19/05/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Atividade 1
I – Para promover o contato inicial dos alunos com os gêneros a serem estudados, o professor deverá solicitar aos estudantes que liguem seus laptops, entrem na web e acessem a página:
http://lea internettras.terra.com.br/sandy-e-junior-musicas/144510/
Na página, há a letra e o vídeo da canção “Era uma vez” na voz de Sandy e Júnior. Os alunos deverão ouvir a canção e assistir ao vídeo.
Era uma vez
Composição : Álvaro Socci/ Cláudio
Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada...
Era uma vez
A riqueza contra
A simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade...
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade...
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia...(2x)
Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada...
Era uma vez
A riqueza contra
A simplicidade
Uma mostrando prá outra
Quem dava mais felicidade...
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade...
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia...(4x)
2. Atividade oral:
Após a audição da música, o professor deverá entregar aos alunos cópias das questões abaixo:
a. O título da canção “Era uma vez” sugere uma história real ou fictícia? Por quê?
b. Observe estes versos da canção:
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia...
Você acha que só as crianças podem viver histórias de magia?
c. As narrativas literárias se distinguem de outros textos porque inventam histórias, personagens, narradores, tempos e lugares. E o caso do conto. Vocês já leram contos? Quais?
d. Vocês concordam que:
“Pra gente ser feliz /Tem que mergulhar /Na própria fantasia”? Por quê?
e. Nem sempre as narrativas são totalmente fictícias: uma brincadeira de criança, um dia na praia são cenas cotidianas que, muitas vezes, dão origem a uma crônica.
Vocês têm o hábito de ler crônicas?
Observação: A partir do resultado dessas questões, cria-se uma pergunta a ser dicutida, qual seja:
Atividade 2
I – O professor deverá dispor os alunos em grupo de quatro pessoas e solicitar a eles que, cada um no seu laptop, acesse o site seguinte:
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u25.jhtm
Nessa página, há um texto intitulado: Conto – características do gênero literário
http://www.pmf.sc.gov.br/noticias/index.php?pagina=notpagina¬i=2676
Os alunos deverão ler o texto na tela e esquematizá-lo, de acordo com o roteiro seguinte (xerocar o roteiro para os estudantes):
a. Conto: definição
b. Explicite os elementos estruturais do conto: personagens, espaço, tempo, enredo, narrador
c. Digite o dados de sua pesquisa no KWord, e salve seu texto em seu pendrive. Essas informações serão utilizadas, posteriormente, para a elaboração de um quadro comparativo entre o conto e a crônica.
d. Troque seus laptops com os colegas para que cada um leia as respostas do outro.
Atividade 3
I. Para essa atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página:
http://www.releituras.com/rubembraga_contonatal.asp e façam a leitura do texto “Conto de Natal”, de Rubem Braga.
II- Após a leitura do conto, ainda nessa página, os alunos deverão abrir o link “Biografia e Bibliografia”, e fazer a leitura do texto para obter informações sobre o autor.
III - Na sequência, os alunos deverão responder às questões seguintes sobre o texto:
1. Identifique no conto de Rubem Braga – Conto de Natal -, os seguintes elementos da narrativa:
a. personagens;
b. espaço em que se passa a ação;
c. tempo em que a ação se passa;
d. ações/enredo;
e. desfecho.
2. Identifique, ainda no conto de Rubem Braga, os momentos da narrativa:
a. situação inicial;
b. conflito;
c. clímax;
d. desfecho.
3. Não é usual um conto de natal terminar da forma como o conto de Rubem Braga. O autor demonstrou a desumanidade e a crueldade da sociedade.
Comente.
Atividade 4
1. O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página seguinte:
http://www.youtube.com/watch?v=qxOkxCZ3RJI
2. Em dupla, os alunos deverão assistir ao vídeo, atentando para os seguintes pontos que deverão ser escritos no quadro.
a. Crônica: definição
b. Principais cronistas brasileiros
c. Estrutura da crônica narrativa
3. A seguir, os alunos deverão acessar as páginas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%B3nica
http://recantodasletras.com.br/teorialiteraria/794029
Nessas páginas, os alunos encontrarão informações sobre crônicas e poderão enriquecer os dados obtidos por meio do vídeo, no item anterior. Eles deverão digitar o resultado da pesquisa no Kword, salvar em pendrive, para, posteriormente, montar um quadro comparativo entre os dois gêneros estudados – conto e crônica.
Atividade 5
I – O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página abaixo e leiam a crônica “A luta e a lição” de Carlos Heitor Cony.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult505u247.shtml
II – Após a leitura, os alunos deverão responder às questões disponíveis em:
http://www.megaupload.com/?d=17R5ERIG
Observação: nesta página, o aluno deverá aguardar a contagem e clicar em "Download Comum".
Atividade 6
O professor deverá solicitar aos alunos que, em grupo de quatro pessoas, montem um quadro comparativo entre os gêneros – conto e crônica - usando a ferramenta do Linux, K-presenter.
Para elaboração dessa síntese, os alunos deverão seguir o seguinte roteiro:
a. Finalidade do gênero.
b. Perfil dos interlocutores.
c. Suporte/veículo.
d. Tema.
e. Estrutura.
g. Linguagem.
Observação: O professor deverá reservar uma aula para os alunos exporem o trabalho. Essa aula deverá ser em algum espaço da escola diferente da sala de aula e eles deverão estar em círculo com seus computadores em mãos para, se necessário, utilizarem os arquivos ou seu pendrive com as informações.
Os alunos poderão assistir a vídeos sobre crônicas e contos:
Lixo – Luís Fernando Veríssimo
http://www.youtube.com/watch?v=a3qF8RuPB7g&feature=related
Rolando Boldrin - Na hora neutra da madrugada
http://www.youtube.com/watch?v=TmKQ_JAZ0F0
Clarice Lispector - Tentação
O professor deverá observar a participação dos alunos durante as atividades. Verificar, principalmente se eles conseguiram perceber a diferença entre os dois gêneros estudados – conto e crônica – a partir do conhecimento das características composicionais de cada um deles. A elaboração do quadro comparativo entre os gêneros – em que se apresentam a síntese do estudo - oferece material para a avaliação formal dos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/05/2011
Cinco estrelasamei