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UCA - Vogais, consoantes e sílabas

 

13/05/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  • Identificar, no alfabeto, as vogais e as consoantes.
  • Diferenciar vogais e consoantes.
  • Formar sílabas e palavras em diferentes contextos. 
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento do alfabeto.
  • Noções básicas da pré-alfabetização.
Estratégias e recursos da aula
  • Atividades lúdicas no laptop UCA
  • Uso de cartaz
  • Internet

Para iniciar as atividades sobre o assunto, o professor deverá apresentar aos alunos um quadro feito com cartolina com o desenho das vogais e das consoantes. Deverá circular as vogais, dizer que todas as outras que sobraram são consoantes, isto é, que têm som. Portanto, sobrará o H que não tem som. (Dar exemplos de palavras que tenham o h) 

VOGAIS

CONSOANTES

   
   

ATIVIDADES  LÚDICAS NO LAPTOP UCA

laptop UCA 

Imagem disponível em:

http://educacaonosecxxiblogspot.com

 

Atividade 1

Quando o professor concluir que os alunos entenderam e já distinguem as vogais das consoantes, deverá convidá-los a usarem o seu laptop UCA e entrarem no site indicado abaixo para brincarem com o primeiro exercício que é a forca. A professora deverá informar que a frequência das vogais nas palavras é maior do que a das consoantes, o aluno deverá começar a fazer os exercícios com as vogais. 

http://www.soportugues.com.br/secoes/jog

http://www.edukbr.com.br/oficina/espaco_ludico.htm

Atividade 2 

Os alunos entrarão novamente no site acima agora para fazerem exercícios de separação de sílabas. O professor deverá pedir aos alunos que, ao terminarem de resolver a separação em sílabas de cada palavra, acertando ou não, devem aguardar. Fará então a explicação para os que erraram. Fazendo assim, possivelmente os alunos acertarão ao exercitarem com a palavra seguinte.

 

Atividade 3

O professor pedirá aos alunos que acessem o site abaixo para fazerem exercícios diretamente no laptop.  

http://guida.querido.net/jogos/index.html

Antes de começarem o exercício, o professor deverá lembrar aos alunos que:

  • as vogais são a base das sílabas. Não há, portanto, sílabas sem vogais.
  • as consoantes dobradas ss e rr devem ser separadas.
  • letras mudas devem ficar na sílaba anterior. Ex: ad-vo-ga-do.
  • os grupos nh, lh, ch, gu, qu, não devem ser separados.
  • NESTE MOMENTO, O PROFESSOR DEVERÁ MOSTRAR MUITOS EXEMPLOS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

 

Ainda, em frente ao laptop UCA, no mesmo site, os alunos deverão localizar e fazer os exercícios de divisão silábica.

Após cada exercício, o professor deverá sanar as dúvidas antes de passarem para a próxima etapa.

 

Atividade 4

Ainda, no seu laptop, o aluno deverá entrar nos sites abaixo para fazerem o exercício proposto.

http://picasaweb.google.com/jusci.pedagoga/PortuguS3Ano#5201870272409489010 

http://www.redescola.com.br/software/uappr093/uappr093.swf 

 

Ao final, o professor deverá comentar com os alunos a atividade, fazendo uma avaliação com os estudantes.

Isso porque é importante uma avaliação do professor e dos alunos sobre o uso do laptop UCA nas aulas de Língua Portuguesa.

Poderá perguntar, por exemplo: Em que o laptop facilitou ou atrapalhou na execução das atividades? O que vocês querem sugerir para fazer desta uma tarefa melhor?

Recursos Complementares

Professor, os sites abaixo poderão auxiliá-lo. O primeiro para esclarecer possíveis dúvidas suas.

O segundo apresenta sugestões de exercícios para os alunos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/H 

http://guida.querido.net/jogos/forca/animais.htm 

 

Avaliação
  • A avaliação deverá ocorrer de forma que, tanto professor quanto alunos, tenham voz em sala de aula, ou seja, é importante que o professor deixe seus alunos falarem sobre a proposta de se trabalhar com o laptop nas aulas de Língua Portuguesa. Se gostaram ou não, etc. Já o professor deverá observar o empenho e a vontade dos estudantes durante a realização das tarefas sobre as consoantes e as vogais e a separação de sílabas.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Suzana, Centro Educacional Giácomo Zommer , Santa Catarina - disse:
    zanynhagoetten@yahoo.com.br

    31/05/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns.Estou encantada com as idéias e fontes que estou tendo para enriquecer minhas aulas.


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