Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Abelhas: uma sociedade que dá certo. UCA

 

19/05/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explicar porque a organização das abelhas é denominada sociedade.

Reconhecer o nível de organização das abelhas.

Identificar o papel de cada grupo de indivíduos nessa sociedade.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Relações ecológicas entre indivíduos da mesma espécie.

Animais invertebrados: insetos

Estratégias e recursos da aula

 

introd aula

Para introduzir o tema em estudo, sugerimos duas atividades.

Atividade 1-  Vídeo e diálogo

 Exibição do vídeo "ABELHAS E COMPANHIA" que aborda características das abelhas e de outros insetos sociais. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=MXQYcME5nrU. Acessado em 10/04/2001.

O professor poderá fornecer o endereço aos alunos e cada um poderá acessar de seu computador, diretamente da Internet. Se isso não for possível, o professor poderá baixar o vídeo e possibilitar o seu acesso por rede ou projetá-lo por meio da utilização do aparelho data show.

Terminada a projeção, o professor deverá estabelecer um diálogo com os alunos, através do qual possa  apreender das falas dos estudantes os seus conhecimentos prévios sobre insetos e organização social de alguns grupos desses animais.

Atividade 2 - Música "as abelhas".

 Vídeo com a letra e música "As abelhas" de Moraes Moreira, disponível em:  http://www.vagalume.com.br/moraes-moreira/as-abelhas.html. Acessado em 10/04/2011.

Além da possibilidade de destacar as abelhas no universo dos insetos sociais, já abordado no vídeo da atividade 1, a letra aponta algumas características desse grupo de artrópodes. Para utilizar o vídeo como recurso didático sugerimos que o professor siga as mesmas orientações apontadas na atividade 1.

Os alunos poderão cantar juntos com o cantor uma ou duas vezes e o professor, em seguida a esse momento mais descontraído, deverá entregar a letra impressa, propondo que os alunos, em grupos de 3, extraiam do texto três características das abelhas, explicando-as.

Em seguida, cada grupo deverá socializar aos demais as características destacadas e sua discussão.

Essa letra poderá ser trabalhada em maior profundidade pelo professor de Língua Portuguesa e a música pelo professor de Arte Educação, o que conferirá uma abordagem interdisciplinar do tema.

abelhas jataí

Abelhas jataí. Imagem disponível em: http://luis.impa.br/fotos/0705_macros/abelhas_jatai-JB-070501-P+R_6826a.jpg. Acessado em 10/04/2011.

Atividade 3 - Discussão em grupos, fundamentação teórica e produção de texto

Após essa socialização o professor deverá propor a cada grupo de 3 alunos algumas questões para discussão, tais como:

  • Em ecologia, o que se denomina "sociedade"?
  • Por que as abelhas são consideradas insetos sociais?
  • Explique a afirmativa: “numa colmeia os organismos possuem diferenciações anatômicas de acordo com a função que realizam, geralmente acompanhando o dimorfismo sexual”.
  • Diferencie quanto aos aspectos anatômicos e funções na colmeia: rainha, zangão e operárias.

Destinar um tempo (em torno de10 minutos) para a discussão no grupo. Em seguida, propor que os alunos, usando seus computadores e acessando a internet, leiam alguns textos de fundamentação teórica, como os disponíveis nos endereços sugeridos a seguir e acessados em 10/04/2011:       

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/sociedade-das-abelhas.htm. Acessado em 10/04/2011.

http://www.infoescola.com/ecologia/sociedade-das-abelhas/. Acessado em 10/04/2011.

http://educacao.uol.com.br/ciencias/abelhas-2-na-sociedade-da-colmeia-ha-rainha-operarias-e-zangoes.jhtm. Acessado em 10/04/2011.

http://entranaciencia.blogspot.com/2009/06/espectacular-e-espantosa-sociedade-das.html. Acessado em 10/04/2011.

O fechamento dessa atividade deverá ser realizado com a produção de um texto pelo grupo, que contemple todos os itens discutidos anteriormente e agora fundamentados teoricamente.

Atividade 4 - Fechamento da discussão e ampliação teórica 

Sugerimos que o professor exponha aos alunos uma apresentação preparada utilizando o "kpresenter" (similar ao "Powerpoint" do Windows). Para que o professor possa preparar esse material sugerimos imagens disponíveis no endereço
http://commons.wikimedia.org/wiki/User:Waugsberg/Images/Bees_and_Beekeeping . Acessado em 10/04/2011.

Uma sugestão para montagem do desenvolvimento de abelhas por sequência de imagens está disponível em  http://entranaciencia.blogspot.com/2009/06/espectacular-e-espantosa-sociedade-das.html. Acessado em 10/04/2011.

