Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Mito versus lenda

 

18/05/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Comparar dois gêneros discursivos da ordem do narrar – mito e lenda - identificando semelhanças e diferenças – quanto às características formais e funcionais.
  • Ler e analisar mitos e lendas, atentando para a estrutura composicional desses gêneros.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elementos básicos da estrutura narrativa.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de  textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

 O ensino de língua materna por meio de gêneros discursivos, como instrumento, e  de sequências didáticas, como metodologia, possibilita aos professores trabalhar o ensino da leitura, escrita e oralidade, de forma integrada.

De acordo com essa perspectiva, a leitura e a escrita são conteúdos procedimentais, uma vez que são procedimentos ou ações usados na escola pelo aluno para aprender  conteúdos conceituais da própria disciplina Língua Portuguesa  e das demais disciplinas. Dessa forma, procedimentos  básicos de uso de linguagem como narrar, relatar, expor, argumentar, descrever são considerados objetos de ensino como qualquer conteúdo conceitual

A partir dessa visão  e considerando que, para dominar procedimentos de linguagem, os alunos precisam desenvolver capacidades de linguagem equivalentes,  propomos desenvolver sugestões de trabalho com dois gêneros discursivos da ordem do narrar: mito  e lenda,  por meio de um estudo comparativo.

 

Atividade 1

 

 CONVERSA INICIAL

Como motivação, o  professor deverá iniciar a aula, perguntando aos alunos:

a. Quando se fala em mitologia, que palavra lhe vem à mente?

b. O que você sabe sobre a mitologia greco-romana?

c. Você já ouviu falar sobre deuses e outros  personagens mitológicos? Quais?

d.  Você sabia que praticamente todos os povos criaram seus mitos, entidades sagradas, modelos de comportamento?

e. Você acha que mito é o mesmo que lenda? Por quê?

f. Você conhece alguma lenda brasileira?

g. Você acha que há diferença entre mitos e lendas?

 

Observação: O professor deverá mediar a conversa com os alunos, organizando-a de forma que todos que quiserem tenham espaço  para falar. No final, a situação problema estará posta: como distinguir dois gêneros – mito e lenda – que apresentam muitas características em comum? O que possibilita fazer esta distinção?

 

 Atividade 2

 

A seguir, o professor solicitará aos alunos que, diante de seus laptops UCA, acessem os sites seguintes na internet e assistam aos vídeos neles contidos.

OBS: Essa atividade poderá ser desenvolvida em outro espaço externo à sala de aula. A escola deverá ter weirelles.

 alunos no UCA

Imagem disponível no site:

http://www.ucapb.com.br/?p=hqxumpluquwxqfla&paged=3 

 

Sites para os vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=ofcKTYvKAYo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=uYuaKdKLmgY&feature=related

  

  • O professor deverá orientar aos alunos para ficarem atentos ao conteúdo do vídeo, buscando responder às seguintes questões copiadas no quadro:

 

a. O que é  mitologia grega?

b. O pensamento mitológico é comum a todas as civilizações? Por quê?

c. Com que objetivos  foram criados os mitos?

 

  •  Poderão usar o processador de textos de seu laptop e digitar as respostas no Kword.
  • O kword pode ser acessado por meio do menu K: metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, suíte de escritório, processador de texto ou direto no desktop (ícone processador de texto na tela do computador)

 

Atividade 3

 

Para essa atividade, o professor deverá solicitar aos alunos, cada um de frente ao seu laptop UCA, mas próximos uns dos outros, em grupo de quatro pessoas, que acessem a página: 

http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u32.jhtm.

 

Nessa página, há o texto “Mitologia – Uma das formas que o homem encontrou para  explicar o mundo”. Os alunos  deverão ler esse texto na tela de seu laptop e responder às perguntas abaixo, registrando as respostas em seus cadernos.

  • IMPORTANTE: Somente após anotarem as respostas em seus cadernos e, depois de corrigidas,  os alunos deverão digitá-las no Kword para treinarem o uso do laptop (linux)

    Professor, xeroque as questões abaixo e entregue aos alunos.

