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Metalinguagem poética

 

11/07/2011

Autor e Coautor(es)
wendell de freitas amaral
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Ler poemas;
  • entender a poesia como prática escrita subjetiva e plurissignificante;
  • reconhecer a arte poética como tema do poema;
  • conceituar metalinguem e imagem poética como recursos semânticos;
  • reconhecer os efeitos de sentido na construção das imagens poéticas;
  • construir imagens poéticas que tematizem o ato de criação.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos da linguagem poética.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para este estudo sobre a metalinguagem foram selecionados alguns poemas de Carlos Drummond de Andrade, poeta moderno que usou a construção metalinguística como recurso importante em sua obra.

Construção essa que permitiu aos poetas modernos distanciarem-se dos antigos poetas, pois sua escrita não se apresenta como algo imutável e sublime, mas como signo do mundo dinâmico, que mostra-se claramente como parte de um processo de análise a partir da linguagem e sobre a linguagem. 

A poética moderna é baseada na consciência e na construção, negando a simples representação e o sentimentalismo. A metalinguagem desnuda esse processo de renovação artística. 

 

METALINGUAGEM

Mãos desenhando - 1948 (Mc Escher)

http://artecomentada.blogspot.com/2011/03/mc-escher-matematica-artes.html

 

1ª ATIVIDADE

Professor, para iniciar a aula converse com seus alunos sobre a distinção entre linguagem denotativa e linguagem conotativa. É importante que relembrem essa oposição para entender melhor o efeito da metalinguagem.

Provavelmente vão saber dizer que a linguagem artística é repleta de conotações (plurissignificações) enquanto a linguagem comum, é predominantemente denotativa (tendendo à limitação significante).

A metalinguagem pode ser também denotativa, por exemplo, quando se verifica no dicionário o conceito de um dado vocábulo. É o código usado para definir o próprio código.

Vejamos algumas possíveis definições para "Poesia".

Peça a seus alunos para pesquisarem em livros e sites e conceituarem poesia. 

poesia
po.e.si.a
sf (gr poíesis+ia1) 

1 Arte de escrever em verso.

2 Conjunto das obras em verso escritas numa língua. 

3 Cada um dos gêneros poéticos. 

4 Composição poética pouco extensa; pequeno poema. 

5 Qualidades que caracterizam os bons versos. 

6 Caráter do que desperta o sentimento do belo; inspiração. 

7 Elevação nas idéias, no estilo. 

8 Atrativo, graça, encanto. P. anacreôntica: aquela em que se canta o amor e o vinho. P.-de-sete: Lit pop estrofe de sete versos heptassílabos, com o esquema rimático ABCBDDB; obra-de-sete-pés. Pl: poesias-de-seteP. do estilo: animação, colorido, riqueza, em verso ou em prosa. P. muda: a pintura.

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=poesia

 

Questione e discuta com seus alunos os conceitos de poesia indicados acima.

É metalinguagem na medida que o código linguístico é utilizado para definir o significado de uma palavra pertencente a este código. Porém:

a) É possível captar nestas definições a "poesia" existente num texto literário?

b) São essas definições a verdadeira manifestação da poesia?

c) A significação da poesia, portanto, é objetiva ou subjetiva?

d) A poesia (como linguagem) para existir necessita apenas de um conceito? O que é necessário para sua realização como linguagem? 

Professor, tais questões podem gerar intermináveis discussões, principalmente entre aqueles alunos que têm mais gosto pela literatura, é importante salientar que o objetivo é fazê-los refletir sobre os conceitos acima e o que entendem sobre poesia.

Importante frisar que não há respostas absolutas sobre a definição de poesia (como veremos adiante com o próprio Drummond). E a riqueza maior talvez esteja aí, nas reflexões e suposições variadas de seus alunos sobre o tema.

Após os comentários dos alunos, explique a eles que a metalinguagem no discurso conotativo é mais ampla, pois a partir do código o processo de definição dos signos será através das variadas possibilidades de combinação dos significados com a visualidade ou sonoridade do objeto significante.

