15/05/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Objetivos:
É necessário que os alunos estejam na fase alfabética da escrita, ou seja, produzam pequenos textos. Além disso, que saibam utilizar recursos do Classmate como: internet, KWord; Kolourpaint e WxCam.
1º Momento – Preparando a aula: |
Professor, para preparar a aula, ande pelo bairro em torno da escola, não precisa ir longe. Recolha alguns cartões de visita nos estabelecimentos comerciais, salões de beleza, clinicas ou outros. Procure selecionar diferentes tipos de estabelecimentos comerciais e recolher uma quantidade de cartões que seja igual a um cartão por aluno ou, no máximo, um por dupla. Uma vez que os textos são relativamente pequenos e as crianças estão em processo de alfabetização.
Seria interessante que os cartões fossem diferentes, mas, conforme o bairro que sua escola localiza-se, não será possível. É preciso ficar mais atento à quantidade que à diversidade, mas não conte aos alunos a origem dos cartões neste momento.
2º Momento – Instigando a curiosidade |
1) Organize os alunos em uma roda de conversa, distribua os cartões e questione-os:
- O que é isto que eu entreguei para vocês?
- O que está escrito?
- Alguém consegue ler alguma coisa?
Depois, mostre isoladamente cada parte do cartão observado e questione se os alunos sabem a função das informações contidas no cartão. Aponte partes como:
-Nome
-Endereço
-Telefone
-Desenhos
-Atividade da empresa (O que ela faz?)
-E os demais dados que possam aparecer.
Veja um modelo a seguir:
Imagem 1- Fonte: http://jessicarodrigues2.blogspot.com/2011/02/cartao-de-visita.html
Imagem 2- Fonte:http://www.aclogomarcas.com/2010_09_01_archive.html
2) Após a exploração de dados dos cartões que receberam, solicite que reflitam sobre:
_ Se nossa turma quisesse montar um comércio, como seria o cartão?
Neste momento, utilize as ideias do grupo e construa um cartão coletivo no quadro. Solicite que digam:
1º - O que nós poderíamos vender?
2º - Como chamará nossa empresa?
3º - Quais outros dados poderiam aparecer em nosso cartão? (telefone, endereço, e-mail...).
3) Tarefa de Casa: ampliando conhecimento e promovendo a inclusão digital
Para ampliar os conhecimentos sobre cartões de visita, solicite que façam uma pesquisa em sua família sobre cartões (quem tem algum cartão de visita; qual a atividade exercida por esta empresa ou pessoa e se é possível levar um cartão para a escola). Solicite que observem as diferentes funções comerciais, cores, formatos, logomarcas e dados.
Se seus alunos puderem levar seu classmate para casa, complemente com uma pesquisa na web, solicite que envolvam a família na pesquisa, por meio dos seguintes passos:
1- Utilizando o Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]
2- Acesse o Google, www.google.com.br, no link Imagens (http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-br&tab=wi)
3- Com o título “cartão de visita + o nome da cidade onde moram”
3º Momento – Criando cartões |
1-Para a elaboração do cartão individual, crie uma tabela com duas colunas, utilizando o KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos], sendo da esquerda para imagem e da direita para o texto.
Envie para os alunos via e-mail, que abrirão com o Mozilla Firefox, para download.
E, assim como fizeram durante a confecção do cartão coletivo, os alunos precisarão pensar, mas agora individualmente, sobre o que constará no cartão que irão criar.
Novamente, oriente-os sobre os itens que devem compor o cartão (atividade, nome...) e aguardando que façam sua tentativa de escrita de cada parte.
Salve e solicite que abram o KolourPaint [Metasys> aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de pintura], onde criarão o desenho para o cartão, a logomarca.
Para finalizar, peça que insiram a imagem na coluna da esquerda.
