24/05/2011
Cláudia Regina. M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Identificar os componentes do cérebro
Explicar as diferenças entre as funções dos hemisférios cerebrais direito e esquerdo
Explicar como o funcionamento do cérebro sofre alterações ao longo da vida
Conhecimentos básicos sobre o corpo humano.
Cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre o cérebro humano. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=0OpLBFiThu4&playnext=1&list=PLE82F456007BC5931 acesso feito dia 11/04/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=abmTg0sePio&playnext=1&list=PLE82F456007BC5931 acesso feito dia 11/04/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=i9Bn3JLvA8c&playnext=1&list=PLE82F456007BC5931 acesso feito dia 11/04/2011
Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:
1 – O que mais chamou a sua atenção nos vídeos que você assistiu?
2 – De que forma as informações obtidas pelos órgãos dos sentidos são levadas ao cérebro? E de que forma os comandos do cérebro são levados aos órgãos dos sentidos?
3 – Qual parte do cérebro processa os pensamentos? Como isso ocorre?
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Nesse segundo momento da aula, cabe o/a professor/a dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre o cérebro humano.
O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o assunto.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-nervoso/cerebro.php acesso feito dia 11/04/2011
Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/cerebro.htm acesso feito dia 11/04/2011
Fonte: http://www.webciencia.com/11_04cerebro.htm acesso feito dia 11/04/2011
Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/cienciasnaturais/ciencias_trab/doencassistnervoso.htm acesso feito dia 11/04/2011
Concluindo esse segundo momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo. A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada.
Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
Nome da Escola:________________________________________________________
Nome dos Alunos:_______________________________________________________
_____________________________________________________________________
Série:___________Classe:_____________Data:____________
1 - Quais são os componentes do cérebro humano?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
2 – Quais são as funções dos hemisférios cerebrais direito e esquerdo? Explique.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
3 – Cite 3 doenças que afetam o sistema nervoso e explique cada uma delas.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Nesse terceiro momento da aula, o/a professor/a deverá solicitar que os alunos identifiquem as 10 partes do cérebro humano destacadas na figura. O desenho deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software Kword, o nome de cada uma das partes do cérebro.
Nesse quarto momento da aula, cabe ao/a professor/a propor aos alunos a realização de dois “testes”, os quais podem avaliar a capacidade de concentração, observação e agilidade dos/as mesmos/as. Os testes deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail. A proposta para esse quarto momento da aula é realizar uma atividade lúdica para mostrar como o funcionamento do cérebro humano é fascinante.
1º TESTE
Aqui vai um pequeno exercício de cálculo. Esse exercício deve ser feito mentalmente (e rapidamente), sem utilizar calculadora, papel ou caneta!
Seja honesto... Faça os cálculos mentalmente
Você tem 1000, acrescenta mais 40.
Acrescenta mais 1000.
Acrescenta mais 30
e novamente 1000.
Acrescenta 20.
Acrescenta 1000 e ainda 10.
Qual é o total?
Resposta
O resultado é 5000, certo?
Na verdade, a resposta certa é 4100.
Se não acreditar, verifique com a calculadora. O que acontece é que a sequência decimal confunde o nosso cérebro, que salta naturalmente para a mais alta decimal (centenas em vez de dezenas).
2º TESTE
Conte quantas letras “F” tem no texto abaixo.
FINISHED FILES ARE THE RE - SULT OF YEARS OF SCIENTIF - IC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS
Resposta
São 3 “F”? Talvez 4?
Errado, são 6.
Leia mais uma vez!
O que induz ao erro nesse teste é que o cérebro não consegue processar a palavra “OF”.
Interessante, não?
http://forum.jogos.uol.com.br/o-cerebro-humano-esta-ficando-cada-vez-menor-fu_t_609806 acesso feito dia 11/04/2011
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rebro_humano acesso feito dia 11/04/2011
http://www.youtube.com/watch?v=OXIv-EEToGY acesso feito dia 11/04/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!