13/05/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Objetivos:
Para iniciar as atividades sobre o assunto, o professor deverá apresentar aos alunos um quadro feito com cartolina com o desenho das vogais e das consoantes. Deverá circular as vogais, dizer que todas as outras que sobraram são consoantes, isto é, que têm som. Portanto, sobrará o H que não tem som. (Dar exemplos de palavras que tenham o h)
VOGAIS |
CONSOANTES |
ATIVIDADES LÚDICAS NO LAPTOP UCA
Imagem disponível em:
http://educacaonosecxxiblogspot.com
Atividade 1
Quando o professor concluir que os alunos entenderam e já distinguem as vogais das consoantes, deverá convidá-los a usarem o seu laptop UCA e entrarem no site indicado abaixo para brincarem com o primeiro exercício que é a forca. A professora deverá informar que a frequência das vogais nas palavras é maior do que a das consoantes, o aluno deverá começar a fazer os exercícios com as vogais.
Atividade 2
Os alunos entrarão novamente no site acima agora para fazerem exercícios de separação de sílabas. O professor deverá pedir aos alunos que, ao terminarem de resolver a separação em sílabas de cada palavra, acertando ou não, devem aguardar. Fará então a explicação para os que erraram. Fazendo assim, possivelmente os alunos acertarão ao exercitarem com a palavra seguinte.
Atividade 3
O professor pedirá aos alunos que acessem o site abaixo para fazerem exercícios diretamente no laptop.
http://guida.querido.net/jogos/index.html
Antes de começarem o exercício, o professor deverá lembrar aos alunos que:
|
|
|
|
Ainda, em frente ao laptop UCA, no mesmo site, os alunos deverão localizar e fazer os exercícios de divisão silábica.
Após cada exercício, o professor deverá sanar as dúvidas antes de passarem para a próxima etapa.
Atividade 4
Ainda, no seu laptop, o aluno deverá entrar nos sites abaixo para fazerem o exercício proposto.
http://picasaweb.google.com/jusci.pedagoga/PortuguS3Ano#5201870272409489010
http://www.redescola.com.br/software/uappr093/uappr093.swf
Ao final, o professor deverá comentar com os alunos a atividade, fazendo uma avaliação com os estudantes.
Isso porque é importante uma avaliação do professor e dos alunos sobre o uso do laptop UCA nas aulas de Língua Portuguesa.
Poderá perguntar, por exemplo: Em que o laptop facilitou ou atrapalhou na execução das atividades? O que vocês querem sugerir para fazer desta uma tarefa melhor?
Professor, os sites abaixo poderão auxiliá-lo. O primeiro para esclarecer possíveis dúvidas suas.
O segundo apresenta sugestões de exercícios para os alunos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/H
http://guida.querido.net/jogos/forca/animais.htm
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/05/2012
Cinco estrelasParabéns.Estou encantada com as idéias e fontes que estou tendo para enriquecer minhas aulas.