21/05/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Alguns recursos do laptop Classmate, tais como:
Atividade 1
1º Momento
Como introdução ao assunto, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site do Youtube e assistam ao vídeo "Natural disasters and Human Dignity".
O link para esse vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=7u5APs_G2W0
Professor, peça aos alunos que prestem atenção nas imagens e frases que aparecem, como as palavras cognatas ( natural, disasters, total, estimated, devasted, million, caused, fatalities, victims...) e a quantidade de datas e números.
2º Momento
Ao final da apresentação do vídeo, o professor deverá fazer algumas perguntas para os alunos:
As respostas dos alunos deverão ser ouvidas e complementadas pelo professor, se necessário, como forma de fixar o conteúdo.
Atividade 2
Como o vídeo foi editado há 4 anos, o professor deverá solicitar aos alunos que pesquisem outros desastres naturais que ocorreram no mundo e, inclusive, no Brasil desde então.
Professor, provavelmente, os alunos se lembrarão do tsunami e terremoto que assolaram o Japão em março de 2011, dos deslizamentos de terra nas cidades serranas do Rio de Janeiro em janeiro de 2011, do terremoto que atingiu o Haiti em 2010 e das inundações e deslizamentos em Santa Catarina no ano de 2008. Por isso, as sugestões dessa aula serão voltadas para esses acontecimentos, sobretudo o terremoto no Japão e os deslizamentos de terra no Rio de Janeiro.
http://www.bbc.co.uk e digitar earthquake in Japan no campo search bbc news.
Para a realização das pesquisas, os alunos deverão acessar o site
Professor, solicite aos alunos que assistam o slideshow sobre um mês depois do tsunami (Audio slideshow: One month after the tsunami). Esse áudio slideshow mostra imagens das pessoas afetadas pelo tsunami e como elas reagiram (e estão reagindo) diante disso.
Ao final do áudio slideshow, promova uma discussão sobre as imagens e informações apresentadas:
Atividade 3
Ainda no site www.bbc.co.uk, o professor deverá solicitar aos alunos que pesquisem o tópico floods in Brazil. Como resultado para essa pesquisa aparecerão vários artigos, por isso, o professor deverá orientar os alunos para que acessem a matéria do dia 23 de janeiro de 2011: Brazil flood deaths top 800 with 400 still missing
Professor, como na atividade anterior, a compreensão auditiva dos alunos foi trabalhada. Nessa atividade, serão requisitadas algumas estratégias de leitura como skimming e scanning, bem como o reconhecimento das estruturas gramaticais Simple Past e Present Perfect.
1º momento: alunos deverão analisar o título do artigo e as imagens e a partir deles inferir qual é o assunto principal.
2º momento: alunos deverão buscar os nomes de cidades que aparecem no artigo e relacioná-los a algum evento.
3º momento: alunos deverão acessar o programa Kword em seus laptops, inserir um quadro como o demonstrado abaixo e depois completá-lo:
Sentences in the Simple Past | Sentences in the Present Perfect |
Torrential rain caused whole hillsides to collapse | More than 800 people are known to have died in floods |
According to figures compiled by the newspaper O Globo, about third percent all victims were children or adolescents. | The Brazilian government has said it will set up an early warning system |
The youngest fatality was a five-day-old baby buried in a mudslide in Nova Friburgo(...) | (...) the worst natural disaster Brazil has ever experienced |
Volunteers in Rio de Janeiro held an adoption fair in hope of rehoming some of 5,000 animals left without owners (...) | Three people are known to have contracted leptospirosis(...) |
The government has allocated $240m (£150m) in emergency reconstruction money for the area |
Professor, uma vez que é comum haver confusão quanto ao uso de Simple Past e Present Perfect, faz-se necessário retomar a noção da diferença entre esses dois tempos verbais. Para tanto, oriente seus alunos para que acessem o site http://inglespravaler.com.br/blogs/?p=4299
Atividade 4
PRODUÇÃO DE TEXTO
Uma vez que durante a execução das atividades diferentes habilidades foram requisitadas como compreensão auditiva, leitura e, em alguns momentos, a expressão oral, faz-se necessário que a escrita também seja parte desse processo. Por isso, o professor deverá solicitar aos alunos que escrevam um pequeno parágrafo falando sobre os desastres naturais pesquisados, onde, quando e como aconteceram e de que maneira eles afetaram as vidas das pessoas, além do que tem sido feito para ajudar as vítimas.
|
A AVALIAÇÃO DEVERÁ OCORRER DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES. PARA TANTO, O PROFESSOR DEVERÁ OBSERVAR:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!