24/05/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Não é necessário conhecimento prévio.
Aulas 1, 2 e 3: Ginástica: o que é isso?
1. O (a) professor (a) solicitará que os (as) alunos (as) apresentem seus conhecimentos e vivências sobre ginástica. Eles (as), munidos de seu netbook, deverão procurar na Internet imagens e/ou figuras que ilustrem esse conhecimento prévio sobre o tema.
Sugestões de Imagens e figuras
Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1280&bih=586&tbm=isch&sa=1&q=gin%C3%A1stica&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011
2. Em seguida, o (a) professor (a) reunirá os (as) alunos (as) em grupos de, no máximo, cinco pessoas. Eles (as) socializarão no grupo a figura escolhida explicando os motivos da escolha.
3. Pedir que os (as) alunos (as) copiem as figuras de cada componente do grupo no formato de apresentação de um único slide, para tanto, utilizarão recurso de visualização de imagens e montagem de slides dos seus netbooks (Ex: Aplicativo Gwenview do Linux Metasys). O objetivo é evidenciar junto aos (as) alunos (as) esta ferramenta como forma de registro durante as atividades.
4. Ainda na atividade de montagem de slide em grupo, orientá-los a definir coletivamente o conceito de ginástica do grupo. Cada grupo apresentará para turma o slide.
Vivenciar cada uma das formas de ginástica que aparecem nos slides.
Veja um exemplo de como poderá ficar o slide feito pelo aluno em seu netbook (com Linux Metasys). O arquivo foi salvo em formato de imagem (JPEG):
Fonte: Material produzido pelo autor da aula a título de exemplificação. Data:16/04/2001
Obs. 1: Para visualizá-lo aqui, esse recurso foi salvo em formato JPEG, mas poderá ainda ser salvo em outros formatos: PNG, ODP, etc.
Sugestões de sites com slides sobre o tema ginástica:
http://www.slideshare.net/jose_santinha/ginastica-de-solo-e-aparelhos, acesso em 16/04/2011
http://www.slideshare.net/ThiagoFerrari/estmulo-para-atividade-fsicas, acesso em 16/04/2011
Atividades 3 e 4. Que ginásticas aparecem na Net?
1. Solicitar que os (as) alunos (as) pesquisem na internet um conceito de ginástica e imagens sobre o tema. Em seguida os grupos voltam a se reunir para definir um único conceito a partir das semelhanças sobre os mesmos.
Conceito de Ginástica mais provável de ser identificado pelos (as) alunos (as) na internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica, acesso em 16/04/2011
Etimologia e significado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica#Etimologia_e_significado, acesso em 16/04/2011
História: surgimento e evolução: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica#Etimologia_e_significado, acesso em 16/04/2011
Imagem associada ao conceito acima: (clique na imagem abaixo e você pode visualizar o conceito)
Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica, acesso em 16/04/2011.
2. Os (as) alunos (as) deverão pesquisar que tipos de ginástica existem nos sites da Internet. Eles (as) colocarão em formato de slides as imagens que encontraram para identificar estas ginásticas (no máximo três slides). Munido dos slides dos grupos o (a) professor (a) deverá agrupar as imagens semelhantes em categorias para, em seguida, gerar uma classificação de Ginástica.
Veja um exemplo de classificação no quadro abaixo (feita em slide, mas salva em formato JPEG): Ginástica Competitiva, Ginástica Terapêutica, Ginástica Oriental e Ginástica Circense.
Quadro de Classificações de Ginástica
Fonte: Material produzido pelo autor da aula a título de exemplificação. Data: 16/04/2001.
Obs. 2: Por uma questão de coerência e respeito a outras abordagens sobre o tema ginástica, esclarecer aos (as) alunos (as) que alguns profissionais podem discordar da classificação escolhida pelo (a) professor (a). Pois, existem pessoas que não reconhecem aquelas classificações como formas de ginástica (veja exemplos abaixo). Mesmo assim, não se trata de "certo" ou "errado" tratam-se de opiniões ou abordagens filosóficas diferentes.
Exemplos de outras formas de compreensão do fenômeno social, ginástica:
a) Algumas formas de ginástica competitiva também podem ser vistas como esporte:
Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=ginastica+aer%C3%B3bica+de+competi%C3%A7%C3%A3o&aq=f&aqi=&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011.
b) Algumas formas de ginástica terapêutica podem ser entendidas, e até reconhecidas, como tratamento de saúde:
Disponíveis em http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=ginastica+terapeutica&aq=f&aqi=g2&aql=&oq=, e, http://espacosaudefisiopilates.blogspot.com/, respectivamente, acesso em 16/04/2011
c) Algumas formas de ginástica oriental estão localizadas no contexto religioso, ou como forma de busca espiritual:
Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=ginastica+oriental&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011
d) Algumas formas de ginástica circense são entendidas mais como uma forma de arte do que ginástica.
Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=arte+de+circo&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011.
Sugestão de leitura que apresenta outras formas de classificação da ginástica: http://www.uel.br/eventos/conpef/conpef3/trabalhos/ordem/04.07/04.07-07.pdf, acesso em 16/04/2011
3. Apresentar o Quadro de Classificações das Ginásticas. Dizer que serão aquelas modalidades que serão praticadas nas próximas aulas. Ainda nesta aula, pedir para turma escolher uma das modalidades apresentadas para vivenciarem em local apropriado na escola.
4. Os (as) alunos (as), em grupos, deverão levar os netbooks para registrarem pelo recurso de filmagem, movimentos feitos pelos colegas dos outros grupos.
Abaixo temos um exemplo que eles (as) poderiam escolher, e excelente atividade para filmar e/ou fotografar usando a webcam do netbook
Ex: Ginástica de Competição: O (a) professor (a) pedirá para turma que, em forma de desafio, formem uma coreografia de "Pirâmide" em grupo de seis colegas. Os alunos terão 10 minutos para a formação (veja figura abaixo que ilustra o exemplo). Após o tempo esgotado, eles (as) deverão apresentar do jeito que conseguiram organizar. O (a) professor (a) deve mediar o processo possibilitando um clima prazeroso e agradável, assim, aqueles (as) que conseguiram dentro do prazo terão a sensação de diversão e tarefa cumprida, aqueles(as) que, eventualmente, não conseguiram poderão assimilar e se divertir com a forma "esquisita" de sua coreografia incompleta. Ambos os resultados devem ser valorizados pelo esforço do grupo tendo em vista que o tempo foi reduzido propositalmente.
Disponível em http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=ginastica+aer%C3%B3bica+de+competi%C3%A7%C3%A3o&aq=f&aqi=&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011.
Atividades 5, 6, 7 e 8. Vivência das modalidades de ginásticas
Como o objetivo, nesta estratégia, é vivenciar as diversas manifestações sociais da ginástica, uma aula para cada modalidade é suficiente. Veja o que deve ser questionado junto aos (as) alunos (as) durante as vivências.
1. Vivência da modalidade de Ginástica Competitiva. O (a) professor (a) indagará os (as) alunos (as):
a) Quais são as características dessa modalidade?
b) Quais são as motivações que levam as pessoas a praticarem-na?
Sugestões de imagens sobre Ginástica de Competição:
Ginástica Olímpica:
Ginástica Aeróbica
Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=ginastica+aer%C3%B3bica+competi%C3%A7%C3%A3o&aq=f&aqi=g2&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011.
Sugestões de vídeos de ginástica na competição e outros de ginástica adaptada à realidade escolar:
(competição) http://www.youtube.com/watch?v=4NMybJ8DcqQ, acesso em 16/04/2011.
(competição) http://www.youtube.com/watch?v=PHz5rWAwafY, acesso em 16/04/ 2011.
(escolar) http://www.youtube.com/watch?v=bjsZJp9bT2A, acesso em 16/04/2011
(escolar) http://www.youtube.com/watch?v=1ZFkP2ptDl0, acesso em 16/04/2011
2. Vivência da Ginástica Terapêutica: O (a) professor (a) indagará os (as) alunos (as) com relação as características dessa modalidade, e os motivos que levam as pessoas a praticarem-na (Ex: alívio de stress, lazer, cura de alguma patologia, etc.)
Sugestões de imagens sobre Ginástica Terapêutica:
Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1280&bih=586&tbm=isch&sa=1&q=ginastica+terap%C3%AAutica&aq=f&aqi=&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011.
Sugestões de vídeos Ginástica Terapêutica:
http://www.youtube.com/watch?v=XXwd7tB0gQQ, acesso em 16/04/2011
http://www.youtube.com/watch?v=EwfofNHF4aY, acesso em 16/04/2011
http://www.youtube.com/watch?v=Ka4qIr-yqm4&p=71E7DB7317D1E051, acesso em 16/04/2011
3. Vivência da Ginástica Oriental: O (a) professor (a) indagará os (as) alunos (as) com relação as características dessa modalidade, e os motivos que levam as pessoas a praticarem-na (Ex: autoconhecimento, questões espirituais, lazer, etc.)
