11/07/2011
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Conhecimentos básicos da linguagem poética.
Professor, para este estudo sobre a metalinguagem foram selecionados alguns poemas de Carlos Drummond de Andrade, poeta moderno que usou a construção metalinguística como recurso importante em sua obra.
Construção essa que permitiu aos poetas modernos distanciarem-se dos antigos poetas, pois sua escrita não se apresenta como algo imutável e sublime, mas como signo do mundo dinâmico, que mostra-se claramente como parte de um processo de análise a partir da linguagem e sobre a linguagem.
A poética moderna é baseada na consciência e na construção, negando a simples representação e o sentimentalismo. A metalinguagem desnuda esse processo de renovação artística.
Mãos desenhando - 1948 (Mc Escher)
http://artecomentada.blogspot.com/2011/03/mc-escher-matematica-artes.html
Professor, para iniciar a aula converse com seus alunos sobre a distinção entre linguagem denotativa e linguagem conotativa. É importante que relembrem essa oposição para entender melhor o efeito da metalinguagem.
Provavelmente vão saber dizer que a linguagem artística é repleta de conotações (plurissignificações) enquanto a linguagem comum, é predominantemente denotativa (tendendo à limitação significante).
A metalinguagem pode ser também denotativa, por exemplo, quando se verifica no dicionário o conceito de um dado vocábulo. É o código usado para definir o próprio código.
Vejamos algumas possíveis definições para "Poesia".
Peça a seus alunos para pesquisarem em livros e sites e conceituarem poesia.
poesia 1 Arte de escrever em verso. 2 Conjunto das obras em verso escritas numa língua. 3 Cada um dos gêneros poéticos. 4 Composição poética pouco extensa; pequeno poema. 5 Qualidades que caracterizam os bons versos. 6 Caráter do que desperta o sentimento do belo; inspiração. 7 Elevação nas idéias, no estilo. 8 Atrativo, graça, encanto. P. anacreôntica: aquela em que se canta o amor e o vinho. P.-de-sete: Lit pop estrofe de sete versos heptassílabos, com o esquema rimático ABCBDDB; obra-de-sete-pés. Pl: poesias-de-sete. P. do estilo: animação, colorido, riqueza, em verso ou em prosa. P. muda: a pintura. http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=poesia |
Questione e discuta com seus alunos os conceitos de poesia indicados acima.
É metalinguagem na medida que o código linguístico é utilizado para definir o significado de uma palavra pertencente a este código. Porém:
a) É possível captar nestas definições a "poesia" existente num texto literário?
b) São essas definições a verdadeira manifestação da poesia?
c) A significação da poesia, portanto, é objetiva ou subjetiva?
d) A poesia (como linguagem) para existir necessita apenas de um conceito? O que é necessário para sua realização como linguagem?
Professor, tais questões podem gerar intermináveis discussões, principalmente entre aqueles alunos que têm mais gosto pela literatura, é importante salientar que o objetivo é fazê-los refletir sobre os conceitos acima e o que entendem sobre poesia.
Importante frisar que não há respostas absolutas sobre a definição de poesia (como veremos adiante com o próprio Drummond). E a riqueza maior talvez esteja aí, nas reflexões e suposições variadas de seus alunos sobre o tema.
Após os comentários dos alunos, explique a eles que a metalinguagem no discurso conotativo é mais ampla, pois a partir do código o processo de definição dos signos será através das variadas possibilidades de combinação dos significados com a visualidade ou sonoridade do objeto significante.
Em suma, uma definição para metalinguagem: do grego, "metá" - além, mudança, reflexão e crítica - sobre a linguagem.
Indique para seus alunos a pesquisa de uma definição de poesia de Drummond:
Após a leitura, pergunte-os sobre o significado desta "poesia" à qual alude o poeta.
a) É possível explicá-la? Defini-la?
b) É possível senti-la?
c) Pergunte se há alguém entre eles que já passou por situação semelhante. Como é querer escrever e se sentir impotente perante a linguagem?
Para esta atividade indicaremos para a pesquisa mais três poemas do primeiro livro de Drummond, Alguma Poesia (1930).
Poema que aconteceu
http://www.jornaldepoesia.jor.br/drumm1.html#poemaqueaconteceu
O sobrevivente
http://blogdospoetas.com.br/poemas/o-sobrevivente/
Explicação
http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm8.html
Após a pesquisa disponha seus alunos em círculo na sala de aula e inicie um debate livre sobre os textos lidos.
Inicialmente, converse com a turma sobre a experiência da leitura dos poemas. Quais os temas, as possíveis dificuldades de interpretação, os pontos de vista sobre a poesia.
A partir das colocações dos alunos, sobre a reflexão do poeta perante a própria poesia, vá tentando obter respostas sobre as seguintes questões:
a) No "Poema que aconteceu" o tema é aparentemente banal, num cenário estático de um domingo vazio. Mas esse vazio faz com que "aconteça" o quê?
O poeta reflete sobre a mão, personificada, que escreve o texto, e que possivelmente seria insensível a este momento quando o mundo parece parado e vazio, e a poesia é o único acontecimento.
b) Em "O Sobrevivente" a impossibilidade de escrever poesia num momento em que o ser humano artificializou-se dependente das máquinas, tecnologias e perdeu sua capacidade de viver em sociedade. Quem é o sobrevivente, e por quê?
