Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Conto versus crônica

 

19/05/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Comparar dois gêneros discursivos da ordem do narrar – conto e crônica -  identificando semelhanças e diferenças quanto à forma e função.
  • Reconhecer os elementos básicos da estrutura narrativa presentes no conto e na crônica.
  • Ler e analisar contos e crônicas.
  • Produzir uma crônica/conto.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elementos básicos da estrutura narrativa.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de imagens, textos e vídeos veiculados na internet.

 

  • A temática desta aula trata-se dos gêneros conto e crônica, dando continuidade à proposta  de se trabalhar com gêneros discursivos da ordem do narrar por meio de um estudo comparativo, usando como metodologia a sequência didática.

Atividade 1

 

I – Para promover o contato inicial dos alunos com os gêneros a serem estudados,  o professor deverá solicitar aos estudantes que liguem seus laptops, entrem na web e acessem a página:

http://lea internettras.terra.com.br/sandy-e-junior-musicas/144510/ 

 

Na página, há a letra e o vídeo da  canção “Era uma vez”  na voz de Sandy e Júnior. Os alunos deverão ouvir a  canção e assistir ao vídeo.

 Era uma vez

Toquinho

Composição : Álvaro Socci/ Cláudio

 Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada...

 Era uma vez
A riqueza contra
A simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade...

 Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade...

Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia...(2x)

Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada...

Era uma vez
A riqueza contra
A simplicidade
Uma mostrando prá outra
Quem dava mais felicidade...

Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade...

Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia...(4x)

 

2. Atividade oral:

 

Após a audição da música, o professor deverá entregar aos alunos cópias das questões abaixo:

  • Os estudantes deverão responder  às questões, digitando as respostas no Kword.

 

a.  O título da canção “Era uma vez” sugere uma história real ou fictícia? Por quê?

b.  Observe estes versos da canção:

Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia...

Você acha que só as crianças podem viver histórias de magia?

c.  As narrativas  literárias se distinguem de outros textos porque inventam histórias, personagens, narradores, tempos e lugares.   E o caso do conto. Vocês já leram contos? Quais?

d. Vocês concordam que:

“Pra gente ser feliz /Tem que mergulhar /Na própria fantasia”? Por quê?

e.  Nem sempre as narrativas são totalmente fictícias: uma brincadeira de criança, um dia na praia são cenas cotidianas que, muitas vezes, dão origem a uma crônica.

Vocês têm o hábito de ler crônicas?

 

Observação: A partir do resultado dessas questões, cria-se uma pergunta a ser dicutida, qual seja:

  • Quais são os limites entre o conto e a crônica?

 

Atividade 2

 

I – O professor deverá dispor os alunos em grupo de quatro pessoas e solicitar a eles que, cada um no seu laptop, acesse o site seguinte:

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u25.jhtm

Nessa página, há um texto intitulado: Conto – características do gênero literário

alunos no lt UCA 

http://www.pmf.sc.gov.br/noticias/index.php?pagina=notpagina&noti=2676 

 

Os alunos deverão ler o texto na tela e esquematizá-lo, de acordo com o roteiro seguinte (xerocar o roteiro para os estudantes):

a. Conto: definição

b. Explicite os elementos estruturais do conto: personagens, espaço, tempo, enredo, narrador

c. Digite o dados de sua pesquisa no KWord, e salve seu texto em seu pendrive. Essas informações serão utilizadas, posteriormente, para a elaboração de um quadro comparativo entre o conto e a crônica.

 d. Troque seus laptops com os colegas para que cada um leia as respostas do outro. 

 

Atividade 3

 

I. Para essa atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página:

http://www.releituras.com/rubembraga_contonatal.asp  e façam  a leitura do texto  “Conto de Natal”, de Rubem Braga.

II-  Após a leitura do conto,  ainda nessa página, os alunos deverão abrir o link “Biografia e Bibliografia”, e fazer a leitura do texto para obter informações sobre o autor.

 

III - Na sequência, os alunos deverão responder às questões seguintes sobre o texto:

  • Professor, xeroque as questões para os alunos. Eles deverão digitar as respostas no kWord.

 

1. Identifique no conto  de Rubem Braga – Conto de Natal -, os seguintes elementos da narrativa:

a. personagens;

b. espaço em que se passa a ação;

c. tempo em que a ação se passa;

d. ações/enredo;

e. desfecho.

 

2. Identifique, ainda no conto de Rubem Braga, os momentos da narrativa:

a. situação inicial;

b. conflito;

c. clímax;

d. desfecho.

 

3. Não é usual um conto de natal terminar da forma como o conto de Rubem Braga. O autor demonstrou a desumanidade e a crueldade da sociedade.

Comente.

 

 Atividade 4

 

1. O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página seguinte:

 http://www.youtube.com/watch?v=qxOkxCZ3RJI

2. Em dupla, os alunos deverão assistir ao vídeo, atentando para os seguintes pontos que deverão ser escritos no quadro.

a. Crônica: definição

b. Principais cronistas brasileiros

c. Estrutura da crônica narrativa

3. A seguir, os alunos deverão acessar as páginas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%B3nica

 http://recantodasletras.com.br/teorialiteraria/794029

 

Nessas páginas, os alunos encontrarão informações sobre crônicas e  poderão enriquecer os dados obtidos por meio do vídeo, no item anterior. Eles deverão digitar  o resultado da pesquisa no Kword, salvar em pendrive, para, posteriormente, montar  um quadro comparativo entre os dois gêneros estudados – conto e crônica.

 

Atividade 5

 

I – O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página abaixo e leiam a crônica “A luta e a lição”  de Carlos Heitor Cony.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult505u247.shtml

II – Após a leitura, os alunos deverão responder às questões disponíveis em:

http://www.megaupload.com/?d=17R5ERIG

 

Observação: nesta página, o aluno deverá aguardar a contagem e clicar em  "Download Comum".

  •  A correção das questões deverá ser feita oralmente.

 

Atividade 6

 

 O professor deverá solicitar aos alunos que, em grupo de quatro pessoas,  montem um quadro comparativo entre os gêneros – conto e crônica - usando a ferramenta do Linux, K-presenter.

 

Para elaboração dessa síntese, os alunos deverão seguir o seguinte roteiro:

a. Finalidade do gênero.

b.  Perfil dos interlocutores.

c. Suporte/veículo.

d. Tema.

e. Estrutura.

g. Linguagem.

 

 Observação: O professor deverá reservar uma aula para os alunos exporem o trabalho. Essa aula deverá ser em algum espaço da escola diferente da sala de aula e eles deverão estar em círculo com seus computadores em mãos para, se necessário, utilizarem os arquivos ou seu pendrive com as informações.

Recursos Complementares

Os alunos poderão assistir a vídeos sobre crônicas e contos:

Lixo – Luís Fernando Veríssimo

http://www.youtube.com/watch?v=a3qF8RuPB7g&feature=related

Rolando Boldrin - Na hora neutra da madrugada

http://www.youtube.com/watch?v=TmKQ_JAZ0F0

Clarice Lispector - Tentação

http://www.youtube.com/watch?v=9jpxcIxyNy8

Avaliação
  • Tendo em vista o que foi desenvolvido durante as aulas, os alunos serão avaliados pontualmente.

O professor deverá observar a participação dos alunos durante as atividades. Verificar, principalmente se eles conseguiram perceber a diferença entre os dois gêneros estudados – conto e crônica – a partir do conhecimento das características composicionais de cada um deles. A elaboração do quadro comparativo entre os gêneros – em que se apresentam a síntese do estudo - oferece material para a avaliação formal dos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.