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O “governo ditatorial” de Getúlio Vargas (1937-45) - UCA

 

23/05/2011

Autor e Coautor(es)
Getúlio Ribeiro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender e discutir o conceito de “democracia”
  • Analisar medidas, ações e sanções do governo de Getúlio Vargas entre 1937 e 1945
  • Debater a questão dos direitos civis e políticos no Brasil atual
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • República Velha
  • Revolução de 1930
Estratégias e recursos da aula

Professor!

Para as atividades propostas nesta aula, cada aluno deverá estar conectado à Rede Mundial de Computadores. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao projeto UCA (um computador por aluno).

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Atividade I- O Golpe de Estado

Na primeira atividade desta aula, propõe-se a leitura de um texto, disponível no site da Fundação Getúlio Vargas.

Por meio desta leitura, compreenderemos o processo que culminou no golpe de Estado liderado pelo então presidente Getúlio Vargas para se manter à frente do Brasil. Este acontecimento histórico deu início ao "Estado Novo", uma nova fase de Vargas como estadista-maior brasileiro, ajudado por forças militares do país, como documenta a fotografia a seguir:

 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/eleicoes/images/getulio_1937.jpg

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/eleicoes/images/getulio_1937.jpg

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Dinâmica sugerida para desenvolvimento da atividade:

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Adiante, deve-se proceder na discussão do texto, a partir de questões tais como:

  1. Quais as características essenciais do chamado Estado Novo?
  2. Qual a relação da campanha eleitoral iniciada em 1936 com o Golpe de Estado liderado por Getúlio Vargas?
  3. Quais as justificativas de Vargas para a implementação do golpe?
  4. Como o governo de Getúlio Vargas lidava com as oposições, sobretudo aquelas consideradas regionais?

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* É essencial que as questões acima sejam registradas e respondidas no caderno (ou no editor de texto do computador, já que cada um estará com um PC/aula UCA).

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Atividade II- Os "parceiros" do Estado Novo

Nesta atividade, compreenderemos a relação de Getúlio Vargas com algumas personalidades políticas de sua época, as quais tiveram importância na instauração e manutenção do chamado Estado Novo.

O nosso recurso didático é uma charge.

Proposta de trabalho:

  • Os alunos devem localizar a charge abaixo, por meio de seu respectivo link.
  • Em seguida, analisar a fonte histórica a partir das questões que seguem.

 

 

Charge: "Estado Novo (1937-1945)"

http://4.bp.blogspot.com/_FK5QjE4gwZc/TEJogKCX_TI/AAAAAAAAIFE/k4-9NmWXCpE/s1600/estado-novo-getulio.jpg

Caricatura de J. Carlos sobre a campanha sucessória, 1937. (Herman Lima. História da Caricatura no Brasil, v. 1)

Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/741(herman_lima)5981-l732h.jpg

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Questões para analisar a charge:

  1. Quem é a figura central do "acróstico"? Quem foi mesmo esta pessoa?
  2. Quem serão as pessoas cujos nomes compõem o acróstico na horizontal?
  3. Por quais motivos tais nomes estão vinculados ao personagem cujo nome está na vertical?
  4. Além do “acróstico” a charge também traz a representação, por meio de desenho, de alguns personagens históricos. Em sua opinião, quem é o personagem central? E quem são as pessoas que o cercam?

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Após a discussão preliminar, realizar pesquisas na Rede Mundial de Computadores com o objetivo de descobrir quem são as pessoas que compõem o acróstico.

Dinâmica sugerida:

  1. O professor deverá dividir a turma em 7 grupos (considerando uma turma com média de 28 alunos).
  2. Em seguida, sortear os nomes que compõem o acróstico para cada grupo.
  3. Cada grupo deverá realizar uma pesquisa biográfica acerca do personagem histórico sorteado.
  4. A pesquisa deverá ser realizada na Internet. Recomenda-se uma ida ao Google (www.google.com.br), inserir o nome "Getúlio Vargas" e o nome do personagem histórico a ser pesquisado. EXEMPLO: inserir na barra de pesquisa do Google os nomes "Getúlio Vargas, Juracy Magalhães", em seguida clicar em pesquisar. Aparecerão vários links, analisar e selecionar os mais completos e/ou informativos.
  5. Cada grupo deverá sistematizar as informações coletadas, de forma a apresentá-las.
  6. A socialização das pesquisas poderá ocorrer em sala de aula, com a apresentação dos grupos para a turma.
  7. Ao final de todas as apresentações, a turma pode preparar uma espécie de dossiê sobre a relação de Getúlio Vargas com os personagens históricos pesquisados. Duas dicas de "como fazer um dossiê":

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Atividade III- A Constituição de 1937

Durante a atividade anterior, certamente os alunos se depararam com textos/matérias de Internet que faziam referência à  Constituição de 1937, acontecimento que marcou o começo do Estado Novo.

