Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cérebro: a máquina humana - UCA

 

24/05/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina. M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os componentes do cérebro

Explicar as diferenças entre as funções dos hemisférios cerebrais direito e esquerdo

Explicar como o funcionamento do cérebro sofre alterações ao longo da vida

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre o corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

Cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1º momento: aprendendo sobre o nosso cérebro

UCA 3

Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre o cérebro humano. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1: O corpo humano - 09 - Sistema nervoso - Parte 1

cerebro 3

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=0OpLBFiThu4&playnext=1&list=PLE82F456007BC5931 acesso feito dia 11/04/2011

Vídeo 2:O corpo humano - 09 - Sistema nervoso - Parte 2

cerebro 5

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=abmTg0sePio&playnext=1&list=PLE82F456007BC5931 acesso feito dia 11/04/2011

Vídeo 3: O corpo humano - 09 - Sistema nervoso - Parte 3

cerebro 4

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=i9Bn3JLvA8c&playnext=1&list=PLE82F456007BC5931 acesso feito dia 11/04/2011

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:

1 – O que mais chamou a sua atenção nos vídeos que você assistiu?

2 – De que forma as informações obtidas pelos órgãos dos sentidos são levadas ao cérebro? E de que forma os comandos do cérebro são levados aos órgãos dos sentidos?

3 – Qual parte do cérebro processa os pensamentos? Como isso ocorre?

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

2º momento: trabalhando em grupo

UCA 1

Nesse segundo momento da aula, cabe o/a professor/a dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software  Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre  o cérebro humano.

O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o assunto.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-nervoso/cerebro.php acesso feito dia 11/04/2011

Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/cerebro.htm acesso feito dia 11/04/2011

Fonte: http://www.webciencia.com/11_04cerebro.htm acesso feito dia 11/04/2011

Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/cienciasnaturais/ciencias_trab/doencassistnervoso.htm acesso feito dia 11/04/2011

Concluindo esse segundo momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo. A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada.

Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

Relatório (Modelo)

Nome da Escola:________________________________________________________

Nome dos Alunos:_______________________________________________________

_____________________________________________________________________

Série:___________Classe:_____________Data:____________

 

1 - Quais são os componentes do cérebro humano?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

2 – Quais são as funções dos hemisférios cerebrais direito e esquerdo? Explique.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

3 – Cite 3 doenças que afetam o sistema nervoso e explique cada uma delas.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

3º momento: descobrindo o cérebro

UCA 1

Nesse terceiro momento da aula, o/a professor/a deverá solicitar que os alunos identifiquem as 10 partes do cérebro humano destacadas na figura. O desenho deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software Kword, o nome de cada uma das partes do cérebro.

Modelo 1

cerebro numerado

  1. _______________________________ - Lobo frontal
  2. _______________________________ - Córtex motor
  3. _______________________________ - Córtex sensorial
  4. _______________________________ - Lobo parietal
  5. _______________________________ - Área de Wernicke
  6. _______________________________ - Lobo occipital
  7. _______________________________ - Cerebelo
  8. _______________________________ - Base do cérebro
  9. _______________________________ - Lobo temporal
  10. _______________________________ - Área de Broca

4º momento: testando o nosso cérebro

UCA 1

Nesse quarto momento da aula, cabe ao/a professor/a propor aos alunos a realização de dois “testes”, os quais podem avaliar a capacidade de concentração, observação e agilidade dos/as mesmos/as. Os testes deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail. A proposta para esse quarto momento da aula é realizar uma atividade lúdica para mostrar como o funcionamento do cérebro humano é fascinante.

1º TESTE

Aqui vai um pequeno exercício de cálculo. Esse exercício deve ser feito mentalmente (e rapidamente), sem utilizar calculadora, papel ou caneta!
Seja honesto... Faça os cálculos mentalmente

Você tem 1000, acrescenta mais 40.
Acrescenta mais 1000.
Acrescenta mais 30
e novamente 1000.
Acrescenta 20.
Acrescenta 1000 e ainda 10.

Qual é o total?

Resposta

O resultado é 5000, certo?
Na verdade, a resposta certa é 4100.

Se não acreditar, verifique com a calculadora. O que acontece é que a sequência decimal confunde o nosso cérebro, que salta naturalmente para a mais alta decimal (centenas em vez de dezenas).

2º TESTE

Conte quantas letras “F” tem no texto abaixo.

FINISHED FILES ARE THE RE - SULT OF YEARS OF SCIENTIF - IC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS

Resposta

São 3 “F”? Talvez 4?

Errado, são 6.

Leia mais uma vez!
O que induz ao erro nesse teste é que o cérebro não consegue processar a palavra “OF”.
Interessante, não?

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.