13/05/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Imagem disponível em:
No primeiro momento, os alunos, de posse de seus laptops, sentados em círculo, relatarão, digitando no KWord, sobre a recordação de sua última viagem. Caso não tenham viajado, eles poderão escrever sobre seu último passeio inesquecível. Podem ilustrar seu texto com imagens capturadas da internet por meio do navegador Firefox.
Importante: professor, nesse momento, o interessante é deixar que os alunos contem livremente sobre sua viagem. Não os interrompa.
Após a escrita, os alunos deverão salvar seu texto no próprio Kword, pois o utilizarão em outro momento da sequência de aulas sobre o relato.
Atividade 2
Imagem disponível em:
Ainda em círculo, os alunos farão uma busca na internet sobre relatos de viagens. O professor deverá indicar alguns sites:
http://www.veleiro.net/maracatu/
http://www.veleiro.net/livrodebordo/relatosdeviagens.htm
Após a leitura de alguns relatos, os alunos escolherão um para partilhar com os colegas. Nesse momento, o importante é deixar que os alunos verbalizem as experiências vividas por outras pessoas.
Importante: professor, aproveite esse momento para destacar a mudança de narrador (de 1ª para 3ª pessoa) e as implicações que essa mudança gera: outro ponto de vista.
Após a produção e escuta oral dos relatos, bem como depois da escrita do relato de sua própria viagem, os alunos receberão cópia da tabela abaixo e a preencherão:
Finalidade do relato | |
Destinatário do relato | |
Suporte onde o fato foi relatado | |
Tema do relato | |
Estrutura foco narrativo (tipo de narrador): espaço: linguagem: ponto de vista: |
Aula 2
Atividade
Depois de conhecerem as características do relato, os alunos terão a incumbência de gravar em seus laptops, utilizando o próprio aparelho, o relato de funcionários da escola sobre uma viagem inesquecível.
Professor, deixe que seus alunos saiam pela escola para realizarem a tarefa.
Imagem disponível em:
Importante: professor, organize essa atividade antecipadamente com os alunos para prepararem o(os) local(is) onde acontecerão os relatos (evitar ruídos que interfiram no processo de gravação) e para selecionarem as pessoas que participarão da atividade.
Os alunos utilizarão o programa Krecord para a gravação de áudio. Antes é importante que os alunos configurem corretamente os canais de áudio no Kmix.
Uma vez gravados os relatos, os alunos terão de transcrevê-los no Kword, observando a mudança de tempo verbal e de pessoa do discurso. Essa atividade possibilita o trabalho com a retextualização - nesse caso, importante para o desenvolvimento da competência escrita.
Após a transcrição, os alunos escolherão três relatos para comporem o blog da sala ou o mural da escola. Caso a escola possua jornal, os relatos poderão constar em alguma das edições.
Aula 3
Atividade
Os alunos recuperarão o arquivo onde escreveram o próprio relato de sua viagem inesquecível. Farão um momento de reescrita do relato, atentando-se para a estrutura desse tipo de texto. Após a reescrita no Kword, os alunos trocarão os laptops entre si e lerão os relatos uns dos outros. Mais do que apenas conhecer os relatos, os alunos terão de avaliar o relato do colega, fazendo apontamentos e sugestões para modificação do texto. Para isso, utilizarão o ícone "Inserir comentário".
Os relatos dos alunos, após corrigidos, deverão compor o banco de textos da turma.
Aula 4
Atividade
Nesta aula, os alunos produzirão um relato atual acerca de seus sentimentos sobre as catástrofes mundiais: tsunamis, guerras, enchentes, fome, terremotos etc. Este relato pode se apresentar sob forma de poema ou prosa e deve ser editado no Kpresenter que tem a mesma função do Power Point da Microsoft. Depois de construído e editado, os alunos deverão apresentar à turma seus textos multimodais. Multimodais porque os relatos poderão conter áudio, imagem e palavra. Em seguida, essa apresentação também deverá ser salva no banco de textos da turma.
Para leitura do professor:
http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/4028
http://bocc.unisinos.br/pag/bertocchi-daniela-generos-jornalisticos-espacos-digitais.pdf
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!