Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – Relato pessoal: configuração de um ponto de vista

 

13/05/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a constituição e o funcionamento do gênero.
  •  Identificar relatos.
  • Transcrever relatos orais.
  • Relatar sentimentos sobre acontecimentos atuais.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sequência narrativa.
  • Elementos da narrativa.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • escrita espontânea;
  • reescrita;
  • entrevista para gravação de relato;
  • pesquisa;
  • socialização de relatos;
  • transcrição de relatos orais para a escrita.

Recursos:

  • programas do Classmate Metasys - Programa UCA: Kword; Kpresenter; Krecord; Internet.

ícones

Aula 1

Atividade 1

 laptop

Imagem disponível em:

educacaonosecxxi.blogspot.com

No primeiro momento, os alunos, de posse de seus laptops, sentados em círculo, relatarão, digitando no KWord, sobre a recordação de sua última viagem. Caso não tenham viajado, eles poderão escrever sobre seu último passeio inesquecível. Podem ilustrar seu texto com imagens capturadas da internet por meio do navegador Firefox.

Importante: professor, nesse momento, o interessante é deixar que os alunos contem livremente sobre sua viagem. Não os interrompa.

 

Após a escrita, os alunos deverão salvar seu texto no próprio Kword, pois o utilizarão em outro momento da sequência de aulas sobre o relato.

 

Atividade 2

Imagem disponível em: círculo

formacon.com.br

Ainda em círculo, os alunos farão uma busca na internet sobre relatos de viagens. O professor deverá indicar alguns sites:

http://www.veleiro.net/maracatu/

http://casuloonline.com/

http://www.veleiro.net/livrodebordo/relatosdeviagens.htm

 

Após a leitura de alguns relatos, os alunos escolherão um para partilhar com os colegas. Nesse momento, o importante é deixar que os alunos  verbalizem as experiências vividas por outras pessoas.

Importante: professor, aproveite esse momento para destacar a mudança de narrador (de 1ª para 3ª pessoa) e as implicações que essa mudança gera: outro ponto de vista.

Após a produção e escuta oral dos relatos, bem como depois da escrita do relato de sua própria viagem, os alunos receberão cópia da tabela abaixo e a preencherão:

Características do relato pessoal
Finalidade do relato                                        
Destinatário do relato  
Suporte onde o fato foi relatado  
Tema do relato  

Estrutura

                 foco narrativo (tipo de narrador):


                 tempo em que os fatos ocorrem:

                 espaço:

                 linguagem:

                 ponto de vista:

 
  •  Professor, auxilie seus alunos, orientando-os no preenchimento da tabela.

Aula 2

Atividade

 

Depois de conhecerem as características do relato, os alunos terão a incumbência de gravar em seus laptops, utilizando o próprio aparelho, o relato de funcionários da escola sobre uma viagem inesquecível.

Professor, deixe que seus alunos saiam pela escola para realizarem a tarefa.

 

 

Imagem disponível em:entrevista

cabianca.net

 

Importante: professor, organize essa atividade antecipadamente com os alunos para prepararem o(os) local(is) onde acontecerão os relatos (evitar ruídos que interfiram no processo de gravação) e para selecionarem as pessoas que participarão da atividade.

 

Os alunos utilizarão o programa  Krecord para a gravação de áudio. Antes é importante que os alunos configurem corretamente os canais de áudio no Kmix.

Uma vez gravados os relatos, os alunos terão de transcrevê-los no Kword, observando a mudança de tempo verbal e de pessoa do discurso. Essa atividade possibilita o trabalho com a retextualização - nesse caso, importante para o desenvolvimento da competência escrita.

Após a transcrição, os alunos escolherão três relatos para comporem o blog da sala ou o mural da escola. Caso a escola possua jornal, os relatos poderão constar em alguma das edições.

 

Aula 3

Atividade

 

Os alunos recuperarão o arquivo onde escreveram o próprio relato de sua viagem inesquecível. Farão um momento de reescrita do relato, atentando-se para a estrutura desse tipo de texto. Após a reescrita no Kword, os alunos trocarão os laptops entre si e lerão os relatos uns dos outros. Mais do que apenas conhecer os relatos, os alunos terão de avaliar o relato do colega, fazendo apontamentos e sugestões para modificação do texto. Para isso, utilizarão o ícone "Inserir comentário".

 

Os relatos dos alunos, após corrigidos, deverão compor o banco de textos da turma.

 

 

Aula 4

Atividade

 

Nesta aula, os alunos produzirão um relato atual acerca de seus sentimentos sobre as catástrofes mundiais: tsunamis, guerras, enchentes, fome, terremotos etc. Este relato pode se apresentar sob forma de poema ou prosa e deve ser editado no Kpresenter que tem a mesma função do Power Point da Microsoft. Depois de construído e editado, os alunos deverão apresentar à turma seus textos multimodais. Multimodais porque os relatos poderão conter áudio, imagem e palavra. Em seguida, essa apresentação também deverá ser salva no banco de textos da turma.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados com base na sua participação nas propostas para elaboração do relato e, especificamente, na elaboração do gênero relato, conforme estudo de sua constituição e funcionamento.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.