24/05/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox e utilizar a webcam, o KolourPaint e o Kword.
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Histórias de A a Z.... conhecendo o A, B, C !
Professor, para a realização desta atividade, você deverá providenciar e trazer para a sala de aula um datashow e um objeto para representar cada letra do alfabeto. A sugestão é que você leia anteriormente a história a ser trabalhada e selecione um objeto referendado na história contemplando cada letra. Por exemplo: para a letra A, providencie um aviãozinho, um alho ou um anel, o que for mais fácil para você.
- Inicie essa aula com uma contação de história. Para isso, projete para os alunos utilizando seu laptop, por meio do Kpresenter, a história “ABC... Turma da Mônica”, disponível no sítio: https://picasaweb.google.com/susanafleite/AlfabetoDaTurmaDaMonica e páginas seguintes.
- Conte a história de forma que, cada um dos slides, seja correlacionado com um objeto que você trouxe para representar a letra abordada no mesmo.
Professor, após a contação de história, no momento do registro da atividade deixe os objetos que você trouxe sobre a mesa para que as crianças possam utilizá-los como ajuda de memória.
Em seguida a contação de história, oriente-os a criarem uma tabela com três (3) colunas e vinte e sete (27) linhas utilizando o KWord ( Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos).Nela, constarão os títulos: LETRA, HIPÓTESE DE ESCRITA E ESCRITA CONVENCIONAL. Nas linhas da coluna com o título LETRA, devem constar as vinte e seis (26) letras do alfabeto.
LETRA | HIPÓTESE DE ESCRITA | ESCRITA CONVENCIONAL |
A | ||
B | ||
C | ||
D | ||
E | ||
F | ||
G | ||
H | ||
I | ||
J | ||
K | ||
L | ||
M | ||
N | ||
O | ||
P | ||
Q | ||
R | ||
S | ||
T | ||
U | ||
V | ||
W | ||
X | ||
Y | ||
Z |
- Posteriormente a criação da tabela, realize com os alunos um “Ditado ilustrado”. Para tanto, mostre os objetos que você trouxe, representando cada letra, um de cada vez, e solicite que os alunos digitem/escrevam o nome deste objeto nas linhas da coluna HIPÓTESE DE ESCRITA.
- Depois, escreva as vinte seis (26) palavras ditadas no quadro, realizando a correção coletiva, de cada palavra escrita. Isso possibilitará que os alunos confrontem suas hipóteses com a escrita convencional, por meio da comparação, percebendo se há trocas ou omissão de letras e corrigindo-os. Após a correção peça que os alunos digitem/escrevam as palavras corrigidas nas linhas da coluna ESCRITA CONVENCIONAL.
- Professor, essa atividade é interessante para o trabalho da função social da escrita, pois mostra para os alunos que coisas concretas (objetos) podem ser representadas por meio da escrita, além de valorizar as tentativas de escrita por meio das produções individuais, bem como, as produções coletivas.
- Para finalizar, imprima os registros de cada aluno e oriente-os a colarem em seus cadernos de Língua Portuguesa.
- Professor, além do registro, esta atividade, poderá ser utilizada como forma de avaliação do processo de elaboração da escrita das crianças, por meio dela será possível diagnosticar suas hipóteses com relação a escrita e assim perceber qual é a fase em que ela se encontra. Estas informações são importantes para que você direcione desafios para ela avançar.
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Letras com o corpo
Professor, inicie essa aula explorando o vídeo “Turma da Mônica – ABC”. Para tanto, solicite que os alunos acessem o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk&feature=related, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .
Imagens- Fonte- acervo da autora :
alunos do 1º ano A, professora Laís - Escola de Educação Básica -
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Construindo um jogo: bingo das letras
Professor, para a realização desta atividade você deverá providenciar: 10 (dez) cartolinas coloridas, 1 (uma) cola e 1 (uma) tesoura para cada aluno, e feijões para marcar as letras sorteadas na cartela.
Oriente os alunos a criarem uma tabela, utilizando o KWord ( Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos), com 3 colunas e 3 linhas.
