Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Conhecendo os softwares do Netbook

 

16/05/2011

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Exercitar descobrindo as potencialidades da ferramenta, por meio de atividades diversas.  
  • Executar e interpretar instruções.
  • Manipular e compreender funções dos softwares do netbook.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de alfabetização.
  • Noções básicas sobre o laptop.
Estratégias e recursos da aula

 As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop UCA e proporcionarão o contato com os softwares abaixo: 

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KPresenter          [ Iniciar > Aplicativos > KolourPaint ]
KSpread             [ Iniciar > Aplicativos > Kcontrol

Mozilla Firefox     [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]  

Nesta aula, professor e alunos conversarão sobre o que já sabem sobre o computador UCA.

ATIVIDADE 1

 O professor iniciará a aula, perguntando:

  • Quando precisamos guardar no computador os textos que escrevemos, as fotos que tiramos, onde as devemos colocar?

Você pode optar por guardar na área de trabalho, em alguma pasta específica ou em sua pasta pessoal. No konqueror

  • O que significa Kword?

  • Kcontrol?

  • KolourPaint?

  • E o krecord?W?   

 

  •  No Kword escrevemos nossos textos.  

  • No Kcontrol administramos o sistema.

    No kolourPaint colorimos.

     No Krecord gravamos nossos sons preferidos.

    Em seguida, dirá que estes serão alguns softwares que serão trabalhados.  

     

     ATIVIDADE  2

     Colocando em prática o assunto discutido.

    O professor pedirá que leiam, em rede, o texto:

     

    Uma Questão de Ponto de Vista 

     

    Um menino estava segurando no rabo de um gato e o gato fazendo a maior algazarra.

    Chega sua mãe e diz:


    - Pare de puxar o rabo desse gato, menino!

    E ele responde sem se abalar:

    - Eu não tô puxando mãe, só estou segurando, quem tá puxando é ele...

    Texto adaptado de: http://sitededicas.uol.com.br/humor_piadas4a.htm 

     

    Professor, todas as atividades desta aula deverão ser feitas em pequenos grupos para que uns possam auxiliar aos outros. Distribua os alunos com mais experiência com  o computador  nos diversos

    grupos. Circule pela classe para atendê-los melhor.

    Exercitando:

    a- No Kword, façam uma cópia do texto acima UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA .

    b- Clique no Navegador Web >> entrem no Google imagem >> figuras para colorir. E encontrem uma ilustração para o texto e a coloquem junto do texto no computador.

    Ao encontrar a imagem, copie (clique com o botão direito em cima da imagem e copie) e cole (com o curso de volta no texto, clique com o botão direito e cole) no texto. 

    c- Para treinar os alunos para outras situações, o professor deverá pedir que encontrem, por exemplo:

    crianças engraçadas;

    crianças bonitas;

    animais ferozes...

     

    ATIVIDADE 3

    I - O professor pedirá que, ainda no google, encontrem desenhos para colorir.

     Imagem disponível em: desnhos para colorir na escola

    http://www.google.com.br/search?q=desenhos+para+colorir&hl=pt-BR&rlz=1W1ADSA_pt-BR&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=SEKmTZ7bA4bG0QGGqJj5CA&ved=0CCIQsAQ&biw=1259&bih=569 (            

    (salvar a imagem em sua pasta pessoal)

    No site acima, há muitos desenhos para serem coloridos.

    Como fazer essa atividade?

    O aluno deverá clicar: Metasys>> aplicativos>> aplicações gráficas >> ferramenta de pintura.

    Em arquivo clicará  em abrir e selecionará a figura salva anteriormente. Usará, em seguida, o balde para colorir a imagem.

    Obs.: As imagens retiradas de um site podem não aceitar tinta por inteiro.

     

    II -  Vamos alterar a data e hora de nosso computador?

     

    Para realizar essa atividade, através do menu K, clique em: Metasys>> favoritos>> centro de controle (KControl)>> administração de sistema>> modo administrador.

    Aparecerá uma tela pedindo que se digite a senha. Digite metasys. Agora os alunos já poderão alterar data e hora e clicar OK na parte inferior da tela.

    Vamos alterar novamente?

    O professor deverá pedir que repitam essa operação até que todos os alunos a dominem. Deverá pedir aos que demonstrarem mais habilidade que continuem auxiliando aos menos aptos.

     

    ATIVIDADE 4

    Gravando áudio através do Krecord

    Para acessar o programa, clique em: Menu K >>aba aplicativosmultimídia editores >> de áudio >> Krecord.

    • Professor, mostre aos alunos que, no alto da tela, há botões que devem ser plugados quando quiserem iniciar a gravação do som, interromper a gravação, reproduzir o som gravado.

    Quando quiserem salvar o som, deverão clicar no Menu arquivo>> escolher a opção salvar>> escolher a pasta que desejarem>> dar a ela um nome e pressionar OK.

    Não havendo dúvidas encerre a atividade. 

    • Professor, oriente os alunos a repetirem essa operação até que todos a dominem.

     netbook

    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.3wsolution.com.br/wp-content/uploads/2009/07/UCA_Alunoscomlaptop.JPG&imgrefurl=http://blog.3wsolution.com.br/%3Fcategory_name%3Dsoftware-livre&usg=__OOu9UsTpEDdmJSU5qi4PtddDJxc=&h=1328&w=1771&sz=1093&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=uholSck9T4YY6M:&tbnh=163&tbnw=218&ei=4kWmTfuJNe6E0QGuuq3UCA&prev=/search%3Fq%3Dimagem%2Bde%2Balunos%2Bno%2Blaptop%2BUCA%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1W1ADSA_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D569%26tbm%3Disch0%2C23&itbs=1&iact=hc&vpx=797&vpy=225&dur=2398&hovh=194&hovw=259&tx=129&ty=107&oei=4kWmTfuJNe6E0QGuuq3UCA&page=1&ndsp=10&ved=1t:429,r:8,s:0&biw=1259&bih=569 

     OBS: É sugestão também para essa aula que o aluno encontre um texto em qualquer site de busca, vá  ao Google e encontre imagens para ilustrá-lo (abrir o navegador de Web, digitar o site do Google e

    fazer a pesquisa). 

    Recursos Complementares

    Professor, acesse e estimule os alunos a avançarem em suas pesquisas aprendendo com a ajuda do site de busca: google

    • Como criar um blog.
    • Aprendendo a criar um e-mail.
    Avaliação

     

    •  O empenho, o interesse e as dificuldades de todos os alunos devem ser avaliados pelo professor enquanto trabalham.
    • Para essa avaliação, sugerimos os seguintes critérios:
    • competência na interpretação das instruções,
    • empenho e interesse na execução das atividades.
    Opinión de quien visitó

    Sem estrelas 0 calificaciones

    • Cinco estrelas 0/0 - 0%
    • Quatro estrelas 0/0 - 0%
    • Três estrelas 0/0 - 0%
    • Duas estrelas 0/0 - 0%
    • Uma estrela 0/0 - 0%

    Denuncia opiniones o materiales indebidos!

    Sem classificação.
    INFORMAR ERRORES
    ¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
    CONTACTO
    Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.