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Prevenindo contra a dengue

 

06/05/2011

Autor e Coautor(es)
Andrea da Silva Castagini
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer de que maneira a epidemia se alastra;

Identificar os focos de dengue e maneiras de combatê-los;

Conhecer os programas de prevenção desenvolvidos pelo governo.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios;

Estratégias e recursos da aula

PSIC2

 

Inicie a aula mostrando aos alunos o material desenvolvido pelo Estadão, “A dengue no Brasil”, disponível em: http://www.estadao.com.br/especiais/a-dengue-no-brasil,93307.htm (acessado dia 28/03/2011).

Discuta com os alunos em sala de aula as questões abaixo:

O que os números mostram? Os casos de dengue aumentaram ou diminuíram? O que justifica tais números?

 

problematização

 

Quais ações estão sendo desenvolvidas para a prevenção da dengue? Para responder esta pergunta, leve os alunos ao laboratório de informática e solicite a eles uma pesquisa direcionada.

 

ATIVIDADE 1

 

Os alunos poderão se reunir em grupos (de até 4 integrantes) e dividir os sítios de pesquisa entre o grupo. Nos 30 minutos, eles deverão encontrar o máximo de ações que previnam a dengue, ou seja, quais os programas e ações desenvolvidas pelos governos das diversas esferas (federal, estadual e municipal)?

Encontrando a resposta, devem anotar os sítios pesquisados (no editor de texto) e montar um texto breve. Ao finalizar o texto (com as referências) no editor de texto, devem salvar o trabalho e podem mandar para seu próprio e-mail, pois este textos será trabalhado das aulas posteriores. Caso o professor deseje também poderá solicitar que ao fim da aula os alunos mandem os textos que fizeram para seu e-mail, a fim de acompanhar a atividade desenvolvida no laboratório.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no caso, ações que previnem a dengue. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema).

Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em:http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010).

Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.

Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas.

Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas.

O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em:http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).

 

SUGESTÃO DE SÍTIOS PARA PESQUISA

 

Blog da Dengue do Portal do Professor, disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/10-2/ (acessado dia 28/03/2011).

Combate à dengue, disponível em: http://www.combateadengue.com.br/tag/dengue-no-brasil/ (acessado dia 27/03/2011).

Wikipedia, Aedes aegypti, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aedes_aegypti (acessado dia 28/03/2011).

Como tudo funciona, dengue, disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/dengue1.htm (acessado dia 28/03/2011).

Portal da Saúde, dengue, disponível em: http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22207 (acessado dia 28/03/2011).

Agência Fiocruz, dengue, disponível em: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=372&sid=12 (acessado dia 28/03/2011).

Paraty.com, a história da dengue, disponível em: http://www.paraty.com/index.php?option=com_content&task=view&id=834&Itemid=142 (acessado dia 28/03/2011).

Dengue.org.br, disponível em: http://www.dengue.org.br/ (acessado dia 05/04/2011).

Blog da Dengue do Portal do Professor, Campanhas contra a dengue, disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/campanhas/ (acessado dia 05/04/2011).

 

De posse das pesquisas, os alunos deverão montar um mapa conceitual, envolvendo o vetor da dengue, os sintomas e principalmente, as ações necessárias para prevenir esta epidemia. Quais os programas e ações desenvolvidas pelos governos (federal, estadual e municipal?)

 

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. São ferramentas de grande valia para a ordenação e a sequenciação hierarquizada de conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. O aluno tem a liberdade de escolher de que maneira o conhecimento que ele tem sobre determinado tema está estruturado. Também a partir do mapa conceitual o aluno pode ver a abrangência do conteúdo que está aprendendo e verificar dificuldades.

Os mapas em geral tem os conceitos destacados em caixas de texto. A relação entre dois conceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavra de ligação" ou "frase de ligação".

Por exemplo, os alunos poderão colocar em uma caixa de texto a palavra dengue, fazer a linha onde escreverão o verbo de ligação “é disseminada por” e em outra caixa de texto, “fêmea do mosquito Aedes aegypti”. Uma outra linha saindo desta nova caixa de texto, com o verbo “desenvolve-se” e várias caixas de texto, onde os alunos colocarão os locais que a fêmea deposita seus ovos. Saindo da caixa escrito dengue, uma linha, com o verbo “previne-se” e as caixas de texto com as ações de prevenção. A partir destas caixas, os alunos poderão colocar verbos que liguem com os programas desenvolvidos pelo governo a fim de erradicar esta epidemia.

Explique aos alunos que mapas conceituais são representações entre conceitos, ideias e atividades acerca de um tema, e que eles já começam a fazer um mapa conceitual (mental) quando comparam os diferentes tipos de transportes celulares ou quando relacionam o que está envolvido neste tema.