 

a. Por que Zeus – o soberano dos deuses – resolveu acabar com a raça humana? Como ele fez isso?

b. A mitologia, entre os povos antigos ou primitivos,  era apenas   uma forma de  o homem encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza? Justifique sua resposta.

c. Para que foram desenvolvidos os rituais, nos tempos antigos?  Existem rituais no mundo moderno? Cite exemplos.

d.  Explique porque “o mito é uma primeira narrativa sobre o mundo”.

e. O pensamento mítico está ligado à magia e ao desejo de que as coisas aconteçam de um determinado modo. A sua função de criar narrativas mágicas está presente em nossa vida diária. Explique a relação que há entre os mitos primitivos e os super-heróis dos desenhos animados e histórias em quadrinhos nos tempos modernos.

 

 Observação: Para correção das atividades, o professor deverá sortear as perguntas entre os grupos, de forma que todos participem.

 

Atividade  4

 

O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página:

http://www.youtube.com/watch?v=O21jrVGtlLo, e assistam ao vídeo sobre a lenda da bruxa.

 

  • Na sequência, o professor deverá solicitar a um aluno que conte para sala a história da bruxa.

 

 É possível, depois de assistirem ao vídeo da lenda da bruxa, perceber diferenças entre  mito e lenda? Por quê?

  •  Para motivar  uma discussão a respeito do vídeo, o professor deverá  perguntar aos alunos:

- Vocês conhecem outras lendas brasileiras? Quais?

Observação: Professor, possivelmente, os alunos dirão - em resposta a essa questão - que conhecem outras lendas, tais como: sacipererê, lobisomem, mula sem cabeça, negrinho do pastoreio, dentre outras. Abra espaço e coordene para que todos que queiram possam falar.

Após a  discussão, o professor solicitará aos alunos que acessem o site:

 http://www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda/. Nessa página, os alunos deverão ler o texto que apresenta definições de lenda e mito e, a seguir, montar um quadro comparativo entre os dois gêneros no Kword - apresentando semelhanças e diferenças entre eles. 

IMPORTANTE: professor, os alunos deverão ir se acostumando com o processador de texto Kword do laptop aos poucos, uma vez que a maioria está acostumada com o word/windows.

 

SEMELHANÇAS DIFERENÇAS
   

 

Atividade 5

 

O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia dos textos seguintes: 

Iara– disponível no site: http://www.infoescola.com/folclore/iara/

Prometeu – disponível no site: http://sicutasicuta.blogspot.com/2010/05/o-mito-de-prometeu.html

Observação:  Professor, se considerar conveniente, os alunos poderão ler o texto diretamente na página da internet em seu laptop UCA.

 

Texto 01:

Iara

 Iara ou Uiara, também referida como “Mãe-d’água”, é uma entidade do folclore brasileiro de uma beleza fascinante. Por ser uma sereia, enfeitiça os homens facilmente por ter a metade superior de seu corpo com formato de uma linda e sedutora mulher. Já a parte inferior do seu corpo em formato de peixe não é muito notada, por estar submersa em água. Assim não há quem resista a sua belíssima face e suas doces canções mágicas.

 

Disponível em:

http://www.infoescola.com/folclore/iara/

Seu poder é tão forte que basta convidar os homens para irem à sua direção que eles vão, acreditando vivenciar uma experiência incrível com a encantadora mulher. Porém, as intenções de Iara são malignas e fatais, e o que ela quer na verdade é atraí-los para a morte. São raros os que sobrevivem ao encantamento da sereia e caso retornam não conseguem ter uma vida normal por ficarem loucos. Somente um pajé ou uma benzedeira é capaz de curá-los definitivamente.

Diz a lenda que antes de se tornar uma sereia, Iara era uma belíssima índia trabalhadora e corajosa. Iara se destacava entre os demais, por ser a melhor, e consequentemente despertava a inveja de alguns da tribo, especialmente a de seus irmãos homens, que não se conformavam com tal situação. Seu pai era pajé e a admirava em tudo o que fazia contribuindo ainda mais para a revolta de seus irmãos. Tomados pela inveja e pelo ciúme, os irmãos de Iara decidiram matá-la.

