08/07/2011
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Conhecimentos básicos de leitura e escrita; conhecimento básico dos gêneros textuais.
Professor, nesta aula será feito um estudo do gênero crônica (texto literário) relacionando-o com o gênero notícia (texto jornalístico).
Trabalharemos nesta aula com as crônicas de Moacyr Scliar, publicadas na seção "Cotidiano" do jornal Folha de S. Paulo e transpostas para o livro O Imaginário Cotidiano, de 2001.
Esta relação não é nova, visto que a crônica historicamente se fortalece no mesmo meio de publicação das notícias, o jornal impresso, e que a matéria tanto de um quanto de outro gênero são os fatos diários e corriqueiros, muitos, inclusive, no caso da crônica, tratados como pequenos acontecimentos do dia a dia, que passariam sem ser notados por sua pouca importância.
Porém, tais acontecimentos, nas letras dos grandes escritores tornam-se eternos ou, ao menos, relevantes para a reflexão dos leitores.
A relação entre a crônica de Scliar e a notícia é bastante interessante, como veremos, pois o autor baseia-se em acontecimentos publicados no mesmo jornal para criar seu texto literário.
Capa do livro O Imaginário cotidiano de 2001
http://www.scliar.org/moacyr/livros/livros.htm
Antes de adentrarmos o livro de Scliar e conhecermos as notícias que deram inspiração ao autor para as crônicas, é importante lembrar aos alunos das características mais comuns nos dois gêneros.
Certamente seus alunos conhecem bem tais gêneros, questione-os sobre o que poderia ser apontado como próprio de cada um e registre as informações necessárias para compor um quadro comparativo.
Provavelmente, o quadro comparativo seria como este:
Notícia |
Crônica |
Texto objetivo sobre algum fato real | Texto subjetivo podendo basear-se em fatos reais ou fictícios |
Narrativa impessoal | Narrativa impessoal ou pessoal |
Registro na linguagem formal | Registro numa linguagem formal com marcas de oralidade |
Função informativa | Função emotiva ou lírica |
Uso de frases do tipo declarativas | Uso de recursos como a ironia e o humor |
Texto curto, claro e direto | Texto curto, com reflexões, comentários ou evasivas |
Há outras características que se aplicam a um ou outro gênero e lembremos que pode haver muitas comuns entre eles.
O quadro acima é apenas uma referência para o que se espera do registro após a conversa com os alunos.
Abaixo um link no qual há um resumo sobre a crônica literária.
http://www.sitedeliteratura.com/Teoria/cronicas.htm
A relação entre a crônica e a notícia publicadas em jornal é muito próxima se pensarmos que os dois gêneros têm relativamente uma vida curta.
Em meio à dinâmica do cotidiano e à pressa dos leitores, o texto curto e rápido da crônica, de linguagem aparentemente simples, perde-se do olhar da maioria dos leitores a cada dia, como bem afirma Jorge de Sá:
A aparência de simplicidade, portanto, não quer dizer desconhecimento das artimanhas artísticas. Ela decorre do fato de que a crônica surge primeiro no jornal, herdando a sua precariedade, esse seu lado efêmero de quem nasce no começo de uma leitura e morre antes que se acabe o dia, no instante em que o leitor transforma as páginas em papel de embrulho, ou guarda os recortes que mais lhe interessam num arquivo pessoal. O jornal, portanto, nasce, envelhece e morre a cada 24 horas. Nesse contexto, a crônica também assume essa transitoriedade, dirigindo-se inicialmente a leitores apressados, que lêem nos pequenos intervalos da luta diária, no transporte ou no raro momento de trégua que a televisão lhes permite. (...) À pressa de escrever, junta-se a de viver. Os acontecimentos são extremamente rápidos, e o cronista precisa de um ritmo ágil para poder acompanhá-los. Por isso a sua sintaxe lembra alguma coisa desestruturada, solta, mais próxima da conversa entre dois amigos do que propriamente do texto escrito. Dessa forma, há uma proximidade maior entre as normas da língua escrita e da oralidade, sem que o narrador caia no equívoco de compor frases frouxas, sem a magicidade da elaboração, pois ele não perde de ser a transcriação exata de uma frase ouvida na rua, para ser a elaboração de um diálogo entre o cronista e o leitor, a partir do qual a aparência simplória ganha sua dimensão exata. (SÁ, p. 10-11). |
As crônicas escolhidas para esta aula poderiam ser um exemplo desta transitoriedade, se tivessem sido apenas publicadas no jornal impresso.
