Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O divertido mundo no fundo do mar – UCA

 

15/05/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Caracterizar a fauna aquática marinha

Caracterizar a flora aquática marinha

Discutir estratégias para a preservação da vida marinha

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre fauna e flora aquática.

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

UCA 1

1º momento: conhecendo o fundo do mar

Cabe o/a professor/a dividir a sala em 5 grupos e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre os seguintes temas: moluscos, crustáceos, mamíferos marinhos, peixes marinhos e tubarões. Cada grupo deverá ficar responsável pela pesquisa de um tema.

O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre os temas em questão.

Fonte: http://zoolix.webs.com/osanimaisaquticos.htm acesso feito dia 08/04/2011

Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/aquaticos.htm acesso feito dia 08/04/2011

Concluindo este primeiro momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo. A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada.

Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade

Relatório (Modelo)

Nome da Escola:________________________________________________________

Nome dos Alunos:_______________________________________________________

_____________________________________________________________________

Série:___________Classe:_____________Data:____________

 

Responda as seguintes questões sobre os animais pesquisados

1. Quais são seus principais hábitos?

2. Onde eles vivem?

3. Quais são suas principais características físicas?

4. Do que eles se alimentam?

5. Como eles se reproduzem?

2º momento: trabalhando a percepção e sensibilização

UCA 3

Nesse segundo momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus computadores 2 vídeos sobre animais marinhos. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1: Fantástico: Animais marinhos sofrem com lixo no oceano

animais marinhos 1

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=XabtAmvMhA4 acesso feito dia 09/04/2011

 

Vídeo 2: Responsabilidade Social – Centro de Recuperação de Animais Marinhos

animais marinhos 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=nthkyPVQsoE acesso feito dia 09/04/2011

 

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:

UCA 1

  1. Qual imagem dos vídeos mais chamou a sua atenção?
  2. O que você pensou quando viu a imagem do fundo do mar cheio de lixo? E o que você sentiu?
  3. Você já viu alguém jogando lixo nas margens de rios e praias? Se sim: O que você pensou? Qual foi a sua reação?
  4. O que você achou quando viu a imagem do lixo que foi encontrado dentro do estômago de uma tartaruga?
  5. Qual é a principal dificuldade para salvar os animais marinhos da poluição?
  6. Por que o derramamento de petróleo prejudica os animais marinhos?

3º momento: trabalhando os conhecimentos na interdisciplinaridade

UCA 1

Nesse terceiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a elaborar um “baralho”, no qual as cartas serão representadas por imagens de animais marinhos. Dessa forma, o tema da aula poderá ser abordado de forma lúdica.

Vale destacar que o/a professor/a de Ciências pode entrar em contato com o/a professor/a de Artes e pedir a contribuição do/a mesmo/a no desenvolvimento dessa atividade. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento e interesse na aula de Artes.

Na elaboração do “baralho”, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site Google Imagens (www.google.com.br/imghp) para a localização de imagens de animais marinhos. Uma vez acessado o site, os/as alunos/as devem digitar a palavra “animais marinhos para colorir” no campo de busca e clicar no ícone “Pesquisar imagens”. Serão localizadas, dessa forma, inúmeras imagens de diferentes tipos animais marinhos.

google

Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=hp&biw=1269&bih=593&q=animais+marinhos+para+colorir&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=g2&aql=&oq= acesso feito dia 09/04/2011

Na etapa seguinte da elaboração do “baralho”, os/as alunos/as irão selecionar as 10 imagens das quais mais gostaram. Cabe ao/a professor orientá-los/as então a “copiar”, “colar” e “editar” essas imagens no software KolourPaint. O procedimento para tanto é o seguinte: posicionar o cursor domouse sobre a imagem selecionada no site, pressionar o botão esquerdo do mouse pad para a abertura de uma janela de opções e pressionar o botão direito do mouse pad na opção “copiar”. Feito isso, já no software KolourPaint, deve-se pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “editar” e “colar”. Após “colada”, a imagem deve ter seu tamanho editado em 10 cm de largura por 15 cm de comprimento. Basta pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “imagem” e “atributos” e inserir as referidas medidas. Deve-se esclarecer que a edição do tamanho das imagens é importante para a padronização das cartas do “baralho”. Portanto, o procedimento de “copiar”, “colar” e “editar” deverá ser aplicado a todas as 10 imagens selecionadas pelos/as alunos/as.

Depois de padronizadas, as 10 imagens selecionadas devem ser impressas em duas vias. Ainda utilizando o software KolourPaint, os/as alunos/as devem então ser orientados/as pelo/a professor/a a pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “arquivo” e “imprimir”.

Na etapa seguinte de elaboração do “baralho”, as imagens impressas deverão ser recortadas pelos/as alunos/as com uma tesoura sem ponta e depois coladas em cartolinas ou papel cartão para que, já convertidas em “cartas”, fiquem mais resistentes e possam suportar maior tempo de manipulação.

Por fim, os/as alunos/as deverão colorir as imagens e usá-las como “baralho”, brincando de encontrar os pares de cada um dos animais marinhos cujas imagens foram selecionadas por eles/as.

Recursos Complementares

JOGOS EDUCATIVOS – ON LINE

Forca de animais aquáticos

Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=658 acesso feito dia 09/04/2011

 

Dominó de animais aquáticos

Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=828 acesso feito dia 09/04/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.