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Ginástica, Internet e Diversidade - UCA

 

24/05/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os diferentes conceitos de ginástica desde sua origem até os dias atuais.
  • Conhecer as diversas manifestações da Ginástica no Brasil e no mundo.
  • Pesquisar quais são as modalidades de ginástica mais e menos visualizadas na internet.
  • Identificar as “ginásticas” possíveis de serem aplicadas na escola para estudo e vivência, nas aulas de Educação Física.
  • Construir coletivamente (professor (a) e alunos (as)) aulas ou coreografias da “Ginástica da Turma”.
  • Filmar as aulas ou coreografias para apresentar na escola em forma de clipes.
Duração das atividades
13 aulas de 50 minutos / Total: 650 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.
 

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1, 2 e 3: Ginástica: o que é isso?

1. O (a) professor (a) solicitará que os (as) alunos (as) apresentem seus conhecimentos e vivências sobre ginástica. Eles (as), munidos de seu netbook, deverão procurar na Internet imagens e/ou figuras que ilustrem esse conhecimento prévio sobre o tema.

Sugestões de Imagens e figuras

       Ginastica geral7       Ginastica geral5     Ginastica geral6

Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1280&bih=586&tbm=isch&sa=1&q=gin%C3%A1stica&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011

 

2. Em seguida, o (a) professor (a) reunirá os (as) alunos (as) em grupos de, no máximo, cinco pessoas. Eles (as) socializarão no grupo a figura escolhida explicando os motivos da escolha.

3. Pedir que os (as) alunos (as) copiem as figuras de cada componente do grupo no formato de apresentação de um único slide, para tanto, utilizarão recurso de visualização de imagens e montagem de slides dos seus netbooks (Ex: Aplicativo Gwenview do Linux Metasys). O objetivo é evidenciar junto aos (as) alunos (as) esta ferramenta como  forma de registro durante as atividades.

4. Ainda na atividade de montagem de slide em grupo, orientá-los a definir coletivamente o conceito de ginástica do grupo. Cada grupo apresentará para turma o slide.

Vivenciar cada uma das formas de ginástica que aparecem nos slides.

Veja um exemplo de como poderá ficar o slide feito pelo aluno em seu netbook (com Linux Metasys). O arquivo foi salvo em formato de imagem (JPEG):

slide ginastica em jpeg

Fonte: Material produzido pelo autor da aula a título de exemplificação. Data:16/04/2001

Obs. 1: Para visualizá-lo aqui, esse recurso foi salvo em formato JPEG, mas poderá ainda ser salvo em outros formatos: PNG, ODP, etc.

 

Sugestões de sites com slides sobre o tema ginástica:

http://www.slideshare.net/jose_santinha/ginastica-de-solo-e-aparelhos, acesso em 16/04/2011

http://www.slideshare.net/ThiagoFerrari/estmulo-para-atividade-fsicas, acesso em 16/04/2011

 

Atividades 3 e 4. Que ginásticas aparecem na Net?

1. Solicitar que os (as) alunos (as) pesquisem na internet um conceito de ginástica e imagens sobre o tema. Em seguida os grupos voltam a se reunir para definir um único conceito a partir das semelhanças sobre os mesmos.

Conceito de Ginástica mais provável de ser identificado pelos (as) alunos (as) na internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica, acesso em 16/04/2011

Etimologia e significado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica#Etimologia_e_significado, acesso em 16/04/2011

História: surgimento e evolução: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica#Etimologia_e_significado, acesso em 16/04/2011

Imagem associada ao conceito acima: (clique na imagem abaixo e você pode visualizar o conceito)

imagem conceito ginastica

Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica, acesso em 16/04/2011.

2. Os (as) alunos (as) deverão pesquisar que tipos de ginástica existem nos sites da Internet. Eles (as) colocarão em formato de slides as imagens que encontraram para identificar estas ginásticas (no máximo três slides). Munido dos slides dos grupos o (a) professor (a) deverá agrupar as imagens semelhantes em categorias para, em seguida, gerar uma classificação de Ginástica.

Veja um exemplo de classificação no quadro abaixo (feita em slide, mas salva em formato JPEG): Ginástica Competitiva, Ginástica Terapêutica,  Ginástica Oriental e Ginástica Circense.

Quadro de Classificações de Ginástica

slide classificação ginastica em jpeg

Fonte: Material produzido pelo autor da aula a título de exemplificação. Data: 16/04/2001.

Obs. 2: Por uma questão de coerência e respeito a outras abordagens sobre o tema ginástica, esclarecer aos (as) alunos (as) que alguns profissionais podem discordar da classificação escolhida pelo (a) professor (a). Pois, existem pessoas que não reconhecem aquelas classificações como formas de ginástica (veja exemplos abaixo). Mesmo assim, não se trata de "certo" ou "errado" tratam-se de opiniões ou abordagens filosóficas diferentes.

Exemplos de outras formas de compreensão do fenômeno social, ginástica:

a) Algumas formas de ginástica competitiva também podem ser  vistas como esporte:

       Ginastica competição 3             

Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=ginastica+aer%C3%B3bica+de+competi%C3%A7%C3%A3o&aq=f&aqi=&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011.

