25/05/2011
Cláudia Regina M.G. Fernades; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Identificar as principais características físicas e químicas do Sol
Explicar como o Sol produz luz e calor por meio de reações termonucleares
Dimensionar a importância do Sol para a manutenção da vida na Terra
Conhecimentos básicos sobre o Sistema Solar
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus computadores 3 vídeos sobre o Sol. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
http://www.youtube.com/watch?v=ClBUAJM-RuI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=s3rFIjCMecI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LPWQtmroC0g&feature=related
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ClBUAJM-RuI&feature=related acesso feito dia 04/04/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=s3rFIjCMecI&feature=related acesso feito dia 04/04/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=LPWQtmroC0g&feature=related acesso feito dia 04/04/2011
Cabe ao/a professor/a executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Nesse segundo momento da aula será realizado um experimento no Laboratório de Química. Antes da realização do experimento propriamente dito, o/a professor/a deverá propor aos/as alunos/as que os/as mesmos/as assistam, ainda em sala de aula, ao vídeo disponível no site abaixo, o qual se refere justamente ao experimento em questão.
Os/as alunos/as deverão utilizar novamente o software Mozilla Firefox para acessar o site.
Fonte: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=122#top acesso feito dia 04/04/2011
Cabe ao/a professor/a executar previamente o download do vídeo no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso, o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a exibição do vídeo, o/a professor/a irá orientar os/as alunos/as para a realização do experimento. A princípio, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados, a saber:
Depois de apresentados os materiais, devem ser apresentados os procedimentos do experimento:
a) colocar 100mL da solução de tiossulfato de sódio 7 g.L-1 no béquer;
b) fixar a máscara no retroprojetor;
c) colocar o béquer na abertura;
d) adicionar 10 mL de ácido clorídrico concentrado à solução;
e) agitar e
f) observar o béquer e a projeção.
Observação: Cabe ao/a professor/a realizar o experimento e aos/as alunos/as observá-lo, uma vez que o ácido clorídrico pode causar queimaduras. Seu vapor pode causar irritação dos olhos e das vias respiratórias. Deve-se, portanto, manuseá-lo em capela ou local ventilado.
Finalizado o experimento, cabe ao/a professor/a explicar aos/as alunos/as que, após algum tempo, observa-se mudanças de cor na luz projetada. Tais mudanças lembram o pôr-do-sol, até que a luz desaparece. É preciso esclarecer que isso ocorre porque a reação do tiossulfato de sódio com o ácido clorídrico forma enxofre da seguinte maneira:
2H+ + S2O32- → H2S2O3 → H2SO3 + S
O enxofre possui partículas muito pequenas. Essas partículas ficam em suspensão na solução, formando um coloide ou dispersão coloidal. A presença das partículas sólidas não permite a passagem da luz. Uma das propriedades dos colóides é o efeito Tyndall. O efeito Tyndall ocorre quando a luz, ao atravessar uma solução coloidal, sofre um “desvio”. Quanto maior a concentração de partículas na dispersão, maior o bloqueio da luz, que faz com que ela vá mudando de cor até ser totalmente bloqueada, não podendo mais ser vista.
OBS: O/a professor/a poderá apresentar essa explicação de modo mais simples caso os alunos tenham dificuldade para compreensão de detalhes das referidas reações.
Fonte: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=122 acesso feito dia 04/04/2011
Nesse terceiro momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre o tema “energia solar”.
O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o tema.
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-funciona-energia-solar-481584.shtml
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-solar/
http://www.dforcesolar.com/pt/como-funciona-a-energia-solar/
http://www.soletrol.com.br/educacional/comofunciona.php
Concluindo este terceiro momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo.
Cabe ao/a professor/a previamente acessar os sites mencionados acima, selecionar as informações necessárias para a elaboração do relatório, organizá-las em um documento do KWord, imprimir esse documento e disponibilizá-lo para que cada grupo possa trabalhar em sala de aula. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada. Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
Nome da Escola:________________________________________________________
Nome dos Alunos:_______________________________________________________
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Série:___________Classe:_____________Data:____________
1-O que é energia solar?
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2 - Faça um breve histórico sobre o surgimento da energia solar.
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3 - Como funcionam os coletores termossolares?
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4 - Qual a principal utilização da energia solar no Brasil?
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5 - Qual o papel da energia solar para o meio ambiente?
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6 – Quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar energia solar?
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Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2006/08/24/285396254.asp acesso feito dia 23/05/2011
Fonte: http://educaterra.terra.com.br/educacao/espaco1.htm acesso feito dia 23/05/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
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