Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – Legendando imagens

 

16/05/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir sobre a força argumentativa das legendas.
  • Selecionar imagens e legendá-las.
  • Organizar um mural de legendas e propor interação com a comunidade escolar.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas da primeira página de um jornal: organização e funcionamento.
  • Sequência textual narrativa e descritiva.
  • Argumentação.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • trabalho em duplas e equipes;
  • construção coletiva de cenas fotográficas;
  • elaboração de mural;
  • autoavaliação.

 

Recursos:

  • laptop com programa WxCam (câmera fotográfica) e KolourPaint;
  • objetos para comporem as cenas fotográficas (opcional);
  • mural.

 

ícones

 

Aula 1

Atividade 1

 

O professor deverá iniciar a aula, solicitando aos alunos que liguem seus laptops.

  • Com o laptop em mãos, os alunos deverão pesquisar na internet imagens legendadas da primeira página de jornais, selecionar e salvar em arquivo, pelo menos, três. Seguem algumas dicas de sites que poderão ser acessados para a busca de imagens:

 

http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/ (Neste site é possível encontrar as primeiras páginas de jornais por todo o mundo).

http://www.folha.uol.com.br/

http://gazetaonline.globo.com/

 

Depois de encontrarem as imagens, os alunos deverão salvá-las em um arquivo em seu laptop.

  • Na sequência, o professor deverá orientá-los a abrir as imagens no programa KolourPaint . Neste programa, os discentes deverão suprimir as legendas e novamente salvar as imagens em dois arquivos: um somente imagens e outro somente legendas.

 

Antes de passar à atividade seguinte, o professor poderá, junto com os alunos, listar no quadro as características que definem a legenda como tal:

 

                                                                                     L E G E N D A
  • texto curto;
  • texto na terceira pessoa do discurso;
  • texto que consegue resumir a imagem apresentada sob um determinado ponto de vista, embora apresenta-se, em um primeiro momento, numa perspectiva descritiva;
  • texto que apresenta geralmente período simples.

 

 

Atividade 2

 

Seguidamente, os alunos deverão trocar entre si os laptops e os colegas deverão relacionar imagens e legendas, anotando no Kword as razões que os fizeram unir legenda e imagem.

Importante: professor, nesse momento, trabalhe com os alunos as relações implícitas e explícitas que os levaram a relacionar imagem e legenda, ou seja, analise as pistas textuais e as pistas pictográficas.

 

Depois, os alunos deverão, sob forma de tópico, propor uma análise acerca do tom argumentativo de cada legenda.

Professor, veja exemplo de questões que podem nortear a análise:

kadafi

Forças de Kadafi mataram 10 mil na Líbia, diz oposição; 20 mil estão desaparecidos e 30 mil feridos

Foto: Yannis Behrakis/Reuters

http://fotos.estadao.com.br/internacional-forcas-de-kadafi-mataram-10-mil-na-libia-diz-oposicao-20-mil-estao-desaparecidos-e-30-mil-feridos,galeria,,135341,,8,0.htm?pPosicaoFoto=1#carousel

 

Na sequência, o professor deverá conversar com os alunos. O roteiro de questões abaixo o auxiliará nessa tarefa.

1. Levante hipótesesa) Qual a razão de a legenda começar com "Forças de Kadafi" e não se ter a imagem dessas "Forças"?

2. Dentre os números escritos na legenda, por que escolheram privilegiar o número de feridos?

3. Se privilegiassem o número de mortos, não seria mais impressionante aos olhos do público, ou seja, não chamaria mais atenção? Comente.

4. Há relação explícita e direta entre a imagem e a legenda? Se sim, diga qual é.

5. Por que na legenda aparece o discurso citado "diz oposição"?

 

 

Para fechar a atividade, os alunos sentarão com o colega com o qual trocou o laptop para apresentarem as razões pelas quais uniram  imagem e legenda bem como apresentarem a análise argumentativa que criaram sobre a foto legendada. As duplas se autoavaliarão e, ao final, dirão ao professor o conceito que deram ao trabalho do colega.

Importante: professor, estipule com os alunos os conceitos e os critérios. Ex: ótimo, bom, regular.