Nesta atividade, analisaremos certos aspectos daquela Constituição, cuja foto de capa vemos a seguir:

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Const1937.jpg

Capa da Constituição de 1937

Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Const1937.jpg

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ETAPA 1- sobre o conceito de "constituição"

Antes da análise do documento de época, os alunos devem buscar na Internet o significado e sentido de uma Constituição.

Indicamos este link da Wikipédia - a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o

Recomenda-se que o conceito seja registrado no caderno.

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ETAPA 2- análise da Constituição de 1937

Adiante, clicar no link que traz a Constituição de 1937 transcrita na íntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil/Constituicao/Constitui%C3%A7ao37.htm

Realizar a leitura do documento, buscando respostas para questões tais como:

  1. Em quais artigos manifesta-se a subordinação dos Estados ao Presidente da República?
  2. Em quais artigos manifesta-se a subordinação do Poder Legislativo ao Presidente da República?
  3. De acordo com esta constituição, quem ficaria a cargo de fazer os planejamentos orçamentários?
  4. Quais as atribuições "privativamente" competentes ao Presidente da República?

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* É essencial que as questões acima sejam registradas e respondidas no caderno (ou no editor de texto do computador, já que cada um estará com um PC/aula UCA), assim como discutidas em sala de aula.

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Atividade IV- O Estado Novo e a Democracia

Nesta atividade, abordaremos em que medida o Estado Novo contrariou, ou não, os princípios básicos da Democracia:

 

ditadura x democracia   

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_EPMrdwsElFw/TLrukNX304I/AAAAAAAAAKc/Nh5iooI5P4o/s1600/democracia.jpg 

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ETAPA 1

Para tal, os alunos devem primeiro acessar e analisar o texto adiante, intitulado "Entenda os princípios do regime democrático", publicado pela Folha Online e disponível no link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351772.shtml

Em seguida, responder as seguintes questões:

  1. Qual é o significado e origens da palavra Democracia?
  2. Quais os princípios básicos da Democracia?

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Professor!

Ao final da tarefa de responder questões cabe um debate, para que os alunos possam socializar as reflexões.

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ETAPA 2

Fazer uma redação a partir da seguinte questão:

Após analisar a Constituição de 1937,  é possível afirmar que o governo de Getúlio Vargas no período do Estado Novo foi democrático?

Consulte as respostas para as questões "Etapa 2" da atividade anterior, escolha e explique três (03) artigos desta constituição por meio do(s) qual(is) possa justificar sua resposta para a questão acima formulada.

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Esta resposta poderá ser entregue no formato de REDAÇÂO DISSERTATIVA, em folha separada, ou redigida no editor de texto do computador e enviada ao professor via email (já que cada aluno estará com um PC/aula UCA).

IMPORTANTE: nesta tarefa os alunos poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que os orientará sobre os aspectos essenciais de uma redação dissertativa.

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ETAPA 3

Como etapa final desta atividade, propõe-se que os alunos façam uma comparação dos principais pontos da Constituição de 1937 em relação a atual constituição brasileira.

A Constituição de 1988 é a que vigora em nosso dias e está disponível no link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

Em seguida, responder: Após comparar a Constituição de 1937 com a Constituição de 1988,  é possível afirmar que vivemos num regime democrático?

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Esta resposta poderá ser entregue no formato de REDAÇÂO DISSERTATIVA, em folha separada, ou redigida no editor de texto do computador e enviada ao professor via email (já que cada aluno estará com um PC/aula UCA).

IMPORTANTE: nesta tarefa os alunos poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que os orientará sobre os aspectos essenciais de uma redação dissertativa.

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Recursos Complementares

Artigo científico:

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Artigos de Internet:

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Vídeo indicado:

"A Era Vargas", parte da série História do Brasil por Bóris Fausto, documentário exibido pela TV ESCOLA em 2002.

DUAS possibilidades de acesso ao vídeo:

1- Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=862

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2- O vídeo também se encontra dividido em três partes no YouTube, por meio dos links abaixo:

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Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da capacidade de análise de texto e imagens, da realização de tarefas propostas, debates e registros produzidos nas atividades da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniões

  • IALBNARIÁ XAVEER DI LACERDA, EEEFM ESCRITOR HORACIO DE ALMEIDA , Paraíba - disse:
    maralacerdajp@hotmail.com

    14/06/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Uso inteligente e criativo dos materiais didáticos, especialmente dos recursos de multimídia. Muita inteligência e sensibilidade no "garimpo" de material para preparação da aula, bem como na sugestão de diretrizes para discussões e na proposta de atividades sugeridas.


  • Jacira Alves Martins, ESCOLA ESTADUAL ELIAS NASSER , Goiás - disse:
    jaciracpa03@yahoo.com.br

    04/06/2011

    Cinco estrelas

    Estou muito feliz por encontrar sugestões de aula de história ricamente elaborada. Parabéns!


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