Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O futebol nas culturas: suas histórias e manifestações - UCA

 

02/08/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Filosofia Teoria do conhecimento
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os principais sites que abordam a história do futebol no mundo.
  • Pesquisar sobre o conceito e a origem do Futebol: história oficial e suas histórias paralelas.
  • Identificar e analisar a existência de jogos que apresentam os movimentos essenciais do futebol em outros países.
  • Desenvolver uma pesquisa de campo, visando registrar conhecimentos e experiências dos familiares (pais, tios, avós, etc.) com o “futebol” ou com outros jogos semelhantes a esse esporte.
  • Vivenciar os jogos pesquisados, bem como proceder à “reinvenção” desse esporte a partir da modificação das regras dos jogos para atender as necessidades da turma.
  • Elaborar um vídeo com a síntese do que foi construído sobre a temática: quem (re) inventou o futebol?
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos / Total: 500 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre o Futebol: estrutura do jogo, organizações, regras oficiais, fundamentos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  O conhecimento prévio da turma sobre futebol

Nas primeiras atividades, permita que os (as) alunos (as) falem e registrem os conhecimentos que já possuem sobre o Futebol, de modo que, ao final, avaliem, dentre outros aspectos, se obtiveram um aumento significativo do seu conhecimento sobre o tema proposto.

1.  Em sala de aula, solicitar que os (as) alunos (as) respondam individualmente as seguintes perguntas:

a) O que é o futebol?

b) Você sabe de que forma ele surgiu no mundo?

Obs. 1: Essas informações servirão como um diagnóstico do repertório conceitual dos(as) alunos(as) sobre o futebol

As respostas deverão ser registradas no editor de texto (Ex: Kword) de seus computadores e, em seguida, salvas em seus pendrives  dentro da pasta nomeada "Origem do Futebol".

2. Em seguida, a turma deverá ser organizada em pequenos grupos (máximo de 05 alunos), para que eles (as) socializem as respostas para os colegas do grupo. Nesse caso, já deve ser previamente explicado para eles que o grupo formado naquela atividade será o mesmo que fará as demais atividades de pesquisa em grupo que surgirão nesta estratégia de ensino.

O(a) professor (a) poderá ainda solicitar que eles (as), dentro de cada grupo, entrem num consenso sobre uma das respostas que se tornará a "resposta do grupo". Nesse sentido, cada grupo poderá apresentar a resposta escolhida aos demais grupos. No entanto, o professor (a) deixará claro que serão respostas provisórias, já que refletem apenas o conhecimento prévio os(as) alunos(as).

 

Atividades 2 e 3: Ampliar as noções prévias dos (as) alunos (as) relacionadas às categorias conceito e história do futebol:

1. No aspecto conceitual, o professor deve apresentar o conceito de futebol a partir de uma referência autoral idônea (homepage, livro ou artigo de pesquisa - veja sugestões de leituras e sites abaixo). Esse conceito deve ficar claro! Peça que registrem o conceito em seus netbooks (e que salvem nos seus pendrives) identificando-o com uma "figura referência" (veja sugestões de figuras abaixo).

Dica 1: Atenção professor(a): com relação à discussão conceitual, sua síntese será centralizada no conceito que deverá mostrar ao final de todas opiniões lançadas. Você deve centralizar um conceito já existente, de modo que evidencie que já existe um acúmulo cultural de conhecimentos sobre o tema e que, portanto, os (as) alunos (as) deverão tomar parte do mesmo.

Dica 2: A discussão sobre conceitos (o que é um conceito e/ou como conceituar?) pode ser feita em parceria, ou com trabalho interdisciplinar, junto à área de Filosofia (veja sugestão de leitura em recursos complementares).

2. Ainda, o (a) professor (a) pode solicitar que pesquisem figuras sobre "futebol" na internet. Poderão pesquisar em um site de busca definido pelo professor (Ex: Google Imagens).

Eles deverão escolher  nos grupos e salvar a figura que o grupo julgar mais interessante, para que no decorrer das atividades seja feita a votação da figura que melhor ilustra o conceito do Futebol.

