16/05/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
O professor deverá iniciar a aula, solicitando aos alunos que liguem seus laptops.
http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/ (Neste site é possível encontrar as primeiras páginas de jornais por todo o mundo).
http://gazetaonline.globo.com/
Depois de encontrarem as imagens, os alunos deverão salvá-las em um arquivo em seu laptop.
Antes de passar à atividade seguinte, o professor poderá, junto com os alunos, listar no quadro as características que definem a legenda como tal:
L E G E N D A | |
|
|
|
|
|
Atividade 2
Seguidamente, os alunos deverão trocar entre si os laptops e os colegas deverão relacionar imagens e legendas, anotando no Kword as razões que os fizeram unir legenda e imagem.
Importante: professor, nesse momento, trabalhe com os alunos as relações implícitas e explícitas que os levaram a relacionar imagem e legenda, ou seja, analise as pistas textuais e as pistas pictográficas.
Depois, os alunos deverão, sob forma de tópico, propor uma análise acerca do tom argumentativo de cada legenda.
Professor, veja exemplo de questões que podem nortear a análise:
Forças de Kadafi mataram 10 mil na Líbia, diz oposição; 20 mil estão desaparecidos e 30 mil feridos
Foto: Yannis Behrakis/Reuters
Na sequência, o professor deverá conversar com os alunos. O roteiro de questões abaixo o auxiliará nessa tarefa.
1. Levante hipóteses: a) Qual a razão de a legenda começar com "Forças de Kadafi" e não se ter a imagem dessas "Forças"?
2. Dentre os números escritos na legenda, por que escolheram privilegiar o número de feridos?
3. Se privilegiassem o número de mortos, não seria mais impressionante aos olhos do público, ou seja, não chamaria mais atenção? Comente.
4. Há relação explícita e direta entre a imagem e a legenda? Se sim, diga qual é.
5. Por que na legenda aparece o discurso citado "diz oposição"?
Para fechar a atividade, os alunos sentarão com o colega com o qual trocou o laptop para apresentarem as razões pelas quais uniram imagem e legenda bem como apresentarem a análise argumentativa que criaram sobre a foto legendada. As duplas se autoavaliarão e, ao final, dirão ao professor o conceito que deram ao trabalho do colega.
Importante: professor, estipule com os alunos os conceitos e os critérios. Ex: ótimo, bom, regular.
Aula 2
Atividade
O professor deverá solicitar aos alunos que tirem fotos.
Imagem disponível em:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.es.gov.br/site/files/arquivos/imagem/patio150208.jpg&imgrefurl=http://www.es.gov.br/site/noticias/show_popup.aspx%3FnoticiaId%3D99677358&usg=__xJhQEgKetmhaCINJ9u4nO3V8ztg=&h=806&w=1200&sz=161&hl=pt-BR&start=6&zoom=1&tbnid=RHpB02ERDA9ptM:&tbnh=101&tbnw=150&ei=CgOlTenOLLGz0QGSxqndCA&prev=/images%3Fq%3Dp%25C3%25A1tio%2Bescola%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1276%26bih%3D491%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&itbs=1
Os estudantes deverão organizar-se e promover "ensaios" de cenas que registrarão com a câmera de seu laptop. Poderão simular cenas engraçadas, cínicas, rebeldes, felizes utilizando a escola como cenário.
IMPORTANTE: Para tirar fotografia no laptop, o aluno utilizará o ícone da câmera na área de trabalho ou clicará em iniciar o WxCam. Depois, basta posicionar o laptop e fotografar.
Uma vez registradas as cenas, os alunos proporão as legendas para cada foto.
Importante: professor, o interessante da atividade é propor aos alunos que consigam cenas inusitadas com legendas criativas.
Aula 3
Atividade
Depois de organizarem suas fotos e legendas, os alunos prepararão um mural para apresentar seu trabalho à comunidade escolar. Neste mural, além das fotos tiradas e legendadas, os alunos prepararão fotos para que os visitantes do mural possam legendar as imagens disponíveis. Assim, a atividade torna-se interativa e atraente.
Para leitura do professor:
http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/viewArticle/263
http://200.144.189.42/ojs/index.php/libero/article/viewArticle/3911
http://bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-fotojornalismo-tese.html
Os alunos serão avaliados com base em sua participação nas atividades propostas, quais sejam:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!