Mas a partir do momento que seu autor decide transportá-las para as páginas de um livro, as crônicas passam a ter um suporte mais sólido, mais sofisticado e mais duradouro.
Portanto, quando a crônica passa do jornal para o livro, sua existência e seu valor como texto literário se ampliam, podendo ser lido em qualquer tempo e não apenas em um dado momento da história.
Professor, distribua para os alunos o trecho de Jorge de Sá, citado acima, e, após a leitura individual, inicie um debate na sala de aula objetivando analisar o comentário do autor, relacionando suas ideias sobre as expectativas do leitor de crônicas e sobre a linguagem deste gênero com as características da crônica e da notícia apontadas anteriormente no quadro.
Antes de passar para a segunda atividade, indique para os estudantes a pesquisa dos links abaixo que os levarão a um pouco de conhecimento sobre o autor Moacyr Scliar entrevistado no programa Roda Viva da TV Cultura.
"Roda Viva" entrevista Moacyr Scliar:
http://www.youtube.com/watch?v=H2LWNhRDMTk
http://www.youtube.com/watch?v=mLyyUDnplwM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=m1u2I-Ld2HU&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=j9i91fiaPdQ&feature=related
Após a pesquisa, pergunte a seus alunos quais as manifestações mais curiosas e interessantes do autor sobre sua relação com o texto escrito.
Professor, comente com seus alunos sobre as crônicas escolhidas para esta aula, retiradas do livro O imaginário cotidiano, de Moacyr Scliar.
Tais narrativas foram inspiradas em notícias publicadas no jornal Folha de S. Paulo, e inicialmente publicadas também naquele suporte. Apesar disso, o autor deixa claro no prefácio que deveria escrever ficção, narrativas imaginárias, e não notícias. Os fatos reais são apenas uma luz para iluminar o caminho da imaginação do escritor.
Abaixo, professor, indicaremos algumas crônicas do autor, retiradas das páginas do acervo eletrônico do jornal, assim como as notícias que inspiraram cada criação de Moacyr Scliar.
Divida a turma em 8 pequenos grupos e estabeleça como tarefa para a atividade a busca da notícia e da crônica neste suporte virtual.
Caso possuam o livro, basta buscar a notícia no site do jornal e fazer a leitura da crônica no suporte que desejarem.
Sorteie e distribua os textos aos grupos, além de algumas questões para a apresentação após a leitura:
a) Qual a relação da crônica com a notícia? Aponte semelhanças temáticas e as diferenças na composição dos gêneros.
b) Encontre nas notícias os dados reais, ou seja, identifiquem uma realidade específica: local de ocorrência, data, nome dos personagens envolvidos.
Discuta com os colegas e conclua se o mesmo ocorre na crônica.
c) Encontre no texto literário de Moacyr Scliar marcas de uma linguagem menos formal: regionalismos, gírias, construções coloquiais etc.
d) Quais os comentários do narrador, situações insólitas ou efeitos estilísticos de humor ou ironia presentes na crônica?
Discuta com os colegas e conclua se o mesmo ocorre na notícia.
e) Qual é o foco dado ao tema na crônica? O texto literário estimula o leitor a fazer algum tipo de reflexão sobre o fato cotidiano? Como vocês a interpretam?
Grupo 1
Notícia publicada em 29/05/2001
http://acervo.folha.com.br/fsp/2001/5/29/15/95153
Crônica publicada em 04/06/2001
http://acervo.folha.com.br/fsp/2001/6/4/15/96096
Grupo 2
Notícia publicada em 11/07/2001
http://acervo.folha.com.br/fsp/2001/7/11/15/5511874
Crônica publicada em 16/07/2001
http://acervo.folha.com.br/fsp/2001/7/16/15/5512565
Grupo 3
Notícia publicada em 22/03/1999
http://acervo.folha.com.br/fsp/1999/3/22/2/621334
Crônica publicada em 29/03/1999
http://acervo.folha.com.br/fsp/1999/3/29/68/685416
Grupo 4
Notícia publicada em 05/06/2000
http://acervo.folha.com.br/fsp/2000/6/5/2/565704
Crônica publicada em 12/06/2000
http://acervo.folha.com.br/fsp/2000/6/12/15/5391814
Grupo 5
Notícia publicada em 17/03/1997
http://acervo.folha.com.br/fsp/1997/3/17/264/5349382
Crônica publicada em 20/03/1997
http://acervo.folha.com.br/fsp/1997/3/20/264/5349708
Grupo 6
Notícia publicada em 22/10/2000
http://acervo.folha.com.br/fsp/2000/10/22/73/667385
Crônica publicada em 13/11/2000
http://acervo.folha.com.br/fsp/2000/11/13/15/580030
Grupo 7
Notícia publicada em 05/07/2001
http://acervo.folha.com.br/fsp/2001/7/5/73/80440
Crônica publicada em 09/07/2001
http://acervo.folha.com.br/fsp/2001/7/9/293/5420965
Professor, peça aos alunos para apresentarem na frente da sala a leitura dos textos e suas conclusões sobre as questões propostas.
