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Mudança do estado físico da matéria por meio da Fusão - UCA

 

25/05/2011

Autor y Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a mudança do estado físico da matéria por meio da fusão;
  • Conhecer exemplos de mudanças de estado físico por meio da fusão;
  • Identificar os fatores físicos que contribuem para que ocorra a mudança do estado físico por meio da fusão.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Banner com personagens do projeto UCA

Recursos do laptop utilizados nesta aula:

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam

Marcador Introdução

Fusão é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Assim, quando um corpo no estado sólido recebe uma fonte de calor, provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina, passando para o estado líquido da matéria.

Nesta aula, iremos aprender algumas mudanças do estado físico da matéria por meio da fusão em nosso cotidiano.

 

Professor, peça aos alunos que acessem, em seu laptop, a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line: www.vivaviver.com.br/consciencia_ambiental/degelo_das_calotas_polares_outro_motivo_para_a_temperatura_subir/529/ e fazer leitura do texto: "Degelo das calotas polares – Outro motivo para a temperatura subir". Em seguida, o professor deverá propor uma discussão a respeito do assunto trabalhado no texto.

Será muito interessante se o professor convidar uma pessoa da região que possa palestrar a respeito das alterações climáticas que vêm ocorrendo no Planeta Terra. É notório quando a turma recebe visitantes para promover um debate, os alunos ficam mais propícios à discussão, contribuindo muito para reflexões posteriores. Com isso, professor, promova um debate em sala de aula. Se a escola na qual você trabalha estiver aberta para esta discussão, proponha para toda a escola, principalmente em caráter interdisciplinar.

 

 Observação:

Esta aula poderá ser trabalhada de forma interdisciplinar com diversas áreas do conhecimento: Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e História.

  • Na Geografia, o professor poderá auxiliar os alunos na compreensão da relação homem e o espaço geográfico.
  • Na Língua Portuguesa, o professor poderá trabalhar as diversas formas de linguagem (oral, escrita e visual), bem como na construção de narrativas sobre o tema proposto.
  • Já o professor de História poderá trabalhar com a historicidade do processo de industrialização que ocorreu no planeta, contribuindo para o aumento de gases poluentes que provocaram o aumento da temperatura global.
  • A Matemática poderá trabalhar com gráficos referentes ao aumento da temperatura do planeta.

Marcador atividade 1

Após a leitura e discussão do texto proposto para esta aula, o professor deverá propor aos alunos que acessem o vídeo: "Oceanos podem subir sete metros, apenas com derretimento do gelo da Groenlândia #Cop 16 " no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=_9myiQEQe1U e assistam, cada aluno em seu laptop. Logo após, com o auxílio do vídeo e do texto, os alunos deverão responder as questões que foram selecionadas para esta atividade.

a) O que tem provocado o aumento da temperatura no planeta?

b) Por que as geleiras estão derretendo cada vez mais rápido?

c) Quais são as consequências do derretimento das geleiras?

d) Como podemos chamar a mudança do estado físico da matéria, quando as geleiras derretem? Explique.

e) É possível impedir o derretimento das geleiras? Explique.

 

Professor, é interessante pedir aos alunos que utilizem o programa de processador de texto KWord do laptop para redigirem as respostas das perguntas desta atividade.

Observação: O KWord pode ser acessado através do menu: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de produtividade -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos

 

 Marcador atividade 2

 Para termos uma ideia do que está acontecendo nas geleiras da Groelândia, vamos provocar um aquecimento local em nosso laboratório de Ciências ou em qualquer outro recinto da escola, com objetivo de explicarmos melhor o aquecimento global e com isto também podermos estabelecer um paralelo com os conhecimentos sobre a mudança do estado físico da matéria de sólido para líquido, chamado de Fusão.

Materiais necessários:

  • Dois becker graduado de 400 ml;
  • Gelo para resfriamento;
  • Água natural;
  • Um termômetro a álcool que possui escala entre -10ºC e 150ºC ( este tipo de termômetro é muito utilizado em residências, para verificar a temperatura do ambiente);
  • Secador de cabelo ou outra fonte de calor. Ex. uma vela.