4º Momento - Correção em dupla: Avaliando |
Professor, nesse momento, é importante a formação de duplas heterogêneas, para que aqueles que têm mais facilidade de leitura e escrita possam contribuir com aqueles que têm mais dificuldade. Solicite então, que troquem seus cartões de visita para corrigirem uns dos outros, trocando experiências e possibilitando a criação de novas hipóteses de leitura. E, se necessário, faça uma correção final.
SOCIALIZANDO
Imprima os cartões e solicite que as crianças divulguem o que criaram, chamando os amigos para conhecerem seu estabelecimento. Essa atividade, além de incentivar o desenvolvimento da oralidade, permite a valorização do trabalho que a criança produziu. Além disso, como elas são muito criativas, isso acontece de forma lúdica e extrovertida.
5º Momento – Aula passeio |
1º -Professor, para trabalhar um pouco da noção espacial e como nos localizar em nosso bairro, além de mostrar a função social da escrita; leve os alunos, munidos com seus laptops, para fazerem um passeio nas imediações da escola. Visite novamente os lugares que, no primeiro momento, ao preparar a aula, você recolheu o cartão.
Como não foi contado a eles de onde vieram os cartões iniciais, eles poderão descobrir, por meio do reconhecimento do que está escrito nos estabelecimentos por onde passarem, a origem de cada cartão. Tal descoberta poderá incentivar o processo de leitura e escrita, ao mostrar para que escrever e o porquê de se seguir o padrão de escrita convencional, ou seja, a função social da escrita.
2º - Registre o passeio com fotografias. Para isso, poderão ser feitas com a WxCam do laptop dos alunos, que está na área de trabalho.
Professor, fique atento! Para a próxima atividade, será importante que, a cada esquina, você diga o nome da rua e que, durante todo o passeio, peça para que observem onde está o estabelecimento em relação a aquele quarteirão (no meio, no início ou no final).
6º Momento – Confecção do Mapa |
Para finalizar a aula, solicite aos alunos que abram o Google, também com o Mozilla Firefox, e, no link Mapas, digite o nome de sua escola. No canto esquerdo do mapa, aparecerá a ferramenta zoom, utilize-a para ampliar a imagem, até que cada quarteirão possa ser visivelmente delimitado pelas crianças.
Posteriormente, a partir da tecla Print scrn, crie uma imagem (com a ajuda do KolourPaint [Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de Pintura], que mostre o mapa da região em que sua escola está.
Veja um exemplo a seguir:
Imagem 3: Mapa da Escola de Educação Básica da UFU_ Uberlândia _ Minas Gerais
Imprima para que eles possam utilizar as informações e fotos recolhidas na aula passeio, observando, inclusive, o posicionamento do estabelecimento dentro do quarteirão, conforme dito anteriormente.
Para isso, imprima também as fotos feitas por eles, em tamanho pequeno, e solicite que recortem e colem no devido lugar do mapa criado.
Google: www.google.com.br
Blog: http://jessicarodrigues2.blogspot.com/2011/02/cartao-de-visita.html
AC logomarca: http://www.aclogomarcas.com/2010_09_01_archive.html
A avaliação deve ser processual, ou seja, deverá ocorrer durante as atividades, para isso é preciso observar se as crianças participam com entusiasmo; se conseguem confeccionar o que foi proposto, em termos de escrita; descobrir e identificar o código escrito, nos diferentes locais, se avançaram em suas hipóteses da escrita.
Esta aula trabalha conceitos para além da leitura e da escrita, como noção espacial, localização em mapas e utilização do classmate. Porém observar os fatores acima descritos é de suma importância, pois, essa aula não visa somente a leitura e a escrita por si só. Por isso, é essencial que os alunos se apropriem das ferramentas disponíveis nos laptops para melhoria da aprendizagem.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/06/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula proposta. Ainda não havia pensado em trabalhar a leitura e escrita confeccionando junto com meus alunos cartões de visita! A introdução das TICs foi de grande importância para o fluir da aula... Muitas ideias legais vocês nos disponibilizaram, valeu!