20/06/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
- Trabalhar a questão das desigualdades sociais;
- Promover a construção de diálogos sobre a sociedade atual brasileira e a construção do espaço crítico em fóruns postados em forma de blogs;
- Comparar grupos sociais, classes sociais e as relações entre estes elaborando materiais utilizando diferentes mídias para consolidação de conceitos.
- desigualdade social
- grupos sociais
- classes sociais
Os seguintes programas serão necessários:
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
KolourPaint [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas
1º momento:
Traga para a sala de aula a seguinte obra:
Você pode pesquisar a imagem na Internet e imprimi-la ou trazer livros de arte, catálogos de museu que contenham esta obra. Faça cópias suficientes para distribuir para os grupos de alunos.
Dados da obra:
CANDIDO PORTINARI, Retirantes (Retirantes), 1944
Óleo s/ tela 190 x 180 cm.
Col. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand São Paulo, Brasil
Disponível em: http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/portinari_retirantes.html. Acesso em 10.04.2011.
2º momento:
A seguir, fazer a leitura da obra de Portinari pesquisada a partir do conceito de desigualdade social trabalhado anteriormente pelo professor.
Sugestões:
Atividade 2
1º momento
Organize a turma em grupos e distribua para cada grupo um dos sites abaixo:
http://www.brasilescola.com/sociologia/classes-sociais.htm, acesso em 09.06.2011;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desigualdade_econ%C3%B4mica#Desigualdade_social_no_Brasil, acesso em 09.06.2011;
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u76.jhtm, acesso em 09.06.2011;
http://correiodobrasil.com.br/desigualdade-social-no-brasil/175165/, acesso em 09.06.2011.
Roteiro de trabalho:
1. os alunos acessam, em grupos, o site que receberam do professor;
2. os grupos leem o texto resumindo as ideias principais;
3. os grupos apresentam para toda a classe o que pesquisaram;
4. o professor promove o debate sobre a temática com a turma a partir do que os grupos apresentaram.
Sugestão de perguntas para o debate:
1. Qual é a relação entre classes sociais e desigualdade social?
2. Qual é a relação entre classes sociais e grupos sociais?
3. Como são, no Brasil, as relações entre classes sociais?
2º momento
Solicite aos alunos que façam uma análise da tirinha abaixo, em duplas:
Disponível em: http://2mssocio.forumeiros.com/t15-classes-sociais-primeiro-tema-de-debate. Acesso em 11.04.2011.
Perguntas para auxiliar na análise:
1 – Qual preconceito existe na história acima?
2 – Como este tipo de preconceito mantém a desigualdade social?
Respondidas estas perguntas em duplas, comente as respostas permitindo que os alunos exponham seus pontos de vista.
Atividade 3:
Propor a criação de um fórum sobre o tema desigualdade social. Eles postam comentários em um blog e convidam a todos da escola para também contribuir. Peça que utilizem as perguntas já trabalhadas em sala bem como o conteúdo dos debates que ocorreram como fonte de informações e ideias para o blog. O site abaixo ensina passo a passo a criação de um blog: http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/.
Passos para a atividade:
1. Os alunos acessam a internet: metasys - aplicativos - internet;
2. Os grupos acessam o site acima que ensina como criar um blog: atenção para o título do blog que tem que ser relacionado ao tema, estimule também a postagem de textos, resumos, perguntas para o debate e fluxo contínuo de informações postadas neste blog;
Como alternativa para esta atividade, o professor poderá promover um fórum ao vivo na escola ou na sala de aula.
1. os grupos preparam as defesas de suas ideias sobre a desigualdade social;
2. o professor estabelece um dia e um horário para este debate podendo ser interdisciplinar com professores de outras disciplinas colaborando;
3. dê um tempo para os grupos prepararem o material para o debate: cartazes, folders, banners, vídeos, etc.
4. no dia do fórum, os alunos apresentam suas defesas e o professor promove o debate com perguntas que os instingam a pensar.
Atividade 4:
Utilizando os conceitos de grupo social e classe social já trabalhados, desafie os alunos, em grupos, a construir diferentes recursos para apresentação dos diferentes grupos e classes que representam a sociedade brasileira.
Sugestões: portfólio, jornal eletrônico, artigo, redações, texto dissertativo.
Etapas:
1. Cada grupo escolhe um grupo social e/ou classe social para trabalhar;
2. após escolhido, os grupos reúnem todo material das aulas anteriores e outros que queiram acrescentar para enriquecer o material a ser produzido;
3. de posse destes materiais, os grupos decidem pela modalidade de apresentação: portfólio, jornal eletrônico, artigo, redações, texto dissertativo. O ideal é que haja diferentes modalidades na mesma turma;
4. a turma produz o material em grupos com o auxílio do professor:
- para o portfólio, ajude os grupos com imagens e textos, títulos chamativos como se fosse um panfleto de uma campanha. O professor pode levar panfletos de campanhas do governo para exemplificar;
- para o jornal eletrônico, auxilie na elaboração de pequenos resumos, resenhas críticas, imagens ilustrativas. Serão 2 ou 3 páginas escritas em forma de jornal impresso;
- para a redação e o texto dissertativo, os grupos terão orientações nas argumentações, organização das ideias apresentadas no texto.
Artigos sobre desigualdade social no Brasil:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802010000200002&lng=en&nrm=iso
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092000000100007&lng=en&nrm=iso
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar as desigualdades sociais presentes em nossa sociedade e também a sua participação e posicionamento nos diferentes momentos de diálogo e debate. Avalie também a participação dos alunos e o envolvimento na construção dos recursos.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/02/2012
Cinco estrelasEra tudo o que estava precisando, para dá uma rxcelente aula. Todas as atividades são ensinadas passo a passo. Vocês estão de parabéns, muito obrigada.
13/09/2011
Quatro estrelasGostei muito me auxiliou no assunto que estava sendo aplicados aos mesu alunos do 3o.ano.Obrigada por estaas oportunidades .
20/07/2011
Cinco estrelasProfessor gostei bastante da aula postada,me ajudou bastante, eu até criei meu blog, que já havia tentado e não tinha conseguido! Muito obrigado continue nesta sua força e inteligência. Abraços!!!!! Marinalva.
25/06/2011
Cinco estrelasExcelente