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Região Sudeste do Brasil – UCA.

 

18/05/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a localização desta região no mapa do Brasil;
  • Analisar os diferentes aspectos naturais, sociais e econômicos presentes na região sudeste;
  • Avaliar os principais problemas urbanos presentes na região Sudeste, tais como desemprego, saneamento básico “Coleta e tratamento de esgoto, Tratamento e distribuição de água” e Violência.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cartografia e formação do território brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens e internet. 

 

Atividade 1 – Localização da região Sudeste

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor deverá solicitar aos alunos que através de seu laptop, interligado à internet acesse o site abaixo, conforme mostra link e tela a seguir:

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 07/04/2011. 

Imagem 1

 

Após acessar a página acima, o aluno irá clicar no link “Brasil (estados e regiões)”, conforme mostra a tela abaixo, e analisar o mapa do Brasil com todas as regiões.

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acessado em: 09/04/2011. 

Imagm 2

 

Em seguida irá clicar no link “Região Sudeste”, conforme mostra a tela abaixo, e observar o mapa apenas da região Sudeste. 

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/regiao_sudeste_gde.gif. Acessado em: 09/04/2011. 

Imagem 3

O objetivo desta atividade é o aluno aprender a localizar a região Sudeste no mapa do Brasil.

Quando o aluno estiver com mapa da região Sudeste aberto no laptop, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos: 

  • Quantos estados possuem esta região?
  • Quais são os estados?
  • Quais são as capitais desses estados?

 

O professor deverá pedir aos alunos que salvem o mapa em seu laptop e usando o programa “KolourPaint” faça uma legenda identificando os estados e as capitais da região Sudeste. 

Obs.: Passos para acessar o KolourPaint:< Metasys, Aplicativos, Aplicações Gráficas, Ferramenta de pintura>.

 

Atividade 2 – Conhecendo a região Sudeste

Para o desenvolvimento desta atividade o professor irá dividir a turma em cinco grupos, o número de alunos em cada grupo irá variar de acordo com o número de alunos em sala, onde cada grupo irá pesquisar um aspecto presente na região sudeste.

Os roteiros das atividades serão entregues separados para cada grupo e os alunos poderão realizar a atividade em outros espaços fora da sala de aula, como biblioteca, pátio, refeitório e outros lugares dependendo de cada escola.

Os roteiros a seguir mostram como os alunos irão trabalhar para o desenvolvimento da atividade.

 

Grupo 1 – Aspectos Naturais

O grupo deverá analisar aspectos como: 

  • Clima;
  • Relevo;
  • Vegetação;
  • Hidrografia.

 

Para o desenvolvimento da pesquisa o grupo poderá usar os seguintes sites: 

http://geo-victor.blogspot.com/2009/05/regiao-sudeste.html. Acessado em: 09/04/2011. 

http://www.portalbrasil.net/regiao_sudeste.htm. Acessado em: 09/04/2011. 

http://www.brcactaceae.org/clima.html. Acessado em: 09/04/2011. 

http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_sudeste.htm. Acessado em: 09/04/2011. 

http://www.infoescola.com/geografia/geografia-do-brasil-relevo-clima-hidrografia-e-vegetacao/. Acessado em: 09/04/2011.

Assim que o grupo finalizar a pesquisa e a análise dos itens indicados no roteiro, os alunos deverão fazer uma apresentação usando sua criatividade para passar o que aprendeu para o restante da turma.

 

Grupo 2 - Aspectos Sociais e Econômicos

Para o desenvolvimento da atividade o grupo deverá seguir os itens abaixo:

  • População;
  • Densidade demográfica;
  • Participação no PIB;
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

 

Orientações de sites para a pesquisa. 

http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-sudeste.htm. Acessado em: 09/04/2011. 

http://joaoxms.sites.uol.com.br/pt_sudeste.htm. Acessado em: 09/04/2011. 

http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/11%C2%ADAspectos_Socioe.pdf. Acessado em: 09/04/2011. 

http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_sudeste.htm. Acessado em: 09/04/2011.

Após a pesquisa e análise dos fatores apresentados no roteiro o grupo irá dinamizar uma apresentação usando sua criatividade para passar o que aprendeu para o restante da turma. 

  

Grupo 3 – Desemprego

Os itens abaixo serão usados como parâmetros para a elaboração do trabalho final: 

  • Índice de desemprego presente na região;
  • Índice de desemprego presente em cada estado da região Sudeste;
  • Comparativo entre os estados.

 

Fontes para o desenvolvimento da pesquisa. 

