Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – Who am I?

 

19/05/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar adjetivos físicos e/ou de personalidade para se descrever.
  • Produzir vídeos.
Duração das atividades
4 horas-aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não há necessidade de ter nenhum conteúdo específico como pré-requisito, uma vez que o vocabulário a ser utilizado pelos alunos será apresentado durante essas aulas. 
Estratégias e recursos da aula
  • WxCam [Metasys -> Aplicativos -> Multimídia > Wxcam]
  • Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord ]
  • Navegador Mozilla Firefox [Metasys-> Aplicativos -> Internet ]
  • Visualizador de Imagens 

 

Atividade 1

1º Momento

O professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site do Youtube e assistam ao vídeo "Who I am" de Nick Jonas & the Administration.

O link é http://www.youtube.com/watch?v=_qQ3Sz0IMmE

Professor, peça aos alunos que percebam as diferenças físicas e de comportamentos entre as pessoas mostradas nas filmagens.

Video

2º Momento

O professor deverá propor uma discussão sobre o vídeo. A discussão deve ser focada apenas nas imagens, isto é, nas pessoas que aparecem, como elas são e como elas se veem, e nas palavras que cada uma mostra nos cartões. Professor, faça perguntas como:

  • Which words do you know? (Quais palavras você conhece?) - Athlete, Mother, Brother, Diva, Poet, Diabetic, Activist, Artist, Nervous
  • Professor, essas palavras foram apontadas como prováveis respostas, pois elas são cognatas com palavras em português, porém atente-se para o fato de que os alunos podem saber os significados de outras.

 

 3º Momento

O professor irá propor que os alunos procurem os significados de palavras desconhecidas, como blessed, changed, sensitive.

Para tal, os alunos devem acessar o site http://www1.uol.com.br/babylon/.

  • Professor, nesse site é possível apenas a tradução de palavras isoladas e não de frases.

 

Atividade 2 

1º Momento

Uma vez finalizada a busca de palavras no dicionário online, o professor irá propor reflexões sobre o vídeo. Para tanto, fará as seguintes perguntas aos alunos:

  • How do people see themselves? ( Como as pessoas se veem?)
  • Is the same way that other people see them? ( É da mesma maneira que as outras pessoas as veem?)
  • Which person showed a card that you thought it didn't match? ( Qual pessoa mostrou um cartão que você achou que não correspondia?)
  • Why the use of these words surprised you? ( Por que o uso dessas palavras o/a surpreendeu?)
  • How do you see yourself? How do people see you? Does it bother you? ( Como você vê a si mesmo(a)? Como as pessoas veem você? Isso te incomoda?)

 

2ª Momento

Para consolidação do entendimento do vídeo, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site http://www.vagalume.com.br/ e procurem pelo nome da música ( Who I am)  ou do artista ( Nick Jonas & The Administration), e confiram a letra e a tradução da música.
O link é http://www.vagalume.com.br/nicholas-jonas/who-i-am-traducao.html

Who I am

3º Momento

Assim que os alunos conferirem a tradução da música, o professor deverá retomar com eles algumas reflexões, tais como:

  • What's the song about? (Sobre o que fala a música?)
  • What do you understand by the cards shown by people? (O que você entende pelos cartões apresentados pelas pessoas?)
  • Which word would you use to describe yourself? (Qual palavra você usaria para se descrever?)

 

Atividade 3

O professor irá propor que os alunos gravem um vídeo onde cada um apresente uma palavra que melhor o descreve.

  • Professor, oriente seus alunos para que as escolhas das palavras sejam feitas de acordo com o que cada um pensa sobre si e não pelo o que outros pensam sobre eles.

 

Os alunos deverão usar as câmeras acopladas aos seus netbooks Classmate para a captura de som e imagens e essas imagens devem ser feitas na escola, pois todos os alunos participarão do  mesmo vídeo.

Os cartões  a serem usados pelos alunos poderão ser digitados no programa Kword e salvos num pen drive para serem impressos ou então os cartões podem ser confeccionados pelos próprios alunos com a utilização de cartolina ou papel cartão e pincéis.

  • Professor, avalie qual será a alternativa mais viável no seu local de trabalho.

 

Professor, permita que os alunos se organizem entre si e decidam sobre questões referentes ao vídeo, tais como, o local da escola onde será filmado o vídeo (sala de aula, refeitório, quadra de esportes...), o efeito que será utilizado na gravação (monocromático, borda, etc), os figurinos utilizados na gravação, a ordem de aparição no vídeo, entre outras.

Recursos Complementares

Professor, os sites abaixo poderão complementar suas aulas:

Avaliação

A avaliação se dará durante toda a idealização e confecção do vídeo.

Como não haverá marcação de respostas certas ou erradas, uma vez que a escolha das palavras será individual e que reflita o que cada um pensa sobre si, os critérios para avaliação serão:

  • comprometimento e contribuições relevantes para a o bom andamento da atividade;
  • realização da atividade.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.