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Tsunami: uma onda de destruição - UCA

 

24/05/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explicar como se forma um tsunami

Identificar como ocorre a movimentação de placas tectônica

Dimensionar os efeitos econômicos e sociais de um tsunami

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre Geologia.

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1º momento: O poder dos tsunamis

Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus computadores 3 vídeos sobre tsunamis. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

http://www.youtube.com/watch?v=MW0e6ciDt9g

http://www.youtube.com/watch?v=rbYSyJLW3eM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=iqhwQFaumho

2

Vídeo 1: Terremoto e tsunami na Indonésia dezembro 2004

aula 1

Fonte:    http://www.youtube.com/watch?v=MW0e6ciDt9g     acesso feito dia 06/04/2011

 

Vídeo 2: Terremoto y tsunami em Chile 2010

aula 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rbYSyJLW3eM&feature=related  acesso feito dia 06/04/2011

 

Vídeo 3: Globo News, terremoto e tsunami no Japão 11.03.2011

aula 3

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=iqhwQFaumho  acesso feito dia 06/04/2011

 

Cabe ao/a professor/a executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:

3

 

1 – O que é um tsunami?

2 – Como ocorre um tsunami?

3 - Todo terremoto pode provocar um tsunami?

4 – O que a Indonésia, o Chile e o Japão têm em comum para serem atingidos por tsunamis?

5 – Os tsunamis são fenômenos recentes?

6 – Além de destruição, o tsunami provoca outros problemas para os países atingidos?

7 – Em sua opinião, a degradação da natureza contribui para a ocorrência desses eventos?

8 – Qual dos 3 vídeos lhe chamou mais a atenção? Por quê?

 

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

 

2º momento: trabalhando o conhecimento

3

Nesse segundo momento da aula será realizado um experimento no Laboratório de Química ou no Laboratório de Biologia da escola. Antes da realização do experimento propriamente dito, o/a professor/a deverá propor aos/as alunos/as que os/as mesmos/as assistam, ainda em sala de aula a 2 vídeos disponíveis no site abaixo, os quais se referem justamente ao experimento em questão.

Vídeo 1: Placas tectônicas

aula 4

http://www.youtube.com/watch?v=Tuoi52zPhyM acesso feito dia 06/04/2011

Vídeo 2: Placas tectônicas/Tsunamis/vulcanismo/Falhas geológicas

aula 5

http://www.youtube.com/watch?v=yKiSMCyKpII acesso feito dia 06/04/2011

Cabe ao/a professor/a executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição dos vídeos, o/a professor/a irá orientar os/as alunos/as para a realização do experimento. A princípio, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados, a saber:

  • Travessas de vidro transparente
  • Gelatina de cor vermelha (diluída em pouca água)
  • Biscoitos de água e sal, alguns quebrados de forma irregular e outros mantidos inteiros

A seguir, os/as alunos/as, divididos em grupos de cinco integrantes, devem ser orientados pelo/a professor/a:

a) a despejar a gelatina, já diluída em pouca água, na travessa e

b) a distribuir aleatoriamente os biscoitos sobre a gelatina, sem, contudo, posicioná-los uns sobre os outros.

O/a professor/a deve, então, explicar aos/as alunos/as que a travessa deve ser compreendida como o sistema interno da Terra, que a gelatina representa o magma e que os biscoitos representam as placas tectônicas, as quais flutuam sobre o magma.

Feito esse esclarecimento, os/as aluno/as deverão ser orientados a mover a travessa de vidro, lentamente em um primeiro momento e mais rapidamente em um segundo momento, e a observar o que ocorre. Desse modo, os/as alunos/as poderão perceber que os biscoitos se movimentaram sobre a gelatina, sendo que:

a) alguns podem se sobrepor e

b) que alguns podem se distanciar dos outros formando vãos até que a gelatina transborda sobre os mesmos.

Todos estes fatos podem ser entendidos como representativos da movimentação das placas tectônicas, do surgimento de montanhas e do extravasamento de magma.

Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_geocienciasanalogiastect  acesso feito dia 06/04/2011

 

3º momento: trabalhando em grupo

3

Nesse terceiro momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em seis grupos, sendo que dois deles realizarão uma pesquisa sobre os recentes tsunamis da Indonésia, outros dois grupos sobre os tsunamis do Chile e, por fim, outros dois grupos sobre os tsunamis do Japão. Vale destacar que o número de grupos pode ser maior ou menor, dependendo da quantidade de alunos. Porém, o ideal é que haja ao menos três grupos. Finalizada a divisão de temas para a atividade, cabe ao/a professor/a propor aos/as alunos/as que, utilizando o software  Mozilla Firefox, acessem a internet para realizar a pesquisa.

O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o tema.

http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php acesso feito dia 06/04/2011

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tsumani/tsunami-1.php acesso feito dia 06/04/2011

http://geografiacienciadomundo.blogspot.com/2011/03/voce-sabe-por-que-aconteceu-o-tsunami.html  acesso feito dia 06/04/2011

 http://clubedecienciaslie.blogspot.com/2011/03/tsunamis.html acesso feito dia 06/04/2011

Os/as alunos/as devem ser orientados a buscar as informações necessárias para a elaboração de um relatório, conforme o modelo abaixo.

Cabe ao/a professor/a previamente acessar os sites mencionados acima, selecionar as informações necessárias para a elaboração do relatório, organizá-las em um documento do KWord, imprimir esse documento e disponibilizá-lo para que cada grupo possa trabalhar em sala de aula. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluindo esse terceiro momento da aula, o/a professor/a deve solicitar que os/as alunos/as apresentem os relatórios de seus grupos para a sala, utilizando, para tanto, um computador conectado a um data show para a visualização dos dados, das imagens e dos mapas.

Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

Relatório (Modelo)

 

Nome da Escola:________________________________________________________

Nome dos Alunos:______________________________________________________

Série:___________Classe:_____________Data:____________

 

Parte 1

Apresente as seguintes informações sobre o país atingido:

- Localização

- Capital

- Extensão territorial

- Idioma

- População total

- Oceano que banha o país

 

Parte 2

- “Copie” dos sites consultados um mapa do país e “cole” aqui.

 

- “Copie” dos sites consultados imagens do país antes dos tsunamis “cole” aqui.

 

- “Copie” dos sites consultados imagens do país depois dos tsunamis “cole” aqui.

 

Parte 3

Responda às seguintes questões:

- Como os governantes estão agindo frente aos efeitos econômicos dos tsunamis?

- Como os governantes estão agindo frente aos efeitos sociais dos tsunamis?

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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