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Conhecendo a Constituição Brasileira-UCA

 

08/06/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apreenderá que a prática da justiça, em qualquer sociedade, só pode ser aplicada mediante a construção de um conjunto de leis.

 

  • Além disso, o aluno poderá com essa aula:

 

  • Conhecer o texto  da Constituição Brasileira por meio do site do governo federal e a história da sua criação.
  • Compreender a importância do conteúdo de suas páginas para os cidadãos brasileiros.
  • Conhecer alguns artigos da Constituição Brasileira, particularmente, o que trata dos direitos humanos.
  • Pesquisar na comunidade escolar: O que é constituição?  Para que serve?
  • Construir uma reportagem coletiva sobre o tema dessa aula.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas do conceito de justiça.
  • Noções básicas do conceito de sociedade e democracia.
Estratégias e recursos da aula

Para o desenvolvimento das atividades dessa aula é necessário que os alunos e o (a) professor (a) utilizem como principal recurso didático pedagógico os laptops UCA, conectados a internet.

Aula 1:

Conhecendo a Constituição Brasileira

  • Inicie a aula com a problematização do tema, fazendo a pergunta: O que é justiça? Em seguida, promova um diálogo objetivando pensar num conceito coletivo de justiça a partir das idéias sugeridas pelos alunos. O professor pode, juntamente com os alunos, registrar suas falas (no laptop UCA), produzindo um texto coletivo e compartilhá-lo com os alunos via e-mail. Em seguida, conduza os alunos a pensarem em como é possível fazer com que aquilo que é justo seja praticado pelo povo? A partir dessa pergunta, o professor apresenta a eles a constituição, mostrando que ela é um conjunto de leis (direitos e deveres). É  por meio dela, que se é possível construir uma sociedade justa para todos.

 

  •  Num segundo momento, peça para os alunos acessarem a página abaixo, do site leãozinho, do governo federal, no item biblioteca, para que eles possam conhecer a Constituição Brasileira.(a linguagem dos textos desse site é adequada ao público do ensino fundamental inicial)

http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br/biblioteca/Estudantes/default.htm(acesso em 15 de abril de 2011)

  • Oriente os alunos a explorarem as informações contidas no site, a observarem o conteúdo dos artigos da constituição (direitos humanos). Eles podem também pesquisar os artigos que  julgarem interessantes. Peça para os alunos salvarem em pen drive as informações encontradas.

 

  • De posse das informações obtidas com a pesquisa, o professor pode expor aos alunos, de forma lúdica e numa linguagem adequada ao seu público alvo, o conceito de Constituição, a história da sua criação, sua finalidade,  dentre outras informações que julgar pertinente. Para fundamentar esse momento da aula e para colher as informações necessárias para transmitir aos seus alunos, o professor  pode acessar a página: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/constituicao.htm(acesso em 15 de abril de 2011), fazer uma leitura prévia, antes da aula, e no momento da aula, de forma resumida, transmitir oralmente as informações pesquisadas. Ele pode ainda criar pequenos tópicos sobre o assunto e enviar para o e-mail dos alunos.

 

 

 

Foto da Constituição

(Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/constituicao.htm, acesso em 15 abril de 2011.)

  • Peça aos alunos como "tarefa de casa” para pesquisarem na internet, com seus laptops e com o auxilio dos pais, como são criadas leis que compõem a constituição. Para isso, envie para o e-mail dos alunos os passos a serem seguidos, conforme descritos abaixo:
  1. Com o auxilio do laptop acesse sites de pesquisa, como Google (www.google.com.br, acesso em 15 de abril de 2011) e Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal,  acesso em 15 de abril de 2011), digite: “leis” e “constituição”.
  2. Em seguida com o auxílio dos pais ou responsáveis, leia o texto que melhor responde a sua pesquisa.
  3. Por fim, registrar as informações mais importantes, salvar em pen drive e levar para a próxima aula.

 

Aula 2

 

Consultando a comunidade escolar

 

  • Solicite aos alunos que abram em seus laptops o pen drive em que está registrada sua pesquisa (tarefa de casa sugerida na última aula).  Nessa pesquisa, estará registrado como são criadas as leis. Peça para os alunos lerem a conclusão que fizeram dessa pesquisa, pois esse será o ponto de partida para o próximo momento da aula.
  • Em seguida, comece um diálogo coletivo direcionando os alunos para pensarem na importância de elegermos bem nossos representantes do legislativo, de sermos bons cidadãos, de acompanharmos seus projetos, pois são eles que fazem as nossas leis. Incentive os alunos a levarem esse diálogo para a família. Para enriquecer esse momento, acesse, juntamente com os alunos, novamente o site “leãozinho” na página: http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br/eleicoes/default.htm, (acesso em 15 de abril de 2011) em que consta todas essas informações numa linguagem lúdica e acessível a esse público alvo.
  • Inicie um diálogo sobre a cidadania, sobre a importância de se conhecer seus direitos e seus deveres, para isso, peça para os alunos acessarem o vídeo "O mundo mágico da cidadania", disponível em: http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br/cineteatro/filmes/mundo_magico/default.htm (acesso em 15 de abril de 2011). Peça para os alunos identificarem no filme os diálogos que mostram o que é cidadania e qual o papel do cidadão. Depois, dialogue com os alunos sobre vídeo.