Sugestões de figuras sobre o futebol:

    futebol 1      futebol 3

    futebol 2      futebol 4

Disponíveis em http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&lr=&biw=1280&bih=586&tbm=isch&aq=f&aqi=&oq=&q=futebol, acesso em 12/04/2011

 

 

origem do futebol

 

Disponível em http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=artigos&id=33, acesso em 11/04/2011

 

Sugestões de sites e leituras que abordam conceitos  e origem do futebol:

http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/2457/1122, acesso em 11/04/2011

http://www.fflch.usp.br/dlcv/lport/flp/images/arquivos/FLP8/Pereira.pdf,  acesso em 11/04/2011

http://www.youtube.com/watch?v=tHxBdbJ8cl0, acesso em 04/07/2011

http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=artigos&id=33, acesso em 12/04/2011

http://www.cbf.com.br/noticias/memorias, acesso em 12/04/2011

 

3. No segundo caso, a dimensão histórica do futebol, preliminarmente o (a) professor(a) deve fazer uso das noções prévias dos(as) alunos(as) sobre a origem desse esporte:

Em sala de aula, reunidos nos grupos anteriormente formados, pedir que cada uma deles (as) responda: "onde e como surgiu o futebol?". Mostrar que não há um consenso na turma sobre a origem do futebol.

Obs. 2: O (a) professor (a) deve despertar no aluno o desejo de investigar sobre a "real" origem do esporte estudado, já que não há consenso também na literatura científica sobre a "verdadeira" origem do futebol.

Mesmo que fique evidente que a maioria entenda que se trata de um esporte de origem inglesa, o (a) professor(a) deverá fazer uma "ponte" metodológica com a aula seguinte, a partir dos seguintes questionamentos destinados ao nosso "amigo" notebook :

a) Em qual cidade/país, e em que ano/século, surgiu o Futebol?

b) Existe um ou vários países/ criadores desse esporte?

c) Caso tenha surgido antes da Inglaterra conhecê-lo, por que este país ficou como local de origem do futebol?

d) Afinal, "amigo" computador, quem (re) inventou o futebol?

A partir das questões acima (a, b, c e d), elaborar um roteiro de pesquisa sobre origem do futebol e entregá-lo aos alunos na próxima aula.

 

Atividades 4 e 5:  Vivência do futebol como ele é atualmente e pesquisa do futebol como ele já foi...

1. O professor deverá retomar o conceito de futebol com a turma e destacar seus elementos constitutivos, ou seja, suas características fundamentais que o identificam como "o futebol" e não outro esporte parecido. Apresentar as regras oficiais (veja links abaixo) e convidar os (as) alunos (as) para praticarem o esporte naquela aula, no espaço que a escola possibilita e com essas regras apresentadas. A apresentação das regras oficiais deve ser feita no próprio espaço da quadra, associada à vivência prática das mesmas, sobretudo para o ensino fundamental, de modo a manter o interesse da turma voltado para o tema.

O (a) professor (a) e os (as) alunos (as) logo se encontrarão diante da necessidade de modificação das regras e/ou eleição de apenas algumas para jogar (veja Obs3).

Obs. 3: Salvo raras exceções, dificilmente a escola terá local apropriado para o jogo com as regras oficiais, e, mesmo se existir este local, os (as) alunos (as) perceberão a dificuldade de garantir a aplicação das mesmas para, ao mesmo tempo, atender dois aspectos principais de um jogo na escola: o interesse coletivo da turma e a participação de todos (as). Diante disso, o (a) professor (a)  deve conduzir a turma para a modificação das regras oficiais e/ou da votação de algumas regras que sejam utilizadas para possibilitar um regulamento mínimo para um jogo que atenda os dois aspectos supracitados.

2. Convidar os (as) alunos (as) em grupos para registrar em forma de fotos e filmagens, a partir do uso dos recursos do notebook, as imagens das quadras e/ou demais espaços físicos disponíveis na escola para o jogo do esporte estudado. Estes registros servirão como os primeiros elementos que depois constituirão vídeos sobre futebol criados pelos grupos nas aulas seguintes.

3. Problematizar com a turma processo vivenciado para viabilizar a prática do jogo futebol na escola:

a) Quais foram os diferentes interesses que motivaram a prática do futebol?

b) Quais interesses estavam ligados à criação do futebol em seu (s) país (es) de origem?