Certa noite, quando Iara repousava em sua cama, ouviu seus irmãos entrando em sua cabana com a intenção de matá-la. Rápida e guerreira, se defendeu e acabou os matando. Percebendo a gravidade da situação e com medo da atitude de seu pai, Iara fugiu desesperadamente pelas matas. O pai de Iara realizou uma busca implacável pela filha. Localizaram-na, e como punição pelo seu ato, foi jogada no encontro do rio Negro com Solimões. Os peixes trouxeram o corpo de Iara à superfície que sob o reflexo da lua cheia transformou-se em uma linda sereia com cabelos longos e olhos verdes.

Desde então Iara permanece nas águas atraindo os homens de maneira irresistível e os matando. Acredita-se que em cada fase da lua, Iara aparece com escamas diferentes e adora deitar-se sobre bancos de areia nos rios para brincar com os peixes. Também de acordo com a lenda, é vista penteando seus longos cabelos com um pente de ouro, mirando-se no espelho das águas.

A lenda da Iara é conhecida em várias regiões brasileiras e existem diversos relatos de pescadores que contam histórias de jovens que cederam aos encantos da tentadora sereia e morreram afogados de paixão.

http://www.infoescola.com/folclore/iara/

 

Texto 02

Prometeu

Prometeu com o Fogo Divino. Pintura de Heinrich Fueger (1817)

Disponível em:

http://www.infoescola.com/mitologia-grega/prometeu/

Eis que chega à terra o Titã Prometeu, descendente da antiga raça de deuses destronada por Zeus. O gigante sabia que na terra estava adormecida a semente dos céus. Por isso apanhou um bocado de argila e molhou-a com um pouco de água de um rio. Com essa matéria fez o homem, à semelhança dos deuses, para que fosse o senhor da terra. Tirou das almas dos animais características boas e más, animando assim a sua criatura. E Atena, deusa da sabedoria, admirou a criação do filho dos Titãs e insuflou naquela imagem de argila o espírito com o sopro divino.

Prometeu aproximou-se e ensinou às suas criaturas todos os segredos. Inventou o arado para o homem poder plantar, a cunhagem das moedas para que houvesse o comércio, a escrita e a extração do minério. Ensinou-lhes a arte da profecia e da astronomia, enfim todas as artes necessárias ao desenvolvimento da humanidade.

No entanto, faltava-lhes ainda um último dom para se manterem vivos - o fogo. Este dom, entretanto, havia sido negado à humanidade pelo grande Zeus. Porém, Prometeu apanhou um caule do nártex, aproximou-se da carruagem de Febo (o Sol) e incendiou o caule. Com esta tocha, Prometeu entregou o fogo para a humanidade, o que lhe dava a possibilidade de dominar o mundo e os seus habitantes.

Zeus dirigiu então a sua fúria contra Prometeu, mandando que Hefesto e seus serviçais Crato e Bia (o poder e a violência) acorrentassem o Titã a um penhasco do monte Cáucaso. Mandou ainda uma águia devorar diariamente o fígado de Prometeu que, por ser ele um Titã, se regenerava. O seu sofrimento durou por inúmeras eras, até que Hércules passou por ele e viu o seu sofrimento. Abateu a gigantesca águia com uma flecha certeira e libertou o cativo das suas correntes.

Entretanto, para que a vontade de Zeus fosse cumprida, o gigante passou a usar um anel com uma pedra retirada do monte. Assim, Zeus sempre poderia afirmar que Prometeu se mantinha preso ao Cáucaso.

http://sicutasicuta.blogspot.com/2010/05/o-mito-de-prometeu.html

  •  A  leitura dos textos deverá ser feita oralmente pelo professor. A seguir, em dupla, os alunos deverão responder às questões propostas sobre os textos. O professor entregará xerox com as questões e os alunos poderão digitar as respostas no kWord, se o professor assim decidir.

 

Professor,  informe a seus alunos: (Entregue o texto abaixo em xerox)

  • Lendas são histórias fantásticas, originalmente contadas de forma oral, e que possuem origem histórica, são ligadas ao princípio dos tempos, ou da humanidade. Fatos e fenômenos frutos da imaginação do povo se misturam para explicar  fenômenos e/ou acontecimentos misteriosos e sobrenaturais. A lenda é sempre considerada com um fundo de verdade. Durante algum tempo confundiu-se o mito com a lenda, embora os dois estejam relacionados a acontecimentos de um passado distante e fabuloso, diferem-se em alguns aspectos, por exemplo, enquanto nas lendas, as personagens  são pessoas e animais, nos mitos, elas são deuses, semideuses e heróis.