Sugestão de modelo de tabela:
A |
G |
P |
K |
O |
L |
B |
X |
E |
TAREFA DE CASA:
Professor, converse com as crianças e convide-as a criarem um varal alfabético na sala de aula. Para tanto, explique que cada aluno receberá um bilhete para trazer de casa um objeto que inicie com a letra indicada. A sequência da distribuição das letras pode ser de acordo com a ordem alfabética dos nomes da turma. As crianças devem escolher o objeto junto a família, colocá-lo em uma caixa de sapatos e trazer para a próxima aula. Escreva no bilhete de cada criança, a letra inicial do objeto que ela deverá trazer.
Sugestão de bilhete:
SENHORES PAIS E/OU OUTRO RESPONSÁVEL,
ESTAMOS CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE AS LETRAS DO ALFABETO. NA RODA DE CONVERSA, DECIDIMOS CONSTRUIR UM “VARAL ALFABÉTICO”. PARA TANTO, PRECISO DA AJUDA DE VOCÊS NO SENTIDO DE, JUNTO COM A SUA CRIANÇA ESCOLHER E ENVIAR PARA A ESCOLA, UM OBJETO DE TAMANHO PEQUENO, DENTRO DE UMA CAIXA DE SAPATOS, CUJO NOME INICIE COM A LETRA INDICADA: ________
|
Professor, a construção do varal alfabético poderá ocorrer em vários dias, e não somente em um (1). Nesse sentido, você deverá enviara tarefa de casa, para um aluno de cada vez, e construir o varal gradativamente com eles na sala de aula. Caso a quantidade de letras do alfabeto seja maior que o número de alunos de sua turma, você poderá providenciar os objetos com as letras que estão faltando ou sortear na sala para ver quem os trará.
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
Uma letra atrás da outra... Construindo nosso varal alfabético
Professor, para a realização desta atividade providencie um (1) rolo de barbante, dois pregos e um martelo para a construção do varal alfabético na sala de aula.
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- Brincando com as letras: explorando jogos do alfabeto na web
Professor, nesta atividade você irá explorar com os alunos jogos da web que abordam as letras do alfabeto. Para tanto solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem os sítios dos jogos indicados abaixo, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .
Jogo 1 - Sítio: http://www.achejogos.com/infantis/Alfabeto_do_Pooh_4062.html
O jogo é em inglês, mas não interfere em sua utilização desde que você oriente os alunos a jogá-lo. Neste jogo, você poderá explorar com os alunos a letra de imprensa maiúscula e minúscula. O aluno deve clicar com o botão direito do mouse em cima do ursinho POOH, para que ele pegue uma letra (imprensa maiúscula) com mel que esta dentro do tronco da árvore. Depois de visualizar a letra retirada pelo urso, o aluno deve clicar com o botão direito do mouse, em cima das letras de imprensa minúsculas, marcando a letra que corresponde aquela retirada pelo ursinho POOH. Se errar a coruja balança a cabeça, e o aluno deve tentar novamente. Se acertar, a coruja olha para o aluno, o POOH come a letrinha e começa a procurar outra.
Imagem 1 – Fonte: http://www.achejogos.com/infantis/Alfabeto_do_Pooh_4062.html
Jogo 2 - Sítio: http://www.jogosweb.net/jogos_online/4417/cade_as_letras.html
Neste jogo os alunos devem procurar as letras do alfabeto no desenho, clicar com o mouse direito em cima do lápis vermelho levando-o até a letra que achou e marcando a letra. Se acertar a letra é circulada e se errar aparece um X azul e o aluno deve tentar novamente.
Imagem 2 – Fonte: http://www.jogosweb.net/jogos_online/4417/cade_as_letras.html
Jogo 3 – Sítio: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html
Neste jogo, o aluno deve clicar com o mouse, botão direito na imagem que o nome se inicia com a letra que está aparecendo na janela da casinha, e arrastá-la até a janela do lado. Se estiver correta, passa para a próxima letra. Se estiver errado o garotinho do jogo acena a cabeça indicando NÃO.
Imagem 3 – Fonte: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html
http://www.youtube.com/watch?v=EzFxE1mB_CM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Jmu9Jddjyuk&feature=related
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-animais.html
Professor, a avaliação deve ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos estão construindo conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, se compreenderam a relação grafema-fonema, se realizaram e confrontaram hipóteses de escrita. Se exploraram música e história literária que abordavam as letras do alfabeto, como foi a participação deles nos jogos online e se compreenderam a função social da escrita. Organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!