08/06/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Aprenderá como nasceu o conceito grego de justiça e o que a sociedade contemporânea compreende por justiça.
É necessário que o aluno tenha uma noção básica sobre o que são as leis e o que é a justiça.
Será usado como principal recurso didático para o desenvolvimento dessa aula os laptops UCA, conectados a internet.
Aula 1:
(Disponível em:http://promocaopassagemaerea.com/promocao-iberia-passagens-aereas-para-atenas.html, acesso em: 15 de abril de 2011)
(Disponível em: http://deusilusao.wordpress.com/2010/10/26/deuses-se-assemelham-sao-ilusoes-com-poderes-sobre-humanos/, acesso em: 15 de abril de 2011))
Aula 2:
Sabemos que houve um período na Grécia em que não havia registro das leis, uma constituição. As decisões judiciais ficavam a cargo do governante e da interpretação das leis religiosas “dos deuses”. O que levava, em muitos casos, a decisões injustas. Mas, num determinado momento, Drácon (séc. VII a.C.), Sólon e Clístenes (séc. VI a.C.), primeiros legisladores da Grécia, começaram a redigir as leis que iriam dirigir aquele povo, abrindo espaço para decisões baseadas no pensamento e na razão, e não na vontade dos reis ou dos deuses. Assim nasceu a justiça na Grécia.
Observação:para fundamentar e conduzir essa exposição, o professor pode acessar as páginas que se seguem, antes do momento da aula, e obter as informações necessárias para transmitir aos alunos: http://forum.jus.uol.com.br/52526/grecia-antiga-avancos/e http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%c3%a9cia_Antiga(Acesso em: 15 de abril de 2011).
A justiça, para os gregos antigos, consiste em respeitar o outro e seu direito de falar e de dar sua opinião. Dessa forma, se preservamos a democracia, seremos justos. Assim, só pode haver justiça numa sociedade democrática.
(Disponível: http://historiadecifrada.blogspot.com/2009/11/o-conceito-de-democracia-do-homem-na.html, acesso em 15 de abril de 2011).
(Disponível: http://www.noticiacompleta.com/noticias/4966/deputados-gastam-r-48-milhoes-em-recesso-parlamentar/, acesso em: 15 de abril de 2011)
Aula 3:
Era uma vez, na antiga Grécia, no século 7 a.C., um povo muito organizado que já dava um belo exemplo de como praticar a política e a cidadania. Os gregos que moravam em Atenas e em algumas outras cidades da Grécia se reuniam para tomar decisões que afetavam toda a comunidade. Os cidadãos aprovavam as leis e decidiam todos os assuntos importantes do governo. Essa maneira de governar foi chamada por eles de democracia. Tudo bem que eles não eram tão democráticos assim, pois os escravos, que eram bastante numerosos, e as mulheres não participavam dessas assembléias (reuniões). Mas até no Brasil acontecia isso: as mulheres também não podiam votar antigamente. Absurdo? Pois é a pura verdade. Foi um direito que elas adquiriram em uma das Constituições. Ah, mas vamos falar desse assunto já, já. A palavra democracia vem do grego demos, que significa povo, e kratia, que quer dizer governo ou poder. Assim, democracia é o governo do povo. Um antigo presidente dos Estados Unidos (Abraham Lincoln) foi mais além na definição e disse uma vez que a democracia é o governo do povo, para o povo e pelo povo. Esse modelo de governo deu origem à democracia atual, adotada por muitos países, incluindo o Brasil. |
(Disponível em: http://www.canalkids.com.br/cidadania/democracia/grego/index.htm#, acesso em: 15 de abril de 2011).
Aula 4: “Praticando a democracia”
(Disponível em: http://democraciapura.ning.com/, acesso em: 15 de abril de 2011)
Aula 5:
“A democracia hoje”
COM DEMOCRACIA, A VIDA PODE SER BELA
A democracia nem sempre é praticada como deveria ser. Quase todos os governos se dizem democráticos, mas poucos conseguem cumprir esse papel de verdade.
Para que exista a democracia é preciso a participação de todos: governo e comunidade. E o que é uma democracia no verdadeiro sentido da palavra? Aquela que reconhece a igualdade e a dignidade de todas as pessoas, independentemente de etnia (origem racial), religião, sexo ou posição social.
A democracia tem o dever de garantir que todos sejam iguais perante a lei e que exista a liberdadede opinião, de imprensa, de reunião e de crença religiosa.
A nação que consegue dar conta do recado em todos esses sentidos, faz com que as pessoas que nela vivem tenham uma vida decente. Mas a democracia não é só isso. Tem muito mais...
(Disponível em: http://www.canalkids.com.br/cidadania/democracia/grego/index2.htm, acesso em 15 de abril de 2011)
Atividade:
Aula 6:
Promova nessa aula um diálogo com todos os alunos sobre os comentários que eles coletaram a respeito da sua produção (história em quadrinhos). Peça para eles, de acordo com os comentários coletados, fazerem os ajustes que julgarem interessantes e pertinentes. Finalize sugerindo aos alunos que divulguem a versão final da sua produção no site da escola e aproveite o espaço para agradecer a todos que deram suas sugestões. Oriente os passos dos alunos em cada momento dessa aula, principalmente no momento de divulgar os trabalhos no site.
Sugestão de Sites para os subitens e as atividades propostas nessa aula:
http://www.brasilescola.com/historiag/grecia-antiga.htm
http://www.discoverybrasil.com/guia_grecia/index.shtml
http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/democracia.htm
http://www.democracianaescola.blogspot.com/
http://www.blogdicas.com.br/como-fazer-uma-excelente-entrevista/
Esses sites podem ser utilizados pelo professor como meio de pesquisa para que o mesmo obtenha mais conhecimento acerca dos assuntos trabalhados nessa aula.
Avaliação:
Cinco estrelas 1 classificações
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11/06/2015
Cinco estrelasMuito boa aula. Dá até para aplicá-la ao ensino médio para alunos que não tiveram oportunidade de serem apresentados à história da justiça/ética em Filosofia.