Obs. 4: O debate sobre as questões acima será outra "ponte metodológica" que deve ser feita para conexão com a atividade seguinte: pesquisa da origem do futebol. O professor a partir desses questionamentos, e incluindo outros, deverá construir e apresentar aos alunos um roteiro de pesquisa.

4. Nesse momento, informar aos alunos (as) que será entregue um roteiro de pesquisa (conforme sugestão abaixo), e que terão um prazo de (no máximo) duas semanas para a conclusão da pesquisa em grupo, de modo que seja socializada em sala de aula.

Nas próximas aulas, durante este período de pesquisa, vivenciar o futebol modificado nas aulas anteriores.

 

  Roteiro de Pesquisa sobre a Origem do Futebol
 

Computador, quem (re) inventou o Futebol?          

1)     

Quais sites você encontrou na internet que abordam a história do futebol? Cite o endereço eletrônico de, pelo menos,  2 (dois) deles!

2)

Quando e onde surgiu o Futebol? Existe um ou vários países/ criadores desse esporte?

3)

Por que a Inglaterra ficou conhecida como país de origem do futebol?

4)

Quais interesses estavam ligados à criação do futebol em seu(s) país(es) de origem?

 

Dica 3: A discussão do item 3 é pertinente à área de História, podendo, portanto, ser feita essa discussão em parceria com esta disciplina da escola.

 

pesquisa 1

Disponível em http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.folharoraima.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2011/04/Charge2010-labrinto-pesquisas.jpg&imgrefurl=http://www.folharoraima.com.br/wordpress/tags/pesquisa/&usg=__7yjGYHEjGAPZiwutxOLJ_aAhWOk=&h=342&w=480&sz=38&hl=pt-BR&start=103&sig2=BYmM-GbZXSkOQTG_Ql6IbQ&zoom=1&tbnid=z3RabjM0Pz2YEM:&tbnh=118&tbnw=165&ei=i4bhTb3TOsLl0QGFuJnoBg&prev=/search%3Fq%3Dpesquisa%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26sa%3DG%26biw%3D1280%26bih%3D586%26tbm%3Disch&itbs=1&iact=hc&vpx=465&vpy=252&dur=296&hovh=189&hovw=266&tx=123&ty=113&page=6&ndsp=20&ved=1t:429,r:2,s:103&biw=1280&bih=586, acesso em 12/04/2011

 

Sugestões de sites sobre regras oficiais de futebol:

www.cbf.com.br/media/58890/livro_de_regras_2010_2011.pdf , acessado em 12/04/2011

http://www.cbf.com.br/media/58890/livro_de_regras_2010_2011.pdf , acessado em 12/04/2011

http://www.portalbrasil.net/regras_do_futebol.htm, acesso em 21/04/2011

 

Sites sobre história do futebol:

http://www.youtube.com/watch?v=H_CPtHnUNPk, acesso em 12/04/2011

http://mais.uol.com.br/view/e8h4xmy8lnu8/futebol-chines-04023964E0A13366?fullimage=1&types=A, acesso em 12/04/2011

http://www.youtube.com/watch?v=tHxBdbJ8cl0, acesso em 04/0/2011

 

Atividades 6 e 7:  Socialização da pesquisa sobre Origem do Futebol e vivência do futebol modificado para realidade da escola

1. Possibilitar que os (as) alunos (as) vivenciem o futebol a partir das primeiras modificações. A discussão que deve estar presente contemplará as seguintes questões:

a) Todos (as) participaram do jogo?

b) Quais regras ainda devem ser modificadas para atender o interesse coletivo da turma?

2. Escolher outra forma de jogar futebol fruto da pesquisa sobre origem desse esporte, para adaptarem as regras e praticarem na escola.

3. Registrar esse processo de prática de formas de jogos encontrados nas pesquisas a partir de fotos e filmagens utilizando os recursos do netbook.

Obs. 5: Orientar os (as) alunos (as) que salvem os registros (fotos, filmagens) em pastas específicas nomeadas dentro de seus pendrives de modo que organizem melhor os dados que serão utilizados pelos grupos para uma futura construção de um vídeo sobre origem do futebol.

