18/05/2011
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Animais invertebrados: insetos
Relações ecológicas: sociedade.
Como motivação para o estudo do tema sugerimos que o professor utilize a imagem apontada a seguir. O professor deverá salvar previamente a imagem em seu computador UCA, usando o aplicativo "kpaint" ou o "kpresenter" (similares ao "Paint" e ao "PowerPoint" do Windows, respectivamente). Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_KqxmmBw4jkw/Sn9BNFlZHzI/AAAAAAAAAPo/IFhPLR5q_f8/s400/cupins.jpg. Acessado em 10/04/2011.
Promover um diálogo com os alunos a respeito da situação ilustrada na charge e do por que do questionamento sobre o embarque da caixa.
O professor deverá organizar a turma em grupos de 4 alunos que deverão discutir a reportagem exibida em um programa de televisão e dividida em três vídeos disponibilizados pelo "youtube". Para que os alunos possam assistir aos vídeos, cada um poderá acessar diretamente a internet de seu computador UCA. Outra possibilidade é a do professor salvar previamente os vídeos em seu computador UCA, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Biopolis Manhã Maior CUPINS 1x3
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DXeUErhMzZc&feature=related. Acessado em 10/04/2011.
Biopolis Manhã Maior CUPINS 2x3.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FRX8mpGv0J8&feature=related. Acessado em 10/04/2011.
Biopolis Manhã Maior CUPINS 3x3
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=msVVm9ZYOCs&feature=related. Acessado em 10/04/2011.
Cada grupo de alunos deverá assistir aos vídeos e discuti-los a partir de itens norteadores propostos pelo professor, como os sugeridos a seguir. Registrar suas considerações em forma de texto. Após a discussão e elaboração dos textos, cada grupo deverá socializá-los. Cada grupo deverá digitar o texto no "kword" e enviar ao professor por e-mail para avaliação.
Locais onde os cupins podem ser encontrados.
Rainha: características e importância – fisiogastria.
Exemplos de quando uma infestação de cupins torna-se uma situação de risco.
Cupim de concreto: como agem e por quê.
Situações que ilustram a afirmativa de que São Paulo está sobre um imenso cupinzeiro.
Cupim derruba árvore? Explique.
Além da rainha, quais são os outros componentes de um grupo de cupins citados nos vídeos?
O que pode ser feito para combater e minimizar a devastação feita por cupins em ambientes urbanos?
Durante a socialização dos textos, caberá ao professor destacar a importância ambiental dos cupins; os perigos em tê-los por perto e as dificuldades em combatê-los. Ressaltar que há cupins que atacam árvores, casas, livros etc., mas há também aqueles que fazem suas moradias principalmente em ambientes naturais e são considerados "arquitetos da natureza", tamanha é a sofisticação das casas que constroem. Além disso, compõem as cadeias alimentares, servindo de alimento para outros animais como o tamanduá.
Imagem rainha com fisiogastria. Disponível em: http://farm4.static.flickr.com/3025/3936214360_af3665dd38.jpg. Acessado em 13/04/2011.
A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática, o professor deverá distribuir os alunos em sete grupos para que possam fazer pesquisa na internet sobre os temas listados a seguir, seguidos dos endereços para acesso. Deverá também fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Cada aluno poderá acessar o endereço de seu computador, diretamente da internet, ou por rede. Fazer a leitura de todo o texto e, em seguida, registrar aquilo que considerar mais importante. Posteriormente, o grupo discute os apontamentos de cada um e elabora um texto que sintetize os destaques feitos individualmente. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, o kword.
Texto referência disponível em: http://www.cupim.net.br/. Acessado em 13/04/2011.
Imagem disponibilizada em: http://www.petfriends.com.br/images/news/cupins.jpg. Acessado em 10/04/2011.
Texto referência disponível em: http://www.cupim.net.br/cupim-organizacao.htm. Acessado em 13/04/2011.
Texto de referência disponível em: http://www.cupim.net.br/cupim-ciclovida.htm. Acessado em 13/04/2011.
Imagem disponibilizada em: http://www.dedetizadoramineira.com.br/pragras/imagens/ciclo.gif. Acessado em 10/04/2011.
Texto referência disponível em: http://www.cupim.net.br/cupins-ecossistema.htm. Acessado em 13/04/2011.
Texto referência disponível em: http://www.cupim.net.br/cupim-subterraneo.htm. Acessado em 13/04/2011.
Texto referência disponível em: http://www.cupim.net.br/evitarcupim-subterraneo.htm. Acessado em 13/04/2011.
Texto referência disponível em: http://www.cupim.net.br/cupim-madeiraseca.htm. Acessado em 13/04/2011.
Texto referência disponível em: http://www.cupim.net.br/cupm-arboricolas.htm. Acessado em 13/04/2011.
Terminados os registros, o grupo deverá montar uma apresentação do conteúdo pesquisado utilizando o "kpresenter" disponível em seu computador. Imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "kpaint" e utilizadas na apresentação. As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização dessas informações por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
http://www.youtube.com/watch?v=GmKpg9cJvr4&NR=1. Acessado em 10/04/2011.
http://www.youtube.com/watch?v=GmKpg9cJvr4&NR=2. Acessado em 10/04/2011.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cupim. Acessado em 10/04/2011.
http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/cupim.htm. Acessado em 10/04/2011.
http://www.agrobyte.com.br/cupins.htm. Acessado em 10/04/2011.
http://www.osaka.com.br/introducao-cupim.php. Acessado em 13/04/2011.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os textos produzidos pelos grupos a partir dos vídeos (atividade 1); as pesquisas e as apresentações no seminário (atividades 2, 3 e 4).
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