24/05/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Identificar as principais características de diferentes tipos de aves
Conhecer comportamentos curiosos de diferentes tipos de aves
Caracterizar sons produzidos por diferentes tipos de aves
Noções básicas sobre os seres vivos.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre aves. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
http://www.youtube.com/watch?v=gRbfkuGtjL0
http://www.youtube.com/watch?v=3DeLPQQr4IE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=YlWqdvHdUrI&feature=related
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gRbfkuGtjL0 acesso feito dia 04/04/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3DeLPQQr4IE&feature=related acesso feito dia 04/04/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=YlWqdvHdUrI&feature=related acesso feito dia 04/04/2011
OBS: Cabe ao/a professor/a informar aos/as alunos/as que, na abertura do vídeo em questão, a palavra “voo” se encontra grafada com acento circunflexo, estando, portanto, incorreta de acordo com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Ocorre que a elaboração do vídeo é anterior à implementação do referido Acordo.
Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:
1 – O que as aves têm de diferente dos outros animais?
2 – Todas as aves podem voar? Por quê?
4 – Como os filhotes de aves conseguem sair do ovo?
5 – Como os filhotes de aves se alimentam?
6 – Por que as aves cuidam bem das suas penas?
7 – Por que os pássaros têm muito apetite?
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Nesse segundo momento da aula, cabe ao/a professor/a conectar seu netbook a um kit multimídia e a um data show para trabalhar com os/as alunos/as o jogo “De quem é esse som?”, o qual se encontra disponível no site abaixo. O jogo em questão apresenta os sons produzidos por diferentes tipos de aves. O/a professor/a pode dar a cada aluno/a uma chance para tentar identificar um dos sons apresentados pelo jogo. Depois disso, deve discutir com os/as alunos/as as diferenças percebidas pelos mesmos nos diferentes sons, observando como cada aluno/a expõe suas ideias.
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/jogo-som-aves.html acesso feito dia 04/04/2011
Nesse terceiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a elaborar um “baralho”, no qual as cartas serão representadas por imagens de aves. Dessa forma, o tema da aula poderá ser abordado de forma lúdica.
Vale destacar que o/a professor/a de Ciências pode entrar em contato com o/a professor/a de Artes e pedir a contribuição do/a mesmo/a no desenvolvimento dessa atividade. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento e interesse na aula de Artes.
A elaboração do “baralho”, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site Google Imagens (www.google.com.br/imghp) para a localização de imagens de aves. Uma vez acessado o site, os/as alunos/as devem digitar a palavra “aves” no campo de busca e clicar no ícone “Pesquisar imagens”. Serão localizadas, dessa forma, inúmeras imagens de diferentes tipos de aves.
Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=hp&biw=1272&bih=593&q=aves&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=g10&aql=&oq= acesso feito dia 04/04/2011
Nessa etapa da elaboração do “baralho”, os/as alunos/as irão selecionar as 10 imagens das quais mais gostaram. Cabe ao/a professor orientá-los/as então a “copiar”, “colar” e “editar” essas imagens no software Kolourpaint. O procedimento para tanto é o seguinte: posicionar o cursor do mouse sobre a imagem selecionada no site, pressionar o botão esquerdo do mouse pad para a abertura de uma janela de opções e pressionar o botão direito do mouse pad na opção “copiar”. Feito isso, já no software Kolourpaint, deve-se pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “editar” e “colar”. Após “colada”, a imagem deve ter seu tamanho editado em 10 cm de largura por 15 cm de comprimento. Basta pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “imagem” e “atributos” e inserir as referidas medidas. Deve-se esclarecer que a edição do tamanho das imagens é importante para a padronização das cartas do “baralho”. Portanto, o procedimento de “copiar”, “colar” e “editar” deverá ser aplicado a todas as 10 imagens selecionadas pelos/as alunos/as.
Depois de padronizadas, as 10 imagens selecionadas devem ser impressas em duas vias. Ainda utilizando o software Kolourpaint, os/as alunos/as devem então ser orientados/as pelo/a professor/a a pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “arquivo” e “imprimir”.
Nessa etapa de elaboração do “baralho”, as imagens impressas deverão ser recortadas pelos/as alunos/as com uma tesoura sem ponta e depois coladas em cartolinas ou papel cartão para que, já convertidas em “cartas”, fiquem mais resistentes e possam suportar maior tempo de manipulação.
Por fim, os/as alunos/as poderão usar o “baralho”, brincando de encontrar os pares de cada uma das aves cujas imagens foram selecionadas por eles/as.
Nesse quarto momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre as características básicas de 4 aves diferentes daquelas que os/as mesmos/as escolheram para construir o “baralho”.
O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre diferentes tipos de aves.
PINGUIM - Spheniscus
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/pinguim.html acesso feito dia 04/04/2011
BEIJA-FLOR - Colibri
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/beijaflor.html acesso feito dia 04/04/2011
TUCANO – Ramphastus
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/tucano.html acesso feito dia 04/04/2011
PELICANO - Pelecanus
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/pelicano.html acesso feito dia 04/04/2011
AVESTRUZ - Struthio camelus
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/avestruz.html acesso feito dia 04/04/2011
Concluindo este quarto momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo. A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada. Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
Nome da Escola:________________________________________________________
Nome dos Alunos:_______________________________________________________
_____________________________________________________________________
Série:___________Classe:_____________Data:____________
Quais aves foram pesquisadas?
1-_____________________________________________________________________ 2-_____________________________________________________________________ 3-_____________________________________________________________________ 4-_____________________________________________________________________
Do que cada uma delas se alimenta?
1-_____________________________________________________________________ 2-_____________________________________________________________________ 3-_____________________________________________________________________ 4-_____________________________________________________________________
Onde vive cada uma das aves pesquisadas?
1-_____________________________________________________________________ 2-_____________________________________________________________________ 3-_____________________________________________________________________ 4-_____________________________________________________________________
Como são as penas dessas aves?
1-_____________________________________________________________________ 2-_____________________________________________________________________ 3-_____________________________________________________________________ 4-_____________________________________________________________________
Essas aves correm risco de extinção?
1-_____________________________________________________________________ 2-_____________________________________________________________________ 3-_____________________________________________________________________ 4-_____________________________________________________________________
Quanto tempo os ovos dessas aves pesquisadas demoram para serem chocados?
1-_____________________________________________________________________ 2-_____________________________________________________________________ 3-_____________________________________________________________________ 4-_____________________________________________________________________
O que o grupo considerou mais interessante sobre cada ave?
1-_____________________________________________________________________ 2-_____________________________________________________________________ 3-_____________________________________________________________________ 4-_____________________________________________________________________
Algum/a aluno/a do grupo já viu alguma ave na natureza? Como essa ave se comportava?
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/jogos/meninos/Save-The-Birds.swf acesso feito dia 04/04/2011
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/jogos/meninos/Save-The-Birds.swf acesso feito dia 04/04/2011
Fonte: http://www.redescola.com.br/software/uaof3024/uaof3024.swf acesso feito dia 04/04/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/08/2013
Cinco estrelasAs 5 estrelas já dizem tudo!