Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Natural Disasters - How do they affect people's lives?

 

21/05/2011

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar os desastres naturais que têm ocorrido nos últimos tempos no mundo ( terremotos, tsunamis, inundações) e seus efeitos.
  • Identificar quais desastres naturais ocorrem no lugar onde vivemos e como eles nos afetam.
  • Contrastar o uso dos tempos verbais Present Perfect e Simple Past. 
Duração das atividades
4 horas-aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Tempos verbais Present Perfect e Simple Past.
  • Forma Superlativa dos Adjetivos.
Estratégias e recursos da aula

Alguns recursos do laptop Classmate, tais como:

  • WxCam [Metasys -> Aplicativos -> Multimídia > Wxcam]
  • Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord ]
  • Navegador Mozilla Firefox [Metasys-> Aplicativos -> Internet ]
  •  Visualizador de Imagens

Atividade 1

1º Momento

Como introdução ao assunto, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site do Youtube e assistam ao vídeo "Natural disasters and Human Dignity".

O link para esse vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=7u5APs_G2W0

 

Natural Disasters

Professor, peça aos alunos que prestem atenção nas imagens e frases que aparecem, como as palavras cognatas ( natural, disasters, total, estimated, devasted, million, caused, fatalities, victims...)  e a quantidade de datas e números.

 

2º Momento

Ao final da apresentação do vídeo, o professor deverá fazer algumas perguntas para os alunos:

  • What are the three major natural disasters in the world? (Quais são os três maiores desastres naturais do mundo?) - Earthquakes, floods and hurricanes (Terremotos, inundações e furacões)
  • How many earthquakes were there in the world in 2006? (Quantos terremotos tiveram no mundo em 2006?) -  11
  • How many people died that year? (Quantas pessoas morreram naquele ano?) - 6,596
  • What countries are affected by earthquakes? List 5 of them. (Quais países são afetados por terremotos? Liste 5 (cinco) deles. -  India, Pakistan, Iran, Australia, Indonesia.
  • Was Katrina the first deadlist hurricane in the US? ( Katrina foi o furacão que mais matou pessoas nos Estados Unidos?) - No, it wasn't. It was the third deadlist hurricane in the US. (Não, não foi. Ele foi o terceiro furacão mais fatal nos Estados Unidos.)
  • When was this video edited? (Quando esse vídeo foi editado?) - 2007

 As respostas dos alunos deverão ser ouvidas e complementadas pelo professor, se necessário, como forma de fixar o conteúdo.

Atividade 2

Como o vídeo foi editado há 4 anos, o professor deverá solicitar aos alunos que pesquisem outros desastres naturais que ocorreram no mundo e, inclusive, no Brasil desde então.

Professor, provavelmente, os alunos se lembrarão do tsunami e terremoto que assolaram o Japão em março de 2011, dos deslizamentos de terra nas cidades serranas do Rio de Janeiro em janeiro de 2011, do terremoto que atingiu o Haiti em 2010 e das inundações e deslizamentos em Santa Catarina no ano de 2008. Por isso, as sugestões dessa aula serão voltadas para esses acontecimentos, sobretudo o terremoto no Japão e os deslizamentos de terra no Rio de Janeiro.

 Para a realização das pesquisas, os alunos deverão acessar o site http://www.bbc.co.uk e digitar earthquake in Japan no campo search bbc news.

 One month after


 

Professor, solicite aos alunos que assistam o slideshow sobre um mês depois do tsunami (Audio slideshow: One month after the tsunami). Esse áudio slideshow mostra imagens das pessoas afetadas pelo tsunami e como elas reagiram (e estão reagindo) diante disso.

