Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Letras, sílabas e palavras

 

13/05/2011

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  • Reconhecer e identificar a ordenação alfabética no dicionário.
  • Compreender a disposição das palavras no dicionário.
  • Exercitar para fixar os sons parecidos (d/t,f/v).
  • Fixar a escrita de palavras em contextos. 
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

  • Noções básicas de alfabetização inicial.
  • Conhecimento mínimo do uso do laptop UCA.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso do dicionário.
  • Uso do laptop UCA.
  • Internet.

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop e proporcionarão o contato com os softwares abaixo: 

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KPresenter       [ Iniciar > Aplicativos > KolourPaint ]
KSpread             [ Iniciar > Aplicativos > KSpread ]
Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]

 Atividade 1

O professor   relembrará com a turma a ordenação do alfabeto. Para tanto, inicialmente, o professor deverá levar um cartaz com as letras do alfabeto.

A B C D E F G H I J k L M N

O P Q R S T U V W X Y Z

Em seguida,  pedir[a que abram seus computadores pmo pedirá aos estudantes que abram seus computadores para observarem a disposição do alfabeto no teclado e dirá que essa disposição não é a mesma do dicionário. A ordem do computador é conhecida como QWERTY. Pedirá que olhem para o teclado de seus computadores para tentarem responder a razão desse nome. (Os alunos logo descobrirão que é por causa das seis primeiras letras na fileira superior)

Dirá que, muitas pessoas trabalharam pensando em como fazer a disposição das letras no teclado tentando melhorar a ordenação para facilitar a digitação. Explicar aos estudantes que foi de um americano a ideia de colocar algumas letras em ordem alfabética. Pedir que localizem no teclado as letras que estão em ordem alfabética. Na segunda fileira, temos uma sequência quase completa: DFGHJKL.

O professor dirá aos alunos que fora do computador, eles precisam dominar a ordem do alfabeto no dicionário, mas que, para saberem usar o computador para digitação, por exemplo, precisam dominar a sequência apresentada no teclado.

  • Professor, leve alguns dicionários para a sala para que os alunos os manuseiem para verificarem a ordenação alfabética.

 Atividade 2

 O professor deverá pedir que, em rede, diante de seus laptops UCA, os alunos acessem as atividades abaixo. Deverão fazer os exercícios no laptop. 

1- Unam os pontos seguindo a ordem alfabética. Para tanto, deverão fazer uso do KolourPaint.

 

Elefante

Piupiu  

 

Imagens disponíveis em:

http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=93

http://jogosclick.com.br/index/numpage/3/categoria/puzzle 

 

http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=93

http://jogosclick.com.br/index/numpage/3/categoria/pu2- Seguindo a ordem alfabética, preencham os retângulos verdes. Usem o KSpread.

Alfabeto

 3- Observem os animais que aparecem no quadro abaixo. Para executar os exercícios a e b , façam uso do KolourPaint. 

 Animais

 cachorro - gato - vaca - cavalo - coelho - ovelha - leão - onça - elefante - raposa - sapo - cobra - borboleta - urso - formiga - tatu

a- Leiam e circulem os nomes dos animais que são selvagens.

b- Façam um traço abaixo das palavras escritas com v e dois traços nas escritas com f. Pintem de azul as palavras com b e de vermelho as com p.

c- Reescrevam a lista de animais, organizando-a em ordem alfabética. (Usem o processador de texto para digitarem - Kword.)

 

Atividade 3 

Para essa atividade, os alunos deverão acessar o site:

http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pinf/pinf.htm 

 Neste site, os alunos encontrarão nomes de poetas por ordem alfabética. Deverão escolher entre os poemas escritos por adultos um autor que tenha a primeira letra do nome igual ao do aluno.

Os alunos farão leitura silenciosa e escolherão o poema mais bonito para lerem para um grupinho de três alunos (que irão formar).

alunos UCA

 http://www.ucapb.com.br/?p=hgxumpluquwxqfla&paged=3

Em seguida, escolherão o  melhor poema do grupo para lerem para a classe. Como nas salas sempre existem alunos que  têm o nome começado por letras iguais, as poesias possivelmente se repetirão.

Atividade 4

  • Agora, os alunos deixarão seus laptops de lado e farão a atividade abaixo que será entregue xerocada para os alunos.

 

IMPORTANTE:  o professor deve alternar atividades no computador e fora dele para que os alunos não se limitem a somente digitar. Importante que ele use a escrita manual também.

.

Usem nomes de brinquedos para completar os quadrinhos abaixo, conforme descrição:       QUAIS QUAIS

1- São preferidas pelas meninas.                                     B                
2- Brinque com elas longe de redes elétricas.                                                                                  P                
3- Tem pecinhas para serem unidas.                               L                          
4- Bate-se nelas e a mão dói.                                              P                          
5- Meninos menores a usam com rodinhas   auxiliares.                                                                                B                
6- Rode os quadris que ele rodará sem cair.                  B                
7- Uma tábua com rodinhas onde se colocam os dois    pés.                                                                               S                           

 Exercício elaborado pela autora da aula.

Após estas atividades, o professor,  tendo certeza de que os alunos as entenderam bem, encerrará a aula solicitando que façam uma avaliação do que aprenderam e também sobre o uso do laptop.

Por exemplo, poderão dizer quais as dificuldades tiveram ao usarem o laptop UCA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

O professor poderá indicar outro site , como o encontrado abaixo, para exercícios de ordem alfabética e ordenação de palavras no dicionário.

http://www.edukbr.com.br/oficina/espaco_ludico.htm 

Avaliação
  • O professor deverá acompanhar atentamente a execução de todas as etapas do trabalho para avaliar o empenho, atenção, envolvimento e desempenho de cada aluno.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • moema jacobina mesquita da silveira, Escola Estadual Frei José da Encarnação , Bahia - dijo:
    moema.jacobina@hotmai.com

    14/05/2011

    Cinco estrelas

    Achei enteressante disperta o enteresse dos alunos dispersos, desde que seja aplicado co carinho e orientado pelo professor. Assim o aluno tira as dúvidas


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.