Se o professor quiser inserir textos na apresentação, sugerimos como referências todos os endereços disponibilizados ao longo dessa aula. A apresentação desse material será o subsídio para uma aula dialogada, na qual o professor deverá articular conhecimentos anteriores, escolares ou do senso comum, com novos conhecimentos científicos acerca do tema. O ponto de partida deverá ser os itens discutidos na atividade anterior, fazendo o fechamento da discussão iniciada na nas atividades anteriores. Porém, não aprofundar muito na abordagem nesse momento, uma vez que esse aprofundamento será feito pelos grupos de alunos, por meio de pesquisas e apresentação em forma de seminários, o que será proposto na atividade 5.

A projeção dessa apresentação elaborada pelo professor poderá ser realizada por meio da sua disponibilização em rede, o que possibilita a cada um dos alunos  acompanhar de seu computador. Se isso não for possível, o professor poderá exibi-la diretamente de seu computador, projetando-a com a utilização do aparelho data show. Após a aula, o professor poderá enviar aos alunos essa apresentação por e-mail. Os alunos poderão também salvar a apresentação em "pen drive" para reverem o conteúdo em casa.

Atividade 5 - Pesquisas e discussão em grupos

A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática da aula, o professor deverá distribuir os alunos em sete grupos para que possam fazer pesquisa na internet sobre os temas listados a seguir, seguidos dos endereços para acesso. Deverá também fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Cada aluno poderá acessar o endereço de seu computador, fazendo a leitura de todo o texto e, em seguida, registrando aquilo que considerar mais importante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada um e formula um texto que sintetize os destaques do grupo. 

Sugerimos pelo menos um texto de referência, disponível on line; o professor poderá ampliar essas referências quando fizer suas leituras ao preparar a aula. Poderá também propor outros temas, de acordo com o interesse de seus alunos manifestado nas atividades anteriores.

Temas a serem pesquisados.

1-      Comunicação e orientação entre as abelhas

abelhas e favos

Imagem disponível em: http://downloads.open4group.com/wallpapers/abelhas-e-favos-f6b46.jpg. Acessado em 10/04/2011.

Textos de referência disponíveis em:

http://educacao.uol.com.br/ciencias/abelhas-2-na-sociedade-da-colmeia-ha-rainha-operarias-e-zangoes.jhtm. Acessado em 10/04/2011.

http://www.saudeanimal.com.br/abelha7.htm. Acessado em 10/04/2011.

http://entranaciencia.blogspot.com/2009/06/espectacular-e-espantosa-sociedade-das.html. Acessado em 10/04/2011.

2-      Vida de rainha

voo nupcial

Voo nupcial. Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b8/Bienen_im_Flug_52e.jpg. Acessado em 10/04/2011.

Texto referência disponível em: http://www.saudeanimal.com.br/abelha1.htm. Acessado em 10/04/2011.

3-      Vida de operária

operárias

Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/84/Weiselnaepfchen_29a-Detail.jpg. Acessado em 10/04/2011.

Texto referência disponível em: http://www.saudeanimal.com.br/abelha4.htm. Acessado em 10/04/2011.

4-      Vida de zangão

larvas zangões

Larvas de zangões. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4a/Drohnenpuppen_65b.jpg. Acessado em 10/04/2011.

Texto referência disponível em: http://www.saudeanimal.com.br/abelha3.htm. Acessado em 10/04/2011.

5- Abelhas: ciclo vital

favos ovos larvas

Favos de mel de abelhas da espécie Apis mellifera com ovos e larvas de zangões. Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/37/Bienenwabe_mit_Eiern_und_Brut_5.jpg. Acessado em 10/04/2011.

http://www.saudeanimal.com.br/abelha2.htm. Acessado em 10/04/2011

http://www.saudeanimal.com.br/abelha25.htm, Acessado em 10/04/2011

http://entranaciencia.blogspot.com/2009/06/espectacular-e-espantosa-sociedade-das.html. Acessado em 10/04/2011

6-      COMO AS ABELHAS TRAZEM OS ALIMENTOS

abelha polinizada

 

Abelha com pólen. Imagem disponível em:  http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/95/Bee_on_thistle_10.jpg. Acessado em 10/04/2011.

Texto de referência disponível em: http://www.saudeanimal.com.br/abelha5.htm. Acessado em 10/04/2011.

7-      Enxames  

enxame

Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/17/Bienenschwarm_17c.jpg. Acessado em 10/04/2011.

Texto de referência disponível em:  http://entranaciencia.blogspot.com/2009/06/espectacular-e-espantosa-sociedade-das.html. Acessado em 10/04/2011.

 

Atividade 6- Montagem das apresentações do conteúdo pesquisado

Terminados os registros, o grupo deverá montar uma apresentação do conteúdo pesquisado utilizando o "kpresenter" disponível em seu computador. Imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "kpaint" e utilizadas na apresentação. As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 7- Socialização do trabalho do grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização dessas informações por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares
Avaliação

 

 A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções, individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os textos produzidos pelos grupos (atividade 3); as pesquisas e as apresentações no seminário (atividades 5, 6 e 7).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.