 

(Disponível em:http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br/cineteatro/filmes/mundo_magico/default.htm, acesso em 15 de abril de 2011)

 

Aula 3

 

Atividade:

(Disponível em: http://www.stellamaris.g12.br/contentId/58821, acesso em 15 de Abril de 2011)

  • Informe aos alunos que serão “repórteres por um dia”. Peça para eles elaborem perguntas para a comunidade escolar (técnicos, colegas, professores, direção e outros) sobre o tema dessa aula, como por exemplo: se eles conhecem nossa constituição, seus direitos e seus deveres como cidadãos brasileiros? Se elegem de forma consciente seus representantes? Se acompanham os projetos daqueles que elegeram? Outras perguntas poderão ser feitas.  As perguntas podem ser feitas durante a aula, para isso, o professor precisa conduzir os alunos para outros  ambientes da escola. As entrevistas podem ser feitas em duplas ou em grupos, e deverão ser filmadas e gravadas com o auxilio de seus laptops UCA. Para isso, diga aos alunos para acessarem na área de trabalho o ícone câmera, clicarem no ícone, que abrirá a tela principal do WxCam, clique no botão vermelho e a gravação será iniciada. Oriente para que salvem os vídeos com as entrevistas no pen drive, para não sobrecarregar a memória do laptop.

 

Aula 4

 

  • Inicie a aula criando um espaço para os alunos apresentarem à turma as entrevistas que fizeram. Para tanto, utilize os laptops UCA, o que pode ser feito de duas formas, primeiro os alunos podem enviar os vídeos via e-mail para os colegas (direcione esse momento para que cada aluno informe seu e-mail) e no momento da apresentação os alunos acessam, ou o professor pode conectar o laptop, a cada apresentação, no data show e projetar a imagem.
  • É importante, em cada apresentação, abrir espaços para que eles possam conversar acerca dos vídeos apresentados.

 

Aula 5

 

O que há de comum entre justiça, constituição e cidadania?

 

  • Inicie a aula relembrando juntamente com os alunos todas as atividades desenvolvidas sobre esse tema anteriormente, como: o que é uma constituição? Como são formadas as leis que compõe a constituição? O que é cidadania? O que as pessoas entendem sobre esse tema (aqui, basta relembrar as respostas dadas pelos entrevistados na aula)? Enfim, aquilo que a turma refletiu coletivamente sobre o que é justiça (na Aula 1). Promova um diálogo sobre todos os pontos descritos acima.

 

  • Num segundo momento, o professor pode fazer aos alunos a pergunta  que é título dessa última aula: o que há de comum entre justiça, constituição e cidadania? Deixe os alunos responderem de forma espontânea e registre suas falas. Em seguida, conduza-os a pensarem na seguinte conclusão: sem o estabelecimento de leis, não é possível vivermos em sociedade, pois cada pessoa faria aquilo que desejasse. O que poderia levar um cidadão a prejudicar o outro em muitos momentos, algo injusto. Por isso, para que a sociedade seja justa é preciso possuir uma constituição.

      

  • Após essa reflexão, tente, com a ajuda dos alunos, estabelecer uma relação entre as respostas iniciais que  os alunos deram para a pergunta título e a fala do professor, para assim construírem um conceito coletivo de justiça.

 

  • Finalize pedindo aos alunos para criarem um folder que aborde a ligação entre os termos: Justiça, Constituição e Cidadania. Para produzir o folder, peça para acessarem o Menu Metasys, aplicativos, aplicações gráficas, ferramentas de pintura, kolourpaint. O folder pode ser enviado via e-mail para os colegas da turma, para eles darem contribuições, pode também ser divulgado no site da escola, ou em blogs da rede UCA (Sugestão de blog para a divulgação: http://www.pilotosdoprojetouca.blogspot.com/, acesso em 15 de abril de 2011).
Recursos Complementares

Sugestão de sites de pesquisa:

O site leãozinho (http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br/) é muito rico em temas relacionados à legislação, tributos, cidadania, dentre outros temas ligados à proposta dessa aula. São textos, jogos interativos, vídeos, que o professor pode utilizar no desenvolvimento dessa proposta, além daqueles sugeridos.

Avaliação
  • O professor pode adotar como estratégia de avaliação para essa aula, a livre observação do envolvimento dos alunos nas atividades propostas, como a entrevista, as pesquisas, o respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões e produção dos colegas (vídeo e folder). Avaliar também se os alunos foram capazes de compreender a importância da Constituição Brasileira e construir um conceito coletivo sobre justiça.
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