Deverá ficar claro para seus alunos que, apesar de ter como base um fato real, comprovado e noticiado na impressa, as crônicas são fictícias, nascidas do imaginário do autor, mas com referência ao cotidiano, por isso, o sugestivo título do livro: O imaginário cotidiano.
Por esse motivo, também o título desta aula, A realidade da ficção nas crônicas, para salientar que, apesar das referências à realidade social, o gênero crônica é fruto da ficção, da criação de "outra" realidade através do trabalho artístico do autor.
Professor, após a leitura e apresentação do estudo das crônicas de Moacyr Scliar, feito pelos alunos, proponha como atividade uma oficina de produção de crônicas.
Esta oficina terá como suporte aos alunos as características da linguagem e da estrutura do gênero, estudadas nas atividades anteriores.
Sugira aos alunos um esboço do que seria importante para a construção de uma crônica pensando nos seguintes tópicos:
- linguagem simples e dinâmica, podendo apresentar marcas da oralidade;
- narrativa curta em 3ª pessoa ou, se preferirem, em 1ª pessoa;
- espaço limitado, geralmente um ou dois locais onde ocorrem os fatos narrados;
- personagens planos, mais ou menos previsíveis e facilmente identificáveis;
- acontecimentos comuns do cotidiano.
Partindo destes conhecimentos adquiridos, os alunos buscarão os temas que servirão como mote (ponto de partida) para seus textos, manchetes ou assuntos publicados em jornais.
Peça para copiarem o título da notícia, a seção e a data em que foi publicada.
Poderão ser usados como fonte quaisquer jornais e temas diversos, podendo ser dada preferência para mídias locais, pelo fato dos acontecimentos estarem mais próximos ao cotidiano dos alunos.
Lembre-os, porém, que assim como fez Moacyr Scliar, as notícias deverão apenas servir como inspiração para a construção da ficção, ficando os escritores livres para desenvolver a imaginação.
Abaixo, links de alguns jornais de circulação nacional nos quais os alunos poderão fazer suas pesquisas:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=capa_online
Professor, abaixo estão duas crônicas produzidas em uma dessas oficinas em sala de aula, que poderão servir como exemplo para seus alunos.
Os temas foram retirados de seções de jornal que tratam de economia e assuntos policiais.
É interessante notar que na primeira a narrativa é feita em 3ª pessoa, como nas notícias, e, na outra, é feita em 1ª pessoa, como se fosse uma confissão da senhora criminosa.
Crônica produzida em oficina em sala de aula
Crônica produzida em oficina em sala de aula
Após a produção dos alunos, leia os textos e faça as sugestões necessárias para a adequação da linguagem e da sequência narrativa.
Promova entre os alunos uma troca de textos e peça para cada um ir até a frente da sala e realizar a leitura da crônica do colega.
Para terminar, promova um debate onde todos irão fazer seus comentários críticos sobre a produção dos colegas.
Bibliográficos:
SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática, 1985.
SCLIAR, Moacyr. O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2001.
Virtuais:
http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/cronica/index.html
http://www.bocc.uff.br/pag/tuzino-yolanda-uma-interseccao.pdf
http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_RossettiVargas.pdf
http://www.fag.edu.br/adverbio/v5/artigos/cronica_jornalistica.pdf
http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/17542/1/R0619-1.pdf
Sobre o autor:
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=298
Para a avaliação promova na sala uma reescrita de crônicas.
Utilize as notícias que inspiraram Moacyr Scliar a compor suas crônicas, e peça aos alunos para fazerem o mesmo, porém dando um enfoque temático diferente para seus textos.
Cinco estrelas 3 classificações
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23/05/2013
Cinco estrelasAula bem estruturada e amarrada. A perspectiva de garantir aprendizado é viável . Valeu !
16/05/2012
Cinco estrelasExcelente proposta de trabalho!! Parabéns aos autores!!
07/02/2012
Cinco estrelasMuito bem elaborada a aula, simplesmente maravilhosa! Parabéns!