 

 

a. Baseando-se nas afirmações acima e nos estudos realizados anteriormente sobre mito e lenda, numere cada uma das características abaixo, de acordo com o texto a que pertencem:

(1) Iara;  (2) Prometeu

  • É uma lenda brasileira (   )
  • É um mito grego. (  )
  • Apresenta narrador de 3ª. pessoa. (  )
  • Apresenta linguagem formal, com verbos no passado. (   )
  • Apresenta  uma explicação para a origem de um ser fantástico, a partir da transformação  de um ser humano. (   )
  • Apresenta uma explicação para a criação do homem. (  )
  • Apresenta uma explicação para a origem do fogo. (  )

b. Construa dois parágrafos, justificando as respostas dadas, no item anterior:

 Primeiro parágrafo:

O texto “Iara” é uma lenda, porque.....

 

Segundo Parágrafo:

O texto Prometeu é um mito porque....

 

c. Responda: Em que aspectos mito e lenda se diferenciam?

d. Discuta com seu colega e responda: quais são as características dos gêneros discursivos – mito e lenda?

 

Atividade 6

 

Os alunos deverão produzir  um relatório no processador de texto Kword sobre  os estudos realizados sobre  mito e lenda, seguindo o roteiro  abaixo:

  • Título: Mito versus lenda
  •  Problematização:  discorrer sobre os aspectos em que se assemelham e diferem os gêneros - mito e lenda;
  •  Procedimentos e recursos utilizados para pesquisa: atividades individuais ou em grupo; leituras de textos impressos, vídeos, etc.
  • Conclusão:  síntese interpretativa, apresentar as características dos gêneros comparados,  suas semelhanças e diferenças.
  • Opinião pessoal: aspectos positivos e negativos dos estudos realizados; importância e aplicabilidade do conteúdo estudado.
  • Referência: sites, livros, vídeos etc.

 

Esse relatório deverá ser postado pelos alunos no Blog da turma.

  • ObservaçãoPara escrever o relatório, os alunos poderão retornar aos sites visitados para relerem e acrescentarem informações em seus relatórios. 

 

 Atividade 7

 

Nesse momento de síntese - o professor  deverá solicitar aos alunos que, em grupo, montem um painel para ser exposto em mural fora da sala de aula -  nos corredores - comparando os gêneros discursivos estudados fazendo um levantamento das características  formais e funcionais de cada um dos gêneros: mito, lenda. Deverão ser apontadas as semelhanças e as diferenças que há entre esses gêneros pertencentes à  ordem  do narrar.

O objetivo do painel, além de apresentar uma síntese sobre os estudos realizados sobre os gêneros - mito e lenda - é divulgar o blog da turma, para que outros alunos acessem-no e tomem conhecimento do assunto.

Recursos Complementares

1. Para ampliar  o conhecimento dos alunos sobre lendas, o professor poderá reservar uma aula para que eles acessem as páginas seguintes e assistam aos vídeos:

Turma da Mônica e Sereia do Rio parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=9KZh3ZbtHYI

Turma da Mônica e Sereia do Rio parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=R7OcoGwqBcU&feature=related

2. Para que os alunos tomem conhecimento sobre lendas brasileiras, o professor poderá sugerir aos alunos a leitura dos textos contidos na página: 

http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/lendas.htm

Avaliação
  • Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de análise dos gêneros discursivos – mito e lenda - e,  por meio da montagem  de um painel comparando os gêneros  analisados e da construção de relatório sobre os  estudos realizados para ser postado no Blog da turma.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Débora Freitas, Escola de Ensino Fundamental Maria Lúcia Moura Marin , Acre - disse:
    paodeloarabe@gmail.com

    28/07/2012

    Cinco estrelas

    Achei fantástica esta sequência didática, pois gosto muito de aulas em que se utilizam recursos tecnológicos. Como trabalho com Ensino Fundamental inicial, vai ser apenas um suporte, mas de grande valor. Parabéns a todos vocês pelo trabalho!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.