Em suma, uma definição para metalinguagem: do grego, "metá" - além, mudança, reflexão e crítica - sobre a linguagem.

 

Indique para seus alunos a pesquisa de uma definição de poesia de Drummond: 

 

Poesia
 
Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.
 
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Nova reunião: 19 livros de poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987, p. 20).

Após a leitura, pergunte-os sobre o significado desta "poesia" à qual alude o poeta.

a) É possível explicá-la? Defini-la?

b) É possível senti-la?

c) Pergunte se há alguém entre eles que já passou por situação semelhante. Como é querer escrever e se sentir impotente perante a linguagem? 

 

2ª ATIVIDADE  

Para esta atividade indicaremos para a pesquisa mais três poemas do primeiro livro de Drummond, Alguma Poesia (1930).

Poema que aconteceu

http://www.jornaldepoesia.jor.br/drumm1.html#poemaqueaconteceu

O sobrevivente

http://blogdospoetas.com.br/poemas/o-sobrevivente/

Explicação

http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm8.html

Após a pesquisa disponha seus alunos em círculo na sala de aula e inicie um debate livre sobre os textos lidos.

Inicialmente, converse com a turma sobre a experiência da leitura dos poemas. Quais os temas, as possíveis dificuldades de interpretação, os pontos de vista sobre a poesia. 

A partir das colocações dos alunos, sobre a reflexão do poeta perante a própria poesia, vá tentando obter respostas sobre as seguintes questões:

a) No "Poema que aconteceu" o tema é aparentemente banal, num cenário estático de um domingo vazio. Mas esse vazio faz com que "aconteça" o quê? 

O poeta reflete sobre a mão, personificada, que escreve o texto, e que possivelmente seria insensível a este momento quando o mundo parece parado e vazio, e a poesia é o único acontecimento.

b) Em "O Sobrevivente" a impossibilidade de escrever poesia num momento em que o ser humano artificializou-se dependente das máquinas, tecnologias e perdeu sua capacidade de viver em sociedade. Quem é o sobrevivente, e por quê?

Ironicamente, o poeta termina o poema, consciente de que sobrevive assim como a poesia que, "desconfiando", mesmo com tamanho desencanto, conseguiu escrever a partir de uma reflexão crítica da modernidade.

c) Em "Explicação" o poeta consegue justificar o motivo de sua poesia? Como ele se vê em relação ao leitor desagradado?

Justifica sua poesia para se consolar, para se embriagar, e diz que seu verso sempre o agrada, e após fazer referências memorialistas, críticas culturais, expor contrastes de um ser indeciso entre o antigo e o novo, dirige-se aos críticos que não sabem o que é poesia.

Após as respostas dos alunos, peça para que algum voluntário esboce no quadro os pontos centrais dos poemas no que diz respeito à metalinguagem (a reflexão sobre o texto). Tais apontamentos serão feitos pelo restante da turma.

 

drummond

Drummond lendo sobre sua poesia

http://todotexto.wordpress.com/2008/07/

 

 

3ª ATIVIDADE 

Para a última atividade indicamos para a pesquisa dos alunos três poemas abaixo:

Consideração do poema - A rosa do povo, 1945.

http://amadeudeprado.wordpress.com/2010/05/23/consideracao-do-poema-%E2%80%93-carlos-drummond-de-andrade/

Procura da poesia - A rosa do povo, 1945

http://www.luso-poemas.net/modules/news03/article.php?storyid=21

O lutador - José, 1942.

http://fiorella-fiorella.blogspot.com/2007/04/o-lutadorcarlos-drummond-de-andrade.html

 

Para que seus alunos conheçam mais do poeta, indique a pesquisa do vídeo da TV Escola intitulado "No caminho de Drummond":

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1003

 

Mais sofisticados do que os poemas da atividade anterior, nos três poemas em questão além de uma análise metalinguística, na qual o assunto do poema é a própria poesia, haverá também um jogo intertextual, remetendo a outros poemas de Drummond ou de outros autores.

Divida a turma em três grupos e distribua um poema para cada grupo.