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/trabalhorenda.html. Acessado em: 09/04/2011. 

http://www.ripsa.org.br/fichasIDB/record.php?node=B.6&lang=pt. Acessado em 09/04/2011. 

http://noticias.uol.com.br/especiais/pnad/2010/ultimas-noticias/2010/09/08/regiao-norte-foi-onde-o-desemprego-mais-cresceu-em-2009-diz-ibge.jhtm. Acessado em: 09/04/2011.

 

Após análise dos itens, os alunos deverão construir um gráfico comparativo dos índices de desemprego de cada estado da região sudeste. Depois eles irão através do mapa utilizado e modificado na atividade anterior, transferir estes índices para o mapa. Nesta atividade, os alunos irão apresentar para a turma o gráfico, o mapa e explicar como chegaram ao resultado.

Caso os alunos tenham dúvidas na elaboração do gráfico ou do mapa, poderá solicitar ajuda ao professor.

Esta atividade de elaboração de gráficos poderá ser desenvolvida juntamente com professor de matemática.

 

Grupo 4 – Saneamento Básico

O grupo deverá analisar aspectos como: 

  • Coleta e tratamento de esgoto;
  • Tratamento e distribuição de água.

 

Para a realização da atividade o grupo poderá usar os seguintes sites:

http://www.direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3983&Itemid=2. Acessado em: 09/04/2011.

http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Noticia_Detalhe.aspx?codigo=21829. Acessado em: 09/04/2011.

http://www.webartigos.com/articles/45271/1/SISTEMAS-PUBLICOS-DE-DISTRIBUICAO-DE-AGUA-NO-BRASIL/pagina1.html. Acessado em: 09/04/2011. 

http://noticias.r7.com/cidades/noticias/sudeste-e-a-unica-regiao-com-todos-os-municipios-abastecidos-por-rede-geral-de-agua-20100820.html. Acessado em: 09/04/2011.

 

Após pesquisa os alunos farão uma análise da condição atual dos itens estudados e irão montar uma apresentação para mostrar esta realidade para o restante da turma.

 

Grupo 5 – Violência

Os itens abaixo serão usados como parâmetros para a elaboração do trabalho final: 

  • Índice de violência presente na região Sudeste;
  • Índice de violência presente em cada estado; 

 

Os sites abaixo poderão ser usados na pesquisa: 

http://www.jornaldaregiaosudeste.com.br/Viol%C3%AAncia_aumenta_no_Estado_de_S%C3%A3o_Paulo. Acessado em: 09/04/2011. 

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/0404sintese.shtm. Acessado em: 09/04/2011. 

http://www.atilalemos.com.br/pg.php?cat=policia&&id=2321. Acessado em: 09/04/2011.

 

Após análise dos itens, os alunos deverão construir um gráfico comparativo dos índices de violência presentes em cada estado da região sudeste. Depois eles irão através do mapa utilizado e modificado na atividade anterior, transferir estes índices para o mapa. Nesta atividade, os alunos irão apresentar para a turma o gráfico, o mapa e explicar como chegaram ao resultado.

Caso os alunos tenham dúvidas na elaboração do gráfico ou do mapa, poderá solicitar ajuda ao professor.

Esta atividade de elaboração de gráficos poderá ser desenvolvida juntamente com professor de matemática.

Para o desenvolvimento das atividades cada grupo deverá seguir este roteiro, lembrando que estes sites são algumas orientações de pesquisa. Como todo aluno do grupo estará com seu laptop interligado à internet em mãos eles poderão aprofundar e enriquecer a pesquisa, não existe necessidade de ficarem presos a estas fontes.

  

Atividade 3 – Apresentações das atividades

 

Ao término das atividades propostas anteriormente, os alunos deverão voltar para a sala e iniciar as apresentações. Sendo que, cada grupo terá cerca de dez minutos para apresentar o resultado das atividades propostas.

No intervalo de cada apresentação o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado pelo grupo.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos sem exceção expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala comparando as particularidades de cada região com a região que eles vivem, e também trazer alguns aspectos que influenciam na vida deles enquanto cidadãos inseridos neste espaço.

Para que os alunos tenham conteúdo por escrito sobre o tema, o professor deverá solicitar que os colegas encaminhem por e-mail as apresentações.

Recursos Complementares
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
 

http://www.grupoescolar.com/materia/regiao_sudeste_do_brasil.html. Acessado em: 09/04/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;

http://www.brasilrepublica.com/sudeste.htm. Acessado em: 09/04/2011. Contém informações sobre o assunto da aula.

Avaliação

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.

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