 

b) Algumas formas de ginástica terapêutica podem ser entendidas, e até reconhecidas, como tratamento de saúde:

Ginastica terap 1                

Disponíveis em http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=ginastica+terapeutica&aq=f&aqi=g2&aql=&oq=, e, http://espacosaudefisiopilates.blogspot.com/, respectivamente, acesso em 16/04/2011

c) Algumas formas de ginástica oriental estão localizadas no contexto religioso, ou como forma de busca espiritual:

gin oriental2

Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=ginastica+oriental&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011

 

d) Algumas formas de ginástica circense são entendidas mais como uma forma de arte do que ginástica.

gin circo 1                

Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=arte+de+circo&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011.

 

Sugestão de leitura que apresenta outras formas de classificação da ginástica: http://www.uel.br/eventos/conpef/conpef3/trabalhos/ordem/04.07/04.07-07.pdf, acesso em 16/04/2011

 

3. Apresentar o Quadro de  Classificações das Ginásticas. Dizer que serão aquelas modalidades que serão praticadas nas próximas aulas.  Ainda nesta aula, pedir para turma escolher uma das modalidades apresentadas para vivenciarem em local apropriado na escola.

4. Os (as) alunos (as), em grupos, deverão levar os netbooks para registrarem pelo recurso de filmagem, movimentos feitos pelos colegas dos outros grupos.

Abaixo temos um exemplo que eles (as) poderiam escolher, e excelente atividade para filmar e/ou fotografar usando a webcam do netbook

Ex: Ginástica de Competição: O (a) professor (a) pedirá para turma que, em forma de desafio, formem uma coreografia de "Pirâmide" em grupo de seis colegas. Os alunos terão 10 minutos para a formação (veja figura abaixo que ilustra o exemplo). Após o tempo esgotado, eles (as) deverão apresentar do jeito que conseguiram organizar. O (a) professor (a) deve mediar o processo possibilitando um clima prazeroso e agradável, assim, aqueles (as) que conseguiram dentro do prazo terão a sensação de diversão e tarefa cumprida, aqueles(as) que, eventualmente, não conseguiram poderão assimilar e se divertir com a forma "esquisita" de sua coreografia incompleta. Ambos os resultados devem ser valorizados pelo esforço do grupo tendo em vista que o tempo foi reduzido propositalmente.

gin compet piramide

Disponível em http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=ginastica+aer%C3%B3bica+de+competi%C3%A7%C3%A3o&aq=f&aqi=&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011.

Atividades 5, 6, 7 e 8.  Vivência das modalidades de ginásticas

Como o objetivo, nesta estratégia, é vivenciar as diversas manifestações sociais da ginástica, uma aula para cada modalidade é suficiente. Veja o que deve ser questionado junto aos (as) alunos (as) durante as vivências.

1. Vivência da modalidade de Ginástica Competitiva. O (a) professor (a) indagará os (as) alunos (as):

a) Quais são as características dessa modalidade?

b) Quais são as motivações que levam as pessoas a praticarem-na?

 

Sugestões de imagens sobre Ginástica de Competição:

 Ginástica Olímpica:

     aula gin compet olimp2         aula gin compet olimp3

 

 Ginástica Aeróbica

   aula gin competição2   aula gin competição3

Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=ginastica+aer%C3%B3bica+competi%C3%A7%C3%A3o&aq=f&aqi=g2&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011.

 

Sugestões de vídeos de ginástica na competição e outros de ginástica adaptada à realidade escolar:

(competição) http://www.youtube.com/watch?v=4NMybJ8DcqQ, acesso em 16/04/2011.

(competição) http://www.youtube.com/watch?v=PHz5rWAwafY, acesso em 16/04/ 2011.

(escolar) http://www.youtube.com/watch?v=bjsZJp9bT2A, acesso em 16/04/2011

(escolar) http://www.youtube.com/watch?v=1ZFkP2ptDl0, acesso em 16/04/2011

 

2. Vivência da Ginástica Terapêutica: O (a) professor (a) indagará os (as) alunos (as) com relação as características dessa modalidade, e os motivos que levam as pessoas a praticarem-na (Ex: alívio de stress, lazer, cura de alguma patologia, etc.)

Sugestões de imagens sobre Ginástica Terapêutica:

aula gin terap 1          aula gin terap3

Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1280&bih=586&tbm=isch&sa=1&q=ginastica+terap%C3%AAutica&aq=f&aqi=&aql=&oq=, acesso em 16/04/2011.

 

Sugestões de vídeos Ginástica Terapêutica:

http://www.youtube.com/watch?v=XXwd7tB0gQQ, acesso em 16/04/2011

http://www.youtube.com/watch?v=EwfofNHF4aY, acesso em 16/04/2011

http://www.youtube.com/watch?v=Ka4qIr-yqm4&p=71E7DB7317D1E051, acesso em 16/04/2011

 

3. Vivência da Ginástica Oriental: O (a) professor (a) indagará os (as) alunos (as) com relação as características dessa modalidade, e os motivos que levam as pessoas a praticarem-na (Ex: autoconhecimento, questões espirituais, lazer, etc.)