BBC

 

Ao final do áudio slideshow, promova uma discussão sobre as imagens e informações apresentadas:

  • Who is helping in the reconstruction of the country? (Quem está ajudando na reconstrução do país?) - Volunteers, soldiers (Voluntários, soldados)
  • How has this reconstruction been done? ( Como esta reconstrução está sendo feita?) Hour by hour, day by day - Or very slowly (Hora a hora, dia a dia - ou muito lentamente)
  • What are the common objects people find when they come back to their destroyed houses? (Quais são os objetos comuns que as pessoas encontram quando elas voltam para suas casas destruídas?)  A watch, an astray, a coin. (Um relógio, um cinzeiro, uma moeda)
  • What game are the children playing? (Que jogo as crianças estão brincando?) Uno
  • How is the tsunami called in the audio? (Como o tsunami é chamado no áudio?) Black water ( Água preta)

 

Atividade 3

Ainda no site www.bbc.co.uk, o professor deverá solicitar aos alunos que pesquisem o tópico floods in Brazil. Como resultado para essa pesquisa aparecerão vários artigos, por isso, o professor deverá orientar os alunos para que acessem a matéria do dia 23 de janeiro de 2011: Brazil flood deaths top 800 with 400 still missing

 Flood in Brazil

 

 

Professor, como na atividade anterior, a compreensão auditiva dos alunos foi trabalhada. Nessa atividade, serão requisitadas algumas estratégias de leitura como skimming e scanning, bem como o reconhecimento das estruturas gramaticais Simple Past e Present Perfect.

1º momento: alunos deverão analisar o título do artigo e as imagens e a partir deles inferir qual é o assunto principal.

2º momento: alunos deverão buscar os nomes de cidades que aparecem no artigo e relacioná-los a algum evento.

3º momento: alunos deverão acessar o programa Kword em seus laptops, inserir um quadro como o demonstrado abaixo e depois completá-lo:

                                         Sentences in the Simple Past                 Sentences in the Present Perfect
Torrential rain caused whole hillsides to collapse More than 800 people are known to have died in floods
According to figures compiled by the newspaper O Globo, about third percent all victims were children or adolescents. The Brazilian government has said  it will set up an early warning system
The youngest fatality was a five-day-old baby buried in a mudslide in Nova Friburgo(...) (...) the worst natural disaster Brazil has ever experienced
 Volunteers in Rio de Janeiro held an adoption fair in hope of rehoming some of 5,000 animals left without owners (...) Three people are known to have contracted leptospirosis(...)
   The government has allocated $240m (£150m) in emergency reconstruction money for the area

Professor, uma vez que é comum haver confusão quanto ao uso de Simple Past e Present Perfect, faz-se necessário retomar a noção da diferença entre esses dois tempos verbais. Para tanto, oriente seus alunos para que acessem o site http://inglespravaler.com.br/blogs/?p=4299

 

Atividade 4

PRODUÇÃO DE TEXTO

 

Uma vez que durante a execução das atividades diferentes habilidades foram requisitadas como compreensão auditiva, leitura e, em alguns momentos, a expressão oral, faz-se necessário que a escrita também seja parte desse processo. Por isso, o professor deverá solicitar aos alunos que escrevam um pequeno parágrafo falando sobre os desastres naturais pesquisados, onde, quando e como aconteceram e de que maneira eles afetaram as vidas das pessoas, além do que tem sido feito para ajudar as vítimas.

  • Os alunos deverão usar o programa Kword para elaborar esse texto e depois deverão enviá-lo por email para o professor. 
  • O professor deverá ler todos os textos recebidos e enviar (responder)  e-mails aos alunos com uma avaliação.
  • Lembrar de, nessa avaliação, chamar a atenção dos alunos para os pontos positivos do texto. 
Recursos Complementares
  • Professor, os sites abaixo apresentam informações importantes que poderão complementar suas aulas.

 

Avaliação

A AVALIAÇÃO DEVERÁ OCORRER DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES. PARA TANTO, O PROFESSOR DEVERÁ OBSERVAR:

  • Interesse demonstrado na realização das tarefas.
  • Participação nas discussões orais.
  • Empenho na realização da tarefa de completar o quadro.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.