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Sol: desvendando os seus mistérios - UCA

 

25/05/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernades; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as principais características físicas e químicas do Sol

Explicar como o Sol produz luz e calor por meio de reações termonucleares

Dimensionar a importância do Sol para a manutenção da vida na Terra

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Conhecimentos básicos sobre o Sistema Solar

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

 

1º momento: Conhecendo o Sol

Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus computadores 3 vídeos sobre o Sol. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

http://www.youtube.com/watch?v=ClBUAJM-RuI&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=s3rFIjCMecI&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=LPWQtmroC0g&feature=related 

 

 Vídeo 1: A vida do Sol

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ClBUAJM-RuI&feature=related acesso feito dia 04/04/2011

 

Vídeo 2: O Sol: a estrela que damos por adquirida

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=s3rFIjCMecI&feature=related acesso feito dia 04/04/2011

 

Vídeo 3: Maior estrela conhecida

  Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=LPWQtmroC0g&feature=related acesso feito dia 04/04/2011

 

Cabe ao/a professor/a executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:

 

  1. O que é o Sol?
  2. Quando surgiu o Sol?
  3. Quais são os gases que se transformam no centro do Sol?
  4. Qual é a temperatura do Sol?
  5. O que o Sol representa para os seres humanos?
  6. Qual a importância do Sol para o planeta Terra?
  7. Qual a influência do Sol para as plantas?
  8. Qual o ponto mais interessante dos vídeos que cada o/a aluno/a destacam?

 

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

 

2º momento: Trabalhando no Laboratório de Química

 

Nesse segundo momento da aula será realizado um experimento no Laboratório de Química. Antes da realização do experimento propriamente dito, o/a professor/a deverá propor aos/as alunos/as que os/as mesmos/as assistam, ainda em sala de aula, ao vídeo disponível no site abaixo, o qual se refere justamente ao experimento em questão.

 Os/as alunos/as deverão utilizar novamente o software Mozilla Firefox para acessar o site.

Fonte: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=122#top acesso feito dia 04/04/2011

 

Cabe ao/a professor/a executar previamente o download do vídeo no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso, o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição do vídeo, o/a professor/a irá orientar os/as alunos/as para a realização do experimento. A princípio, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados, a saber:

  • 1 béquer (forma alta) de 400mL;
  • 1 proveta de 10mL;
  • 1 bastão maciço de vidro;
  • Retroprojetor;
  • Máscara de cartolina com furo no diâmetro do Béquer;
  • Solução de tiossulfato de sódio 7 g.L-1(100mL);
  • Ácido clorídrico concentrado (10mL).

 

Depois de apresentados os materiais, devem ser apresentados os procedimentos do experimento:

a) colocar 100mL da solução de tiossulfato de sódio 7 g.L-1 no béquer;

b) fixar a  máscara no retroprojetor;

c) colocar o béquer na abertura;

d) adicionar 10 mL de ácido clorídrico concentrado à solução;

e) agitar e

f) observar o béquer e a projeção.
 

Observação: Cabe ao/a professor/a realizar o experimento e aos/as alunos/as observá-lo, uma vez que o ácido clorídrico pode causar queimaduras. Seu vapor pode causar irritação dos olhos e das vias respiratórias. Deve-se, portanto, manuseá-lo em capela ou local ventilado.

Finalizado o experimento, cabe ao/a professor/a explicar aos/as alunos/as que, após algum tempo, observa-se mudanças de cor na luz projetada. Tais mudanças lembram o pôr-do-sol, até que a luz desaparece. É preciso esclarecer que isso ocorre porque a reação do tiossulfato de sódio com o ácido clorídrico forma enxofre da seguinte maneira:

 

2H+ + S2O32- → H2S2O3 → H2SO3 + S

 

O enxofre possui partículas muito pequenas. Essas partículas ficam em suspensão na solução, formando um coloide ou dispersão coloidal. A presença das partículas sólidas não permite a passagem da luz. Uma das propriedades dos colóides é o efeito Tyndall. O efeito Tyndall ocorre quando a luz, ao atravessar uma solução coloidal, sofre um “desvio”. Quanto maior a concentração de partículas na dispersão, maior o bloqueio da luz, que faz com que ela vá mudando de cor até ser totalmente bloqueada, não podendo mais ser vista.

 

OBS: O/a professor/a poderá apresentar essa explicação de modo mais simples caso os alunos tenham dificuldade para compreensão de detalhes das referidas reações.

 

Fonte: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=122   acesso feito dia 04/04/2011

 

3º momento: trabalhando em grupo

Nesse terceiro momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre o tema “energia solar”.

O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o tema.

 

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-funciona-energia-solar-481584.shtml 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-solar/ 

http://www.dforcesolar.com/pt/como-funciona-a-energia-solar/

 http://www.soletrol.com.br/educacional/comofunciona.php

 

Concluindo este terceiro momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo.

Cabe ao/a professor/a previamente acessar os sites mencionados acima, selecionar as informações necessárias para a elaboração do relatório, organizá-las em um documento do KWord, imprimir esse documento e disponibilizá-lo para que cada grupo possa trabalhar em sala de aula. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada. Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

 

Relatório (Modelo)

 

Nome da Escola:________________________________________________________

Nome dos Alunos:_______________________________________________________

_____________________________________________________________________

Série:___________Classe:_____________Data:____________

 

1-O que é energia solar?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

2 - Faça um breve histórico sobre o surgimento da energia solar.

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

3 - Como funcionam os coletores termossolares?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

4 - Qual a principal utilização da energia solar no Brasil?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

 

5 - Qual o papel da energia solar para o meio ambiente?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

 

6 – Quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar energia solar?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ 

Recursos Complementares

 

Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2006/08/24/285396254.asp  acesso feito dia 23/05/2011

Fonte: http://educaterra.terra.com.br/educacao/espaco1.htm acesso feito dia 23/05/2011

Avaliação

 A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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