Ironicamente, o poeta termina o poema, consciente de que sobrevive assim como a poesia que, "desconfiando", mesmo com tamanho desencanto, conseguiu escrever a partir de uma reflexão crítica da modernidade.
c) Em "Explicação" o poeta consegue justificar o motivo de sua poesia? Como ele se vê em relação ao leitor desagradado?
Justifica sua poesia para se consolar, para se embriagar, e diz que seu verso sempre o agrada, e após fazer referências memorialistas, críticas culturais, expor contrastes de um ser indeciso entre o antigo e o novo, dirige-se aos críticos que não sabem o que é poesia.
Após as respostas dos alunos, peça para que algum voluntário esboce no quadro os pontos centrais dos poemas no que diz respeito à metalinguagem (a reflexão sobre o texto). Tais apontamentos serão feitos pelo restante da turma.
Drummond lendo sobre sua poesia
http://todotexto.wordpress.com/2008/07/
Para a última atividade indicamos para a pesquisa dos alunos três poemas abaixo:
Consideração do poema - A rosa do povo, 1945.
Procura da poesia - A rosa do povo, 1945
http://www.luso-poemas.net/modules/news03/article.php?storyid=21
O lutador - José, 1942.
http://fiorella-fiorella.blogspot.com/2007/04/o-lutadorcarlos-drummond-de-andrade.html
Para que seus alunos conheçam mais do poeta, indique a pesquisa do vídeo da TV Escola intitulado "No caminho de Drummond":
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1003
Mais sofisticados do que os poemas da atividade anterior, nos três poemas em questão além de uma análise metalinguística, na qual o assunto do poema é a própria poesia, haverá também um jogo intertextual, remetendo a outros poemas de Drummond ou de outros autores.
Divida a turma em três grupos e distribua um poema para cada grupo.
Peça para lerem e debaterem sobre o texto e depois apresentarem na frente da sala para os colegas, seguindo o seguinte esquema de perguntas:
Consideração do poema
a) Qual a negativa feita na primeira estrofe? Que rima nasce a partir dela?
b) Como o leitor pode entender a correspondência da palavra sono com a palavra carne?
c) Como o poeta concebe a palavra e suas relações semânticas?
d) Que outros poemas e poetas são citados no texto?
e) O que "atravessa" o poema de Drummond?
f) Podemos considerar o poema engajado socialmente? Por quê?
Procura da poesia
a) Sobre o que não se deve fazer versos?
b) A busca pela poesia está entre a afirmação e a negação. Onde encontrá-la?
c) Há algum outro poema de Drummond ao qual este faz alusão?
d) Como contemplar as palavras e delas obter a poesia?
e) Explique como você interpretaria a penúltima estrofe do poema.
O lutador
a) Qual a luta vã a que se entrega o lutador?
b) Por qual motivo o poeta continua a lutar sabendo de sua impotência?
c) Qual a tensão ou conflito expresso no desenvolver do poema? O que ele revela sobre a consciência do poeta moderno?
d) Tal qual as palavras de "Procura da poesia" estas se refugiam na noite e se vão numa atmosfera de sono. Como interpretar essa imagem da fuga das palavras?
Professor, após a leitura e a apresentação dos alunos, procure junto com eles condensar no quadro todas as marcas da metalinguagem destes poemas, para que fique o registro de como Drummond constrói seus textos consciente de que é importante tematizar o fazer poético.
O autor debruça-se sobre a linguagem, matéria de seu ofício de poeta, e vai buscando na elaboração de seus textos as possíveis significações obtidas nas relações entre as palavras. Muitas vezes é irônico e crítico, pois sabe que uma palavra não é estática, mas infinita de significados conforme o foco dado a ela, a combinação com outras, ou o contexto em que se insere.
Drummond nos mostra, sobretudo que a significação de um vocábulo é imprevisível quando inscrito num texto, pois o significado existe não apenas na palavra, mas na capacidade de criação imagética do poeta e do leitor.
A metalinguagem revela a "luta" do poeta com a língua, deixando à mostra toda a tensão do processo construtivo do texto. A palavra não mais estática e neutra, funciona como fonte de criação e descoberta tanto para o autor como para o leitor.
Capa do LP Antologia poética - 1978
Bibliográficos:
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
CHALUB, Samira. A Meta-Linguagem. São Paulo: Ática, 1986.
Virtuais:
http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=1568&Itemid=2
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u1745.shtml
http://www.memoriaviva.com.br/drummond/index2.htm
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/f00004.htm
Para avaliação da aula, reveja com seus alunos as principais marcas da teoria do fazer poético, dos três poemas da última atividade, e peça para que tentem escrever poemas combinando as palavras, pensando na sua visualidade, sonoridade e significado, refletindo metalinguisticamente sobre sua construção. Contemplando-as e buscando nas mil faces secretas achar a chave para a poesia.
Cinco estrelas 3 classificações
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21/04/2015
Cinco estrelasExcelente abordagem sobre o assunto; de forma clara e participativa. Adorei a sugestão, gostaria se possível , de receber outras sugestões de aula de Literatura .
04/11/2012
Cinco estrelasa mesclagem escrita com a digital foi perfeita!
02/11/2012
Cinco estrelasExcelente a aula sobre metalinguagem, assunto sempre abordado no ENEM. O aluno terá uma aula dinâmica, interativa, lúdica. Com certeza, vou utili- zá-la em minhas aulas. Vou levar outros poemas que tratam da metalinguagem. O importante dessa aula é que o aluno tentará escrever um poema explicando a metalinguagem. Agradece Daisa