Sugestões de imagens sobre Ginástica Oriental
Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&q=yoga&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=vi&biw=1280&bih=586, acesso em 16/04/2011
Sugestões de vídeos sobre Ginástica Oriental
http://www.youtube.com/watch?v=rcfD-XK-nKA&feature=related, acesso em 16/04/2011
http://www.youtube.com/watch?v=sD7o-cnDmW4,acesso em 16/04/2011
http://www.youtube.com/watch?v=nGJkJCNsYBk, acesso em 16/04/2011
4. Vivência da Ginástica Circense: O (a) professor (a) indagará os (a) alunos (a) com relação as características dessa modalidade, e os motivos que levam as pessoas a praticarem-na (Ex: alívio de stress, lazer, cura de alguma patologia, etc.).
Sugestões de imagens sobre Ginástica Circense
Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&biw=1280&bih=586&q=ginastica+circense&gbv=2&aq=0&aqi=g1&aql=&oq=ginastica+ci, acesso em 16/04/2011
Sugestões de vídeos sobre Ginástica Circense:
http://www.youtube.com/watch?v=vMHdhFRkwN4, acesso em 16/04/2011
http://www.youtube.com/watch?v=N9hYqWylpD8, acesso em 16/04/2011
http://www.youtube.com/watch?v=2kS4D-d4fo0, acesso em 16/04/2011
Atividades 9, 10 e 11- Construindo a Ginástica da turma
A partir das referências das aulas anteriores sobre modalidades de ginástica os (as) alunos (as) modificarão e construirão uma sequência de movimentos coreográficos.
1. O (a) professor (a) pedirá para os grupos construírem os seus movimentos de ginástica - coreografia - para explicarem à turma de modo que todos façam. Após construírem os movimentos (início, meio, fim), cada grupo dará um nome à sua coreografia. Os movimentos da coreografia final serão fotografados pelo grupo para compor a apresentação de slides que está em construção. Tudo isso, utilizando os recursos da webcam dos seus netbooks.
Definir ordem (ou cronograma) de apresentação para as aulas.
2. Apresentação dos grupos 1 e 2.
3. Apresentação dos grupos 3 e 4
4. Apresentação dos demais grupos.
Atividade 12 - Finalização dos slides da Ginástica da Turma
Conclusão dos slides em sala de aula.
Os alunos deverão reunir novamente o grupo e, contando com a orientação técnica do (a) professor (a), terão a aula para construírem os slides de imagens sobre a modalidade escolhida. Estes slides deverão ser salvos em formato de apresentação que ocorrerá na aula seguinte.
Veja exemplo de dois slides com as fotos de apresentação de ginástica de crianças na escola.
Fonte: Material produzido a título de exemplificação pelo autor da aula, 16/04/2001.
Atividade 13 - Apresentação dos slides na escola e palestra com profissionais, atletas ou demais praticantes.
O (a) professor (a) pode convidar profissionais de uma das modalidades para uma apresentação na última aula. Nesse caso, o (a) professor (a) dirá previamente quem será o (a) palestrante e a modalidade que ele (a) pratica. Ainda, orientará os (as) alunos (as) que tragam como tarefa de casa, em seus editores de textos de seus netbooks, duas perguntas que serão dirigidas ao (a) convidado (a) após a palestra.
Estratégias e dinâmicas de ensino de ginástica na escola:
http://www.youtube.com/watch?v=5tmfwpLAx00, acesso em 16/04/2011
http://www.dailymotion.com/video/x2ej97_ginastica-artistica-no-ambiente-esc_sport, acesso em 16/04/2011
http://www.videolog.tv/video.php?id=547166, acesso em 16/04/2011
1. Avaliar através das atividades propostas, como a pesquisa, os conceitos, as vivências das diferentes manifestações da Ginástica, a construção coletiva de coreografia a compreensão dos alunos a respeito da temática estudada.
Obs: É importante que as crianças percebam que a ginástica não é um fenômeno único, pois apresenta uma diversidade de modalidades e de conceitos.
2. Avaliar o uso dos recursos do computador e da internet neste processo de aprendizagem, na visão do (a) aluno. Essa diversidade que é a ginástica está representada em muitas fontes de pesquisa na internet:
a) Que fontes (sites, vídeos, imagens) tinham qualidade para estudo, e quais delas não tinham? Por quê?
b) A internet e o uso dos recursos do netbook facilitaram seu aprendizado? De que forma?
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/05/2013
Três estrelasMuito boa a proposta das aulas, terei que adaptar algumas atividades por conta de nossa realidade. Mas, valeu muito. Roberto Freitas