Depois deles esboçarem o mapa conceitual no caderno, podem se reunir em equipes de até 3 integrantes para trocarem informações. O grupo deve ir ao laboratório de informática e sistematizar o mapa conceitual no software Cmap Tools.

Assista um vídeo narrando o uso do Software Cmap Tools em http://magregina.blogspot.com/2008/05/mapas-conceituais-e-o-cmap-tools.html (acessado dia 05/04/2011)

 

instrumen

 

Ainda no laboratório de informática mostre aos alunos alguns infográficos sobre a prevenção da dengue, como o recurso a seguir, disponível em: http://emsergipe.globo.com/noticias/visualizar/151320/sergipe/Sa%C3%BAde (acessado dia 05/04/2011).

infografico sobre dengue

 

 

ATIVIDADE 2

 

Solicite aos alunos que eles desenvolvam um material gráfico próprio para conscientização da comunidade escolar quanto à dengue.

Os alunos poderão fazer esta atividade em grupo, e poderão iniciar durante a aula (previamente planejada pelo professor, onde este deverá avisar sobre os materiais a serem trazidos para a aula). Ou caso o professor deseje, poderá passar como tarefa de casa a parte de confecção dos materiais.

Algumas sugestões de materiais que os alunos poderão desenvolver são:

- Produção fotográfica dos alunos, acabando com os possíveis locais de postura de ovos do mosquito da dengue.

- Ilustração dos alunos, alertando quanto aos locais de disseminação do mosquito da dengue.

Os materiais confeccionados deverão ser agrupados pelos alunos (em sala de aula ou no laboratório de informática) e deverão construir um infográfico, colocando texto informativo curto em cada imagem, alertando as pessoas do perigo da dengue e ensinando como erradicar os locais de disseminação desta doença.

Um programa interessante para fazer a ligação das imagens em um único material é o GIMP, disponível em: http://www.gimp.org/ (acessado dia 05/04/2011).

Se necessitar instalar o programa, basta acessar a página a seguir: http://www.gimp.org/downloads/ (acessado dia 05/04/2011).

O Portal do Professor traz várias páginas com tutoriais sobre o uso deste programa, como por exemplo, o blog GIMP, disponível em: http://www.gimp.org/tutorials/ (acessado dia 05/04/2011). Veja mais tutoriais e vídeo aulas sobre GIMP nos recursos adicionais.

 

catarse

 

Para aprofundar o tema e inspirar para a terceira atividade, mostre aos alunos o vídeo “Dengue um problema de todos, parte 1”, disponível no Portal do Professor.

                              (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18375 acessado dia 05/04/2011).

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video dengue

 

Questões sobre o vídeo

O que motivou a escola em questão a tomar uma atitude contra a dengue?

O que nossa escola pode fazer em relação a este problema?

Quais as atividades desenvolvidas pela escola? Quais delas poderiam ser copiadas na nossa escola?

 

PSFC

 

ATIVIDADE 3

Junto a escola e comunidade escolar, os alunos deverão apresentar os materiais desenvolvidos na atividade 2 e sensibilizar os colegas, pais e comunidade a fazer um mutirão contra a dengue (Este trabalho poderá ser realizado em uma reunião com pais, professores e comunidade, preferencialmente em um sábado).

Os alunos deverão se apresentar oralmente, explicando o material por eles confeccionado e da importância de erradicar os focos de dengue. A missão de todos é se certificar que a escola e seu entorno (no mínimo 100 metros) estão livres de criadouros do mosquito.

Recursos Complementares

Tutoriais sobre GIMP

Comunidade sobre GIMP, disponível em: http://www.gimp.com.br/smf/index.php (acessado dia 05/04/2011).

Programas Linux, disponível em: http://programaslinux.com.br/html/modules/smartsection/item.php?itemid=235 (acessado dia 05/04/2011).

O Gimp, disponível em: http://www.ogimp.com.br/ (acessado dia 05/04/2011).

Avaliação

A avaliação poderá ser feita a partir das produções dos alunos. Sugerimos alguns critérios que o professor poderá observar em cada produção.

Mapa conceitual – quantidade de conceitos e ligações feitas, correção destas ligações e conceitos, pertinência com o assunto, profundidade da abordagem, ortografia e gramática corretas.

Infográfico – criatividade, organização, trabalho em equipe, uso de mídias diversificadas, profundidade da abordagem, pertinência com o assunto trabalhado, ortografia e gramática corretas.

Campanha na comunidade – trabalho em equipe, organização, pontualidade, oralidade, profundidade da abordagem.

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