24/05/2011
Investigando a minha história: um olhar sobre a família
MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Para a realização desta aula não são necessários conhecimentos prévios, porém é de suma importância que o professor trabalhe constantemente sobre as diferenças individuais e o respeito mútuo.
Professor, nesse primeiro momento, organize a turma em uma roda de conversa e diga que fará uma dinâmica. Entregue um pedacinho de papel de aproximadamente 10cm, para escreverem apenas uma palavra expressando o significado de FAMÍLIA. Logo após, peça para cada aluno falar em voz alta. Fixe no mural da sala de aula todos os papéis com os significados sugeridos pelos alunos.
Organize a turma em duplas e diga aos alunos que cada família é constituída pelas pessoas com quem se vive. Existem famílias grandes e pequenas, compostas de maneiras diferentes. Para que os alunos vejam a composição de diversas famílias, solicite que usem seus laptops Classmate e pesquisem na internet seguindo os passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de internet).
Logo abaixo, estão dispostos alguns links de imagens de diferentes famílias. Professor, você poderá escrever os links na lousa e solicitar que os alunos os acessem utilizando o navegador. Auxilie-os para que digitem corretamente o endereço da página da Web e em seguida peça para apertarem a tecla enter.
Veja alguns exemplos:
1) Pais e filhos
2) Mãe e filho
3) Avó, mãe e filha
4) Avós e netos
5) Marido e esposa
6) Pai e filhos
Imagem 1 - http://www.portaldafamilia.org/scpais/pf_pais.shtml
Imagem 2 - http://iana-rosaepoemas.blogspot.com/2008/08/me-e-filho-outra-vez.html
Imagem 3 - http://blogs.abril.com.br/ailtonpitombo/2010/04/coluna-social-4963.html
Imagem 4 - http://www.postais.net/?limit=10&lang=pt&age=0&plays=7&order=0&id=2567&play=true
Imagem 5 - http://tempodejabuticaba.blogspot.com/2010/07/voce-e-um-marido-bibico-tem-certeza_17.html
Imagem 6 - http://blig.ig.com.br/bincestastematicas/dia-dos-pais/
Professor, depois da visualização dos alunos, imprima as imagens e fixe-as no mural da sala para futuras observações.
Como atividade de casa, solicite que cada aluno fotografe em sua casa, cada membro de sua família, utilizando a webcam de seu laptop, seguindo o roteiro:
Professor, depois que os alunos realizarem a atividade de casa, proponha a seguinte atividade:
1) Responda:
a) Qual das famílias representadas no mural da sala é mais parecida com a sua?
b) Como é composta a sua família?
2) Organize os nomes das pessoas de sua família que moram com você, do mais velho até o mais novo e escreva-os no seu caderno, inclusive o seu.
3) Escreva o nome e a idade de cada uma das pessoas que você fotografou.
NOME |
IDADE |
|
|
|
|
|
|
|
|
4) Compare suas fotos com as de um colega. Verifique quais são as semelhanças e quais são as diferenças entre sua família e a dele.
Professor, assim que todos os alunos concluírem a atividade promova uma ampla discussão com a participação de toda a turma. Caso algum aluno não queira participar, respeite seu direito de opção e em outro momento, converse reservadamente com o mesmo, a fim de saber o motivo da não participação e ajudá-lo a superá-lo.
Professor, neste momento, utilize o laptop Classmate para realizar uma contação de história que se chama "Um amor de Família". Explique à turma que cada um acompanhará a história usando seu laptop. Para tanto, acesse o Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet) e em seguida escreva no quadro o endereço eletrônico da história e solicite que os alunos digitem corretamente no campo do navegador:
http://www.slideshare.net/emefmadalena/um-amor-de-famlia
Você poderá utilizar diferentes estratégias para essa contação, vai depender da faixa etária e do nível de desenvolvimento da turma, por exemplo: cada aluno poderá ler um slide, você poderá ler os slides sozinho ou ainda, realizar a leitura coletiva da história, dentre outros.
http://historiasinfantis.webs.com/umamordefamilia.htm
Após a contação de história, proponha aos alunos que façam a atividade:
1- Complete as frases e em seguida, preencha a cruzadinha com as palavras que você escreveu.
