13/05/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Objetivos:
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop e proporcionarão o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > KolourPaint ]
KSpread [ Iniciar > Aplicativos > KSpread ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
Atividade 1
O professor
relembrará com a turma a ordenação do alfabeto. Para tanto, inicialmente, o professor deverá levar um cartaz com as letras do alfabeto. A B C D E F G H I J k L M N O P Q R S T U V W X Y Z |
Em seguida, (Os alunos logo descobrirão que é por causa das seis primeiras letras na fileira superior)
pedirá aos estudantes que abram seus computadores para observarem a disposição do alfabeto no teclado e dirá que essa disposição não é a mesma do dicionário. A ordem do computador é conhecida como QWERTY. Pedirá que olhem para o teclado de seus computadores para tentarem responder a razão desse nome.Dirá que, muitas pessoas trabalharam pensando em como fazer a disposição das letras no teclado tentando melhorar a ordenação para facilitar a digitação. Explicar aos estudantes que foi de um americano a ideia de colocar algumas letras em ordem alfabética. Pedir que localizem no teclado as letras que estão em ordem alfabética. Na segunda fileira, temos uma sequência quase completa: DFGHJKL.
O professor dirá aos alunos que fora do computador, eles precisam dominar a ordem do alfabeto no dicionário, mas que, para saberem usar o computador para digitação, por exemplo, precisam dominar a sequência apresentada no teclado.
Atividade 2
O professor deverá pedir que, em rede, diante de seus laptops UCA, os alunos acessem as atividades abaixo. Deverão fazer os exercícios no laptop.
1- Unam os pontos seguindo a ordem alfabética. Para tanto, deverão fazer uso do KolourPaint.
Imagens disponíveis em:
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=93
http://jogosclick.com.br/index/numpage/3/categoria/puzzle
2- Seguindo a ordem alfabética, preencham os retângulos verdes. Usem o KSpread.
3- Observem os animais que aparecem no quadro abaixo. Para executar os exercícios a e b , façam uso do KolourPaint.
cachorro - gato - vaca - cavalo - coelho - ovelha - leão - onça - elefante - raposa - sapo - cobra - borboleta - urso - formiga - tatu
a- Leiam e circulem os nomes dos animais que são selvagens.
b- Façam um traço abaixo das palavras escritas com v e dois traços nas escritas com f. Pintem de azul as palavras com b e de vermelho as com p.
c- Reescrevam a lista de animais, organizando-a em ordem alfabética. (Usem o processador de texto para digitarem - Kword.)
Atividade 3
Para essa atividade, os alunos deverão acessar o site:
http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pinf/pinf.htm
Neste site, os alunos encontrarão nomes de poetas por ordem alfabética. Deverão escolher entre os poemas escritos por adultos um autor que tenha a primeira letra do nome igual ao do aluno.
Os alunos farão leitura silenciosa e escolherão o poema mais bonito para lerem para um grupinho de três alunos (que irão formar).
http://www.ucapb.com.br/?p=hgxumpluquwxqfla&paged=3
Em seguida, escolherão o melhor poema do grupo para lerem para a classe. Como nas salas sempre existem alunos que têm o nome começado por letras iguais, as poesias possivelmente se repetirão.
Atividade 4
|
.
Usem nomes de brinquedos para completar os quadrinhos abaixo, conforme descrição:
1- São preferidas pelas meninas. B | ||||||||
2- Brinque com elas longe de redes elétricas. P | ||||||||
3- Tem pecinhas para serem unidas. L | ||||||||
4- Bate-se nelas e a mão dói. P | ||||||||
5- Meninos menores a usam com rodinhas auxiliares. B | ||||||||
6- Rode os quadris que ele rodará sem cair. B | ||||||||
7- Uma tábua com rodinhas onde se colocam os dois pés. S |
Exercício elaborado pela autora da aula.
Após estas atividades, o professor, tendo certeza de que os alunos as entenderam bem, encerrará a aula solicitando que façam uma avaliação do que aprenderam e também sobre o uso do laptop.
Por exemplo, poderão dizer quais as dificuldades tiveram ao usarem o laptop UCA.
O professor poderá indicar outro site
, como o encontrado abaixo, para exercícios de ordem alfabética e ordenação de palavras no dicionário.Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/05/2011
Cinco estrelasAchei enteressante disperta o enteresse dos alunos dispersos, desde que seja aplicado co carinho e orientado pelo professor. Assim o aluno tira as dúvidas