25/04/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Lais de Castro Agranito
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Durante esta aula, os alunos terão oportunidade de compreender a complexidade da palavra amizade, percebendo a sua importância para diversos momentos da vida de um ser humano.
Esta aula tem uma proposta interdisciplinar, pois trabalha com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Ética filosófica.
Professor, na atividade de Língua Portuguesa você poderá trabalhar as diversas formas de linguagem como: oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
O conteúdo de Ética Filosófica contribui para o reconhecimento do EU e a percepção do OUTRO enquanto uma pessoa diferente de mim em seus costumes, gostos e preferências.
Enfim, existe uma série de fatos, situações, casos, materiais, histórias entre muitas outras coisas que propiciam a interdisciplinaridade em relação ao tema "amizade".
A aula está dividida em quatro momentos:
1º Momento: aproximadamente 60 min.
Compreendendo o que é amizade.
Professor, para iniciar a atividade, faça uma "tempestade de ideias" com os alunos sobre o significado do termo amizade. Para isto, questione-os sobre o que eles pensam a respeito de amizade. Solicite que definam “amizade” com uma palavra. Veja um exemplo de registro a seguir:
Lealdade parceria
amor AMIZADE diferenças
respeito alegria
Com o auxílio de um datashow, registre aquilo que as crianças falarem. Caso não seja possível este equipamento, faça o registro na lousa, para sistematizar a atividade, pois o registro de atividades significativas é um importante recurso para o aluno rever suas hipóteses relativas a escrita das palavras.
Na sequência, utilizando os laptops, peça aos alunos para acessarem o sítio abaixo para assistirem ao vídeo. A história é de Maurício de Souza, ela trata da amizade entre os personagens Cascão e Cebolinha.
Confira a história completa em: http://www.youtube.com/watch?v=Cv3qnZ1lK1A&feature=related
2º Momento: aproximadamente 60 min.
Produzindo texto.
-Professor, após a exibição do vídeo, promova um debate com os alunos sobre a importância de saber reconhecer e lidar com as diferenças de gostos e preferências entre nós e nossos amigos.
-Peça para eles construírem um texto com o tema “amizade”. Resgate a atividade “tempestade ideias” para subsidiar a produção textual, mas ele deve ser baseado na história apresentada no sítio visitado e deve retratar a importância de ter amigos e a necessidade de compreender suas especificidades e diferenças.
-Utilize o editor de textos do laptop para a construção do texto. O aluno deverá utilizar o seguinte procedimento: [Metasys> aplicativos> acessórios> novos aplicativos> processador de textos (kword)].
Caso o aluno ainda não escreva de forma autônoma, deixe-o escrever de acordo com as hipóteses que ele tem. Posteriormente faça a reescrita com ele para que ele possa confrontar a sua escrita com a escrita convencional.
3º Momento: aproximadamente 60 min.
Amizade é música para os ouvidos.
Professor, para enriquecer o debate e ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o tema, leia para eles o que Aristóteles fala sobre “amizade”. Conte-lhes que ele foi um grande filósofo que nasceu em Estagira, Macedônia, em 384 a.C e viveu a maior parte de sua vida na Grécia Antiga como discípulo de Platão e que apesar de ter vivido há tantos anos atrás suas ideias ainda estão atuais:
Aristóteles.
Imagem 1 - fonte:palavradofingidor.blogspot.com/2010_08_01_arc...
"A amizade não é apenas necessária, mas também nobre, pois louvamos os homens que amam os seus amigos e considera-se que uma das coisas mais nobres é ter muitos amigos. Ademais pensamos que a bondade e a amizade encontram-se na mesma pessoa". (Aristóteles)
Imagem 2 - fonte: http://www.minirecados.com/amizade/
Segundo o filósofo Aristóteles, a amizade é uma virtude extremamente necessária à vida. Mesmo que possuamos diversos bens, riqueza, saúde, poder, ainda assim, não será suficiente para nossa realização plena, pois nos falta à essencial e indispensável amizade.
Ainda em Aristóteles, a amizade apresenta funções diferenciadas de acordo com a faixa etária do indivíduo. Para os mais velhos serve de amparo para as suas necessidades e para os jovens ela ajuda a evitar os erros.
Vamos para a prática:
Imagem 3 - fonte: http://www.supergama.com.br/computador.html
Professor, organize seus alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Solicite que o “ajudante do dia” utilize o laptop para registrar com fotos e/ou vídeos a participação dos colegas no debate. Estas fotos e/ou vídeos serão resgatadas posteriormente para a socialização do trabalho.
Depois, reflita com eles sobre a importância da amizade também na fase infantil, enquanto constituição de laços afetivos.
Professor, após a reflexão sugerimos a seguinte atividade: criação de uma paródia em grupo com o tema amizade. Para comporem a paródia, os alunos podem se inspirar nas duas músicas oferecidas nos sítios: “Canção da América”, Milton Nascimento e “Canção da Amizade”, Amigos, para isso, solicite que utilizem os laptops.
Peça que abram os sítios a seguir e acompanhem as músicas com o tema amizade:
http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/27700/Milton Nascimento.
http://www.youtube.com/watch?v=zcLt3X6Pmio Interpretada por Leonardo, Chitãozinho e Chororó e Zezé di Camargo e Luciano.
Utilizando o laptop, o grupo digitará a letra da paródia (no desktop - processador de textos) e em seguida gravarão com suas próprias vozes a composição deles. Para isso, deverão adotar o seguinte procedimento: metasys> aplicativos> multimídia> editor de áudio.
Observação: o momento da gravação da música/paródia deve ser registrado com fotos e/ou vídeos.
4º Momento: aproximadamente 60 min.
Construção de um álbum de fotos.
Imagem 4 - fonte: www.wiki2buy.com.br/wiki/Álbum_/_Porta_Retrato
Imagem 5 - fonte: educacaoribclaro.blogspot.com
Para concluir, os alunos criarão um álbum virtual de fotos e vídeos da aula e disponibilizarão em um blog criado pelo grupo (sugestão de sitio para criação de blog no item Recursos Complementares).
Imagem 6 - fonte: http://1.bp.blogspot.com/_1ib2G-Qe7L0/TK-0WEJ_rdI/AAAAAAAAAFw/d9OuyT04W_E/s1600/amizade1.jpg
Sugestões de sítios sobre amizade:
O conceito de amizade em Aristóteles: http://www.consciencia.org/o-conceito-de-amizade-em-aristoteles
Textos sobre amizade: http://www.sotextos.com/textos_amizade.htm
Sugestões de sítios para criação de blog:
Crie seu blog gratuitamente em: http://www.criarumblog.com/pt/criar-seu-blog/
Crie seu blog gratuitamente em: http://comunidades.net/
Sugestão de sítio de desenho animado sobre amizade:
http://www.youtube.com/watch?v=UFVW7DeI22A
Saiba mais sobre Aristóteles nos sítios:
Vida e obra: http://www.suapesquisa.com/aristoteles/
A avaliação será processual e pautada nas 4 atividades propostas durante as aulas:
-O texto sobre a amizade, no qual deveriam retratar a importância de se ter amigos e a necessidade de compreender suas especificidades e diferenças;
-A análise das paródias e análise dos álbuns através da visita no blog criado pelos alunos.
Professor, registre os avanços e as dificuldades que os alunos encontraram ao logo do trabalho e se necessário retome o que você considerar que não foi compreendido por eles.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!