4. Em sala de aula, cada grupo apresentará aos demais grupos seus resultados de pesquisa.

Abrir um debate de modo que os (as) alunos  (as) questionem os demais no tocante às respostas divergentes. Mas o (a) professor (a) deverá conduzir as discussões procurando esclarecer as questões do roteiro de pesquisa e, sobretudo, auxiliar a turma na compreensão da pergunta nº4:  "Quais interesses estavam ligados à criação do futebol em seus países de origem?".

Essa pesquisa contribuirá, principalmente, para retomar as questões do roteiro de pesquisa durante as vivências e modificação do futebol na escola em função de suas regras e dos questionamentos que surgem durante a prática desse esporte. Contribuirá também para a próxima pesquisa que será solicitada pelo(a) professor (a) na próxima aula.

 

Atividades 8:  Pesquisa: o futebol de meus familiares...

1. Solicitar que os alunos façam a seguinte pesquisa com seus familiares:

Pesquisar o futebol que meu pai e mãe, meu tio e tias e meu avô e avó jogaram, para que cada um destes familiares descreva sua experiência com o futebol na infância e/ou adolescência, a partir da seguinte pergunta: a) Você jogava futebol? Se não, por quê? Se sim, como você jogava?

Obs. 6: O (a) professor (a), neste momento, não deve restringir a pesquisa ao público masculino. Propositalmente, sem sequer anunciar a hipótese, deixe os (as) alunos (as) perceberem, ou questionarem, o fato de que os homens historicamente têm muito mais vivência com este esporte. Provavelmente, a hipótese de que suas mães, tias e avós tiveram pouca ou nenhuma prática deste esporte será confirmada. O objetivo dessa constatação por parte deles (as) é, justamente, não deixar passar a seguinte questão de gênero: por que minha mãe ou avó  não jogava?

2. Vivenciar os jogos com o formato e as regras verificadas na pesquisa com os familiares. Os (as) alunos (as) socializarão, no coletivo, o futebol dos seus familiares, e a turma escolherá ( mediante votação) no máximo três formatos para praticarem, ou poderão, fazer junções dois ou três formatos, criando um único jogo a partir deles. Tudo isso em comum acordo ou pela votação (eleição pela maioria). O único princípio (decorrente do princípio de participação de todos e todas) que, propositalmente, deverá virar uma regra é: os times serão mistos no tocante aos gêneros.

Obs. 7: Nessa atividade de prática do jogo, retomar a discussão anterior, sobre gênero,  e indagar os (as) alunos (as) quanto aos possíveis motivos da não participação das mulheres na prática do futebol, como seus familiares descreveram. Será que os motivos são as regras? O formato do jogo?

Deixar claro para os alunos os motivos históricos, presentes nas relações desiguais de gênero, que decorreu na exclusão da mulher não somente desse esporte como de outros espaços da sociedade. Deve-se ressaltar, portanto, com diversos exemplos (profissões, cargos políticos, etc.) as difíceis conquistas das mulheres nas ocupações destes e outros espaços na sociedade.

Dica 3: Trabalhar a questão de gênero é uma excelente oportunidade para uma parceria, ou mesmo um projeto interdisciplinar, com as áreas de História e Sociologia (veja sugestão de texto e imagens abaixo).

Sugestão de texto e imagem sobre Futebol e questão de gênero:

mulher futebol

http://www.correio24horas.com.br/blogs/ora-bolas/?cat=9 , acesso em 13/04/2011

Sugestão de Vídeo o tema: mulher no futebol:

http://videos.sapo.pt/qac5uHyutrB5imkptPUo, acesso em 12/04/2011

 

3. Os grupos de alunos (as) continuarão utilizando o netbook, nas atividades de prática dos jogos, procedendo aos registros de fotos e filmagens. No caso, dos jogos acima, o foco da câmera deverá estar na participação das meninas e meninos, ao mesmo tempo, no mesmo jogo de futebol. Coloque este desafio para que façam belas fotos dessa situação.

