19/05/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Atividade 1
1º Momento
O professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site do Youtube e assistam ao vídeo "Who I am" de Nick Jonas & the Administration.
O link é http://www.youtube.com/watch?v=_qQ3Sz0IMmE
Professor, peça aos alunos que percebam as diferenças físicas e de comportamentos entre as pessoas mostradas nas filmagens.
2º Momento
O professor deverá propor uma discussão sobre o vídeo. A discussão deve ser focada apenas nas imagens, isto é, nas pessoas que aparecem, como elas são e como elas se veem, e nas palavras que cada uma mostra nos cartões. Professor, faça perguntas como:
3º Momento
O professor irá propor que os alunos procurem os significados de palavras desconhecidas, como blessed, changed, sensitive.
Para tal, os alunos devem acessar o site http://www1.uol.com.br/babylon/.
Atividade 2
1º Momento
Uma vez finalizada a busca de palavras no dicionário online, o professor irá propor reflexões sobre o vídeo. Para tanto, fará as seguintes perguntas aos alunos:
2ª Momento
Para consolidação do entendimento do vídeo, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site http://www.vagalume.com.br/ e procurem pelo nome da música ( Who I am) ou do artista ( Nick Jonas & The Administration), e confiram a letra e a tradução da música.
O link é http://www.vagalume.com.br/nicholas-jonas/who-i-am-traducao.html
3º Momento
Assim que os alunos conferirem a tradução da música, o professor deverá retomar com eles algumas reflexões, tais como:
Atividade 3
O professor irá propor que os alunos gravem um vídeo onde cada um apresente uma palavra que melhor o descreve.
Os alunos deverão usar as câmeras acopladas aos seus netbooks Classmate para a captura de som e imagens e essas imagens devem ser feitas na escola, pois todos os alunos participarão do mesmo vídeo.
Os cartões a serem usados pelos alunos poderão ser digitados no programa Kword e salvos num pen drive para serem impressos ou então os cartões podem ser confeccionados pelos próprios alunos com a utilização de cartolina ou papel cartão e pincéis.
Professor, permita que os alunos se organizem entre si e decidam sobre questões referentes ao vídeo, tais como, o local da escola onde será filmado o vídeo (sala de aula, refeitório, quadra de esportes...), o efeito que será utilizado na gravação (monocromático, borda, etc), os figurinos utilizados na gravação, a ordem de aparição no vídeo, entre outras.
Professor, os sites abaixo poderão complementar suas aulas:
A avaliação se dará durante toda a idealização e confecção do vídeo.
Como não haverá marcação de respostas certas ou erradas, uma vez que a escolha das palavras será individual e que reflita o que cada um pensa sobre si, os critérios para avaliação serão:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/05/2011
Quatro estrelasgostei bastante, achei dinãmica. valeu!