06/05/2011
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico Florestal |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Meio Ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Identificar a taxonomia geral do grupo do mosquito transmissor da dengue.
Conhecer a diversidade de insetos que transmitem doenças aos seres humanos.
Identificar as características distintivas do gênero Aedes e da espécie Aedes aegypti, causador da dengue.
Não é necessário conhecimentos prévios.
Investigação de um mistério (fictício ou não)
O professor poderá iniciar a aula contando uma história:
Os alunos do contra turno de aulas encontram um mosquito nas dependências da escola e querem saber... será que é um mosquito da dengue?
fonte: http://celvfnovaitarana.blogspot.com/2010/09/todos-contra-dengue-2010.html (acessado dia 07/04/2011).
Leve aos alunos uma imagem do mosquito da dengue, que mostre as características distintivas dele. Agora mostre outras imagens de mosquitos do mesmo gênero. Um sítio que agrega várias imagens de insetos do gênero Aedes, está disponível a seguir: http://www.google.com.br/search?q=Aedes&hl=pt-BR&sa=G&prmd=ivnsu&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ei=geadTZKwD8Tj0gGYyezABA&ved=0CEkQsAQ&biw=1280&bih=643 (acessado dia 07/04/2011).
Analise o nome científico do mosquito da dengue, Aedes aegypti, qual o significado deste nome? Qual nome se refere à espécie causadora de dengue? E o outro nome, se refere ao quê?
A partir dos questionamentos acima, solicite aos alunos que eles desenvolvam individualmente um mapa conceitual no caderno.
Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. São ferramentas de grande valia para a ordenação e a sequenciação hierarquizada de conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. O aluno tem a liberdade de escolher de que maneira o conhecimento que ele tem sobre determinado tema está estruturado. Também a partir do mapa conceitual o aluno pode ver a abrangência do conteúdo que está aprendendo e verificar dificuldades.
Os mapas em geral tem os conceitos destacados em caixas de texto. A relação entre dois conceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavra de ligação" ou "frase de ligação".
fonte: http://proavirtualg50.pbworks.com/w/page/22009170/Segunda-Vers%C3%A3o-do-Mapa (acessado dia 07/04/2011).
Por exemplo, os alunos poderão colocar em uma caixa de texto a palavra DOENÇAS TRANSMITIDAS POR INSETOS, fazer a linha onde escreverão o verbo de ligação “é disseminada por insetos das famílias” e em outra caixa de texto, o nome das famílias e gêneros de insetos transmissores de doenças. Uma outra linha saindo desta nova caixa de texto, com o verbo “desenvolve-se” e várias caixas de texto, onde os alunos colocarão os locais que a fêmea deposita seus ovos. Saindo da caixa escrito mosquito da dengue, uma linha, com o verbo “nome científico” e as caixas de texto com o nome Aedes aegypti. A partir destas caixas, os alunos poderão colocar verbos e caixas de texto com as características diferenciais dos mosquitos transmissores de doenças.
Explique aos alunos que mapas conceituais são representações entre conceitos, ideias e atividades acerca de um tema, e que eles já começam a fazer um mapa conceitual (mental) quando comparam os diferentes tipos de transportes celulares ou quando relacionam o que está envolvido neste tema.
Depois deles esboçarem o mapa conceitual no caderno, podem se reunir em equipes de até 3 integrantes para trocarem informações. O grupo deve ir ao laboratório de informática e sistematizar o mapa conceitual no software Cmap Tools.
Assista um vídeo narrando o uso do Software Cmap Tools em http://magregina.blogspot.com/2008/05/mapas-conceituais-e-o-cmap-tools.html (acessado dia 05/04/2011)
Pesquisa direcionada
Leve os alunos ao laboratório de informática para que pesquisem sobre o mosquito da dengue e quais foram os passos necessários para se chegar aos resultados até agora obtidos.
Os alunos poderão se reunir em grupos e dividir as questões dentro do grupo. Nos 30 minutos, eles deverão encontrar as respostas, anotar os sítios pesquisados (no editor de texto) e montar um texto breve. Ao finalizar o texto (com as referências) no editor de texto, devem salvar o trabalho e podem mandar para seu próprio e-mail, pois este textos será trabalhado das aulas posteriores. Caso o professor deseje também poderá solicitar que ao fim da aula os alunos mandem os textos que fizeram para seu e-mail, a fim de acompanhar a atividade desenvolvida no laboratório.
Delimite o tempo máximo de pesquisa (por exemplo, 30 minutos). Determine o número mínimo de sítios que devem ser visitados pelos alunos.
Como fazer uma boa pesquisa:
Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no caso, a dengue. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema).
Perguntas para orientar a pesquisa:
Qual o nome científico do mosquito da dengue?
Qual o significado deste nome?
Que outros mosquitos são vetores de doenças para os seres humanos? A que gêneros eles pertencem?
Qual o ciclo de vida do mosquito da dengue? Por que ocorre a transmissão da dengue pelo mosquito?
Qual o causador da dengue?
Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em:http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010).
Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.
Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.
Documentação e crítica bibliográficas.
Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).
Realização da pesquisa.
Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.
Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.
Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em:http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).
Após a pesquisa, retome o mapa conceitual inicial feito pelos alunos e solicite que eles desenvolvam um pouco mais este trabalho.
SUGESTÃO DE SÍTIOS PARA PESQUISA
Blog da Dengue do Portal do Professor, disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/10-2/ (acessado dia 28/03/2011).
Combate à dengue, disponível em: http://www.combateadengue.com.br/tag/dengue-no-brasil/ (acessado dia 27/03/2011).
Wikipedia, Aedes aegypti, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aedes_aegypti (acessado dia 28/03/2011).