Procedimentos:

1ª etapa 
Coloque água natural no becker até atingir a graduação de 250ml. Utilizando o termômetro a álcool, meça a temperatura da água e mostre aos alunos. Em outro becker, coloque alguns cubos de gelos e meça a temperatura do recipiente que está com o gelo. Mostre para os alunos a medição. Logo após a medida, coloque o recipiente com gelo dentro da geladeira e depois de algum tempo (10 min) retire e meça novamente. Nesta observação, podemos perceber que o recipiente que ficou dentro da geladeira com a tempertura ideal para manter o gelo no estado sólido não sofreu modificação, porém o gelo que ficou dentro do becker com água natural começou a derreter. Comparando os dois recipientes podemos observar que a temperatura ambiente dos recipientes são diferentes. Assim podemos concluir que a temperatura é um fator condicionante para manter o estado físico da água.  


2ª etapa
Com a utilização de uma fonte de calor o professor deverá emitir ondas de calor no recipiente com água e gelo. Após alguns minutos, podemos perceber que o gelo derreteu e o nível de água no estado líquido aumentou de volume. Assim, podemos concluir que o aumento da temperatura do ambiente acelerou o processo de derretimento do gelo e com isso a água, que estava no estado sólido, passou para o estado líquido. Este processo de mudança do estado físico da matéria de sólido para líquido chama-se Fusão.

 

3ª etapa e Conclusão

Verifique o que os alunos aprenderam.

O professor deverá propor aos alunos para, em sua casa, produzirem um filme caseiro, utilizando os aplicativos do seu laptop e demonstrando, de uma forma criativa, uma simulação de mudança da matéria do estado sólido para o estado físico. Na filmagem, o aluno deverá utilizar os aplicativos de áudio e imagem do laptop.

Observação: o aluno deverá configurar o seu laptop antes de começar a gravação.

Caminhos para configuração

  • Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida. Para começar a gravar é só clicar no botão vermelho, sendo iniciada a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam.

Para finalizar, os vídeos deverão ser enviados para o endereço eletrônico do professor ou, se o mesmo preferir, gravar em um pendrive para transferir todos os vídeos para um só ambiente de apresentação, com o objetivo de serem socializados em sala de aula.

 

Para aprofundarmos melhor sobre o assunto do aquecimento global e o aumento do nível dos oceanos, acessar o seguinte endereço: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_simulacaododerretimentod

 

Marcador atividade 3

 Observe as figuras abaixo e marque com um X , no espaço abaixo , as figuras que representam a mudança do estado físico da matéria por fusão.

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Imagem 4

 

 

     

Imagem 5

Imagem 6

Imagem 7

Imagem 8

 

 

     

Referência das figuras:

imagem 1  http://downloads.open4group.com/wallpapers/gelo-derretendo-a2537.jpg

Imagem 2 http://colorirdesenhos.net/wp-content/files_flutter/1262655791chuva.gif

Imagem 3 http://criarimagem.com/admin/uploads/galeria/0211-1802.jpg

Imagem 4 http://2.bp.blogspot.com/_esD6aRur2q0/TPVT3I42DwI/AAAAAAAAhOc/aMlOX5qyR9s/s1600/manteiga%2Bmargarina%2Bderretendo.jpg

Imagem 5 http://2.bp.blogspot.com/_CaXfGtiQnJQ/TJbIzsVH_bI/AAAAAAAAH1s/ASokf_vyhW4/s1600/picole.jpg

Imagem 6 http://bemsaude.com/wp-content/uploads/2010/08/Agua-fervendo.jpg

Imagem 7 http://ga.water.usgs.gov/edu/pictures/wcpicevaporation.jpg

Imagem 8 http://2.bp.blogspot.com/_scMtmw7tcUY/TMrE6coKb_I/AAAAAAAAABA/ZcChtAVCt3Y/s1600/gelo+seco.jpg

 

Após realizar as atividades acima, o professor deverá propor aos alunos que fotografem, em diversos ambientes, exemplos de mudança de estado físico da matéria de sólido para líquido.

Observação: Os alunos deverão fotografar com o auxílio da webcam do seu laptop. Seguindo o seguinte caminho: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. O professor deverá marcar um dia para que os alunos possam mostrar as imagens fotografadas por eles com o auxílio do laptop.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão do texto, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos  na participação em todo o desenvolvimento da aula.

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