15/05/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Caracterizar a fauna aquática marinha
Caracterizar a flora aquática marinha
Discutir estratégias para a preservação da vida marinha
Conhecimentos básicos sobre fauna e flora aquática.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Cabe o/a professor/a dividir a sala em 5 grupos e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre os seguintes temas: moluscos, crustáceos, mamíferos marinhos, peixes marinhos e tubarões. Cada grupo deverá ficar responsável pela pesquisa de um tema.
O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre os temas em questão.
Fonte: http://zoolix.webs.com/osanimaisaquticos.htm acesso feito dia 08/04/2011
Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/aquaticos.htm acesso feito dia 08/04/2011
Concluindo este primeiro momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo. A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada.
Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade
Nome da Escola:________________________________________________________
Nome dos Alunos:_______________________________________________________
_____________________________________________________________________
Série:___________Classe:_____________Data:____________
Responda as seguintes questões sobre os animais pesquisados
1. Quais são seus principais hábitos?
2. Onde eles vivem?
3. Quais são suas principais características físicas?
4. Do que eles se alimentam?
5. Como eles se reproduzem?
Nesse segundo momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus computadores 2 vídeos sobre animais marinhos. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XabtAmvMhA4 acesso feito dia 09/04/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=nthkyPVQsoE acesso feito dia 09/04/2011
Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:
Nesse terceiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a elaborar um “baralho”, no qual as cartas serão representadas por imagens de animais marinhos. Dessa forma, o tema da aula poderá ser abordado de forma lúdica.
Vale destacar que o/a professor/a de Ciências pode entrar em contato com o/a professor/a de Artes e pedir a contribuição do/a mesmo/a no desenvolvimento dessa atividade. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento e interesse na aula de Artes.
Na elaboração do “baralho”, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site Google Imagens (www.google.com.br/imghp) para a localização de imagens de animais marinhos. Uma vez acessado o site, os/as alunos/as devem digitar a palavra “animais marinhos para colorir” no campo de busca e clicar no ícone “Pesquisar imagens”. Serão localizadas, dessa forma, inúmeras imagens de diferentes tipos animais marinhos.
Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=hp&biw=1269&bih=593&q=animais+marinhos+para+colorir&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=g2&aql=&oq= acesso feito dia 09/04/2011
Na etapa seguinte da elaboração do “baralho”, os/as alunos/as irão selecionar as 10 imagens das quais mais gostaram. Cabe ao/a professor orientá-los/as então a “copiar”, “colar” e “editar” essas imagens no software KolourPaint. O procedimento para tanto é o seguinte: posicionar o cursor domouse sobre a imagem selecionada no site, pressionar o botão esquerdo do mouse pad para a abertura de uma janela de opções e pressionar o botão direito do mouse pad na opção “copiar”. Feito isso, já no software KolourPaint, deve-se pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “editar” e “colar”. Após “colada”, a imagem deve ter seu tamanho editado em 10 cm de largura por 15 cm de comprimento. Basta pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “imagem” e “atributos” e inserir as referidas medidas. Deve-se esclarecer que a edição do tamanho das imagens é importante para a padronização das cartas do “baralho”. Portanto, o procedimento de “copiar”, “colar” e “editar” deverá ser aplicado a todas as 10 imagens selecionadas pelos/as alunos/as.
Depois de padronizadas, as 10 imagens selecionadas devem ser impressas em duas vias. Ainda utilizando o software KolourPaint, os/as alunos/as devem então ser orientados/as pelo/a professor/a a pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “arquivo” e “imprimir”.
Na etapa seguinte de elaboração do “baralho”, as imagens impressas deverão ser recortadas pelos/as alunos/as com uma tesoura sem ponta e depois coladas em cartolinas ou papel cartão para que, já convertidas em “cartas”, fiquem mais resistentes e possam suportar maior tempo de manipulação.
Por fim, os/as alunos/as deverão colorir as imagens e usá-las como “baralho”, brincando de encontrar os pares de cada um dos animais marinhos cujas imagens foram selecionadas por eles/as.
Forca de animais aquáticos
Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=658 acesso feito dia 09/04/2011
Dominó de animais aquáticos
Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=828 acesso feito dia 09/04/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!