  • Ótimo porque atendeu todas as exigências da atividade.
  • Bom porque atendeu parte das exigências.
  • Regular porque atendeu pouco as exigências.

 

 

Aula 2

Atividade

 

O professor deverá solicitar aos alunos que tirem fotos.

  • Esta atividade deverá acontecer nas dependências da escola onde os alunos terão mais liberdade de se movimentarem. 

 

pátio

Imagem disponível em:

 http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.es.gov.br/site/files/arquivos/imagem/patio150208.jpg&imgrefurl=http://www.es.gov.br/site/noticias/show_popup.aspx%3FnoticiaId%3D99677358&usg=__xJhQEgKetmhaCINJ9u4nO3V8ztg=&h=806&w=1200&sz=161&hl=pt-BR&start=6&zoom=1&tbnid=RHpB02ERDA9ptM:&tbnh=101&tbnw=150&ei=CgOlTenOLLGz0QGSxqndCA&prev=/images%3Fq%3Dp%25C3%25A1tio%2Bescola%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1276%26bih%3D491%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&itbs=1

 

Os estudantes deverão organizar-se e promover "ensaios" de cenas que registrarão com a câmera de seu laptop. Poderão simular cenas engraçadas, cínicas, rebeldes, felizes utilizando a escola como cenário.

 

IMPORTANTE: Para tirar fotografia no laptop, o aluno utilizará o ícone da câmera na área de trabalho ou clicará em iniciar o WxCam. Depois, basta posicionar o laptop e fotografar.

 

organização foto

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://destaquein.sacrahome.net/files/images/alunos1.jpg&imgrefurl=http://destaquein.sacrahome.net/node/58&usg=__wyBknR1JbDB2zaRM2ffSuegoBYo=&h=298&w=461&sz=16&hl=pt-BR&start=21&zoom=1&tbnid=dERyHEB0bTMqHM:&tbnh=121&tbnw=165&ei=3aSkTZ-JDJLTgQee1aWhCg&prev=/search%3Fq%3Dalunos%2Bfoto%26hl%3Dpt-BR%26safe%3Doff%26biw%3D1360%26bih%3D544%26gbv%3D2%26tbm%3Disch0%2C228&itbs=1&iact=rc&dur=816&oei=yaSkTf-dBenl0QHy6K3NCA&page=2&ndsp=21&ved=1t:429,r:6,s:21&tx=13&ty=80&biw=1360&bih=544

 

 

Uma vez registradas as cenas, os alunos proporão as legendas para cada foto.

Importante: professor, o interessante da atividade é propor aos alunos que consigam cenas inusitadas com legendas criativas.

 

Aula 3

Atividade

 

Depois de organizarem suas fotos e legendas, os alunos prepararão um mural para apresentar seu trabalho à comunidade escolar. Neste mural, além das fotos tiradas e legendadas, os alunos prepararão fotos para que os visitantes do mural possam legendar as imagens disponíveis. Assim, a atividade torna-se interativa e atraente.

  • Deixe próximo ao mural muitas canetas coloridas para que os visitantes façam suas legendas.

 

mural

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.dgn.com.br/wp-content/uploads/imagens/tratamento-de-fotos-mural-virtual/mural.jpg&imgrefurl=http://www.dgn.com.br/photoshop/photoshop-mural-virtual/&usg=__1LqU549NZBVAkJcQFM_YRdmCoCQ=&h=351&w=468&sz=60&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=CStAecPA4b1qLM:&tbnh=111&tbnw=136&ei=T6WkTY--BM680QGSzPXTCA&prev=/images%3Fq%3Dmural%26hl%3Dpt-BR%26safe%3Doff%26biw%3D1360%26bih%3D544%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&itbs=1&iact=hc&vpx=517&vpy=243&dur=4731&hovh=194&hovw=259&tx=159&ty=149&oei=T6WkTY--BM680QGSzPXTCA&page=1&ndsp=24&ved=1t:429,r:19,s:0

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação nas atividades propostas, quais sejam:

  • i) explicar o motivo para relacionarem imagem e legenda;
  • ii) analisar a força argumentativa das legendas;
  • iii)  tirar fotos e legendá-las;
  • iv) construir um mural para apresentação das fotos legendadas e participação da comunidade escolar legendando fotos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.