19/05/2011
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Animais invertebrados - Insetos
Relações ecológicas - sociedade
Como motivação para o estudo do tema sugerimos que o professor projete uma imagem, como a apresentada a seguir, salva previamente em seu computador utilizando o "kpaint" ou o "kpresenter" (similares ao "Paint" e ao "PowerPoint" do Windows, respectivamente), utilizando o aparelho data show.
Colmeia natural. Disponível em: http://paranavainet.com/wp-content/uploads/2009/01/abelhas.jpg. Acessado em 10/04/2011.
Ao projetar a imagem, o professor deve estabelecer um diálogo com os alunos lançando perguntas como:
Após essa conversa inicial, o professor deverá apresentar aos alunos imagens como as sugeridas a seguir (1 e 2), anteriormente salvas em seu computador usando o aplicativo "kpaint" ou o "kpresenter" . Projetá-las utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Os alunos deverão ser distribuídos em grupos de 3; cada grupo deverá fazer a análise comparativa das duas imagens e, após a discussão, escrever uma frase que sintetize as suas ideias escrevendo-a em uma tira de papel (cartão; cartolina; normalista- preferencialmente reutilizando tiras que sobram de outras atividades), usando pincéis. Terminada a discussão em grupo, cada um deverá apresentar sua frase, colando sua tira no quadro e argumentando sobre o seu conteúdo.
!
Imagem (1) disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_d8TiffJygc8/TU7ouye_IoI/AAAAAAAAADI/nouNA-kvBBU/s1600/abelhas%255B1%255D.jpg. Acessado em 10/04/2011.
Imagem (2) disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_xJi8kCaQ6aU/TDnmQG-dfFI/AAAAAAAAA-c/DGlDqtW-u-U/s1600/Picada-de-abelha.jpg. Acessado em 10/04/2011.
O mesmo grupo de 3 alunos deverá analisar as charges apresentadas a seguir. O professor deverá salvar previamente as imagens em seu computador UCA, usando o aplicativo "kpaint" ou o "kpresenter" . Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Observação: Recomendamos que o professor, além do uso dos recursos midiáticos propostos, monte um roteiro impresso com as atividades 1 e 2 para facilitar a realização dos registros pelos alunos. Nesse caso, cada aluno deverá receber um roteiro.
Cada grupo deverá analisar as charges individualmente fazendo o primeiro registro com a síntese dessa análise. Em seguida, o grupo deverá comparar as duas charges focalizando aspectos comuns e divergentes.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_auPmlqEEGmw/TDZiODAMfmI/AAAAAAAACBg/rsnSPBjVHVQ/s1600/Picada+de++Abelha+-+Menino.jpg. Acessado em 10/04/2011.
Disponível em: http://www.doceshop.com.br/imagens/tirinhas/maiores/abelha01_72.jpg. Acessado em 10/04/2011.
Após a discussão, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento nesse momento de socialização para os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações a respeito e inserir conhecimentos científicos. Destacar também o papel ambiental das abelhas (por exemplo, com relação à polinização); a importância desses animais nas cadeias alimentares (produção de mel, morte de outros animais); além do perigo que representam as picadas de abelhas, tanto para o homem quanto para outros animais.
Atividade 3- Discutindo vídeos
O professor deverá reorganizar a turma em grupos de 4 alunos que deverão discutir os filmes sugeridos a seguir. Para que os alunos possam assistir aos vídeos, cada um poderá acessar diretamente a internet de seu computador UCA. Outra possibilidade é a do professor salvar previamente os vídeos em seu computador UCA, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Vídeo 1- Abelhas: Documentário. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wR-5m6IZ3ws&feature=related. Acessado em: 10/04/2011
Vídeo 2- Ataque de abelhas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=g9phLf2Oscs&feature=related. Acessado em 10/04/2011.
Vídeo 3 - Ataque de abelhas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Dl0GKgBRVfE. Acessado em 10/04/2011.
Cada grupo de alunos deverá assistir aos vídeos e discuti-los a partir de questões norteadoras propostas pelo professor, como as sugeridas a seguir. Registrar suas considerações em forma de texto. Após a discussão e elaboração dos textos, cada grupo deverá socializá-los. Cada grupo deverá digitar o texto no "kword" e enviar ao professor por e-mail para avaliação.
