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Crianças invisíveis - a infância e a desigualdade social - UCA

 

15/06/2011

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre crianças que passam despercebidas na sociedade: crianças de rua, crianças que trabalham no serviço escravo, etc.;
  • Pesquisar imagens de crianças em situação de risco na ferramenta de busca da internet;
  • Construir portfólios sobre questões de solidariedade humana utilizando recursos do editor de textos;
  • Aprender a tomar posição crítica em relação às formas de exploração de crianças;
  • Compartilhar o conhecimento adquirido pela turma sobre o tema com outros alunos de outras séries e/ou de outras escolas, utilizando recursos multimídias como: blogs, fóruns, etc.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os termos desigualdade social e invisibilidade social deverão ser trabalhados previamente com os alunos.

 

Os alunos deverão dominar os seguintes programas do Classmate:

 

Kword               [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

KolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

 

1º momento

 

Leve os alunos para a sala de vídeo ou disponibilize aparelhos de TV e vídeo na sala de aula para que possam assistir ao seguinte documentário:

 

Título: Crianças invisíveis

Ano de produção: 2005

Diretor:  vários diretores

País de produção: Itália

Disponível em DVD.

  

Imagem disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=648 , acesso em 10.04.2011. Neste site há uma sinopse sobre o documentário, porém é importante que os alunos tenham acesso ao vídeo.  

 

Este documentário mostra crianças que passam despercebidas exibidas por diretores de sete diferentes países. Caso não disponha de tempo para exibir os documentários de cada um dos sete países, selecione alguns países se houver restrição de tempo. Sugestões: Brasil, China e África do Sul. Terminada a exibição, com a turma toda, promova uma discussão sobre o que assistiram.

 

2º momento:

Apresente aos alunos as seguintes imagens:

 

 

Estas imagens estão disponíveis em:

http://www.google.com.br/images  Acesso em 10.04.2011. Digite na barra de busca os termos: Invisibilidade Social.

Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos que devem pesquisar em seus laptops sobre invisibilidade social na internet. Peça que os grupos apresentem para a turma uma síntese do conceito.

Sites de busca:

 http://www.wikipedia.org.br

http://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-br&tab=ws

 

Os grupos vão apresentar a temática produzindo frases reflexivas sobre o tema, ilustrando as frases e socializando com a turma. As frases podem ser escritas em papel A4 com imagens recortadas de jornais, revistas ou retiradas da internet. Estes trabalhos podem ser expostos na sala de aula ou no corredor da escola.

Site de imagens:

http://www.google.com.br/images

3º momento

Faça com a turma uma lista de crianças que passam despercebidas pela sociedade, crianças invisíveis: menores em conflito com a lei, mendigos, trabalhadores, vendedores de rua, crianças que fazem malabarismos em semáforos, etc.

Terminada esta lista, os alunos, em grupos de 5 ou 6, escolhem um grupo de crianças invisíveis para desenvolverem suas pesquisas.

Sugestão de roteiro de pesquisa:

  1. Pesquisar em dois Estados da Federação Brasileira a situação deste grupo de criança.
  2. Pesquisar uma reportagem na Internet sobre este grupo de crianças.

 

Esta pesquisa pode ser feita na biblioteca utilizando jornais, revistas e a Internet. Peça o produto da pesquisa em forma de textos, imagens, ilustrações feitas pelos alunos, números que mostrem a situação destes grupos. Terminada a pesquisa, os grupos trazem o material para a sala para apresentação. Aproveite a apresentação para promover o debate com toda a turma sobre a temática. Sugestões de perguntas para o debate:

  1. Você conhece pessoalmente crianças nesta situação?
  2. Qual reação teve ao ler a reportagem?
  3. Por que estas situações acontecem?
  4. Quem são as pessoas que exploram estas crianças?

 

Atividade 2

Vamos criar uma ONG? Explique aos alunos o que é uma ONG (Organização Não Governamental) e seu papel. Dê exemplos de ONGs famosas ou próximas da realidade dos alunos. Em seguida ajude os grupos a elaborar um roteiro de criação da ONG.

Dê aos alunos um roteiro para se criar uma ONG. Novamente eles trabalham em grupos para dividirem as tarefas.

  1. Escolha os objetivos da ONG: trabalhar com crianças da rua, do trabalho escravo, etc.;
  2. Escolha o nome da ONG;
  3. Faça uma lista dos projetos sociais que irão desenvolver nesta ONG;

Monte um blog da ONG e um portfólio de apresentação utilizando kword e kolourpaint.  Site para criar o blog com instruções:  http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/

 

Atividade 3:

Ao criarem a ONG os alunos poderão imprimir o material e expor em toda a escola. Também podem socializar sobre a ONG em um evento da escola: feira de ciências, festa de integração de famílias e escola, atividade comemorativa, etc..

Recursos Complementares

1. Para que os alunos tenham ideias para a criação da ONG faça-os visitar os seguintes sites:

http://www.senna.globo.com

http://www.visaomundial.org.br

http://www.fundabrinq.org.br

http://www.unicef.org.br

 

2. Artigos relacionados aos temas invisibilidade social e crianças em situação de risco

 

Artigo sobre Invisibilidade social e a cultura do consumo:

http://www.dad.puc-rio.br/dad07/arquivos_downloads/43.pdf

Dissertação de um estudante de psicologia sobre invisibilidade social. Ele se disfarçou de gari para ter esta experiência:

http://www.bv.fapesp.br/pt/dissertacoes-teses/6180/garis-estudo-psicologia-invisibilidade-publica/

Artigo sobre as pessoas de rua:

http://www.scielo.br/pdf/%0D/psoc/v16n2/a07v16n2.pdf

Avaliação

O professor pode adotar como estratégia de avaliação para essa aula, a livre observação do envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas. Avaliar também se os alunos foram capazes de se posicionar frente à temática estudada e  propor ações que contribuam para minimizar a situação das crianças que passam despercebidas pela sociedade.

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