Peça para lerem e debaterem sobre o texto e depois apresentarem na frente da sala para os colegas, seguindo o seguinte esquema de perguntas:  

Consideração do poema

a) Qual a negativa feita na primeira estrofe? Que rima nasce a partir dela?

b) Como o leitor pode entender a correspondência da palavra sono com a palavra carne?

c) Como o poeta concebe a palavra e suas relações semânticas?

d) Que outros poemas e poetas são citados no texto?

e) O que "atravessa" o poema de Drummond?

f) Podemos considerar o poema engajado socialmente? Por quê?

Procura da poesia

a) Sobre o que não se deve fazer versos?

b) A busca pela poesia está entre a afirmação e a negação. Onde encontrá-la?

c) Há algum outro poema de Drummond ao qual este faz alusão?

d) Como contemplar as palavras e delas obter a poesia?

e) Explique como você interpretaria a penúltima estrofe do poema.

O lutador

a) Qual a luta vã a que se entrega o lutador?

b) Por qual motivo o poeta continua a lutar sabendo de sua impotência?

c) Qual a tensão ou conflito expresso no desenvolver do poema? O que ele revela sobre a consciência do poeta moderno?

d) Tal qual as palavras de "Procura da poesia" estas se refugiam na noite e se vão numa atmosfera de sono. Como interpretar essa imagem da fuga das palavras?

 

Professor, após a leitura e a apresentação dos alunos, procure junto com eles condensar no quadro todas as marcas da metalinguagem destes poemas, para que fique o registro de como Drummond constrói seus textos consciente de que é importante tematizar o fazer poético.

O autor debruça-se sobre a linguagem, matéria de seu ofício de poeta, e vai buscando na elaboração de seus textos as possíveis significações obtidas nas relações entre as palavras. Muitas vezes é irônico e crítico, pois sabe que uma palavra não é estática, mas infinita de significados conforme o foco dado a ela, a combinação com outras, ou o contexto em que se insere.

Drummond nos mostra, sobretudo que a significação de um vocábulo é imprevisível quando inscrito num texto, pois o significado existe não apenas na palavra, mas na capacidade de criação imagética do poeta e do leitor. 

A metalinguagem revela a "luta" do poeta com a língua, deixando à mostra toda a tensão do processo construtivo do texto. A palavra não mais estática e neutra, funciona como fonte de criação e descoberta tanto para o autor como para o leitor.

antologia

Capa do LP Antologia poética - 1978

http://www.ufmg.br/aem/Inventario_cyro/objetos.htm

Recursos Complementares
Avaliação

Para avaliação da aula, reveja com seus alunos as principais marcas da teoria do fazer poético, dos três poemas da última atividade, e peça para que tentem escrever poemas combinando as palavras, pensando na sua visualidade, sonoridade e significado, refletindo metalinguisticamente sobre sua construção. Contemplando-as e buscando nas mil faces secretas achar a chave para a poesia. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • Angela Rocha, CENM , Rio de Janeiro - disse:
    angela.salgado@hotmail.com

    21/04/2015

    Cinco estrelas

    Excelente abordagem sobre o assunto; de forma clara e participativa. Adorei a sugestão, gostaria se possível , de receber outras sugestões de aula de Literatura .


  • Adelaide Oliveira, PCRJ Secretaria Municipal de Educação , Rio de Janeiro - disse:
    itadora3@gmail.com

    04/11/2012

    Cinco estrelas

    a mesclagem escrita com a digital foi perfeita!


  • Daisa Tavares Carrijo, Colégio e Curso CAP - Nova Iguaçu , Rio de Janeiro - disse:
    daisa.tav.carrijo@gmail.com

    02/11/2012

    Cinco estrelas

    Excelente a aula sobre metalinguagem, assunto sempre abordado no ENEM. O aluno terá uma aula dinâmica, interativa, lúdica. Com certeza, vou utili- zá-la em minhas aulas. Vou levar outros poemas que tratam da metalinguagem. O importante dessa aula é que o aluno tentará escrever um poema explicando a metalinguagem. Agradece Daisa


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