Durante a socialização dos textos, caberá ao professor destacar a importância ambiental das abelhas e dos perigos de criá-las de maneira inadequada. Ressaltar o desequilíbrio ambiental (e suas consequências) que ocorre quando o homem retira animais de seu ambiente natural e os incorpora ao seu cotidiano.
O professor deverá produzir um texto como o sugerido a seguir com vistas a fechar/sintetizar as discussões anteriores e apontar para novas questões que serão trabalhadas por meio de pesquisas nas atividades que serão propostas posteriormente. O texto e as questões propostas, deverão ser disponibilizados em rede para que cada aluno possa salvá-los em seu computador UCA. Depois de salvo o arquivo, os alunos poderão desenvolver toda a atividade 4 em seus computadores utilizando o Kword (similar ao Word do Windows) para edição. Depois de realizada toda a atividade pelos grupos, a síntese da discussão das questões propostas deverá ser enviada por cada grupo ao professor, por e-mail, para avaliação.
Imagem disponível em: http://garatujando.blogs.sapo.pt/arquivo/O%20mel%20e%20a%20abelha.jpg. Acessado em 10/04/2011.
Meu mel, meu mal...
Quem não aprecia uma boa colherada de mel com frutas e iogurte no café da manhã? Esse cardápio só é possível graças às abelhas. E não é só pela presença do mel. Além da produção do mel nosso de cada dia, muitas das frutas que consumimos só chegam às nossas mesas graças à polinização realizada por esses insetos. Além do mel, elas produzem ainda outros produtos apícolas que são utilizados pelos seres humanos, como a cera, o pólen e a geleia real. A biologia desses insetos garante a elaboração de tais produtos.
As abelhas são insetos sociais, isto é, os indivíduos da mesma espécie convivem harmoniosamente em um mesmo espaço. São extremamente disciplinadas, trabalhadoras e principalmente organizadas. Em uma mesma colmeia convivem cerca de 60 mil abelhas, distribuídas da seguinte forma: uma rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias; cada tipo de abelha desempenhando uma função diferente.
A rainha é a principal componente da colmeia porque mantém a harmonia no trabalho - devido à produção de feromônio -, além de ser a única fêmea com capacidade reprodutiva. É o indivíduo de vida mais longa, podendo viver por mais até 6 anos.
Os zangões são machos responsáveis por fecundar a rainha, garantindo-se assim, a continuidade da vida na colmeia. Eles vivem pouco, no máximo três meses, sendo mortos pela rainha logo após a fecundação.
Responsáveis pelo trabalho duro, as operárias cuidam da higiene da colmeia; garantem o alimento e a água de que todos necessitam; coletam o pólen e o néctar; produzem a cera para formar os favos, alimentam a rainha, os zangões, as larvas por nascer e ainda cuidam da defesa. Têm vida mais curta: somente 6 meses.
A estimativa dos pesquisadores é que existam mais de 20 mil espécies de abelhas no mundo todo. Só no Brasil contamos com 5 mil espécies diferentes. A espécie mais conhecida por aqui não é nativa de nosso país, mas sim da Europa. O nome científico dessa espécie é Apis mellifera, chegou aqui no período colonial, trazida pelos colonizadores europeus.
As abelhas são muito importantes para o equilíbrio ecológico, principalmente porque são responsáveis pela reprodução das plantas através do processo de polinização. As cerca de vinte mil espécies que se estimam existir, são essenciais para a reprodução sexual das plantas. Isso porque, durante suas visitas às flores, elas transferem o pólen de uma flor para outra, promovendo a polinização cruzada, ou seja, a troca de gametas entre as plantas. Uma boa polinização garante a variabilidade genética dos vegetais e a formação de bons frutos. Portando devemos às abelhas alguns dos produtos que consumimos diariamente tal como frutas, legumes e grãos.
Além disso, o trabalho das abelhas nos fornece alimento e outras substâncias excelentes. O mel é o principal produto do trabalho realizado pelas operárias. Além de ser muito saboroso, ajuda a prevenir doenças porque atua no sistema imunológico, serve como expectorante e também tem propriedades analgésicas. Já o própolis não é assim tão agradável ao paladar, mas faz muito bem à saúde por suas propriedades antimicrobiana, anti-inflamatória, cicatrizante e anestésica.
