sala de aula fazer uma sondagem do que os alunos entendem sobre o assunto.
Após sondagem eles farão pesquisa na internet em sites sugeridos e navegação livre no Google onde terão o contato com diversos tipos de hipertextos referentes ao tema, abaixo relacionados:
<http://www.portalnatural.com.br/vida-saudavel/saude-e-bem-estar/a-importancia-da-higiene>
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3732&ReturnCatID=1800
- Ainda no Laboratório de Informática, os alunos irão interagir com a animação Tamagotchi do Iguinho, contida no Portal do Professor, como recurso de aprendizagem para fixação das informações obtidas seguindo o link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12361/open/file/TamagotchiDoIguinho.swf?sequence=1, onde poderão cuidar do cachorrinho tornando-se conscientes sobre a importância da higiene e da boa alimentação para a saúde.
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12361/open/file/TamagotchiDoIguinho.swf?sequence=1
AULA 2
Confeccionar álbum dos alimentos: usando recortes de jornais, revistas, fotos e figuras impressas da internet dos alimentos que constituem uma dieta saudável como verduras, frutas, legumes, leite e seus derivados anexando a cada figura as respectivas informações acerca daquele alimento.
Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais à saúde: os alunos farão uma seleção dos alimentos que consomem diariamente e confeccionaram cartazes contendo a classificação daqueles que são saudáveis e os que não são.
Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de limpeza e de higiene: através desta atividade os alunos poderão classificar os produtos consumidos no cotidiano familiar como sendo de uso necessário ou dispensável no dia- a- dia.
AULA 3
Socialização do projeto em sala de aula onde serão feitas as apresentações das pesquisas, dos álbuns , trabalhos produzidos,todas as atividades feitas durante o projeto inclusive os relatórios oral e escrito sobre as visitas feitas nas áreas ribeirinhas
ATIVIDADES EXTRACLASSE: Atividades orientadas para serem feitas pelos alunos em casa.
Leitura de textos informativos, jornais, revistas etc para fundamentar a aprendizagem.
Fazer pesquisas sobre os hábitos alimentares da família para posterior contraste em sala de aula.
Pesquisas de imagens relacionadas ao tema.
Passeio ao mercado/sacolão local: visita ao mercado municipal para que os alunos tenham a oportunidade de relacionar o conhecimento adquirido sobre higienização dos alimentos e alimentação saudável.
Computador;
Internet;
Pendrive;
Câmera digital;+
Fones de ouvido;
Revistas, jornais;
Papel madeira, cartolina, cola, pincéis, tesoura.
A avaliação será contínua em todas as etapas do projeto, onde serão observados a participação e a desenvoltura tanto nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como nos processos trabalhados em classe e extraclasse e principalmente a sua conscientização no sentido de introduzir mais frutas e verduras na alimentação, desmistificando assim o mau hábito de não comer o que não se conhece, buscando a experimentar primeiro os alimentos, e ter o hábito de estar higienizando as mãos sempre que necessário, principalmente antes das refeições, tanto na escola como no ambiente familiar.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!