Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por quê perguntamos tanto? - UCA

 

25/04/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Lais de Castro Agranito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância de buscarmos as respostas para nossas dúvidas;

 

  • Compreender que não é possível conhecermos tudo;

 

  • Compreender que a pergunta é um eficaz meio de se obter conhecimentos;

 

  • Reconhecer que as perguntas são importantes para o desenvolvimento do pensar sobre si e sobre as coisas do mundo. 
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não são necessários conhecimentos prévios sobre o tema, porém é importante que o aluno tenha interesse em dialogar, discutir e debater sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

 

Comentários para o professor:

Professor, para a realização de algumas atividades vamos contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador projeto uca                       computador projeto uca aberto    

 Figura 1: disponível em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html 

Esta aula tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:  Filosofia,  Língua Portuguesa e Artes. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Durante a aula, os alunos terão oportunidade de compreender que a pergunta é um eficaz meio de se obter conhecimentos.

Professor, fique atento, pois, as perguntas estarão presentes na sala o tempo todo. Elas serão desafiadoras e surpreendentes e através da busca por respostas surgirão novas perguntas. Servirão para descobrir, conhecer e questionar valores éticos e/ou morais presentes em nossa sociedade.

A aula será realizada em 3 momentos:

1° Momento (aproximadamente 60min).

Só aprendo a perguntar, perguntando.

Professor, nesta atividade vamos utilizar o seu laptop conectado a um datashow, por isso providencie tudo com antecedência para não deixar a turma aguardando enquanto você prepara o material, este é um fator que desorganiza a sala.

datashow

Figura 2: disponível em: www.colmagno.com.br/.../ciencias/ciencias.asp 

Inicie  a aula com uma pergunta: "Quem nesta sala sabe fazer perguntas?"

- Certamente todos os alunos, ou quase todos, se manifestarão, por isso, abra espaço para que façam perguntas aleatórias e simultaneamente digite-as, apresentando à sala por meio do datashow.

- Se achar necessário, solicite que os alunos registrem estas perguntas no caderno, para que você possa ao final do trabalho verificar se eles avançaram na elaboração das perguntas. 

Em seguida, solicite aos alunos que abram o seguinte sítio: http://meucantinho.org/miscelaneas/curiosidades.htm , ele traz algumas perguntas curiosas e aparentemente "sem respostas". Segue algumas perguntas deste sítio para ilustração: 

Se depois do banho estamos limpos porque lavamos a toalha?

Se o vinho é líquido, como pode existir vinho seco?

Por que as pessoas apertam o controle remoto com mais força, quando a pilha está fraca?

Quando inventaram o relógio, como sabiam que horas eram, para poder acertá-lo?

Como foi que a placa "É Proibido Pisar na Grama" foi colocada lá?

Por que quando alguém nos pede que ajudemos procurar um objeto perdido, temos a mania de perguntar: "Onde foi que você perdeu?"

Por que tem gente que acorda os outros para perguntar se estavam dormindo?

2º momento: (aproximadamente 50 min.)

Os objetivos das perguntas

Professor, discuta com os alunos sobre a pertinência das perguntas, veja a sugestão de uma problematização que você poderá utilizar para desencadear esta reflexão:

Vimos no sítio que existem alguns tipos de perguntas: engraçadas, curiosas, interessantes, que levam a uma reflexão e outros. Contudo, existem perguntas que podem ser desagradáveis e ofensivas. Você já fez alguma dessas? Lembre-se que o objetivo das perguntas não é ofender as pessoas, mas obter conhecimentos.

Professor, este é um momento de explorar a percepção e a escrita das crianças. Proponha a seguinte atividade que será desenvolvida em 3 etapas:

a) Escolha 10 perguntas da atividade do 1º momento da aula.

b) Separe-as em 3 categorias: engraçadas, corriqueiras (por exemplo: quantas horas são? onde está meu caderno?) e úteis para obter conhecimento pessoal.

c) Crie uma pergunta que você acha que nem o professor saberá responder. 

 3º Momento: (aproximadamente 50 min.)

Sou repórter e quero saber.

 Fotógrafa                

Figura 3: disponível em: http://www.cursos24horas.com.br/cursos/curso-de-fotografia/

 jornalista gif

Figura 4: disponível em: http://www.maniadescraps.com/gifs-animados/jornalista.html

Professor, neste último momento da aula, sugira uma atividade de entrevista com as famílias dos alunos. Para isso, dê uma sucinta explicação sobre a profissão de jornalista. Você poderá pesquisar no seguinte sítio:  http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/jornalismo/.

Atividade: Com o auxílio de seu laptop, faça uma entrevista com alguém de sua família e grave as respostas obtidas. Para a gravação, siga os seguintes passos: metasys> aplicativos> multimídia> editor de áudio.

Na próxima aula, socialize através de e-mail a entrevista com os demais colegas da sala.

Gife digitador

Figura 5: dispopnível em: http://www.supergama.com.br/computador.html

Professor, o tema da entrevista é livre, pois, o importante não é o tema e sim a criatividade na elaboração das perguntas.

Recursos Complementares

 

  • Sugestão de história com a temática: Perguntas

Marcelo Marmelo Martelo

 marcelomarmelomartelo

Figura 6: disponível em: http://www.scribd.com/doc/5308703/Marcelo-Marmelo-Martelo-Ruth-Rocha

 

  • Sugestão de site com gifs animadas:

Gifs animadas de profissões: http://cantinhodalumad.blogspot.com/2009/05/profissoes.html

 

  • Curiosidade sobre como surgiu os números:  

Surgimento dos números: http://meucantinho.org/miscelaneas/curiosidades.htm

Avaliação

Professor, a avaliação dessa aula deve ser feita de modo processual durante todas as atividades propostas. Para isso, observe o desempenho do aluno ao longo das atividades e verifique se compreenderam a importância de buscarmos as respostas para nossas dúvidas e que não é possível conhecermos tudo. Observe também se eles entenderam que a pergunta é um eficaz meio para obtermos conhecimento. Registre suas observações, pois elas servirão de subsídio para o seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.