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Como nasceu a justiça?-UCA

 

08/06/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprenderá como nasceu o conceito grego de justiça e o que a sociedade contemporânea compreende por justiça.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha uma noção básica sobre o que são as leis e o que é a justiça.

Estratégias e recursos da aula

Será usado como principal recurso didático para o desenvolvimento dessa aula os laptops UCA, conectados a internet.

 

Aula 1:

  • Inicie a aula apresentando aos alunos uma imagem de Atenas na antiguidade e forneça a eles algumas informações sobre esse período, como por exemplo, a religião (falar dos deuses gregos).

 

  • Crie perguntas problematizadoras sobre os deuses gregos, como por exemplo: você já ouviu falar dos deuses gregos? Deixe os alunos responderem a pergunta e explore as informações que eles trouxerem. É possível também usar imagens projetadas em um datashow ou  enviadas  por  e-mails aos alunos, levando-os a imaginarem esse período histórico conforme a sugestão abaixo:

 

  • Atenas

(Disponível em:http://promocaopassagemaerea.com/promocao-iberia-passagens-aereas-para-atenas.html, acesso em: 15 de abril de 2011)

deuses gregos

(Disponível em: http://deusilusao.wordpress.com/2010/10/26/deuses-se-assemelham-sao-ilusoes-com-poderes-sobre-humanos/, acesso em: 15 de abril de 2011))

  • Num segundo momento, peça aos alunos para pesquisarem na internet, com o auxilio de seus laptops, mais informações sobre o povo da Grécia daquele período e sobre suas crenças. Peça aos alunos para salvarem suas pesquisas em pen drive, pois as mesmas serão utilizadas na próxima aula.

 

 

Aula 2:

 

  • Comece a aula lembrando aos alunos o que foi visto na aula anterior; para isso, peça a eles para  abrirem a pasta gravada no pen drive onde estão registradas as informações pesquisadas.

 

  • Conduza os alunos para uma reflexão oral sobre a forma como os gregos se organizavam socialmente. Para tanto o professor pode expor, de forma objetiva e lúdica, as informações abaixo:

 

Sabemos que houve um período na Grécia em que não havia registro das leis, uma constituição. As decisões judiciais ficavam a cargo do governante e da interpretação das leis religiosas “dos deuses”. O que levava, em muitos casos, a decisões injustas. Mas, num determinado momento, Drácon (séc. VII a.C.), Sólon e Clístenes (séc. VI a.C.), primeiros legisladores da Grécia, começaram a redigir as leis que iriam dirigir aquele povo, abrindo espaço para decisões baseadas no pensamento e na razão, e não na vontade dos reis ou dos deuses. Assim nasceu a justiça na Grécia.

Observação:para fundamentar e conduzir essa exposição, o professor pode acessar as páginas que se seguem, antes do momento da aula, e obter as informações necessárias para transmitir aos alunos: http://forum.jus.uol.com.br/52526/grecia-antiga-avancos/e http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%c3%a9cia_Antiga(Acesso em: 15 de abril de 2011).

 

  • Conjeture com os alunos que com o nascimento da constituição (conjunto de leis) o povo passou a ser ouvido e a ter o direito de falar, de refletir e dar sua opinião sobre o governo das cidades, nascendo assim à democracia.

 

 A justiça, para os gregos antigos, consiste em respeitar o outro e seu direito de falar e de dar sua opinião. Dessa forma, se preservamos a democracia, seremos justos. Assim, só pode haver justiça numa sociedade democrática.

 

  • Projete em data show a imagem abaixo que retrata as assembléias onde o povo da  Grécia debatia, onde eles davam suas opiniões.

 

(Disponível: http://historiadecifrada.blogspot.com/2009/11/o-conceito-de-democracia-do-homem-na.html, acesso em 15 de abril de 2011).

 

  • Em seguida, projete a imagem abaixo da câmera dos deputados e peça aos alunos para tentarem estabelecer  uma relação entre as duas imagens.

 

(Disponível: http://www.noticiacompleta.com/noticias/4966/deputados-gastam-r-48-milhoes-em-recesso-parlamentar/, acesso em: 15 de abril de 2011)

Aula  3:

  • Inicie a aula com a pergunta: o que é democracia? É importante deixar que os alunos falem o que eles entendem por democracia, tente registrar no laptop ou lousa as repostas dos alunos.

 

 

foto 







 

 

 


DEMOCRACIA É PRESENTE DOS GREGOS

Era uma vez, na antiga Grécia, no século 7 a.C., um povo muito organizado que já dava um belo exemplo de como praticar a política e a cidadania.

Os gregos que moravam em Atenas e em algumas outras cidades da Grécia se reuniam para tomar decisões que afetavam toda a comunidade. Os cidadãos aprovavam as leis e decidiam todos os assuntos importantes do governo. Essa maneira de governar foi chamada por eles de democracia.

Tudo bem que eles não eram tão democráticos assim, pois os escravos, que eram bastante numerosos, e as mulheres não participavam dessas assembléias (reuniões). Mas até no Brasil acontecia isso: as mulheres também não podiam votar antigamente. Absurdo? Pois é a pura verdade. Foi um direito que elas adquiriram em uma das Constituições. Ah, mas vamos falar desse assunto já, já.

A palavra democracia vem do grego demos, que significa povo, e kratia, que quer dizer governo ou poder. Assim, democracia é o governo do povo.