 

Atividades 9:  Vivência do futebol modificado para realidade da escola

1. Após as discussões anteriores os alunos continuarão vivenciando os jogos identificados nas duas pesquisas. Mediar a prática desses jogos com questões relacionadas às regras de boa convivência. Nesse sentido, seja qual for o país de origem do "futebol' que está sendo vivenciado a partir da pesquisa, deve-se questionar as relações de poder colocadas:

a) Quem jogava?

b) Quem era excluído do jogo naquele país ou naquela época?

2. Criar um quadro de síntese da pesquisa: quem (re) inventou o futebol?

Os (as) alunos (as) deverão entrar num consenso ou votar um critério de escolha sobre a "origem do futebol". Não há problema se o quadro ficar com mais de um país eleito como inventor do futebol. 

Obs. 8: Destacar que o futebol, como qualquer fenômeno social, não foi inventado, mas, sim, é permanentemente (re) inventado, pois está continuamente sendo (re) construído, mudado, aperfeiçoado conforme interesses sociais de grupos hegemônicos que detém o poder sobre ele em cada momento histórico.

3. Propiciar um tempo na aula para que os (as) alunos (as), sob orientação do (a) professor (a), iniciem a edição do vídeo de no mínimo 2 (dois) e no máximo 3 (três) minutos.

Obs. 9: Esse quadro de síntese será elaborado em forma de slide (usando programa de apresentação de slides disponível no netbook) para fazer a abertura/ introdução do vídeo a ser editado pelos grupos que faziam os registros nas aulas. Cada imagem de foto ou filmagem que irá compor a edição será antecedida por frases que contextualizam determinada prática do futebol no seu respectivo país de origem. Coloque este desafio para o grupo: articular imagem e informação.

 

Atividade 10:  Apresentação dos vídeos elaborados em grupos

1. Momento de apresentação para a turma dos vídeos elaborados em grupo. Os (as) alunos (as) deverão assistir atentamente aos vídeos elaborados pelos (as) colegas deixando as perguntas ou críticas (sugestões e elogios) para o final de cada apresentação. O grupo que apresenta deverá fazer uma introdução sobre como foi o processo de construção do vídeo, escolha dos elementos apresentados.

Obs. 10: O (a) professor (a) poderá mudar o formato dependendo se a mesma proposta foi desenvolvida com outras turmas do mesmo ano/série de ensino. Este momento poderá ser convertido numa "Mostra de Curtas" sobre Origem do Futebol.

2. Avaliar com a turma o processo de construção do vídeo em forma de grupos, a partir das seguintes questões:

a) Quais as principais dificuldades para fazer o vídeo (registros das aulas, montagem, edição, interesses diferentes do grupo);

b) O vídeo contribuiu para aquisição de mais conhecimentos sobre origem do futebol?

c) O que você mais gostou nessa experiência de montagem do vídeo?

Recursos Complementares

Sugestões de leituras interdisciplinares Educação Física e Filosofia sobre teoria do conceito. Leitura destinada ao (à) professor (a):

http://capim.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1680 , acesso em 12/04/2011

Teoria do Conceito

Disponível em: http://capim.ibict.br/index.php/ciinf/index acesso em 12/04/2011

Outros sites com vídeos e informações sobre futebol.

http://www.correio24horas.com.br/blogs/ora-bolas/?cat=9, acesso em 13/04/2011

http://www.youtube.com/watch?v=CI92Hvbx3XM&feature=related, acesso em 12/04/2011

http://www.youtube.com/watch?v=5L3dK2Xbwkg, acesso em 12/04/2011

http://www.youtube.com/watch?v=PXCgN9RymHg&feature=related, acesso em 12/04/2011

Avaliação

1. A avaliação quanto ao conteúdo "origem do futebol" deve privilegiar a discussão de todo processo. Os (as) alunos (as) devem emitir sua reflexão sobre os pontos positivos e o que ficou a desejar frente aos desafios propostos para pesquisa do tema:

a) Tempo para as pesquisas de tarefa de casa;

b) Dificuldade de encontrar as fontes;

c) Avaliação dos trabalhos em grupos;

d) Que conhecimento ficou para o (a) aluno (a) sobre a origem do futebol?

2. Avaliar que compreensão os alunos obtiveram sobre a pergunta, "quem (re) inventou o futebol?"

a) Foi possível responder a pergunta da pesquisa?

b) Existe uma única origem?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.