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Os direitos da criança e do adolescente-UCA

 

08/06/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabete Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprenderá seus direitos e deveres enquanto cidadãos brasileiros e as consequências de se descumprir  seus deveres.

 

  • Além disso, o aluno poderá com essa aula:

 

  • conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA;
  • realizara entrevista virtual com representantes do Ministério Público, Promotoria e Juizado da Infância e Adolescência sobre o cumprimento ECA na cidade de Uberlândia e
  • elaborar Carta à comunidade de Uberlândia sobre o resultado da pesquisa utilizando recursos multimídia.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

É necessário que os alunos tenham algumas noções básicas sobre o significado das palavras: direitos e deveres.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

  • Inicie a aula propondo aos alunos uma reflexão coletiva sobre os direitos e os deveres dos cidadãos.
  • Num segundo momento, peça para eles acessarem o vídeo do youtube, no link abaixo, que mostra de forma lúdica, por meio de um desenho animado, os direitos da criança e do adolescente:

 

video

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE, acesso em: 15 de abril de 2011)

 

  • Após assistirem ao vídeo, converse com os alunos sobre as informações trazidas pelo vídeo, incentive-os a darem sua opinião. O professor pode enriquecer a aula pedindo aos alunos para pesquisarem o conteúdo do ECA (http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm,acesso em 15 de abril de 2011)  e ler junto com eles alguns artigos.

ECA

(Disponível em:http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm, acesso em: 15 de abril de 2011)

 

  • Promova um diálogo sobre as consequências para a criança e o adulto do descumprimento de seus direitos e deveres. Tente trazer exemplos do cotidiano e incentivá-los a darem exemplos também. Para isso, o professor pode selecionar algumas imagens e projetá-las em data show, depois enviá-las para o e-mail dos alunos, como por exemplo, as imagens abaixo:

foto1

(Disponível em: http://www.cidadedosaber.org.br/wp/2009/07/15/camacari-comemora-19-anos-do-eca-com-teatro-na-praca%E2%80%9D/, acesso em: 15 de abril de 2011)

foto2

(Disponível em:http://4.bp.blogspot.com/_Jv_vMOpn-1Y/TL-X1xQzn_I/AAAAAAAAIGg/xoHniX-rFnU/s1600/a4, acesso em: 15 de abril de 2011)

 

Aula 2:

 

Atividade

  • Peça aos alunos que produzam uma imagem, sobre seus direitos e deveres (para isso, tenha o auxilio dos laptops UCA, peça para eles acessarem o Menu Metasys, aplicativos, aplicações gráficas, ferramentas de pintura, kolourpaint).
  • Essas imagens podem ser transformadas numa campanha de divulgação do ECA, que pode ser disponibilizada no site da escola e também enviada via e-mails para a lista de alunos das demais turmas da sua escola e de algumas escolas da rede UCA.

 

Aula 3:

 

  • Inicie a aula retomando o diálogo feito na aula anterior (ECA), mostre aos alunos que, como bons cidadãos, é preciso que eles investiguem junto ao Ministério Público, Promotoria e Juizado da Infância e Adolescência da sua cidade, sobre o cumprimento ECA;
  • Para isso, o professor pode marcar uma entrevista virtual (é preciso que o professor agende anteriormente, com os respectivos representantes dessas instituições, o horário para que essa entrevista possa ser realizada), utilize para isso os recursos de multimídia dos laptops UCA;
  • Elabore com os alunos as perguntas a serem feitas (com base no filme assistido ou na cartilha sobre o ECA apresentada nas aulas anteriores), em seguida peça para eles, em seus laptops, acessarem a área de trabalho, clicarem no mensageiro instantâneo e ligarem a câmera (WxCam) no momento da entrevista.
  • Oriente para que cada aluno faça uma pergunta de cada vez, ou conforme o professor preferir. Essa entrevista pode ser gravada e transformada em vídeo.

 

Aula 4:

 

  • Inicie a aula estabelecendo um diálogo sobre as repostas dadas na entrevista.
  • Em seguida, promova um passeio com os alunos na escola (eles devem estar de posse de seus laptops), com o objetivo de registrar possíveis reivindicações feitas pelos alunos e professores, para que os artigos do ECA sejam cumpridos e respeitados por todos.
  • Instrua os alunos que conversem com a comunidade escolar, colhendo dados sobre situações de descumprimento de direitos ECA. Esses dados podem ser fotos (clicar no menu câmera, na área de trabalho e clicar no botão “máquina de retrato”) dos entrevistados e o registro das falas, que podem ser  feitas no editor de texto kWord (acesse a área de trabalho e clique no ícone “processador de textos”); enfim,  eles devem explorar todos os recursos de multimídia do laptop UCA para fazer essa coleta de dados.

 

Aula 5:

  • Essa aula será uma continuidade da anterior (Aula 4)
  • Após a coleta dos dados, com o auxilio do professor, os alunos irão elaborar uma “carta aberta” à comunidade sobre o resultado da pesquisa utilizando recursos multimídia de seus laptops.
  • E por fim, sob a orientação do professor, divulgar para a comunidade, via e-mail, via blog ou em sites de discussão do tema, a carta produzida pelos alunos.
Recursos Complementares

Sugestão de sites de pesquisa:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm

http://www.eca.org.br/eca.htm

http://www.redeandibrasil.org.br/eca

http://temquesermillenium.blogspot.com/2010/07/20-anos-do-eca.html

Esses sites podem ser utilizados pelo professor como meio de pesquisa para que o mesmo obtenha mais conhecimento acerca dos assuntos trabalhados nessa aula.

Avaliação

 

Pedir aos alunos que elaborem um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas nas aulas. Esse relatório deve conter informações sobre os dados coletados, as entrevistas, as anotações. Ele pode ser enviado via e-mail para o professor. Além disso, o professor pode optar pela livre observação do envolvimento dos alunos nas atividades propostas, em especial, nas entrevistas, na coletada de dados e na elaboração da “carta aberta”.

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