Um antigo presidente dos Estados Unidos (Abraham Lincoln) foi mais além na definição e disse uma vez que a democracia é o governo do povo, para o povo e pelo povo. Esse modelo de governo deu origem à democracia atual, adotada por muitos países, incluindo o Brasil.


Pois é... com democracia, a vida pode ser bela!

 

(Disponível em: http://www.canalkids.com.br/cidadania/democracia/grego/index.htm#, acesso em: 15 de abril de 2011).

 

  • Em seguida, procure estabelecer uma relação entre as respostas dos alunos e as informações trazidas no texto.

 

Aula 4:   “Praticando a democracia”

 

  • Proponha um debate com a turma, cuja regra principal é respeitar o direito do outro de dar sua opinião. O tema para esse debate pode ser retirado do texto dado na última aula, como por exemplo, o voto na Grécia, que era proibido para as mulheres e os escravos. Caso o professor julgue necessário, ele pode pedir aos alunos que acessem novamente a página onde está o texto, http://www.canalkids.com.br/cidadania/democracia/grego/index.htm#, (acesso em 15 de abril de 2011). 

 

  • Após esse momento o professor pode, juntamente com os alunos, avaliar se o direito de ser ouvido foi preservado e quais foram as dificuldades encontradas pela turma. Peça aos alunos para registrarem as conclusões em seus laptops e salvarem em pen drive.

 

  • Para finaliza, projete a imagem a abaixo e pergunte aos alunos:  na imagem abaixo, a democracia está sendo respeitada?

 

(Disponível em: http://democraciapura.ning.com/, acesso em: 15 de abril de 2011)

 

Aula 5:

“A democracia hoje”

COM DEMOCRACIA, A VIDA PODE SER BELA

bla A democracia nem sempre é praticada como deveria ser. Quase todos os governos se dizem democráticos, mas poucos conseguem cumprir esse papel de verdade.

Para que exista a democracia é preciso a participação de todos: governo e comunidade. E o que é uma democracia no verdadeiro sentido da palavra? Aquela que reconhece a igualdade e a dignidade de todas as pessoas, independentemente de etnia (origem racial), religião, sexo ou posição social.

A democracia tem o dever de garantir que todos sejam iguais perante a lei e que exista a liberdadede opinião, de imprensa, de reunião e de crença religiosa.

A nação que consegue dar conta do recado em todos esses sentidos, faz com que as pessoas que nela vivem tenham uma vida decente. Mas a democracia não é só isso. Tem muito mais...

(Disponível em: http://www.canalkids.com.br/cidadania/democracia/grego/index2.htm, acesso em 15 de abril de 2011)

  • Após a leitura do texto, o professor pode promover um diálogo mediado, sobre as conclusões dessa leitura. Conduza-os a estabelecerem uma analogia concepção de democracia na Grécia antiga e a da atualidade.

 

Atividade:

 

  • Propomos como atividade que os alunos, separados em grupos de 5, elaborem uma “história em quadrinhos” sobre a democracia e a justiça. Utilize como ferramenta para essa atividade o programa kolour paint do laptop (acesse o menu metasys, aplicativos, aplicações gráficas, ferramentas de pintura, kolour paint).

 

  • Ao final, peça para eles, nos intervalos entre as aulas, levarem seus laptops para os demais espaços da escola onde eles possam compartilhar sua produção com colegas de outras turmas e com outros professores. Oriente-os a registrarem no editor de texto kword do laptop os comentários sobre sua criação, salvarem em pen drive e levarem o pend drive para a próxima aula. Para utilizar o kword, acesse a área de trabalho e clique no ícone “processador de textos”.

 

Aula 6:

Promova nessa aula um  diálogo com todos os alunos sobre os comentários que eles coletaram a respeito da sua produção (história em quadrinhos). Peça para eles, de acordo com os comentários coletados, fazerem os ajustes que julgarem interessantes e pertinentes. Finalize sugerindo aos alunos que divulguem a versão final da sua produção no site da escola e aproveite o espaço para agradecer a todos que deram suas sugestões. Oriente os passos dos alunos em cada momento dessa aula, principalmente no momento de divulgar os trabalhos no site.

Recursos Complementares

 

Sugestão de Sites para os subitens e as atividades propostas nessa aula:

http://www.brasilescola.com/historiag/grecia-antiga.htm

http://www.discoverybrasil.com/guia_grecia/index.shtml

http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/democracia.htm

http://www.democracianaescola.blogspot.com/

http://www.blogdicas.com.br/como-fazer-uma-excelente-entrevista/

Esses sites podem ser utilizados pelo professor como meio de pesquisa para que o mesmo obtenha mais conhecimento acerca dos assuntos trabalhados nessa aula.

Avaliação

Avaliação:

  • O professor pode propor como estratégia de avaliação a criação de uma WebQuest, com perguntas pertinentes ao tema trabalhado nessa aula. Além das perguntas, ele pode direcionar seus alunos a pesquisarem mais informações sobre o tema e disponibilizar sua pesquisa na WebQuest. O trabalho deve ser feito fora da sala, com o auxilio do laptop conectado a internet. Para isso, basta o aluno acessar a página criada pelo professor, responder as perguntas sugeridas e fazer as pesquisas solicitadas.

 

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Cicero, CED 06 DE Taguatinga , Distrito Federal - disse:
    carloscrib@gmail.com

    11/06/2015

    Cinco estrelas

    Muito boa aula. Dá até para aplicá-la ao ensino médio para alunos que não tiveram oportunidade de serem apresentados à história da justiça/ética em Filosofia.


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