Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo um varal alfabético - UCA

 

24/05/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·Compreender a relação grafema-fonema;

·Realizar e confrontar hipóteses de escrita;

·Explorar história literária;

·Pesquisar na web, utilizando os laptops, músicas que abordem o tema alfabeto;

·Trabalhar com jogos online que explorem as letras do alfabeto;

·Construir um varal alfabético na sala de aula;

·Entender a função social da escrita. 

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 (cinco) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox e utilizar a webcam, o KolourPaint e o Kword.  

Estratégias e recursos da aula

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

- Histórias de A a Z.... conhecendo o A, B, C !

Professor, para a realização desta atividade, você deverá providenciar e trazer para a sala de aula um datashow e um objeto para representar cada letra do alfabeto. A sugestão é que você leia anteriormente a história a ser trabalhada e selecione um objeto referendado na história contemplando cada letra. Por exemplo: para a letra A, providencie um aviãozinho, um alho ou um anel, o que for mais fácil para você.

- Inicie essa aula com uma contação de história. Para isso, projete para os alunos utilizando seu laptop, por meio do Kpresenter, a história “ABC... Turma da Mônica”, disponível no sítio: https://picasaweb.google.com/susanafleite/AlfabetoDaTurmaDaMonica e páginas seguintes.

- Conte a história de forma que, cada um dos slides, seja correlacionado com um objeto que você trouxe para representar a letra abordada no mesmo.

Professor, após a contação de história, no momento do registro da atividade deixe os objetos que você trouxe sobre a mesa para que as crianças possam utilizá-los como ajuda de memória.

Em seguida a contação de história, oriente-os a criarem uma tabela com três (3) colunas e vinte e sete (27) linhas utilizando o KWord ( Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos).Nela, constarão os títulos: LETRA, HIPÓTESE DE ESCRITA E ESCRITA CONVENCIONAL. Nas linhas da coluna com o título LETRA, devem constar as vinte e seis (26) letras do alfabeto.

 

LETRA   HIPÓTESE  DE  ESCRITA                         ESCRITA  CONVENCIONAL                    
A    
B    
C    
D    
E    
F    
G    
H    
I    
J    
K    
L    
M    
N    
O    
P    
Q    
R    
S    
T    
U    
V    
W    
X    
Y    
Z    

 

 - Posteriormente a criação da tabela, realize com os alunos um “Ditado ilustrado”. Para tanto, mostre os objetos que você trouxe, representando cada letra, um de cada vez, e solicite que os alunos digitem/escrevam o nome deste objeto nas linhas da coluna HIPÓTESE DE ESCRITA.

- Depois, escreva as vinte seis (26) palavras ditadas no quadro, realizando a correção coletiva, de cada palavra escrita. Isso possibilitará que os alunos confrontem suas hipóteses com a escrita convencional, por meio da comparação, percebendo se há trocas ou omissão de letras e corrigindo-os. Após a correção peça que os alunos digitem/escrevam as palavras corrigidas nas linhas da coluna ESCRITA CONVENCIONAL.

- Professor, essa atividade é interessante para o trabalho da função social da escrita, pois mostra para os alunos que coisas concretas (objetos) podem ser representadas por meio da escrita, além de valorizar as tentativas de escrita por meio das produções individuais, bem como, as produções coletivas.

 

- Para finalizar, imprima os registros de cada aluno e oriente-os a colarem em seus cadernos de Língua Portuguesa.

- Professor, além do registro, esta atividade, poderá ser utilizada como forma de avaliação do processo de elaboração da escrita das crianças, por meio dela será possível diagnosticar suas  hipóteses com relação a escrita e assim perceber qual é a fase em que ela se encontra. Estas informações são importantes para que você direcione desafios para ela avançar.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

-  Letras com o corpo

Professor, inicie essa aula explorando o vídeo “Turma da Mônica – ABC”. Para tanto, solicite que os alunos acessem o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk&feature=related, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .

 

  • Cante com as crianças a música e explore com elas as letras do alfabeto.

 

  • Depois converse com elas e diga-lhes que há outras formas de se comunicar e representar as letras. Cite como exemplo, a linguagem de sinais utilizada pelas pessoas surdas e mudas. 
  •  
  • Em seguida solicite que os alunos assistam o vídeo “Alfabeto em LIBRAS”, acessando o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=fYaXJXf60gU, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .

 

  • Proponha para os alunos que formem letras utilizando o seu corpo, sozinhos ou em grupos de colegas. Oriente-os na realização dessa atividade, intervindo quando necessário.

 

  • Solicite que as crianças fotografem as letras que formaram com o corpo. Para tanto, oriente-as a se organizarem e revezarem entre si para fotografar, de forma que, enquanto um grupo forma as letras com o corpo, os demais fotografem. Para isso, os alunos devem utilizar a webcam que fica na área de trabalho de seus laptops.

 

  • Depois, reúna as fotos tiradas pelos alunos em um pen-drive ou peça para que eles enviem para você, via e-mail. Em seguida, imprima as fotos e monte um painel com os alunos na sala para que eles visualizem o alfabeto e a sequência das letras.

 

 letra2 lrlais

 

 

Imagens- Fonte- acervo da autora :  alunos do 1º ano A, professora Laís - Escola de Educação Básica -  

 

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

 - Construindo um jogo: bingo das letras

 

Professor, para a realização desta atividade você deverá providenciar: 10 (dez) cartolinas coloridas, 1 (uma) cola e 1 (uma) tesoura para cada aluno, e feijões para marcar as letras sorteadas na cartela.

Oriente os alunos a criarem uma tabela, utilizando o KWord ( Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos), com 3 colunas e 3 linhas.

  • Depois de pronta a tabela, peça que os alunos escolham seis (6) letras do alfabeto e digitem/escrevam nas células da tabela, sendo uma letra em cada célula. Solicite que eles não contem ou mostrem para os colegas, e também para que não digitem/escrevam letras repetidas na tabela.
  • Imprima as tabelas dos alunos e entregue para eles com um pedaço de cartolina do mesmo tamanho da tabela. Entregue também tesoura e cola, e oriente-os a recortarem e colarem sua tabela na cartolina.
  • Se preferir, ao invés de imprimir as tabelas, peça para eles marcarem as letras sorteadas por você fazendo um X na célula da tabela que contém a letra sorteada.
  • Dessa forma, o jogo “Bingo das Letras” estará pronto para jogar! Você poderá sortear ou ditar letras para que os alunos marquem em sua cartela. Entregue feijões para os alunos marcarem as letras sorteadas.  Quem marcar todas as letras da cartela primeiro vence o jogo. Professor, oriente seus alunos a não colocarem os feijões na boca, dizendo que não foram lavados e o risco para a nossa saúde.

Sugestão de modelo de tabela:

 

       A

       G

    P    

     K

       O

     L

     B

       X

     E

 

  

TAREFA DE CASA:

Professor, converse com as crianças e convide-as a criarem um varal alfabético na sala de aula. Para tanto, explique que cada aluno receberá um bilhete para trazer de casa um objeto que inicie com a letra indicada. A sequência da distribuição das letras pode ser de acordo com a ordem alfabética dos nomes da turma. As crianças devem escolher o objeto junto a família, colocá-lo em uma caixa de sapatos e trazer para a próxima aula. Escreva no bilhete de cada criança, a letra inicial do objeto que ela deverá trazer.

 

Sugestão de bilhete:

 

 

SENHORES PAIS E/OU OUTRO RESPONSÁVEL,

 

ESTAMOS CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE AS LETRAS DO ALFABETO. NA RODA DE CONVERSA, DECIDIMOS CONSTRUIR UM “VARAL ALFABÉTICO”. PARA TANTO, PRECISO DA AJUDA DE VOCÊS NO SENTIDO DE, JUNTO COM A SUA CRIANÇA ESCOLHER E ENVIAR PARA A ESCOLA, UM OBJETO DE TAMANHO PEQUENO, DENTRO DE UMA CAIXA DE SAPATOS, CUJO NOME INICIE COM A LETRA INDICADA: ________

 

 

 

Professor, a construção do varal alfabético poderá ocorrer em vários dias, e não somente em um (1). Nesse sentido, você deverá enviara tarefa de casa, para um aluno de cada vez, e construir o varal gradativamente com eles na sala de aula. Caso a quantidade de letras do alfabeto seja maior que o número de alunos de sua turma, você poderá providenciar os objetos com as letras que estão faltando ou sortear na sala para ver quem os trará.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

Uma letra atrás da outra... Construindo nosso varal alfabético

Professor, para a realização desta atividade providencie  um (1) rolo de barbante, dois pregos e um martelo para a construção do varal alfabético na sala de aula.