1) Os pais dos meus pais são meus ________________.
2) Os filhos dos meus pais são meus ___________________.
3) Eu sou ___________ dos meus pais.
4) Eu sou ______________ dos meus tios.
5) Eu sou _______________ dos meus avós.
6) Os irmãos dos meus pais são meus ______________________.
Acervo da autora
Professor, reforce com os alunos a ideia de que além do pai, da mãe e dos irmãos, existem outras pessoas que também fazem parte da família, como por exemplo: avós, tios, primos, sobrinhos, etc. Para que pudéssemos nascer, primeiro foi necessário que existissem nossos pais, nossos avós, bisavós e assim por diante. Podemos representar a ordem em que essas pessoas surgiram em uma árvore genealógica.
Explique que árvore genealógica "é uma representação das pessoas que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, ou seja, é o histórico que levanta dados sobre os ancestrais dos mesmos de forma que fiquem conhecidas as conexões estabelecidas entre esses. Normalmente coloca-se o nome do ancestral mais antigo de que se conseguiu dados e, a partir desse, seus descendentes até chegar ao membro mais novo da família ou então até na pessoa que se tem interesse."
Retirado do sítio: http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/arvore-genealogica.htm
Professor, prepare fichas individuais antes de montar propriamente a árvore genealógica. Para tanto, organize a ficha da mamãe, do papai, dos irmãos, dos avós maternos e paternos, dos bisavós maternos e paternos para cada aluno. Eles poderão levar para casa para fazer a pesquisa se não souberem os nomes completos. Nos espaços em branco poderão colar uma fotografia ou desenhar os membros da família.
Veja um exemplo com a ficha da mamãe:
http://picasaweb.google.com/Atividadesdehistoria/ArvoreGenealogica#5217751420045009890
Professor, com as fichas preenchidas, peça para os alunos montarem a árvore genealógica de sua família.
Prepare uma folha com a atividade. Sugerimos:
Complete a árvore genealógica com o seu nome e o de alguns familiares.
Acervo da autora
Depois de montarem a árvore genealógica, encaderne 20 folhas brancas para cada aluno montar o “Álbum de Família”.
Peça para montarem o álbum da seguinte forma:
1ª folha - Capa do álbum, com o título “Álbum de Família”.
2ª folha - Desenho da minha família.
3ª folha - Foto da minha família.
4ª folha - História da minha mãe e a ficha da atividade 2.
5ª folha - História da minha avó materna e a ficha da atividade 2.
6ª folha - História do meu avô materno e a ficha da atividade 2.
7ª folha - História do meu pai e a ficha da atividade 2.
8ª folha - História da minha avó paterna e colar a ficha da atividade 2.
9ª folha - História do meu avô paterno e a ficha da atividade 2.
10ª folha - História dos meus irmãos e a ficha da atividade 2.
11ª folha - Árvore genealógica.
Nas folhas que sobrarem os alunos poderão relatar histórias de suas famílias e ou momentos que marcaram suas vidas.
ROCHA, Ruth. A Família de Marcelo. 1ª ed. São Paulo: Salamandra, 2001.
Professor, você deverá avaliar os aspectos sociais e emotivos dos alunos, uma vez que trabalhou com diferentes organizações familiares, assim como os aspectos cognitivos, no que diz respeito às estruturas e composições familiares de cada aluno (montagem da árvore genealógica) e ao uso do laptop. Através dos registros e das observações individuais você poderá identificar as dificuldades e os avanços da turma, o que propiciará reflexão sobre a sua prática, indicando se poderá ou não prosseguir no conteúdo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!