Sugestões de imagens sobre Ginástica Oriental

aula gin oriental 1      aula gin oriental 2           

Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&q=yoga&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=vi&biw=1280&bih=586, acesso em 16/04/2011

 

Sugestões de vídeos sobre Ginástica Oriental

http://www.youtube.com/watch?v=rcfD-XK-nKA&feature=related, acesso em 16/04/2011

http://www.youtube.com/watch?v=sD7o-cnDmW4,acesso em 16/04/2011

http://www.youtube.com/watch?v=nGJkJCNsYBk, acesso em 16/04/2011

 

4. Vivência da Ginástica Circense: O (a) professor (a) indagará os (a) alunos (a) com relação as características dessa modalidade, e os motivos que levam as pessoas a praticarem-na (Ex: alívio de stress, lazer, cura de alguma patologia, etc.).

Sugestões de imagens sobre Ginástica Circense

aula gin circo1     aula gin circo2       

Disponíveis em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&biw=1280&bih=586&q=ginastica+circense&gbv=2&aq=0&aqi=g1&aql=&oq=ginastica+ci, acesso em 16/04/2011

 

Sugestões de vídeos sobre Ginástica Circense:

http://www.youtube.com/watch?v=vMHdhFRkwN4, acesso em 16/04/2011

http://www.youtube.com/watch?v=N9hYqWylpD8, acesso em 16/04/2011

http://www.youtube.com/watch?v=2kS4D-d4fo0, acesso em 16/04/2011

 

Atividades 9, 10 e 11-  Construindo a Ginástica da turma

A partir das referências das aulas anteriores sobre modalidades de ginástica os (as) alunos (as) modificarão e construirão uma sequência de movimentos coreográficos.

1. O (a) professor (a) pedirá para os grupos construírem os seus movimentos de ginástica - coreografia - para explicarem à turma de modo que todos façam. Após construírem os movimentos (início, meio, fim), cada grupo dará um nome à sua coreografia. Os movimentos da coreografia final serão fotografados pelo grupo para compor a apresentação de slides que está em construção. Tudo isso, utilizando os recursos da webcam dos seus  netbooks.

Definir ordem (ou cronograma) de apresentação para as aulas.

2. Apresentação dos grupos  1 e 2.

3. Apresentação dos grupos 3 e 4

4. Apresentação dos demais grupos.

 

Atividade 12 - Finalização dos slides da Ginástica da Turma

Conclusão dos slides em sala de aula.

Os alunos deverão reunir novamente o grupo e, contando com a orientação técnica do (a) professor (a), terão a aula para construírem os slides de imagens sobre a modalidade escolhida. Estes slides deverão ser salvos em formato de apresentação que ocorrerá na aula seguinte.

Veja exemplo de dois slides com as fotos de apresentação de ginástica de crianças na escola.

slide final ginastica turma 1 em jpeg  slide final ginastica turma 2 em jpeg

Fonte: Material produzido a título de exemplificação pelo autor da aula, 16/04/2001.

 

Atividade 13 - Apresentação dos slides na escola e palestra com profissionais, atletas ou demais praticantes.

O (a) professor (a) pode convidar profissionais de uma das modalidades para uma apresentação na última aula. Nesse caso, o (a) professor (a) dirá previamente quem será o (a) palestrante e a modalidade que ele (a) pratica. Ainda,  orientará os (as) alunos (as) que tragam como tarefa de casa, em seus  editores de textos de seus netbooks, duas perguntas que serão dirigidas ao (a) convidado (a) após a palestra.

Recursos Complementares

Estratégias e dinâmicas de ensino de ginástica na escola:

http://www.youtube.com/watch?v=5tmfwpLAx00, acesso em 16/04/2011

http://www.dailymotion.com/video/x2ej97_ginastica-artistica-no-ambiente-esc_sport, acesso em 16/04/2011

http://www.videolog.tv/video.php?id=547166, acesso em 16/04/2011

Avaliação

1. Avaliar através das atividades propostas, como a pesquisa, os conceitos, as vivências das diferentes manifestações da Ginástica, a construção coletiva de coreografia a compreensão dos alunos a respeito da temática estudada.

Obs: É importante que as crianças percebam que a ginástica não é um fenômeno único, pois apresenta uma diversidade de modalidades e de conceitos.

2. Avaliar o uso dos recursos do computador e da internet neste processo de aprendizagem, na visão do (a) aluno. Essa diversidade que é a ginástica está representada em muitas fontes de pesquisa na internet:

a) Que fontes (sites, vídeos, imagens) tinham qualidade para estudo, e quais delas não tinham? Por quê?

b) A internet e o uso dos recursos do netbook facilitaram seu aprendizado? De que forma?

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Roberto Freitas da Silveira, Colégio Estadual Barão de Tinguá , Rio de Janeiro - disse:
    spiderufrrj@hotmail.com

    06/05/2013

    Três estrelas

    Muito boa a proposta das aulas, terei que adaptar algumas atividades por conta de nossa realidade. Mas, valeu muito. Roberto Freitas


Sem classificação.
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