  • Inicie essa aula em uma roda de conversa. Retome com os alunos a tarefa de casa enviada na atividade anterior, e peça para que eles tragam para a rodinha, a caixa de sapatos com o objeto que eles trouxeram.
  • Em seguida, solicite, que um aluno de cada vez, seguindo a ordem alfabética, passe na rodinha sua caixa pedindo para que os colegas tentem adivinhar qual foi o objeto que ele trouxe com aquela letra. Para tanto, oriente-os a utilizarem o tato, o olfato, a audição e a visão para descobrirem o que o colega trouxe só não vale tirar a tampa da caixa para ver o que tem dentro.
  • Depois que todos os colegas tiverem manuseado a caixa e tentado descobrir o que há dentro dela, peça para que o aluno que a trouxe revele para a turma, qual é o objeto da caixa. Realize essa dinâmica com todos os alunos.
  • Posteriormente a dinâmica, solicite que cada aluno, em ordem alfabética, vá até a lousa e escreva do seu jeito, o nome do objeto que ele trouxe. Depois realize a correção coletivamente. Peça para que esse aluno escreva o nome desse objeto em uma ficha, destacando a letra inicial, e coloque dentro de um saquinho juntamente ao objeto.
  • Pendure o saquinho com o objeto e seu nome escrito, em um varal feito de barbante na sala de aula. Repita esse processo com todos os alunos seguindo a ordem alfabética.
  • Peça para que os alunos fotografem todo o processo utilizando a webcam de seus laptops, dessa forma eles terão registrado os passos da construção do varal alfabético, desde a rodinha, a exposição do objeto, sua tentativa de escrita, a escrita convencional e o objeto pendurado no varal.

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

- Brincando com as letras: explorando jogos do alfabeto na web

Professor, nesta atividade você irá explorar com os alunos jogos da web que abordam as letras do alfabeto. Para tanto solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem os sítios dos jogos indicados abaixo, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .

Jogo 1 - Sítio: http://www.achejogos.com/infantis/Alfabeto_do_Pooh_4062.html

O jogo é em inglês, mas não interfere em sua utilização desde que você oriente os alunos a jogá-lo. Neste jogo, você poderá explorar com os alunos a letra de imprensa maiúscula e minúscula. O aluno deve clicar com o botão direito do mouse em cima do ursinho POOH, para que ele pegue uma letra (imprensa maiúscula) com mel que esta dentro do tronco da árvore. Depois de visualizar a letra retirada pelo urso, o aluno deve clicar com o botão direito do mouse, em cima das letras de imprensa minúsculas, marcando a letra que corresponde aquela retirada pelo ursinho POOH. Se errar a coruja balança a cabeça, e o aluno deve tentar novamente. Se acertar, a coruja olha para o aluno, o POOH come a letrinha e começa a procurar outra.  

pooh

Imagem 1 – Fonte: http://www.achejogos.com/infantis/Alfabeto_do_Pooh_4062.html 

 

Jogo 2 - Sítio: http://www.jogosweb.net/jogos_online/4417/cade_as_letras.html

Neste jogo os alunos devem procurar as letras do alfabeto no desenho, clicar com o mouse direito em cima do lápis vermelho levando-o até a letra que achou e marcando a letra. Se acertar a letra é circulada e se errar aparece um X azul e o aluno deve tentar novamente. 

elefante

Imagem 2 – Fonte: http://www.jogosweb.net/jogos_online/4417/cade_as_letras.html

 

 Jogo 3 – Sítio: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html

 

Neste jogo, o aluno deve clicar com o mouse, botão direito na imagem que o nome se inicia com a letra que está aparecendo na janela da casinha, e arrastá-la até a janela do lado. Se estiver correta, passa para a próxima letra. Se estiver errado o garotinho do jogo acena a cabeça indicando NÃO. 

smatikdis 

Imagem 3 – Fonte: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deve ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos estão construindo conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, se compreenderam a relação grafema-fonema, se realizaram e confrontaram hipóteses de escrita. Se exploraram música e história literária que abordavam as letras do alfabeto, como foi a participação deles nos jogos online e se compreenderam a função social da escrita.  Organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.