A geleia real é outra substância natural, secretada pelas abelhas jovens, que apresenta vários compostos importantes para o organismo: proteínas, carboidratos, enzimas, lipídios e minerais. Isto tudo é importante para vários processos, como por exemplo, na regeneração das células, no combate às doenças respiratórias e até mesmo contra úlceras.
As abelhas gostam alimentos doces; por isso podem estar presentes em ambientes que ofereçam esses alimentos, como, por exemplo: nas praças próximas ao carrinho do algodão doce e pipocas; nas confeitarias e sorveterias. São atraídas até mesmo por determinados tipos de perfume. Essa aproximação nem sempre é bem sucedida e acontecem acidentes quando as abelhas se sentem ameaçadas e deixam seu ferrão com toxinas nas pessoas e outros animais. Essas picadas são dolorosas, em alguns casos, perigosas, até mesmo mortais; por isso as abelhas são temidas por muitos, que não as querem por perto.
Os alunos deverão fazer uma primeira leitura do texto, individual e silenciosa. Em seguida, cada aluno deverá ler uma frase em voz alta e os demais acompanham. O professor deverá ir tecendo comentários e prestando esclarecimentos ao longo dessa segunda leitura do texto. Após esse estudo do texto, o professor deverá distribuir os alunos em grupos de três para que discutam as questões propostas e registrem as suas considerações, digitando-as para a socialização após a discussão.
Questões propostas
A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática, o professor deverá distribuir os alunos em seis grupos para que possam fazer pesquisa na internet sobre os temas listados a seguir, seguidos dos endereços para acesso. Deverá também fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Cada aluno poderá acessar o endereço de seu computador, fazendo a leitura de todo o texto e, em seguida, registrando aquilo que considerar mais importante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada um e formula um texto que sintetize os destaques do grupo. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, utilizando o kword.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/mel.php. Acessado em 10/04/2011. Propriedades terapêuticas; composição; definição e origem;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mel. Acessado em 10/04/2011. Variedades de mel; composição e uso; cidades brasileiras maiores produtoras.
http://www.youtube.com/watch?v=wR-5m6IZ3ws&feature=related. Acessado em 10/04/2011. Vídeo que explica o processo de produção do mel pelas abelhas.
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/importancia.htm. Acessado em 10/04/2011. Produção de mel no Brasil e no Mundo.
Nesse item cabe um trabalho interdisciplinar com o professor de Geografia que enriqueceria a proposta.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abelha. Acessado em 10/04/2011.
http://naenfermagem.blogspot.com/2010/07/picadas-de-abelhas-primeiros-socorros.html. Acessado em 10/04/2011.
Imagem disponível em: http://www.corneliodigital.com/imagens/policial/abelha_bee-vs-wasp-1a.jpg. Acessado em 10/04/2011.
http://lusitania-store.com/naturel/2006/11/12/mel-era-uma-vez-uma-abelha-%E2%80%A6/. Acessado em 10/04/2011.
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/historico2.htm#link2. Acessado em 10/04/2011. Introdução da Apis mellifera no Brasil.
Imagem disponível em: http://www.lusitania-store.com/naturel/images/historia-abelhas-apicultura.jpg. Acessado em 10/04/2011.
6- Apicultura: aspectos históricos
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/historico.htm#link1. Acessado em 10/04/2011.
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/historico.htm. Acessado em 10/04/2011.
http://www.saudeanimal.com.br/abelha17.htm. Acessado em 10/04/2011.
http://www.saudeanimal.com.br/imagens/abelha28.jpg. Acessado em 10/04/2011.
Atividade 6- Montagem das apresentações do conteúdo pesquisado
Terminados os registros, o grupo deverá montar uma apresentação do conteúdo pesquisado utilizando o "kpresenter" disponível em seu computador. Imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "kpaint" e utilizadas na apresentação. As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização dessas informações por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
http://www.bichoonline.com.br/artigos/gcao0013.htm. Acessado em 10/04/2011. Ataque de abelhas africanizadas: o que fazer?
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/morfologia.htm. Acessado em 10/04/2011
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/index.htm. Acessado em 10/04/2011
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as frases e os textos produzidos pelos grupos (atividades 2 e 3); a síntese da discussão do texto (atividade 4); as pesquisas e as apresentações no seminário (atividades 5, 6 e 7).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!