Como tudo funciona, dengue, disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/dengue1.htm (acessado dia 28/03/2011).
Portal da Saúde, dengue, disponível em: http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22207 (acessado dia 28/03/2011).
Agência Fiocruz, dengue, disponível em: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=372&sid=12 (acessado dia 28/03/2011).
Paraty.com, a história da dengue, disponível em: http://www.paraty.com/index.php?option=com_content&task=view&id=834&Itemid=142 (acessado dia 28/03/2011).
Espaço Ciência Viva, disponível em: http://www.cienciaviva.org.br/arquivo/cdebate/intro.html (acessado dia 07/04/2011).
Acesse os recursos sugeridos abaixo:
(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17666 acessado dia 07/04/2011).
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(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16136 acessado dia 07/04/2011).
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Agora, disponha os alunos em equipes de até 5 integrantes e solicite que eles realizem a coleta para o insetário da escola. Eles deverão usar das características distintivas já aprendidas nas aulas anteriores e buscar entre 5 a 10 espécimes de insetos por aluno, priorizando a diversidade da coleta. Solicite que além de coletar o espécime, os alunos devem fotografar (com câmera digital própria, ou câmera do celular) e também anotar o local em que o encontrou, condições climáticas e época do ano (ou data da coleta). Esses dados deverão ser registrados em um relatório a ser entregue juntamente com a coleta de insetos. As fotografias dos insetos coletados serão importantes para as próximas atividades.
Dicas para coleta de insetos, disponível em: http://profmarciopedrosaalves.blogspot.com/2009/09/6-serie-dicas-sobre-colecao-de-insetos.html (acessado dia 07/04/2011).
UFMT, Coleta de insetos, disponível em: http://www.ufmt.br/famev/ento/montagem.htm (acessado dia 07/04/2011).
Solicite aos alunos que analisem as características diferenciais do grupo Insecta, a partir de comparação de infográfico disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/multimeios/arquivos/File/ilustracoes/infograficos/aracnideo_insetos.pdf (acessado dia 06/04/2011).
Agora os alunos deverão fazer seu próprio material de divulgação, mas neste infográfico deverão mostrar os insetos transmissores de doenças aos seres humanos, características diferenciais de cada inseto, nome científico e formas de disseminação e prevenção de cada doença. Caso o professor ache interessante peça que eles coloquem também informações dos sintomas das doenças que estes insetos transmitem. Escolha 3 insetos para cada infográfico. Determine um período de uma aula de 50 minutos para a elaboração deste material. Poderá ser feito em sala de aula, sendo necessário aviso prévio aos alunos para trazer material como tesoura, cola, imagens impressas dos insetos, canetas coloridas, etc... Ou professor poderá usar do laboratório de informática, usando programas de edição de imagem para juntas as imagens pesquisadas pelos alunos (ou fotografadas pelos mesmos) e os textos do infográfico. Os alunos deverão salvar este material em formato digital e se possível imprimir também. O material impresso deverá ser afixado do lado de fora da sala de aula.
Além deste material, solicite que os alunos retomem uma última vez o mapa conceitual iniciado na atividade 1 e o complementem. Este trabalho poderá ser analisado pelo professor como forma de avaliação.
O professor poderá montar junto com os alunos uma mostra fotográfica a ser mostrada para a escola inteira.
Para a produção de mostra fotográfica (pesquisada e produzida pelos alunos), o professor poderá aproveitar as imagens feitas e pesquisadas pelos alunos, nas atividades anteriores. Entretanto, é interessante que padronizem o tamanho e qualidade das imagens, e para isto, utilizar de software de edição de imagens, como o GIMP (software livre) e o Photoshop (software proprietário). Além das imagens padronizadas, os alunos deverão colocar junto de cada imagem informações sobre nome científico, local que vive, possíveis doenças que transmitem e curiosidades. A mostra tem por objetivo mostrar a diversidade dos insetos locais, tendo lugar especial na exposição, o mosquito da dengue, evidenciando suas características diagnósticas, sintomas da doença, locais de disseminação dos ovos e medidas para evitar a doença.
O professor poderá convidar a comunidade escolar para apreciar o trabalho dos alunos e assim disseminar conhecimento e conscientizar quanto à necessidade de combate à dengue.
Um programa interessante para edição de imagens é o GIMP, disponível em: http://www.gimp.org/ (acessado dia 05/04/2011).
Se necessitar instalar o programa, basta acessar a página a seguir: http://www.gimp.org/downloads/ (acessado dia 05/04/2011).
O Portal do Professor traz várias páginas com tutoriais sobre o uso deste programa, como por exemplo, o blog GIMP, disponível em: http://www.gimp.org/tutorials/ (acessado dia 05/04/2011).
A avaliação poderá ser feita a partir das produções dos alunos. Sugerimos alguns critérios que o professor poderá observar em cada produção.
Mapa conceitual – quantidade de conceitos e ligações feitas, correção destas ligações e conceitos, pertinência com o assunto, profundidade da abordagem, ortografia e gramática corretas.
Infográfico – criatividade, organização, trabalho em equipe, uso de mídias diversificadas, profundidade da abordagem, pertinência com o assunto trabalhado, ortografia e gramática corretas.
Coleta e montagem de insetário - pontualidade, organização, coleta correta, se colocou todas as informações solicitadas.
Mostra fotográfica - qualidade das imagens, diversidade das imagens, correção das informações coletadas, profundidade das informações pesquisadas, organização e pontualidade.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/05/2011
Quatro estrelasÉ um plano bem elaborado, requer um planejamento firme.
25/05/2011
Cinco estrelasGostei muito de suas sugestões de aula!